Como montar um cardápio semanal saudável

Eu sempre digo que para comer saudável planejamento e organização são fundamentais. Hoje, vamos ver como montar um cardápio semanal saudável.

Você não precisa gastar uma fortuna com ingredientes exóticos e difíceis de encontrar, não precisa passar horas na cozinha e nem ter habilidades culinárias avançadas para comer bem.

Até porque, se precisasse de tudo isso, eu não ia conseguir kkkkkk

Passei muitos anos mudando a minha alimentação, sempre buscando melhorar minha saúde e ter mais energia. Hoje, finalmente eu vivo como quero: sem dores constantes, sem desconfortos depois de comer, sem medo de comer algo que me faça mal e com MUITO mais energias.

Por que devo montar um cardápio semanal?

Se você procura ter mais disposição, energia e se sentir bem quando olha no espelho não tem negociação, você vai ter que comer bem.

Para comer bem a escolha dos ingredientes, modo de preparo e combinação são super importantes, mas mais que isso você precisa de consistência.

E é aí que o cardápio semanal vai ser fundamental.

Não adianta você comer bem 3 dias por mês. Ou duas semanas a cada dois meses. Para colher resultados, você precisa fazer por um bom intervalo de tempo.

Como eu sei que, assim como a minha, sua vida é bem corrida e você está cheio de planos, projetos, compromissos e obrigações, não dá para complicar, certo?

Os 4 passos fundamentais para montar um cardápio semanal saudável

Esses passos que divido com você abaixo são alguns dos que uso aqui na minha casa e que já ensinei centenas de alunos. Ele funciona!!!

Veja que simples:

1. Escolha 2 proteínas, 3 carboidratos, 5 verduras, 3 frutas.

Durante a semana precisamos de praticidade, por isso, não é o momento de inventar muita moda.
Na hora de escolher, lembre que vai ter que combinar eles entre si.

2. Varie a maneira de preparar o mesmo ingrediente.

Comer a semana inteira cenoura ralada e peito de frango grelhado é sofrido, não é?
Asse a cenoura, corte em tiras, use para fazer um bolinho salgado.
O frango? Corte em tirinhas e grelhe com cebolas e tempero verde, depois acrescente um molho e coma com arroz.. sobrou? Desfie e recheie um wrap.

3. Deixe pronto ou semi-pronto o que puder.

Deixe suas frutas e verduras higienizadas, alguma proteína já grelhada/assada, os carboidratos cozidos/assados.

4. Prepare seu café da manhã e lanche com antecedência.

Pouco tempo durante a semana? Então já faça uma receita ou duas para ter como lanche e café da manhã. Aqui vale bolinhos, pães, biscoitos, mingau, pudim de chia, frutas e castanhas já porcionadas. A ideia é facilitar ao máximo para que você não caia em tentação e coma algo pouco nutritivo.

Essas quatro dicas vão fazer com que o processo fique cada vez mais fácil.

Objetivo principal

O foco aqui é que você antecipe o máximo a tomada de decisões do dia-dia. Quanto menos tempo você precisar gastar pensando no que fazer, comprar, combinar, como guardar, quanto comprar durante a semana, mais fácil vai ser para você.

Por isso que a organização e o planejamento são fundamentais: você gasta um pouquinho de tempo em um dia e resolve sua vida pelos próximos 7.

Maravilhoso, né?

Já faz algo parecido? Conta pra mim!

Se você gosta desse tipo de dica, não esqueça de me acompanhar no YouTube e Instagram.

Um beijo,

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

1 comment on “Como montar um cardápio semanal saudável

  • 11 de julho de 2019 at 7:34
    alessandra

    Gostaria que me ajudasse meu marido tem triglicerídeos e come de tudo. Me ajude a mudar toda alimentação dele. No momento o café ele está se alimentando de frutas pela manhã.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *