Muito se fala hoje em dia sobre Intolerância à Lactose e Alergias Alimentares, certo?

Primeiro vamos deixar bem claro que não existe alergia à lactose, somente intolerância à lactose que expliquei aqui o que é. Alergia se tem à proteína do leite, clique aqui para entender melhor.

Aqui você encontra todos os posts que já fiz contando sobre como descobri a intolerância à lactose, quais os sintomas da intolerância à lactose, a minha saga na busca por diagnósticos de alergias alimentares, os tratamentos que já fiz e ainda faço e outras dúvidas bem comuns.

Recebo muitos emails querendo saber como que descobri essas alergias tardias por isso meu objetivo aqui é reunir informações que facilitem a vida de quem acabou de descobrir ter alguma intolerância ou alergia alimentar.

É importante falar também sobre consciência alimentar, equilíbrio, dietas e conceitos antigos que precisamos mudar pouco a pouco quando nos propomos a resgatar nossa saúde através da alimentação.

“Ah, eu nem passo tão mal assim então não tem problema comer”. “Se eu continuar consumindo vai que meu corpo acostuma”. Se você conhece alguém que fala isso, ou você mesmo já disse algumas vezes, a gente precisa conversar (tipo mãe, seu sei ihihih)!

Mais do que cortar a lactose, proteína do leite e/ou glúten é preciso entender o que essas substâncias fazem em nosso organismo e o que acontece se continuamos consumindo. Minha sugestão é que você tire uns minutinhos e leia este e este post.

Primeiro de tudo, não tente mudar toda uma vida de hábitos em pouco tempo – além de ser muito difícil de sustentar pode acabar te desestimulando. Comece aos poucos, mas elimine ao máximo a lactose do seu dia-dia.

Diminua o sal, o açúcar, comece a consumir alimentos integrais, beba mais água, elimine os refrigerantes e sucos industrializados, troque os óleos de sua cozinha por óleos menos processados e com mais benefícios, como o óleo de coco, azeite de oliva e manteiga ghee. Leia alguns livros, tenho uma lista aqui, veja alguns documentários, também tenho algumas indicações aqui, converse com seus amigos, procure um nutricionista funcional que ressoe com o que você acredita.

Quando você se der conta você verá que foi mudando pouco a pouco seus hábitos e que o que parecia muito difícil ficou natural.

Agora para te ajudar, organizei aqui os tópicos.

  • Se você quer saber sobre como descobri a IL, clique aqui.
  • Para acompanhar todos os exames, testes e tratamentos que já fiz para as alergias alimentares, clique aqui.
  • Para saber o que fazer para aliviar os sintomas quando ingerimos lactose, clique aqui.
  • Se você quer ler um pouco sobre alimentação equilibrada e bons hábitos alimentares, clique aqui.
  • Aqui você vê as minhas mudanças nos últimos 5 anos, tanto físicas quanto de hábitos.
  • Para ler histórias de outros intolerantes à lactose, clique aqui.

Lembro aqui que de maneira alguma as informações contidas aqui substituem o acompanhamento de profissionais como médicos e nutricionistas. Estou apenas dividindo minha história aqui para que mais pessoas possam buscar informações, diagnósticos e apoio.

QUER APRENDER MAIS RECEITAS E TÉCNICAS? CLIQUE AQUI E VEJA COMO COMPRAR MINHAS APOSTILAS ONLINE!

apostilas-online-gastronomiafuncional

 

7 comentários em “Intolerância à lactose e Alergias alimentares

  • 8 de setembro de 2017 at 19:38

    A cor das fezes de quem ingere muito lácteos é mais clara?

    Reply
  • 17 de outubro de 2016 at 11:27
    Daiana

    Bom dia,

    Sempre que como pizza ou lanches minha garganta fica irritada a ponto de fechar e minha voz mudar, ate fico com a respiração travada.
    Será que estou com intolerância a lactose e ao glúten?

    Reply
    • 14 de abril de 2018 at 18:54
      Amanda

      Puxa eu também sinto isso!

  • 7 de outubro de 2016 at 20:45

    Eu fui diagnosticada com intolerância, e gostaria de saber quanto tempo o desconforto pela ingestão de lactose demoram para desaparecer depois que você começa a dieta? porque mesmo fazendo a dieta o desconforto que sinto do lado esquerdo do abdome próximo ao umbigo não passa, faz 3 dias q estou evitando totalmente a lactose.

    Reply
  • 11 de maio de 2015 at 10:08
    Amanda Andrade

    Olá!
    Gostaria de saber, que por causa da intolerancia a lactose, temos que parar de comer bastante coisas, queria saber oque você come?!

    Obrigado!
    Amanda Andrade

    Reply
    • 28 de setembro de 2015 at 9:49

      Oi Amanda!
      Eu como de tudo: legumes, frutas, cereais, grãos, batatas, aipim, frango, peixe, carne, frutos do mar.. muita coisa!!! heheheh
      Se está com duvidas de como se alimetar no dia-dia procure um bom nutricionista funcional, ele vai te ajudar e deixar tudo mais fácil 🙂
      Bjs, Flavia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *