
Pão de queijo sem lactose com biomassa de banana verde
Oiiii gente!!!
Hoje vim aqui passar para vocês essa receita que é meu xodó: pão de queijo sem lactose com biomassa de banana verde 🙂
Eu já passei outra receita de pão de queijo sem lactose lá no início do blog (aqui), e lembro que tinha tentado algumas antes de encontrar uma que gostasse.
A minha busca não parou, fui testando, errando, acertando, aprimorando, até chegar nessa receita que hoje divido com vocês e que é meu xodó porque depois de varias tentativas acabei criando o meu pão de queijo preferido!!!
E não adianta, as receitas que crio e ficam gostosas eu fico toda feliz e quero logo que todo mundo prove – e aprove, claro. Sou tipo mãe coruja quando o filho aprende alguma coisa nova ou tira nota boa sabem? hahahahha Já imagino meu filho morrendo de vergonha de mim, mas o amor tem disso né ihihihih
Eu adoro receitas que você pode diversificar, brincar com os sabores e que ainda assim ficam deliciosas. Vocês também? Essa receita tem alguns ingredientes chave, mas que podem ser substituídos por outros semelhantes (aprenda a fazer substituições aqui). Outra coisa legal dela é que não vai ovo, assim agrada também aos veganos e a quem tem alergia.
Eu gravei a receita para vocês, e logo abaixo passo ela para quem quiser imprimir 🙂
Pão de queijo sem lactose com biomassa de banana verde
Rende +- 45 pães pequenos
Ingredientes:
6 colheres de sopa de polvilho doce
4 colheres de sopa de polvilho azedo
2 colheres de chá de sal
3/4 xícara de agua fervente
1/4 xícara de azeite de oliva
230g de batata doce (+- uma batata média) cozida e amassada – pode ser batata inglesa, mandioquinha, aipim, abobora, etc
5 colheres de sopa de amaranto ou quinoa em flocos – pode usar farinha de linhaça ou de aveia (se você consumir glúten)
4 colheres de sopa de biomassa de banana verde
opcional: semente de chia, orégano, ervas finas, cenoura ralada fininha
Modo de fazer:
Misture os polvilhos e o sal e incorpore a água fervente e o azeite de oliva. Misture bem e rapidamente até virar uma massa grudenta homogênea.
Adicione a batata e a biomassa de banana verde e misture bem novamente.
Por fim adicione o amaranto, quinoa, linhaça ou aveia e misture até a massa ficar bem homogênea e lisa.
Caso queira, adicione os ingredientes opcionais. Você pode dividir a massa e colocar um de cada, assim você escolhe seu preferido – eu AMO o de chia e de orégano.
Faça bolinhas do tamanho que desejar e leve ao forno pré-aquecido a 200-230 graus por uns 30-40 minutos, ou até ficarem douradinhos.
Como eu digo no vídeo, também dá pra congelar os pãezinhos. Depois de enrolar leve ao freezer, quando congelarem tire da forma e armazene em saquinhos fechados.
Esse pão de queijo é sucesso aqui em casa, todo mundo adora!!!
Quem fizer me conta,
um beijo!
Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90
49 comentários em “Pão de queijo sem lactose com biomassa de banana verde”
Amiga mais quero usar esse bolo cono u. Alimento substituível para o emagrecimento mas polvilho doce e azedo nao engorda?
Oi, Luciane!
Uma comida não tem poder de emagrecer ou engordar alguém sozinho.
Depende da quantidade que você come, do que você come no resto do dia/mês/ano, como está sua saúde intestinal, seus hormônios, de quanto exercícios físico vc faz.
Bjs
Queria saber se tem como substituir a biomassa de banana pela farinha de banana verde?
Oi Tatiane! Não tem, são ingredientes bem diferentes.
Q receita surpreendente!! Eu simplesmente amei! Eu nao coloquei a quinoa nem amaranto e deu super certo… eu até tinha quinoa, mas fiquei com medo de ficar com um gosto forte, uma vez q nao a lavaria, e colocaria direto. Tb acho muito caro pra fazer teste… vai q nao prestava. Mas olha, ficou delicioso… no meu caso ficou com un gostinho maravilhoso de batata doce. Vi q algumas colegas perguntaram acerca do tempo de cozimento da batata doce… é difícil dizer pq vai depender da batata doce…. A minha estava boa, entao foi rápido, creio q entre 20 e 25min. No mais, muitissimo obrigada pela dica maravilhosa. Acabei de lanchar essa delicinha, eu tenho congelado. 🙂 … Ah, qto a água é pouxa mesmo… a minha medida de referência para essa refeita aí foi um medidor de 125 mls… aí ainda tiver q acrescer mais um dedo de água, além do sugerido, pois senti q ia precisar. No mais, é sempre melhor ir do “menos” pro “mais”… mais facil ajustar. Abraços a todas.
P.S: 125 ml foi a minha referência de medida, ou seja, como na receita eu medi 1/4 dessa xicara de 125 ml…. ou seja, foi pouquinha água… mas daí vi q precisava de mais 1 dedinho da xicara de água, por ai… Abraços….
Flavia, se puder acrescenta na receita uma observação sobre essa questão do tempo de cozimento da batata.
minha massa tbm deu errado e acho que foi por isso… acho que bastante gente vem aqui sem ter uma gde noção de culinária antes, e acaba fazendo uns erros desses (na minha cabeça a batata qto mais molinha melhor pra receita, kkk). acho que pode ajudar uma galera, rs! bjbj e obrigada pela receita msm assim!
Olá! Resolvi fazer essa receita hoje a tarde e deu super errado. Acredito que tenha sido a quantidade de água, que eu coloquei da mesma forma que você sem imaginar que a massa pudesse ficar tão grudente. E nada mais resolveu tirar o grude dela. Coloquei umas 4 vezes a mais de polvilho que pede em sua receita, acrescentei farinha de linhaça (umas 4 colheres de sopa) e só assim ficou razoável para mexer. Mesmo assim, a minha ficou bem oleosa e grudente, lavei as mãos umas 3 vezes, grudou até nas unhas!! E eu segui a sua receita certinho, com exceção da biomassa, que acredito ter colocado uma colher de sopa a menos. O que você acha que pode ter dado errado? Eu li alguns comentários dizendo o mesmo que eu. E agora, passaram mais de 45 minutos e os pãezinhos não querem deixar de ficar moles e grudentos por dentro. Que chato! =~(
Acabei de fazer tbm, tive q acrescentar 1 xicara ou mais de polvilho doce e meia de azedo para chegar numa consistência parecida :/
Possibly user somente um tipo de polvilho?
Oi Maria Amelia!
O resultado será outro.
bjs
Eu fiz só com um tipo de polvilho e deu super certo.
Fiz e ficou uma delicia! Eu usei aipim e farinha de aveia. Fiz chia e orégano e o de orégano é o melhor! Meu namorado está reclamando do nome porque não tem gosto de pão de queijo hahaha. Mas ficou crocante por fora e macio por dentro!
Oi Flávia!! Adoro o seu site…
Estou insistindo nesta receita.. já errei duas vezes.. to começando na cozinha.. rs..
Será que dá para fazer sem a batata?
Obrigada!
Beijos!
Oi Juliana!
Sem a batata não vai dar o ponto com essas quantidades.
Veja se sua batata não está com muita água – muitas pessoas erram aí, cozinham demais e ela absorve agua mais do que o necessário, aí a massa não dá ponto.
Se não for isso vá adicionando água aos poucos na massa.
bjs
Perdi meu tempo e ingredientes com essa receita! Foi tudo pro lixo! Fiz exatamente como ta escrito e a massa ficou molenga. Tentei firmar com mais farinha, mas simplesmente não deu. Receita horrível!
Oi Rafaela!
Que pena. Não sei o que pode ter feito errado. Diversos leitores fizeram e conseguiram.
Você tentou dar o ponto acrescentando mais polvilho ou o amaranto em flocos? Com certeza você conseguiria deixar a massa no ponto.
bjs
Olá Flávia!
Fiz seu pãozinho no domingo. No início achei que tinha errado a receita porque ficou uma massa bem mole (eu não havia assistido o vídeo), ai acrescentei um pouco mais de polvilho e usei farinha de aveia também. Olha que não sobrou nenhum!!! Todos aqui em casa gostaram muiitooo!! Obrigada por essa receita maravilhosa, beijos!
Que ótimo Cristiane!!!!
beijocas
Aiii tinha dúvida sobre o gosto da biomassa, acabei de fazer ficou maravilhoso não deixa nada a desejar…
Oi Flávia
Queria testar a receita mas com aquela biomassa de banana verde pronta da La Pianezza que vende no mercado, sabe?
Ela vem sólida, bem dura mesmo. Como eu faço pra usá-la nessa receita (e em outras que utilizam biomassa)? Fiz alguns testes de receitas e ela não amolece sozinha nem derrete se eu cortar em pedaços pequenos e acrescentar em receitas quentes, na panela etc.
se puder me ajudar fico muito grata!!
Obrigada
Oi Fernanda!
Você deve amolecer ela com um pouco de água morna para chegar ao ponto da biomassa original, que é cremoso.
bjs!
Oieee tudo bem? Também sou intolerante a lactose a algum tempo mas continuei insistindo no queijo que para mim está muito difícil de não comer. O requeijão acabei fazendo em casa com a mandioca (se quiser mando a receita depois) mas o sabor não é igual acho que isso esta muito difícil para mim se como passo mal se não como fico na vontade kkkkkk
Minha dúvida é quanto ao sabor desse pão de queijo, fica com gostinho de banana? Não gosto de banana to com receio de fazer por isso…
Beijos
Oi Bruna!
Não fica. A biomassa de banana verde não tem gosto.
bjs!
Oi Flavia!
Ontem fiz pela primeira vez a biomassa de banana verde e o pão de queijo sem lactose. Deu tudo certinho, adorei que mesmo nas receitas não veganas você coloca as substituições para os ovos. A semente que eu usei nessa receita de pão de queijo foi a linhaça, mas vou experimentando outras. Mesmo a minha irmã que não é vegana adorou esse pão de queijo. Parabéns pelo blog. Um abraço!
Boa Noite Flavia, to adorando conhecer voce e suas receitas, principalmente a biomassa . Adorei quero mais receitas. Fique com Deus. Abraços Vera
Eu fiz!! Ficou uma delícia!
Todo mundo gostou, foi o maior sucesso!
Obrigada por compartilhar!! <3
Boa tarde Flávia
Gostaria de saber se nessa receita de pão de queijo posso usar o óleo de coco ao invés do azeite de oliva?
Obrigada pela atenção
Att.:
Jenniffer
Pode sim Jenniffer!!
bjs
Bom dia Flávia,
Outra dúvida é se eu posso fazer sem a biomassa de banana verde, pois estou tendo dificuldades em encontrar a banana bem verde… Será que vai dar certo do mesmo jeito??
Jenniffer, pode, mas talvez a massa mude um pouco a consistência e você tenha que adicionar mais polvilho!
bjs
Oi Flavia!! estou gostando muito de suas receitas, gostaria que vc postasse a receita de pão de biomassa de banana verde!! obrigada!!!
Oi Patricia!
Assim que tiver posto.
bjs
Olá Flávia!!
Gostaria de tirar uma dúvida sobre a biomassa. No caso de comercializar produtos com a biomassa, qual seria o tempo de validade do produto, levando em conta que o produto não terá conservantes industriais.
Obrigada pela atenção!
Abraços
Suleima
Oi Suleima!
A validade de produtos frescos feitos com biomassa é bem curtinha, não passa de 3 dias, e sempre na geladeira!
Adorei,
Quero receber receitas e atualizações no meu e-mail.
Cristina Blanco
Ficou delicioooso! Só ñ comigo tudo de uma vez só pq eu acho feio, kkkk.
Com orégano, então, ficou maravilhoso!
Oi Flávia,
Fiz a receita 2 vezes e não deu certo nenhuma das vezes…
Ao colocar a água e azeite no polvilho e sal, fica uma massa muito grudenta e depois mesmo adicionando os outros ingredientes ela continua impossível de fazer bolinhas…
Já aconteceu isso com você?
Oi Carol!! Na verdade não =/
Tente colocar mais amaranto ou mais polvilho.. ou quem sabe ainda menos água.
Um beijo!
Aconteceu a mesma coisa com a minha …porque será que fico assim ?
Oi Flávia … segui a receita passo a passo mas fico muito grudenta até o fim , quase não deu p enrolar …porque será que fico assim ?
Meninas, se a massa não chegar no ponto certo é só ir adicionando um pouquinho mais de polvilho até não grudar nas mãos 😉
Pode acontecer da batata ter acumulado muita água no cozimento.
Espero que dê certo, bjos!
Fiiiiz!!! Ficou mt bom mesmo, mas acho que errei na receita, minha massa não ficou sequinha. Acho que foi no azeite (o gosto ficou mt forte). Mesmo assim fez sucesso aqui em casa, meu sobrinho de 8 anos amou, imagina quando eu acertar, rsss.
Fiz a biomassa de banana verde e já congelei.
E fiz a pasta de amêndoas, odiei fazer a pasta, deu trabalho chato, e grudou no liquidificador pra sempre, rsss.
Depois do trauma da pasta de amêndoas to aqui criando coragem pra fazer o cookie, mas vou precisa triturar a linhaça, e só tenho liquidificador, não quero suja-lo de novo não… kkkkkkkkk.
Amando suas receitas, Flávia!!
Bjinhos =*
Juuu kkkk dei risada do seu comentário!!
Ah deve ter sido o azeite mesmo, você colocou a quantidade indicada?
Quando fizer outras receitas me conte 😉
um beijo
Acabei de fazer e estou apaixonada!!!! =) Delicioso!!!
Olá Flávia, eu amo essa receita também. Você sabia que nós, intolerantes, podemos comer queijo parmesão se ele possuir 0% de carboidrato? Eu fiz o meu com parmesão e ficou realmente um pão de queijo =)
Oii Tamiris!
Sabia sim, tem um post no blog que falo sobre isso 🙂
Eu tenho alergia a proteina do leite, então realmente nao posso consumir nada de leite e derivados. Mas para quem consegue é uma boa opção!!!
um beijo
a biomassa de banana verde pode ser usada pronta???
Oi Mara!
Como assim pronta? Você quer dizer a industrializada?
Se for isso pode sim.
bjs