
Iogurte caseiro sem lactose

Oiii, amigos! Hoje trouxe mais uma receita de iogurte caseiro sem lactose.
Está tendo especial de verão lá no canal do Youtube, e eu acho que iogurte combina demais com essa época do ano.
Temperaturas mais altas pede lanches e refeições mais leves e refrescantes, certo? Principalmente se você estiver morando na Bahia, como é meu caso.
Eu tenho duas receitas de iogurte caseiro aqui no site, esta que foi a primeira, e esta, com ágar-ágar. Tem uma terceira que eu adoro, que é exclusiva dos cursos e apostila online.
Mas, a verdade é que esta receita de iogurte caseiro sem lactose que trago hoje já se tornou a minha preferida! Além de ser extremamente fácil – a ponto de eu ter gravado o vídeo mostrando como fazer em uma mesa de quiosque, ou seja, nem cozinha precisei -, ela é realmente funcional.
“Flavia, funcional como?!”
Bom, amigos, os iogurtes tradicionais e originais, são consumidos no mundo inteiro como forma de acrescentar probióticos em nossa alimentação. Os probióticos são importantes pois são eles que mantêm nossa microbiota intestinal, evitando a disbiose, aumentando nossa imunidade e nos protegendo. Fofuchos, né?! 🙂
Utilizei um sachê de probiótico, que você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou em farmácias. Mas, fique atento, pois algumas marcas usam lactose como parte da fórmula!
Antes de você pular pra lista de ingredientes e modo de preparo, confere o vídeo que fiz com tanto carinho:
Atualização: tenho recebido muitas mensagens de pessoas falando sobre a consistência. Você deve ajustar a consistência do iogurte com o inhame/biomassa. Para que ele fique mais grosso e cremoso, adicione mais, até alcançar a consistência que deseja!
Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90
Esta receita é (clique nos ícones para mais receitas de cada categoria):
Ingredientes:
- 1 xícara de leite vegetal – tem como fazer em casa aqui no site!
- Aprox. 1/4 de xícara de inhame cozido e amassado ou biomassa de banana verde
- 1 sachê de probiótico
- 1/2 a 1 limão
- Adoçante natural de sua preferência à gosto – usei stevia
Instruções:
- Bata no liquidificador o leite vegetal e o inhame, ou biomassa de banana verde, até que fique bem cremoso e homogêneo.
- Cuidado com a consistência do iogurte, pois depois de ser refrigerado ele ficará mais firme.
- Despeje a misture em uma tigela.
- Misture o sachê de probióticos.
- Mexa bem.
- Adicione o adoçante que escolheu, e misture.
- Por fim, coloque o limão espremido.
- Armazene em geladeira e consuma em até 4 dias.
81 comentários em “Iogurte caseiro sem lactose”
Tenho alergia a leite, e sei que alguns probióticos não posso utilizar pois na dos mesmo os contém em sua composição (pela bula informa). Tem alguma dica de algum que posso utilizar no iogurte? Em solução pode ser utilizado?
Oiii, quantas gramas de iogurte rende essa receita?
Olá Flávia, tudo bem?
Estou amando as suas receitas!! Gostaria de saber se posso substituir o inhame por abacate.
Obrigada!
Olá Flávia!
Posso congelar o iogurte? E por quantos dias?
Muito obrigada
Oi! Nunca testei.
Eu bati a receita com abacate. Ficou gostoso!
Olá. Onde encontro esses probióticos? O adoçantes seria em pó? Quanto tempo dura na geladeira? Obrigada
Oi!
Você encontra em farmacias ou no Google.
Adoçante pode ser em pó ou gotas, o que preferir.
Consuma em no maximo 3 dias.
Olá gostaria de saber se posso usar algum tipo de açúcar no lugar do adocantes.
Oi! Pode, o que quiser.
Esse iogurte é maravilhoso!!!
Parabéns pelo lindo trabalho!
Obrigada por compartilhar!
Adorei seu blog
Bjo
Boa tarde! POSSO FAZER SEM ESSE PROBIOTICO.
Oi! Pode sim.
Oi Flavia, posso usar o probiótico Floratil pra esta receita? ?
Oii! Pode usar qualquer tipo de probiótico 🙂
❤️Amei o iogurte❤️!!!
Ficou perfeito!!
Tive q esconder dos meus senao comeriam tudo!! E eu ficaria sem… ??…
obrigada!!! ?
Boa tarde
Posso usar o leite de Coco q compramos em supermercado para receitas ou tem q ser aquele próprio para beber ?
Oi Luana!
Melhor usar o pronto para beber ou o caseiro.
