3 passos para controlar o estresse

Oi, amigos! É sexta-feira, dia de deixar o estresse de lado e curtir muito o fim de semana, mas na segunda começa a correria novamente, não é mesmo? Por isso, preparei esse post com 3 passos para controlar o estresse.

Quer levar uma vida com menos estresse, tensão e irritação? Continue lendo o post que foi originalmente postado no meu Insta (me segue por lá para conteúdo diário!!).

Separei três dicas muito válidas e imperdíveis para vocês. Nada melhor do que já se preparar para a nova semana que está quase aí, afinal, o autocuidado é muito importante.

Não é sempre que a gente está casualmente deitada em uma árvore na Costa Rica, tirando foto plena e na paz da natureza… Na verdade, quase nunca, não é mesmo?!

Viver plena e sem preocupações pode parecer impossível, e realmente é… Aliás, isso não quer dizer que vamos viver numa pilha de nervos e com estresse crônico no dia a dia. Portanto, temos saída, temos escolha para controlar isso:

Entenda o seu organismo

Para controlar o estresse precisamos saber que é uma resposta metabólica à ameaças como meio de sobrevivência. 

Temos isso desde que morávamos na caverna. Naquela época, a ameaça era um animal enorme querendo nos comer. Hoje em dia, pode ser o trânsito, uma mensagem ruim ou contas a pagar. Ou seja, quer o estresse seja físico, emocional ou psicológico, a resposta é sempre a mesma.

Seu metabolismo não sabe diferenciar um mastodonte de um boleto, e se você reage como se estivesse em perigo, então ele vai preparar seu corpo para sobreviver (com hormônios e basicamente limitando seu processo digestivo).

Você tem total controle sobre a sua felicidade

Entenda que você não tem controle sobre nada, a não ser a sua reação ao que te acontece e assim, pode controlar o estresse emocional e psicológico (que hoje em dia é mais frequente que o estresse físico).

Sendo assim, você não vai conseguir controlar seu namorado(a), chefe, seus filhos, seus pais, seus amigos, o tempo e o trânsito, por exemplo, quiser se irritar e frustrar com tudo que não sai como você queria.

Por isso, aceite que vai viver em estresse constante e terá uma péssima qualidade de vida, ou siga pelo melhor caminho, levando as coisas com mais leveza e entendendo que você é quem decide se vai ser feliz ou não.

Fique atento ao seu corpo

Ele te dá sinais o tempo todo para te avisar o que está acontecendo e o que precisa. 


Portanto, temos o início do controle de estresse. Tudo pronto para você já colocar essas dicas em prática e dar adeus aos dias estressantes?

Veja aqui mais cinco dicas para aliviar o estresse!

O que mais quer saber? Deixa aqui e vamos viver stress free para sermos leves!

Veja abaixo outras opções de textos relacionados ao assunto de hoje:

Não é intolerância alimentar, é estresse!

O que é o estresse

Como o estresse afeta a digestão

Descubra se você tem estresse crônico

5 coisas que te atrapalham a perder peso (e você nem imagina!)

 

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. De 2012 a 2019 criei conteúdo aqui para o blog que fez parte de um capítulo muito significativo da minha história. Hoje, me dedico a outros projetos que você pode conferir em minhas redes sociais. Aqui, você confere todo conteúdo compartilhado em 8 anos e que decidi manter no ar. Espero que aproveite!