Oiii!! Eu sou a Flavia Machioni, Health Coach e especialista em cozinha natural.

Sou formada em Comunicação Social pela UFPR, mas foi na cozinha que minha carreira começou de fato.

Comecei esse espaço sem muitas pretensões além de compartilhar conteúdo e invenções na cozinha depois de descobrir ter intolerância à lactose… mas como a vida é imprevisível, o hobby que começou em 2012, hoje é minha empresa, carreira e profissão.

Se você está curioso para saber como alguém formada em comunicação acabou criando uma empresa de conteúdo sobre saúde e alimentação, vem comigo! Prometo resumir a história.

Como tudo começou

Eu descobri minha intolerância à lactose em 2011 e de lá pra cá muita coisa mudou, você pode ver como foi a descoberta aqui. Nos anos seguintes, eu procurei maneiras de continuar comendo o que eu sempre comi – ou seja, doces, queijo e molho branco – mas sem lactose, e foi assim que criei o Lactose Não.

A verdade é que a lactose se tornou a porta de entrada para um universo que jamais imaginei existir.

O simples fato de ter que eliminar os lácteos da cozinha, já me trouxe desafios enormes. Não sabia nem o que usar num simples bolo já que leite e manteiga já não tinham lugar.

Foi assim que entre 2014 e 2016 fiz cursos de culinária e saúde holística. Fui para Nova York estudar cozinha natural no The Natural Gourmet Institute, depois fiz especialização em Cuisine Santé no Centro Europeu em Curitiba enquanto me formava em Health Coach no Institute for Integrative Nutrition, dos EUA.

De 2013 a 2017 viajei o Brasil levando minha aulas de culinária natural sem glúten e lactose, desenvolvi cardápios e prestei consultoria para pequenos restaurantes e empreendedores, dei aulas particulares na casa de dezenas de pessoas para ajudá-los a incorporar uma alimentação natural, saudável e deliciosa no dia-dia.

Entre 2017 e 2019 eu trabalhei tranfsormando meus conhecimentos em metodologia de ensino on-line, para poder atender mais pessoas em qualquer lugar do mundo.

A transformação da minha saúde e vida a partir da cozinha.

Nesses 8 anos que trabalho com o blog, busco meu bem-estar e a cura para meus desconfortos, percebi que a alimentação vai muito além do que escolhemos colocar ou tirar do nosso prato. Tudo o que passei me fez buscar conhecimento e estudar a relação do alimento com nossa saúde e a relação do nosso ambiente com qualidade de vida.

Em setembro de 2016, me formei em Health Coach pelo Instituto de Nutrição Integrativa (IIN/USA), e lá fui apresentada ao conceito de SAÚDE HOLÍSTICA – que mudou minha vida e a maneira como me relaciono com o alimento.

Saúde holística entende que para viver bem precisamos integrar todas as partes do nosso ser: corpo, mente e consciência (espirito, alma, como preferir chamar!). Não tem um único fator isolado que vai te deixar doente ou saudável.

De nada adianta usar stevia no suco se você tem um relacionamento amargo com a vida. Consumir só verduras orgânicas não vai resolver uma carreira frustrada. Assim como praticar exercícios físicos todo dia não vai necessariamente fazer você ter mais autoestima.

A maneira como encaro a vida e as dificuldades que passo, o gerenciamento do estresse, meu relacionamento com minha família, meu convívio social, as cobranças que faço ou deixo de fazer em relação a minha aparência, tudo isso também me nutre, também é alimento.

Para melhorar minha saúde e me curar da intolerância à lactose e outros problemas digestivos, eu precisei melhorar meu relacionamento comigo mesma e com o mundo ao meu redor. A grande verdade é que descobrir a IL me despertou para um universo de cuidado e amor próprio que jamais imaginei!

Para ter saúde de verdade você precisa entender que TUDO AFETA TUDO. Sua alimentação, seus pensamentos, suas crenças, suas palavras, seu ambiente.

Quando temos coragem de conviver com nosso desconforto tempo suficiente para que ele mostre o que precisamos mudar, um universo de possibilidades se apresenta.

Então se você por algum motivo chegou até aqui e leu este depoimento, talvez seja porque você está pronto para ver que nossa alimentação vai muito além da comida, MUITO além.

Hoje, como Health Coach o meu objetivo é conscientizar quem estiver disposto e pronto para esse despertar, para retomar a responsabilidade que temos por nós mesmos e nossa saúde e finalmente viver a vida equilibrada e saudável que merecemos e queremos!

Uma coisa eu afirmo com toda a certeza do mundo já que sou prova viva: não adianta só eliminar alimentos ou acreditar que o problema está no nosso prato. Ele é apenas um espelho da nossa vida! Temos que ir na causa para conseguir viver plenamente e feliz – sem sofrimentos.

Eu quero mostrar pra você como cuidar do seu intestino, controlar o seu estresse, fazer escolhas alimentares mais conscientes e ter mais qualidade de vida através de hábitos saudáveis! 

Como posso te ajudar?

Meu maior objetivo com meu trabalho é poder ajudar pessoas que também estão buscando um estilo de vida saudável e equilibrado.

  • Talvez você esteja como eu estava em 2011, com sua intolerância recém descoberta e sem saber por onde ou como começar. Neste caso, veja este post aqui.
  • Talvez você esteja como eu fiquei entre 2012 e 2017, procurando maiores explicações porque continuava passando mal. Você pode ver este post aqui.
  • Talvez você já tenha tentado diversos tratamentos, feito inúmeros exames e ainda assim não sentiu melhoras. Neste caso, leia este post aqui.

Não esqueça que sua história e opinião pode me ajudar e ajudar outros, então fique à vontade para dividir aqui nos comentários 🙂

Um beijo, Flavia.