Pão de queijo sem lactose com biomassa de banana verde

Oiiii gente!!!

Hoje vim aqui passar para vocês essa receita que é meu xodó: pão de queijo sem lactose com biomassa de banana verde 🙂

Eu já passei outra receita de pão de queijo sem lactose lá no início do blog (aqui), e lembro que tinha tentado algumas antes de encontrar uma que gostasse.

A minha busca não parou, fui testando, errando, acertando, aprimorando, até chegar nessa receita que hoje divido com vocês e que é meu xodó porque depois de varias tentativas acabei criando o meu pão de queijo preferido!!!

E não adianta, as receitas que crio e ficam gostosas eu fico toda feliz e quero logo que todo mundo prove – e aprove, claro. Sou tipo mãe coruja quando o filho aprende alguma coisa nova ou tira nota boa sabem? hahahahha Já imagino meu filho morrendo de vergonha de mim, mas o amor tem disso né ihihihih

Eu adoro receitas que você pode diversificar, brincar com os sabores e que ainda assim ficam deliciosas. Vocês também? Essa receita tem alguns ingredientes chave, mas que podem ser substituídos por outros semelhantes (aprenda a fazer substituições aqui). Outra coisa legal dela é que não vai ovo, assim agrada também aos veganos e a quem tem alergia.

Eu gravei a receita para vocês, e logo abaixo passo ela para quem quiser imprimir 🙂

Pão de queijo sem lactose com biomassa de banana verde

Rende +- 45 pães pequenos

pao-queijo-sem-lactose-biomassa-

Ingredientes:

6 colheres de sopa de polvilho doce

4 colheres de sopa de polvilho azedo

2 colheres de chá de sal

3/4 xícara de agua fervente

1/4 xícara de azeite de oliva

230g de batata doce (+- uma batata média) cozida e amassada – pode ser batata inglesa, mandioquinha, aipim, abobora, etc

5 colheres de sopa de amaranto ou quinoa em flocos – pode usar farinha de linhaça ou de aveia (se você consumir glúten)

4 colheres de sopa de biomassa de banana verde

opcional: semente de chia, orégano, ervas finas, cenoura ralada fininha

Modo de fazer:

Misture os polvilhos e o sal e incorpore a água fervente e o azeite de oliva. Misture bem e rapidamente até virar uma massa grudenta homogênea.

Adicione a batata e a biomassa de banana verde e misture bem novamente.

Por fim adicione o amaranto, quinoa, linhaça ou aveia e misture até a massa ficar bem homogênea e lisa.

Caso queira, adicione os ingredientes opcionais. Você pode dividir a massa e colocar um de cada, assim você escolhe seu preferido – eu AMO o de chia e de orégano.

Faça bolinhas do tamanho que desejar e leve ao forno pré-aquecido a 200-230 graus por uns 30-40 minutos, ou até ficarem douradinhos.

Como eu digo no vídeo, também dá pra congelar os pãezinhos. Depois de enrolar leve ao freezer, quando congelarem tire da forma e armazene em saquinhos fechados.

Esse pão de queijo é sucesso aqui em casa, todo mundo adora!!!

Quem fizer me conta,

um beijo!

Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

47 comentários em “Pão de queijo sem lactose com biomassa de banana verde

  • 1 de abril de 2019 at 15:39
    Tatiane

    Queria saber se tem como substituir a biomassa de banana pela farinha de banana verde?

    Reply
    • 3 de abril de 2019 at 15:34

      Oi Tatiane! Não tem, são ingredientes bem diferentes.

  • 1 de agosto de 2017 at 21:28
    Patrícia

    Q receita surpreendente!! Eu simplesmente amei! Eu nao coloquei a quinoa nem amaranto e deu super certo… eu até tinha quinoa, mas fiquei com medo de ficar com um gosto forte, uma vez q nao a lavaria, e colocaria direto. Tb acho muito caro pra fazer teste… vai q nao prestava. Mas olha, ficou delicioso… no meu caso ficou com un gostinho maravilhoso de batata doce. Vi q algumas colegas perguntaram acerca do tempo de cozimento da batata doce… é difícil dizer pq vai depender da batata doce…. A minha estava boa, entao foi rápido, creio q entre 20 e 25min. No mais, muitissimo obrigada pela dica maravilhosa. Acabei de lanchar essa delicinha, eu tenho congelado. 🙂 … Ah, qto a água é pouxa mesmo… a minha medida de referência para essa refeita aí foi um medidor de 125 mls… aí ainda tiver q acrescer mais um dedo de água, além do sugerido, pois senti q ia precisar. No mais, é sempre melhor ir do “menos” pro “mais”… mais facil ajustar. Abraços a todas.

    Reply
    • 1 de agosto de 2017 at 21:33
      Patrícia

      P.S: 125 ml foi a minha referência de medida, ou seja, como na receita eu medi 1/4 dessa xicara de 125 ml…. ou seja, foi pouquinha água… mas daí vi q precisava de mais 1 dedinho da xicara de água, por ai… Abraços….

  • 16 de junho de 2017 at 1:08
    catarina

    Flavia, se puder acrescenta na receita uma observação sobre essa questão do tempo de cozimento da batata.
    minha massa tbm deu errado e acho que foi por isso… acho que bastante gente vem aqui sem ter uma gde noção de culinária antes, e acaba fazendo uns erros desses (na minha cabeça a batata qto mais molinha melhor pra receita, kkk). acho que pode ajudar uma galera, rs! bjbj e obrigada pela receita msm assim!

    Reply
  • 20 de maio de 2016 at 16:43
    Luinha C.

    Olá! Resolvi fazer essa receita hoje a tarde e deu super errado. Acredito que tenha sido a quantidade de água, que eu coloquei da mesma forma que você sem imaginar que a massa pudesse ficar tão grudente. E nada mais resolveu tirar o grude dela. Coloquei umas 4 vezes a mais de polvilho que pede em sua receita, acrescentei farinha de linhaça (umas 4 colheres de sopa) e só assim ficou razoável para mexer. Mesmo assim, a minha ficou bem oleosa e grudente, lavei as mãos umas 3 vezes, grudou até nas unhas!! E eu segui a sua receita certinho, com exceção da biomassa, que acredito ter colocado uma colher de sopa a menos. O que você acha que pode ter dado errado? Eu li alguns comentários dizendo o mesmo que eu. E agora, passaram mais de 45 minutos e os pãezinhos não querem deixar de ficar moles e grudentos por dentro. Que chato! =~(

    Reply
    • 21 de março de 2019 at 16:06
      Lara

      Acabei de fazer tbm, tive q acrescentar 1 xicara ou mais de polvilho doce e meia de azedo para chegar numa consistência parecida :/

  • 2 de maio de 2016 at 14:42
    mAria amelia aquino ribeiro

    Possibly user somente um tipo de polvilho?

    Reply
    • 3 de maio de 2016 at 11:39

      Oi Maria Amelia!
      O resultado será outro.
      bjs

    • 1 de agosto de 2017 at 21:37
      Patrícia

      Eu fiz só com um tipo de polvilho e deu super certo.

  • 16 de abril de 2016 at 17:55
    Viviane

    Fiz e ficou uma delicia! Eu usei aipim e farinha de aveia. Fiz chia e orégano e o de orégano é o melhor! Meu namorado está reclamando do nome porque não tem gosto de pão de queijo hahaha. Mas ficou crocante por fora e macio por dentro!

    Reply
  • 5 de fevereiro de 2016 at 17:36
    Juliana

    Oi Flávia!! Adoro o seu site…
    Estou insistindo nesta receita.. já errei duas vezes.. to começando na cozinha.. rs..
    Será que dá para fazer sem a batata?

    Obrigada!
    Beijos!

    Reply
    • 9 de fevereiro de 2016 at 9:56

      Oi Juliana!
      Sem a batata não vai dar o ponto com essas quantidades.
      Veja se sua batata não está com muita água – muitas pessoas erram aí, cozinham demais e ela absorve agua mais do que o necessário, aí a massa não dá ponto.
      Se não for isso vá adicionando água aos poucos na massa.
      bjs

  • 12 de novembro de 2015 at 15:55
    Rafaela

    Perdi meu tempo e ingredientes com essa receita! Foi tudo pro lixo! Fiz exatamente como ta escrito e a massa ficou molenga. Tentei firmar com mais farinha, mas simplesmente não deu. Receita horrível!

    Reply
    • 12 de novembro de 2015 at 23:15

      Oi Rafaela!
      Que pena. Não sei o que pode ter feito errado. Diversos leitores fizeram e conseguiram.
      Você tentou dar o ponto acrescentando mais polvilho ou o amaranto em flocos? Com certeza você conseguiria deixar a massa no ponto.
      bjs

  • 13 de outubro de 2015 at 16:43
    Cristiane

    Olá Flávia!

    Fiz seu pãozinho no domingo. No início achei que tinha errado a receita porque ficou uma massa bem mole (eu não havia assistido o vídeo), ai acrescentei um pouco mais de polvilho e usei farinha de aveia também. Olha que não sobrou nenhum!!! Todos aqui em casa gostaram muiitooo!! Obrigada por essa receita maravilhosa, beijos!

    Reply
    • 15 de outubro de 2015 at 16:19

      Que ótimo Cristiane!!!!
      beijocas

  • 15 de agosto de 2015 at 17:44
    Bruna

    Aiii tinha dúvida sobre o gosto da biomassa, acabei de fazer ficou maravilhoso não deixa nada a desejar…

    Reply
  • 1 de agosto de 2015 at 21:37
    Fernanda

    Oi Flávia
    Queria testar a receita mas com aquela biomassa de banana verde pronta da La Pianezza que vende no mercado, sabe?
    Ela vem sólida, bem dura mesmo. Como eu faço pra usá-la nessa receita (e em outras que utilizam biomassa)? Fiz alguns testes de receitas e ela não amolece sozinha nem derrete se eu cortar em pedaços pequenos e acrescentar em receitas quentes, na panela etc.
    se puder me ajudar fico muito grata!!
    Obrigada

    Reply
    • 6 de agosto de 2015 at 12:32

      Oi Fernanda!
      Você deve amolecer ela com um pouco de água morna para chegar ao ponto da biomassa original, que é cremoso.
      bjs!

  • 28 de julho de 2015 at 19:30
    Bruna

    Oieee tudo bem? Também sou intolerante a lactose a algum tempo mas continuei insistindo no queijo que para mim está muito difícil de não comer. O requeijão acabei fazendo em casa com a mandioca (se quiser mando a receita depois) mas o sabor não é igual acho que isso esta muito difícil para mim se como passo mal se não como fico na vontade kkkkkk
    Minha dúvida é quanto ao sabor desse pão de queijo, fica com gostinho de banana? Não gosto de banana to com receio de fazer por isso…
    Beijos

    Reply
    • 30 de julho de 2015 at 7:43

      Oi Bruna!
      Não fica. A biomassa de banana verde não tem gosto.
      bjs!

  • 26 de julho de 2015 at 7:27

    Oi Flavia!
    Ontem fiz pela primeira vez a biomassa de banana verde e o pão de queijo sem lactose. Deu tudo certinho, adorei que mesmo nas receitas não veganas você coloca as substituições para os ovos. A semente que eu usei nessa receita de pão de queijo foi a linhaça, mas vou experimentando outras. Mesmo a minha irmã que não é vegana adorou esse pão de queijo. Parabéns pelo blog. Um abraço!

    Reply
  • 20 de junho de 2015 at 21:19
    Vera Lucia

    Boa Noite Flavia, to adorando conhecer voce e suas receitas, principalmente a biomassa . Adorei quero mais receitas. Fique com Deus. Abraços Vera

    Reply
  • 11 de junho de 2015 at 19:21

    Eu fiz!! Ficou uma delícia!
    Todo mundo gostou, foi o maior sucesso!
    Obrigada por compartilhar!! <3

    Reply
  • 25 de março de 2015 at 17:09
    Jenniffer

    Boa tarde Flávia

    Gostaria de saber se nessa receita de pão de queijo posso usar o óleo de coco ao invés do azeite de oliva?

    Obrigada pela atenção
    Att.:
    Jenniffer

    Reply
    • 26 de março de 2015 at 9:29
      Jenniffer

      Bom dia Flávia,
      Outra dúvida é se eu posso fazer sem a biomassa de banana verde, pois estou tendo dificuldades em encontrar a banana bem verde… Será que vai dar certo do mesmo jeito??

    • 26 de março de 2015 at 21:20

      Jenniffer, pode, mas talvez a massa mude um pouco a consistência e você tenha que adicionar mais polvilho!
      bjs

  • 12 de março de 2015 at 17:41
    Patricia

    Oi Flavia!! estou gostando muito de suas receitas, gostaria que vc postasse a receita de pão de biomassa de banana verde!! obrigada!!!

    Reply
    • 18 de março de 2015 at 0:29

      Oi Patricia!
      Assim que tiver posto.
      bjs

  • 30 de janeiro de 2015 at 9:04
    Suleima Giacometti

    Olá Flávia!!
    Gostaria de tirar uma dúvida sobre a biomassa. No caso de comercializar produtos com a biomassa, qual seria o tempo de validade do produto, levando em conta que o produto não terá conservantes industriais.

    Obrigada pela atenção!
    Abraços
    Suleima

    Reply
    • 1 de fevereiro de 2015 at 1:44

      Oi Suleima!
      A validade de produtos frescos feitos com biomassa é bem curtinha, não passa de 3 dias, e sempre na geladeira!

  • 6 de dezembro de 2014 at 13:00
    Cristina Blanco

    Adorei,

    Quero receber receitas e atualizações no meu e-mail.

    Cristina Blanco

    Reply
  • 1 de novembro de 2014 at 20:43
    Mara

    Ficou delicioooso! Só ñ comigo tudo de uma vez só pq eu acho feio, kkkk.
    Com orégano, então, ficou maravilhoso!

    Reply
  • 16 de outubro de 2014 at 19:29
    Carol

    Oi Flávia,

    Fiz a receita 2 vezes e não deu certo nenhuma das vezes…
    Ao colocar a água e azeite no polvilho e sal, fica uma massa muito grudenta e depois mesmo adicionando os outros ingredientes ela continua impossível de fazer bolinhas…
    Já aconteceu isso com você?

    Reply
    • 17 de outubro de 2014 at 14:49

      Oi Carol!! Na verdade não =/
      Tente colocar mais amaranto ou mais polvilho.. ou quem sabe ainda menos água.
      Um beijo!

    • 23 de janeiro de 2016 at 19:48
      Adriana Frade

      Aconteceu a mesma coisa com a minha …porque será que fico assim ?

    • 23 de janeiro de 2016 at 19:52
      Adriana Frade

      Oi Flávia … segui a receita passo a passo mas fico muito grudenta até o fim , quase não deu p enrolar …porque será que fico assim ?

    • 1 de outubro de 2016 at 21:36
      Ludimila Coutinho

      Meninas, se a massa não chegar no ponto certo é só ir adicionando um pouquinho mais de polvilho até não grudar nas mãos 😉
      Pode acontecer da batata ter acumulado muita água no cozimento.
      Espero que dê certo, bjos!

  • 8 de outubro de 2014 at 21:13
    Juliana

    Fiiiiz!!! Ficou mt bom mesmo, mas acho que errei na receita, minha massa não ficou sequinha. Acho que foi no azeite (o gosto ficou mt forte). Mesmo assim fez sucesso aqui em casa, meu sobrinho de 8 anos amou, imagina quando eu acertar, rsss.
    Fiz a biomassa de banana verde e já congelei.
    E fiz a pasta de amêndoas, odiei fazer a pasta, deu trabalho chato, e grudou no liquidificador pra sempre, rsss.
    Depois do trauma da pasta de amêndoas to aqui criando coragem pra fazer o cookie, mas vou precisa triturar a linhaça, e só tenho liquidificador, não quero suja-lo de novo não… kkkkkkkkk.
    Amando suas receitas, Flávia!!
    Bjinhos =*

    Reply
    • 22 de outubro de 2014 at 8:36

      Juuu kkkk dei risada do seu comentário!!
      Ah deve ter sido o azeite mesmo, você colocou a quantidade indicada?
      Quando fizer outras receitas me conte 😉
      um beijo

  • 23 de setembro de 2014 at 21:59
    Julia

    Acabei de fazer e estou apaixonada!!!! =) Delicioso!!!

    Reply
  • 21 de setembro de 2014 at 21:11
    Tamiris

    Olá Flávia, eu amo essa receita também. Você sabia que nós, intolerantes, podemos comer queijo parmesão se ele possuir 0% de carboidrato? Eu fiz o meu com parmesão e ficou realmente um pão de queijo =)

    Reply
    • 21 de setembro de 2014 at 21:38

      Oii Tamiris!
      Sabia sim, tem um post no blog que falo sobre isso 🙂
      Eu tenho alergia a proteina do leite, então realmente nao posso consumir nada de leite e derivados. Mas para quem consegue é uma boa opção!!!
      um beijo

  • 18 de setembro de 2014 at 17:22
    Mara Giovanna

    a biomassa de banana verde pode ser usada pronta???

    Reply
    • 18 de setembro de 2014 at 19:15

      Oi Mara!
      Como assim pronta? Você quer dizer a industrializada?
      Se for isso pode sim.
      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *