
O que excluir na dieta anti candidíase
Oii, amigos!! Dando continuidade aos posts sobre candidíase intestinal, hoje vou falar o que excluir na dieta anti candidíase.
Como disse no último post, o tratamento para candidíase recorrente e síndrome fúngica precisa contar com alimentação. Claro que em alguns casos também é necessário fazer uso de pomadas e medicação, mas quando a candidíase é recorrente e está no intestino (síndrome fúngica) o que mais faz efeito é mudar a alimentação e cuidar do intestino.
Por isso, hoje falarei dos alimentos que devemos excluir na dieta anti candidíase.
O que excluir na dieta durante o tratamento
Lembrando que nenhuma informação contida aqui substitui o acompanhamento médico e nutricional. Procure um bom profissional para acompanhar você e passar tratamento individualizado!
Basicamente você deverá excluir todos os alimentos que promovem fermentação. Alimento fácil para os fungos faz com que eles cresçam com velocidade, e não é isso que queremos.
Em contrapartida, é super interessante incluir alimentos que promovam o aumento das bactérias boas e fortaleçam a imunidade. Mas esse assunto é do post de amanhã.
Para receitas deliciosas e fáceis compre o e-book Tchau Candida com receitas de café da manhã e lanche sem glúten, leite, açúcar e carboidratos refinados para auxiliar no tratamento! Apenas R$24,90, clique aqui.
Vamos ver, então, quais os alimentos que deverão ser excluídos durante o tratamento. Lembrando que quanto mais você conseguir restringir, mais rápida será sua recuperação.
- Açúcar. De todo tipo: mel, melado, açúcar demerara, mascavo, de coco, agave, etc. É o alimento preferido do fungo e é preciso cortar mesmo, para que ele morra rapidamente.
- Algumas frutas também devem ser excluídas, as com índice glicêmico mais alto como banana, maçã, mamão, caqui, uva, abacaxi, pêra, melancia. Os sucos de fruta também, viu?
- Frutas secas, são um falso saudável, pois elas concentram muito mais açúcar que a fruta in natura.
- Bebidas industrializadas como refrigerantes, sucos, águas com sabor, gatorade e afins. São riquíssimos em açúcar.
- Bebidas alcólicas, principalmente as fermentadas como vinho e cerveja.
- Café e outras bebidas estimulantes, pois mexem com o sistema nervoso e afetam o equilíbrio do açúcar no sangue, é melhor evitar.
- Carboidratos refinados e de alto índice glicêmico. Farinhas no geral, batata inglesa, arroz, macarrão etc. Devem ser evitados pois, mesmo não tendo sabor doce, se transformam rapidamente em açúcar no sangue.
- Amendoim. Nos períodos mais críticos é bom evitar pois o amendoim é facilmente contaminado por fungos. Outras oleaginosas, quando consumir, procure as de boa procedência.
- Laticínios. Se você ainda consome derivados do leite, é o momento de cortá-los. São difíceis de digerir e vão promover fermentação.
- Gorduras ruins. Estão presentes em quase todo produto industrializado, são os óleos vegetais refinados (milho, soja, canola) e gorduras trans. Elas aumentam a inflamação no organismo.
São basicamente esses os alimentos que devemos excluir enquanto tratando a candidíase, mas lembre-se o acompanhamento nutricional é fundamental para que adeque a dieta e o tratamento para sua realidade!!!
Preste atenção ao estresse e ansiedade!
Fora a alimentação, o estresse, ansiedade e hábitos diários também influenciam muito no quadro e no tratamento.
A saúde intestinal é fundamental para melhoria da candidíase de repetição.
Por isso, ao comprar o e-book Tchau Candida você recebe de presente o e-book 4 passos para saúde intestinal e o e-book 10 receitas práticas para o dia-dia. Clique aqui e compre por apenas R$24,90!
Portanto, procure incluir uma prática de meditação, algum exercício físico que permita você se conectar com você mesma ou desligar de todo o resto, busque fazer atividades que te dão prazer. O carinho com que você se tratar durante este período facilitará bastante o tratamento 🙂
Uma dica simples, mas que também auxilia na diminuição do incômodo dos sintomas é evitar roupas muitos justas, calcinhas de tecido sintético, biquíni molhado e tentar deixar a região vaginal com a menor umidade possível. Durma sem calcinha, também ajuda! ihihihi
Lembrando que este é o quinto post de uma série de 7 sobre candidíase, intolerâncias alimentares e intestino. Confira os demais clicando aqui.
Não esqueça que lá no Instagram posto conteúdo diário com dicas e receitinhas. Os posts feitos sobre esse assunto você encontra pesquisando lá pela #tchaucandi
Um beijo!
Ps.: Hoje, em 2020, já estou há anos sem nenhum episódio! Portanto, confia em mim e procure sua cura.. é possível!!!!
15 comentários em “O que excluir na dieta anti candidíase”
Curiosidade. Por que se deve deixar as leguminosas de molho por 24hs?
Oi! Porque ficam mais fáceis de digerir.
Pesquise sobre demolhagem de grãos e ácido fítico se quiser se aprofundar 🙂
Bjs
Gata, arrasou! Bendita sejas!
Oi, Flavia! Me tira umas dúvidas: posso consumir pasta de amendoim integral, daquelas sem açúcar? E o iogurte natural, já li que é bom para eliminar a candidiase, mas ele se enquadra nos derivados do leite?
Bjos querida, adoro seus posts, stories e tudo mais
Oi Amanda!
Não sei te dar orientações específicas, querida. Somente nutricionista em consulta para te auxiliar nisso.
BJs!
Oii! Pode me dizer por favor, por quanto tempo seguiu esse tratamento?
Muito obrigada!!
Estou sob suspeita de candidíase intestinal e quase não encontro material sobre o tema. Vou iniciar a dieta recomendada, mas há uma dúvida… Devo cortar o arroz completamente ou há variedades de arroz que podem ser ingeridas? Exemplo, arroz integral e etc.
Oi Thiago! Isso depende muito de como está seu quadro, um nutricionista pode te auxiliar melhor.
Também, neste post aqui, comentei sobre o que é bacana consumir durante o tratamento: https://www.lactosenao.com/blog-da-fla/dieta-para-candidiase-o-que-sobrou-para-comer/
Obrigado! =)
Oi Flávia!
Estou adotando e me identificando com os posts! Me tira um dúvida: vc excluiu o feijão da sua dieta nessa época que estava tratando a candidíase?
Oi Marina!
Não tirei não, mas é importante preparar da maneira correta, deixando as leguminosas de molho por pelo menos 24h.
Bjs!
Oi Flavia!!
Estou acompanhando os posts e me identificando muito.
Não tenho candidíase recorrente, mas tenho intolerância à lactose e de uns tempos pra cá tenho passado mal com qualquer comida, principalmente as que fermentam.
Pra completar tenho síndrome de Hashimoto e fibromialgia…
Enfim, vou procurar uma nutri pra fazer acompanhamento.
Quantas receitas vem no e-book??
Beijos!
Oi Eduarda!
Vem 16 receitas.
Bjs
Ainda não entendi como afeta o intestino….
Oi Ana!
Neste post eu explico: https://www.lactosenao.com/blog-da-fla/candidiase-e-o-intestino/
Bjs