Posso usar leite de vaca sem lactose no lugar do leite vegetal?
Oi! Pode usar qualquer leite.
Oi Flavia! Que receita prática!!! É possível misturar gelatina ou cacau em pó?
Oi!! É possível sim!
Super obrigada
Boa tarde!
Receita ótima e super fácil, obrigada Flávia.
Tenho uma doença crônica chamada cistite intersticial desde 2014, mas diagnóstico desde 2016. E depois de tantas tentativas fracassadas em cortar uma lista gigante de alimentos hoje estou conseguido já há quase um mês. Não posso consumir nada com cafeína, ácidos, cítricos, chocolate, pimenta. Além de eu descobri no grupo de quem tbm tem a doença que o glúten e o leite piorarem os sintomas. Apesar de os médicos dizerem que não influencia resolvi testar e estou uns 50% melhor. Estou adorando tuas receitas maravilhosas tem um pão que faço sempre.
Olá Flávia posso usar 1 cápsula d repoflor p essa receita? Obrigada querida… Te admiro muito… Amuuu suas receitas… Parabéns!!!!
Oi Geisy!! Pode sim.
Queria uma informação, talvez vc possa me ajudar. Tentei fazer um iogurte de coco misturando leite de coco seco com um pouco de agar-agar em pó, quando batí tudo no liquidificador adicionei dentro de uma garrafa pet e deixei em um local escuro por 12h, depois disso armazenei na geladeira, 5 dias depois fui experimentar e estava com uma textura bem cremosa… porém o cheiro estava muito forte e um gosto salgado (talvez por causa do agar-agar). Será que vou ter que desprezar? obg.
Oi Guilherme! É possível que tenha estragado sim.
Olá, qual a validade ?
geladeira
Oi Luana! No máximo 5 dias.
Qual o nome do probiotico?
Posso utilizar o kefir de água
Sou alérgica ao leite e ao gluten
Pode usar kefir sim.
Existem diversos probióticos no mercado, esse que utilizei foi o Probiatop.
Boa tarde! Te acompanho , gisto mt de suas receitas, tenho alergia a proteína do leite e ao glúten
Flávia eu tenho kefir de água, posso utiliza-lo , como?
Qual o nome do probiotico que utilizou?
nossa nem acredito que vou conseguir comer um iorgute sem passar mal ???.
minha intolerância e tão severa que até os produtos sem lactose me fazem mal. #superadorei
Costumo fazer yogurte com leite natural de pacote com saquete Kefir e fica bom. Porém, comprei leite sem lactose e fiz novo yogurte com o resto do yogurte anterior (com lactose). Ficou só água e uma espécie de queijo no fundo, uma pasta esquisita. Porquê? É bom assim? Então como fazer yogurte com Kefir eleite sem lactose?
Obrigado
Tem que deixar no congelador? Ou na parte debaixo da geladeira? Abraços
Oi! Na geladeira mesmo.
Posso.usar outrá fruta ?queria fazer para meu filho…manga banana ameixa mamão maca qual seria melhor ?
Flávia, qual probiótico você usa?
Oi Marcella!
Uso o probiatop, em sachê. Encontro em farmácias mesmo.
Posso bater com frutas como morango por exemplo?
Sim!!
Será que eu poderia substituir o inhame por batata doce ou aipim (mandioca)? É que eu fiz com biomassa de bana verde, mas achei que ficou com muito gosto e não encontro inhame por aqui. Obrigada!
Ola, por favor por qto tempo posso mantê-lo refrigerado ?
Oi querida, obrigada pela receita.
Aqui em casa consumimos kefir…probiotico natural…
Pergunta: será que esta receita dá para usar o kefir ao invés do pó- probiotico? Obrigada
Oii! Pode sim, só precisa ajustar a consistência.
bjs
Boa tarde
Colocar onde a sobra do coco batido no liquidificador ,antes de ir na geladeira?
Envie para min receitas dessa sobra.Por favor não divulgar o meu e-mail.
Gelson
Obrigado
Flávia, posso usar como probiótico o SimFort?
Oi! Pode sim!!
Oi, fiz o iogurte mas não ficou legal…esperei um dia na geladeira continuou líquido, pus mais biomassa, continuou liquido…no terceiro dia…ainda mole.
Vou tentar de novo!
Oi Isa!
A consistência deve ser ajustada com mais biomassa, até ficar como gosta!
Flávia Machioni,
Somente hoje, deparei-me com você e tudo o que você produz dentro desta linha de culinária funcional.
Li vários depoimentos de pessoas que já tiveram contato com você e fiquei também encantada com o seu trabalho.
Tenho intolerância a 27 alimentos e no princípio fiquei um pouco desorientada, sem saber como lidar com isto. Aos poucos fui pesquisando e me readaptando às mudanças. Hoje, me viro bem dentro desta nova maneira de encarar a vida. Confesso que estou bem adaptada e feliz, pois me curei das doenças que me acometeram e consegui emagrecer 11 kilos.
Mesmo assim, fiquei feliz em encontra-la e agradecida pelos seus ensinamentos. Comprei uma de suas apostilas e pretendo comprar todas as outras.
Gostaria também de ter uma oportunidade ao vivo com você.
Moro na ponte aérea BH/Brasília e qdo. você for dar curso em uma dessas cidades, por favor, me avise para que eu possa me agendar com antecedência.
Agradeço por você ter cruzado o meu caminho.
Com carinho,
Ana Maria Guimarães
Oi Ana!! Que legal, muito obrigada!
Tomara que você aproveite bastante a apostila.
Estou vendo de ir a BH dar curso, aviso por aqui! Vai ser um prazer conhecê-la pessoalmente.
Um beijinho
Oi Flavia, eu vou fazer, já comprei o probiótico, mas o que vendem em cápsulas fica mais em conta do que as saquetas, a minha questão é saber a quantidade, acho que vou por duas cápsulas, vou fazer com biomassa (que será a primeira aventura! já encomendei as bananas verdes numa mercearia).
Depois digo como ficou!
Obrigada
Gente mas essa receita é deliciosa!! O inhame não deixa gosto algum! Tive que me segurar muito pra não comer tudo sozinha kkk Esse azedinho do limão fez toda a diferença, da próxima vou colocar até mais kkk gostoso demais!
Obrigada, Flávia!
Obaaa! Amei saber, Daniela!
Obrigada pelo feedback.
Oi Flavia! Aloha!!!!
Muito obrigada pela receita. Flavia to com um desafio. Eu moro nos EUA e não sei que probiotico que posso comprar aqui para usar na receita. Eu tomo um em capsula que contem lactobacillus: reuteri, rahamnosus, acidophillus, fermentum, plantarum e microcrystalline cellulose, magnesium sterarate e silica. Eu poderia usar estas capsulas como o equivalente de um sache? eu ja ate fui em uma rede grande aqui de produtos naturais procurar o sache para fazer o iogurte e não achei. Obrigada
Ou se voce souber de uma marca americana de sache de probiotico que posso utilizar muito obrigada
Oi Arlete!
Qualquer probiótico serve, pode ser em sachê ou cápsulas. As combinações dos lactobacilos varia de marca para marca.
Nos EUA eu costumo comprar o PB8 Vegan.
Bjs
Aloha Flavia! muito obrigada ja olhei on line e achei no Walmart o PB8! Voce tem me ajudado imensamente especialmente com as receitas para minha filha de 5 anos que eh celíaca!!!Nossa muita gratidão mesmo! aloha!!!
Fiz o iogurte com a biomassa, ele ficou liquido, nao deu certo :(. O que pode ter dado de errado?
Oi Aline!
Você colocou pouca biomassa de banana verde, precisa colocar mais para ajustar a consistência.
bjs
Em quanto tempo ele deve adquirir a consistencia mais espessa? Já faz umas 5h que está na geladeira e achei que ainda está muito mole.. Devo colocar mais inhame?
Oi Isabel!
Sim, provavelmente foi pouco inhame que você colocou.
Bjs
Coloquei mais inhame depois e ficou ótimo! Obrigada
Oi Flávia
Dá para bater com fruta junto? Morango, por exemplo?
Oii! Dá sim, lindona!
bjs
Adorei muito
Flavia, o inhame deixa muito gosto ?
Oi Camila!
Não deixa gosto nenhum.
Olá Flávia,
Esta receita é para quantos iogurtes? Para um? Se quiser aumentar terei que colocar mais probiótico?
Abraços
Mari
Oi! Dá umas duas porções.
Isso, se aumentar muito a quantidade coloque mais probiótico.
Se eu não colocar o probiotico terei a consistência do iogurte?
Sim, o que dá consistência é o inhame ou biomassa.
Pode-se usar a farinha de banana verde?
Oi Tatiana!
Não, são produtos totalmente diferentes.
Sim, Daniela! A consistência vem do espessante, que nesse caso é o inhame ou biomassa.
Flávia estou adorando suas dicas valeu,vou fazer essa do iogurte, Deus abençoe
Qual o probiótico que você usa?
Probiatop, em farmácias, custa em média R$100,00 com 30 unidades.