Torta de frutas vermelhas sem glúten, lactose e açúcar

Oiiii Brasil!!!!!!

Olha eu aqui de novo trazendo uma receitinha esperta para vocês: torta de frutas vermelhas sem glúten, lactose e açúcar.

Aí você leitor pensou “Nossa mas a Flavia vai tirar o que na próxima receita? Primeiro era só sem lactose, aí ficou sem glúten e agora sem açúcar?” Pois é gente, não esperava por tudo isso também, mas precisamos aprender a dançar no ritmo que a vida nos dá, então a receita de hoje vai ser sem tudo isso, MAS com muito sabor – juro!

Como eu contei no último post, minha saga na busca da minha saúde continua, e hoje faz 10 dias que estou sem açúcar e sem carboidratos de alto índice glicemico (aqueles que são digeridos rapidamente pelo nosso organismo). Fácil não está sendo, mas eu pensei que ia ser pior.

Clique e compre meu e-bbok Tchau Candu com 16 receitas sem glúten, leite, açúcar e carboidratos refinados por apenas R$19,90

Pensei que ia estar numa abstinência terrível, e por incrível que pareça nem estou tão mal-humorada quanto pensei que ia ficar hahahahha masss, ainda tem 20 dias, tudo é possível. Torçamos que as coisas continuem assim: nível médio de dificuldade olhando com olhos otimistas, como sempre 🙂

Eu senti uma piora nos sintomas nesses primeiros dias, e pelo o que li, é normal. Preciso me manter firme e forte, todo esforço será recompensado, e qualquer escapulida coloca em risco meus 10 dias – e eu não quero começar a contagem do zero de novo não!! Também recebi várias mensagens e emails de leitoras que estão passando ou já passaram pelo mesmo que eu. Obrigada de coração meninas, vocês estão sendo super importantes!!!

Mas chega de papo, vamos ao que interessa: a torta!

Claro que tenho vontade de doce todo dia ainda – isso passa, será? – mas como não posso estou tentando inventar umas receitas com os ingredientes liberados pela minha nutri, a Dra Juliana Trevilini.

Com minhas opções em mente fiz esta receita, que vai farinha de amêndoas e de linhaça, batata doce e óleo de coco – que é mega benéfico para dieta anti fúngica. Como não vai nada de açúcar, você pode usar essa base para tortas salgadas também!

No recheio usei as frutas liberadas: amora, blueberry (mirtilo) e morango. Coloquei especiarias como canela, gengibre e cardamomo (auxilia na digestão, é expectorante e anti-séptico) e adocei com stevia – único adoçante liberado pela minha nutri. Agora, a receita:

Torta de frutas vermelhas sem glúten, lactose e açúcar

Rende uma torta pequena

torta-frutas-vermelhas-sem-gluten-lactose-acucar

Ingredientes:

Massa:

1 xícara de batata doce cozida e amassada

1/2 xícara de farinha de amêndoas

2 colheres de sopa de farinha de linhaça

3 colheres de sopa de óleo de coco – eu usei a manteiga de coco da Bioporã que é divina!!

Recheio:

1 e 1/2 xícara de frutas vermelhas – usei blueberry, amora e morango

suco de 1/2 limão

1/2 xícara de água

stevia para adoçar a gosto – cuidado para não colocar muito!

2 colheres de chá de canela

3 sementes de cardamomo

ou 1 colher de chá de cardamomo em pó

Modo de fazer:

Massa:

Misture a batata doce cozida e amassada, a farinha de amêndoas e a de linhaça até que fiquem bem incorporadas – pode ser na mão ou na batedeira, como preferir. Adicione o óleo de coco e misture bem para que fique uma massa lisa e homogênea. Enrole com um papel filme e leve a geladeira enquanto preparamos o recheio!

Recheio:

Leve as frutas vermelhas, a água, o suco de limão e a stevia (eu usei stevia líquida, 2 colheres de chá) ao fogo até levantar fervura. Mexa bem, abaixe o fogo e deixe cozinhando até dar uma engrossadinha – ela não pode ficar muito líquida. Vai uns 15-20 minutos em média. Quando acabar, retire da panela e deixe esfriar na geladeira enquanto você monta sua base.

Montagem:

torta-frutasvermelhas-sem-gluten-lactose-acucar

Pré-aqueça o forno à 200 graus.

Em uma forma de torta de fundo removível vá posicionando sua massa no fundo e dos ladinhos. Essa parte eu fiz com a mão mesmo. Como você tem que esperar seu recheio esfriar, vamos fazer as trancinhas da torta.

Abra a massa com um rolo de macarrão, nem muito fina, nem muito grossa. Corte tirinhas e reserve.

Agora seu recheio já deve estar frio. Despeje sobre a base da torta e termine com as tirinhas de massa.

Leve ao forno por uns 20-30 minutos, ou até dourar levemente.

Se você estiver podendo comer açúcar, aproveita e come ela quente com uma bola desse sorvete aqui, ou esse aqui. E se fizer isso me conta!!!

Quer aprender mais receitas e técnicas? Clique aqui e veja como comprar minhas apostilas online!

Gostaram??

Um beijo!

Mais receitas sem açúcar? Compre meu e-book com 16 receitas sem glúten, leite, açúcar e carboidratos refinados por apenas R$19,90

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

12 comentários em “Torta de frutas vermelhas sem glúten, lactose e açúcar

  • 14 de março de 2018 at 4:23
    Ana Paula

    Adorei a receita! Mas tenho uma duvida! Tenho uma amiga com câncer que esta tendo q fazer uma dieta super restritiva.. quase 0 carb e açucar.. por isso ela nao pode batatas e adoçantes. Possi substituir por tâmaras? E a batata? O que vc sugere?

    Reply
    • 29 de março de 2018 at 13:53

      Oi Ana Paula!
      Pode usar tâmara sim.
      Tente fazer a massa com grão de bico cozido.
      Bjs

  • 14 de outubro de 2014 at 15:25
    Larissa

    Olá Flávia a farinha de amêndoas pode ser substituída pela de linhaça dourada?
    Obrigada, abraço!

    Reply
    • 22 de outubro de 2014 at 8:29

      Oi Larissa!
      Não sei te dizer, só fiz essa receita dessa maneira. Só testando
      bjs!

  • 6 de outubro de 2014 at 11:08
    Carla

    Oi Flávia! Parabéns pelo blog, ele tem sido muito importante pra mim, que descobri a IL esse ano. Acho que ja li quase todos os posts! Mesmo cortando o leite e tendo uma alimentação mais natural, permaneço inchada e com a digestão lenta, acho que meu intestino não está conseguindo se recuperar. Estou bem indisposta, sem energia pra ir à academia. Vc (e quem mais ler) tb se sente assim? Tô desanimada, parece que nenhuma mudança de habito é suficiente 🙁

    Reply
  • 5 de outubro de 2014 at 16:48

    Parece ser muito boa, o recheio lembra uma geleia.

    Reply
  • 3 de outubro de 2014 at 22:23
    Stefany

    Oi, a quadro dias descobrir que tenho uma intolerância alta a lactose, então estou no processo de adaptação, ( querendo descobrir marcas, receitas, substituições)…. Eu já peguei umas receitas de seu blog para fazer, vou testar domingo : D. Mas eu queria saber mesmo é algumas marcas de panetone sem lactose …

    Reply
    • 4 de outubro de 2014 at 12:57

      Oi Stefany!
      Esse ano acho que ainda não lançaram os panetones, mas aviso aqui!
      bjs

  • 3 de outubro de 2014 at 19:14
    Thais

    Que torta linda!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *