Dúvidas mais frequentes – Intolerância à Lactose

Oi queridos!!

Antes de tudo, eu quero agradecer a todos vocês que visitam, comentam, curtem o blog. Com 6 meses de vida já temos quase mil amigos no Facebook e muitas visitas diárias. Obrigada a todos, de coração 🙂

Faz tempo que não faço um post sobre a Intolerância à Lactose em si né? Para alguns sei que algumas das coisas que vou falar aqui podem ser batidas, mas aposto que todos lembram como o início de tudo é difícil e bem confuso. Eu lembro que se não fosse a internet e amigas que também tem IL eu ia estar perdida!!

Como eu sempre digo, informação é muito importante e nunca é demais. Prova disso são alguns mitos que todo intolerante à lactose já deve ter ouvido!

O post de hoje é sobre isso, sobre dúvidas que são muito comuns – algumas até polêmicas (uau!). Vamos ver se conseguimos ir reunindo aqui as principais? Quero a ajuda de vocês, nos comentários, no e-mail, no Facebook, vamos compartilhar informações e fazer desse post um post bem completinho! Atualizarei sempre com novas informações. Hoje vamos falar sobre:

1. Diferença entre Intolerância à Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca

 2. Manteiga tem lactose?

3. Intolerância à Lactose tem cura?

4. Produtos que você não sabia mas que tem lactose sim!

5. Só o leite de vaca tem lactose?

Vamos começar? (paciência que esse post é loooooooongo hahaha)

1. Diferença entre Intolerância à Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca

A primeira dúvida é super comum e acho mega importante sabermos a diferença, principalmente porque muitos produtos que IL’s podem consumir não são indicados para os alérgicos a proteína do leite. Isso porque a lactose é o açúcar do leite, ou seja é um carboidrato. Então quando vemos que algum produto é livre de lactose mas é de origem animal, como por exemplo alguns queijos ou até mesmo os leites com baixa ou nenhuma lactose, provavelmente ele terá ainda as proteínas do leite.

Fiz uma tabelinha com as diferenças, espero que fique mais fácil.

duvidas-mais-frequentes_intolerancia-lactose

Acho que ficou fácil de entender a diferença né? Basicamente é só saber que a lactose é um carboidrato e não uma proteína.

Outra coisa, produtos que contém traços de leite não precisam ser abolidos para nós, intolerantes à lactose.

 2. Manteiga tem lactose?

Tá aí uma questão super controversa e polêmica. Pesquisei bastante, e apesar de ver que a grande maioria das receitas sem lactose que encontro na internet preferem não utilizar a manteiga, vi em fontes confiáveis que a manteiga quase não tem lactose. Peguei um trechinho de uma matéria do site Sem Lactose:

“É comum pensarmos que se a manteiga é feita a partir do creme de leite batido, é óbvio que ela contém lactose. Errado! É verdade que a manteiga é feita a partir do leite, mas o produto final é basicamente composto de gordura e adição de cloreto de sódio (sal). Difícil de acreditar? Nas embalagens dos produtos analisados é possível verificar que, da mesma forma que as margarinas, as manteigas também apresentam 0g de carboidratos (lactose) e 0g de proteínas, ou seja, novamente podemos afirmar que a quantidade de lactose e proteínas do leite é tão pequena que é considerada irrelevante. Para confirmarmos esta informação, entramos em contato com o SAC de alguns fabricantes. Esses relataram que o teor de lactose fica entre 0,07g a 0,5g enquanto outras marcas reportaram que o teor lactose não era detectável. Ou seja, a manteiga é considerada um produto que contém apenas traços de lactose e de proteínas. Somente nos casos de reações severas às proteínas do leite, as manteigas e margarinas devem ser evitadas.”

Mas, importante dizer que os resquícios de lactose que estão na manteiga podem dar reação dependendo do nível da sua intolerância. Eu, particularmente, utilizo somente a manteiga ghee que já ensinei aqui. Eu, particularmente, só utilizo a manteiga ghee ou clarificada.

Eu sou bem contra as gorduras vegetais, tipo margarina ou cremes vegetais para culinária, a grande maioria tem gordura trans e vários outros aditivos que não precisamos mesmo colocar dentro do nosso corpo.

Se você quiser saber um pouco mais sobre as gorduras na culinária eu indico MUITO esse artigo aqui da Carolina Garofani do Caramelodrama. A Carolina na verdade é uma entusiasta da manteiga, e fez até um outro post só sobre ela. Quem tiver curiosidade, acesse aqui.

3. Intolerância à Lactose tem cura?

Indo direto ao ponto: não! Intolerância à lactose não tem cura. Mas calma gente, sem desespero.

Apesar da IL não ter cura, os sintomas podem ser amenizados e até exterminados, e com uma alimentação balanceada e regrada você até pode inserir alguns produtos lácteos na sua dieta, sabia?

Eu não colocava muita fé quando as nutricionistas me falavam isso, mas eu descobri que o segredo para você viver em paz com a sua intolerância é disciplina e força de vontade. Eu não sei vocês, mas eu já passei tão mal com a lactose que hoje em dia eu dificilmente tenho vontade de comer algum derivado do leite. E sabem o que é bom disso? Quando estou com muita vontade de comer um chocolate por exemplo, eu como um pedacinho e não passo mal. Mas assim, é um pedacinho e é de vez em quando.

O segredo é ter uma alimentação balanceada. Veja aqui mais sobre o assunto.

4. Produtos que você não sabia mas que tem lactose sim!

Engana-se quem acha que só os derivados do leite tem lactose! Ela está escondida em muitos outros produtos, animadona achando que não sabemos de nada. hahahaha

Vou colocar aqui alguns produtos, mas dou uma dica: antes de abolir de vez da vida, leia o rótulo – como a maioria é industrializado e fabricado por diversas empresas os ingredientes podem variar de uma para outra, ok?

* Esses produtos variam de uma marca para outra, não são todos que contêm lactose.

5. Só o leite de vaca tem lactose?

Não. Os leites de cabra, búfala e ovelha também tem lactose. Na verdade qualquer leite de origem animal tem lactose na sua composição.

Já os leites de origem vegetal como o de amêndoas, de coco, soja, arroz, etc não tem lactose (veja como fazer leite vegetal em casa – aqui).

Acho que por enquanto é isso. Foram as dúvidas que lembrei que são bem comuns.

Espero que tenha ajudado, e quem tiver dúvidas por favor enviar que vou colocando nesse post 🙂

Um beijo a todos.

flaviamachioni_bannerwebtodasapostilas02

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Oiii, eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Aqui, divido minhas invenções na cozinha, dicas de viagem, mostro meu estilo de vida e passo um pouquinho do que tenho aprendido desde que descobri ter alergias alimentares ao glúten e leite :)

86 comentários em “Dúvidas mais frequentes – Intolerância à Lactose

  • 31 de janeiro de 2013 at 15:10
    Ana

    Oiiii! Se não me engano o Doritos vermelho tem lactose também!!! É verdade isso???

    Reply
    • 31 de janeiro de 2013 at 16:17

      Oi Ana!! Verdade, a maioria desses salgadinhos – principalmente os de queijo – tem lactose sim. Olha a lista dos ingredientes aqui:
      Ingrediente: Milho, óleo vegetal e preparado para salgadinho sabor queijo aromatizado e colorido artificialmente (maltodextrina, sal, soro de manteiga, farinha de trigo, queijo, soro de leite, açúcar, tomate, cebola, óleo de soja e óleo de algodão parcialmente hidrogenados, sólidos de leite desnatados, alho, especiarias, creme de leite, caseínato de sódio… entre outros.
      Melhor tomar cuidado!

      Reply
  • 1 de fevereiro de 2013 at 14:20
    Fabiana

    Oie Flávia! Muitíssimo legal esse seu post. Tem uma bisnaguinha que costumo comprar e que não possui lactose, é esta aqui: http://www.paonino.com.br/novo/produto.php?id=20
    Essas bisnaguinhas tem apenas aroma de leite e tem um cheirinho tão bom! Meu marido é intolerante, já comeu diversas vezes e não aconteceu nada, mas vale confirmar com o fabricante. Um beijão
    Obs: não estou fazendo propaganda da marca, apenas compartilhando algo que gosto. Como a Flávia falou, temos de nos habituar a ler os rótulos!

    Reply
  • 5 de fevereiro de 2013 at 16:43
    Mariana

    Muito interessante a matéria, Flávia! Sobre a manteiga é uma ótima novidade, mas confesso que ainda estou traumatizada pelas crises que tive, porque já até passei mal com legumes feitos na manteiga, sério! Isso quando eu estava mauzinha, atualmente estou muito melhor. Vou conversar sobre isso com a minha nutróloga, pois cada caso é um caso, eu costumo comer uns 2 pães com margarina vegetal por dia, o que não é pouco. Até porque se eu começar a comer manteiga, vai ficar difícil demais voltar para o creme vegetal Rss.. é infinitamente mais saborosa. Obrigada pela dica, beijos!

    Reply
    • 6 de fevereiro de 2013 at 10:32

      Marii, converse com ela sim! Como eu disse o segredo é estar em equilíbrio. Se você estiver cuidando direitinho da alimentação acredito que a manteiga não vai te fazer mal não. Mas se você estiver escapulindo melhor não arriscar, ainda mais se você já passou mal!! heheheh
      Um beijo!

      Reply
      • 5 de novembro de 2016 at 2:28
        Anna

        Gente, também fiquei com dúvida na questão da manteiga. No vídeo que ensina fazer a ghee é dito que o que fica no fundo é a lactose. Se manteiga não tem lactose, como fica tudo aquilo de lactose no fundo? Também já senti desconfortos ao comer algumas coisas com a manteiga, e com a ghee não.

        Reply
        • 6 de novembro de 2016 at 16:17

          Oi Anna!
          São resquícios de lactose, que para algumas pessoas é suficiente para dar mal-estar, e para outras não.
          Depende muito.

          Reply
  • 15 de março de 2013 at 23:01
    daiane melo

    muito boa sua materia minha filha tem 1 ano e tres meses e intolerante a lactose descobri a pouco meses pois vivia com infecçoes intestinais e reaçoes alergicas

    Reply
  • 6 de abril de 2013 at 19:12
    franks

    ola meu filho tem IL gostaria de receber todos os alimentos que meu filho pode comer, no café da manhã, lanche do colégio, almoço,jantar enfim….

    Reply
  • 12 de junho de 2013 at 18:13
    Brenda

    Flavia, AMOO seu blog! Duvidas que sempre tive varias duvidas sobre a IL.. Até que achei seu blog e estou completamente viciada em entrar aqui e olhar tudoo! Até ir pra cozinha estou cogitando

    Reply
    • 13 de junho de 2013 at 10:04

      Brenda que querida!!!! Muito obrigada!
      Não sabe como fico feliz de saber que gostam do que posto aqui! hehehe
      Quando resolver se aventurar nas receitas quero saber como foi hein??
      Um beijo!

      Reply
  • Pingback: Alfajor sem lactose - Lactose Não

  • 25 de julho de 2013 at 16:41

    Flavia, amei seu post, mas em todas as matérias que li, os sintomas da intolerância aparece meia hora depois ou algumas horas depois de consumir a lactose.
    Só que eu tenho ficado com náuseas quase que por dois dias, me sentindo mal. Isso é normal ou pode ser outro problema?

    Reply
    • 25 de julho de 2013 at 21:38

      Oii Juliana!!
      Pode acontecer sim. Dependendo do seu grau de intolerância e da quantidade de lactose que você consumiu os sintomas podem durar até dias 🙁
      O negócio é ser forte e resistir às tentações até seu organismo se reequilibrar hehehe
      Um beijo!

      Reply
  • 17 de setembro de 2013 at 16:14

    ATENÇÃO INTOLERANTES A LACTOSE… ESTOU TENTANDO AGILIZAR A APROVAÇÃO DO PROJETO “CONTÉM LACTOSE” NA CAMARA DE DEPUTADOS. POR ISSO ABRI UM “ABAIXO-ASSINADO” PEDINDO AOS DEPUTADOS RESPONSÁVEIS MAIS AGILIDADE… ESTAMOS A 10 ANOS AGUARDANDO ESTE PROJETO.

    AJUDE-NOS A DIVULGAR E ASSINE!

    https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/sandro-mabel-dep-arnaldo-faria-de-s%C3%A1-cdc-cssf-e-cdeic-aprovem-o-projeto-de-lei-pl-2663-2003-lei-da-lactose-2

    Reply
  • 20 de setembro de 2013 at 18:09
    vanilsa ap moraes

    lactose este è um assunto pouco discutido deveria ter mais divulgacão ja que maior parte são de criancas .e as mães ficam perdidas quando descobrem que seus filhinhos são portadores da rejeicao. estou nessa meu deus que faso??????

    Reply
  • 11 de novembro de 2013 at 16:40
    Josiane Fernandes

    Oi! Adorei seu post e preciso de sua ajuda. Estou com SII (Sindrome do Intestino Irritável) e no meu caso suspeitamos que seja devido a intolerância a Lactose. Ainda não dá pra ter certeza porque estou passando mal e tudo me faz mal. Mas ta complicado tirar as comidas com lactose, por exemplo, meus almoços tão bem restritos porque não posso com gordura, não posso com feijão, frituras, carnes de porco, tomate e molhos de tomate, coisas ácidas, apimentadas… Resumindo, estava até o presente momento vivendo de biscoito agua e sal, torradas e chás. Mas você colocou uma tabelinha dizendo que biscoito agua e sal e torradas tem lactose, mas se eu tirar isso da minha alimentação o que poderia comer no lugar? Tenho gastrite e tenho que comer de 2 em 2 horas. Só as frutas não tão me sustentando… rsrs.

    Reply
    • 12 de novembro de 2013 at 13:34

      Oii Josiane!!

      Vamos por partes heheheh
      Primeiro, na tabelinha, eu disse que normalmente os biscoitos agua e sal e torradas vão leite, mas existem algumas marcas que não adicionam. Sei que as torradas da Bauducco por exemplo (até a ultima vez que comprei) não tinham! Por isso que é muito importante você SEMPRE ler o rótulo das embalagens. Mesmo das que você já conhece e consome.
      Em relação à sua alimentação e devido a sua gastrite e SII eu acho que o melhor para você é procurar uma nutricionista para montar um planejamento para você. Infelizmente não posso te indicar alimentos pois cada organismo tem necessidades diferentes, além de ter que levar em consideração se você pratica atividade fisica, tem alergias, etc.

      Espero ter ajudado!!
      um beijo

      Reply
    • 17 de julho de 2014 at 12:45
      Bárbara

      Eu tb tenho IL. E NÃO É O FIM.
      PODE comer frutas e verduras… VAMOS voltar no tempo de qdo nossas mães preparavam os alimentos de forma caseira e trocar o leite convencional por leite sem lactose ou de soja… e comecar a fz . ..Muitas coisas vc pode fz em casa :empanada, bolo, pão de forma,sorvete,pizza com bastante molho peito de peru c rúcula é só usar a criatividade nos recheios. ..

      Reply
  • 26 de novembro de 2013 at 18:02
    Mariana Rodrigues

    Ola! Gostei mtu dessas informações, mas meu problema é outro: sou vegana e não consumo leite. Tenho mtaaas dúvidas se soro do leite tem lactose ou vice-versa. Não consumo a maioria dos alimentos que não contém leite, mas sempre que pergunto se é 0% lactose, tem soro do leite. Qual é a diferença?? Ficarei mtuuu agradecida com a resposta :))))
    Obg :*

    Reply
    • 29 de novembro de 2013 at 8:54

      Oii Mariana.

      O que acontece é que hoje em dia temos muitos produtos feitos a base de leite de vaca em que se adicionam a enzima lactase (a responsável pela quebra da lactose em outros açúcares) e portanto trazem a informação “zero lactose”. Nesses casos os produtos ainda contêm o soro do leite e suas proteínas, portanto se você é adepta do veganismo não seria indicado à você.
      Já os produtos naturalmente sem lactose – como leites vegetais, chocolates de soja, chocolates com altas porcentagens de cacau – esses não devem conter soro do leite.
      Para alimentos industrializados que contêm soro do leite – como por exemplo salgadinhos com sabor de queijo, biscoitos, sopas em pó, temperos, pães, etc – esses devem ser evitados por quem tem intolerância à lactose. Mas se este não é o seu caso, você pode consumir. Claro, se estiver dentro dos seus parâmetros como vegana, que sei que existem alguns outros fatores que são levados em consideração.
      Espero ter te ajudado! um beijo

      Reply
  • 16 de janeiro de 2014 at 11:19
    Ligia

    Oi, eu li tudo o que você escreveu sobre alergia e intolerância, suas reações mas as reações que minha filha teve desde que eu comecei a dar biscoito de maizena e cream cracker ninguém relatou. Com uns 7 meses eu comecei a dar esses biscoitos para ela e ela passou a coçar muito o pescoço e as dobras dos cotovelos e joelhos, então suspendi os biscoitos. Depois disso com quase um ano, eu tentei dar um pouco de Nan e ela não aceito, derramando um pouco no queixo que na hora empelotou de bolas vermelhas e inchadinhas, nunca mais tentei dar novamente. Por último, ela pipocou por inteira quando eu dei um pão com um pouco de margarina Qually, e a levei no alergista. Ele pingou uma gotinha no braço e disse que ela era alérgica a lactose. Uma vez ela encostou no rosto um pote que estava com minúsculas gotinhas da água do queijo minas e o rosto dela inchou completamente, com placas enormes, os olhos quase nem abriram, dei 2 antialérgicos e no dia seguinte os olhos ainda não tinham desinchado totalmente. Ela nunca teve nenhuma reação dita por todos aqui, somente essas que relato à vocês. Agora com 5 anos, ela come Qually, biscoito de maizena e cream cracker sem se coçar, mas não dei mais nada que pudesse voltar a dar aquele inchaço enorme que ela teve. Marquei um alergista esse mês indicada pela pediatra dela, pois agora ela tem idade para fazer outros exames. Escreverei aqui para vocês o resultado. Abraços.

    Reply
  • 22 de abril de 2014 at 21:26
    Zilda Rosa

    Descobri hoje que tenho IL quando minha médica leu o resultado do exame que pediu. Amanhã vou marcar hora com a endocrinologista pois tenho também (mais essa) 🙂 hipertiroidismo, mas antes corri para internet para descobrir tudo que nunca soube sobre IL e foi justamente esse e AMEI!!!! Muito esclarecedor. Já vou adicionar ao meu Face. Abraço e grata por compartilhar teus conhecimentos.

    Reply
    • 23 de abril de 2014 at 17:14

      Oii Zilda!!
      Obrigada e seja bem vinda 🙂
      beijocas

      Reply
  • 11 de junho de 2014 at 16:10
    Tamires

    Amei seu blog!!
    Tenho 21 anos e descobri a menos de um mês minha intolerância. Estou tendo muita dificuldade, já chorei e já fiquei com fome, pois sempre fui apaixonada por danone, queijo…. Enfim, me vi perdida! “Todos” os alimentos na minha casa possuíam leite, até mesmo as que eu pensava que não tivessem.
    “Não posso comer mais nada”, “É o fim”. Era só o que sabia pensar, até que decidi pesquisar e seu blog é de grande valia pra pessoas como eu. Obrigada!

    Reply
    • 12 de junho de 2014 at 0:11

      Oii Tamires!!
      O começo é o pior mesmo, a gente acha que nunca mais vai poder comer nada né?!
      Mas voce vai ver que com o tempo voce se acostuma e vai conhecendo cada vez mais alimentos que voce pode e que sao deliciosos 🙂
      Seja bem vinda, um beijo

      Reply
  • 12 de julho de 2014 at 21:13
    Mayane caroline

    Oii flávia adorei seu post me tirou muitas duvidas.descobrir a pouco tempo q tenho IL e mim sinto tao mal nao querendo acreditar q é muitas coisa q vou ter q retirar da minha alimentaçao fico até em duvidas se fico com dor nao tirando os alimento ou sem dor abolindo de vez o q me faz mal. Queria umas dicas suas de como começar,no meu caso além de ter IL tb tenho gastrite o fica mais dificil ainda..obg aguardo resposta.

    Reply
  • 26 de julho de 2014 at 10:48
    Mariana Tereza

    Oiii Flavia, quando consumo algo com lactose tenho sintomas como vômitos, cólicas e gases, já fiz o teste e foi constatado a intolerância a lactose, mas pelo vômito eu posso ter também a alergia à proteína do leite de vaca? Obrigada…

    Reply
  • 20 de agosto de 2014 at 13:53
    Kelly Porto

    Obrigada, Flávia pelo apoio que você tem nos dado para quem tem tolerância a lactose,eu descobrir depois de adulta aos 33 anos.Agora eu tomo leite sem lactose que é o piracanjuba,é excelente e não da reação .Mas a minha tolerância não é tão forte eu consumo algumas coisas que contem leite mas não todos os dias. Obrigada mesmo.

    Reply
  • 27 de agosto de 2014 at 9:47
    Pati

    Pessoal, os pães da Wickbold não contém lactose!
    Podemos comer os de forma, hamburguer, hotdog TOOOODOS 😀

    bjbj

    Reply
  • 25 de setembro de 2014 at 15:06
    Manoela

    Boa tarde!
    Acabei de descobrir que tenho intolerância a Lactose. Estou meio perdida ainda, sem saber como me alimentar no dia a dia. Estava comendo bolacha agua e sal com geleia e leite sem lactose, mas acabo de descobrir no artigo acima que bolacha agua e sal tem lactose. confesso que fiquei triste. O que vou comer no café e no lanche da tarde. alguma dica?????

    Reply
    • 26 de setembro de 2014 at 12:24

      Oii Manoela!
      Não é regra que toda bolacha agua e sal tem leite/lactose. Você deve sempre conferir no rotulo da embalagem os ingredientes, isso para qualquer produto industrializado que for comprar 🙂
      Tem varias coisas que voce pode comer no cafe da manha, tem receita de panqueca aqui no blog, super facil e fica uma delicia.
      Pao frances normalmente nao vai leite, apenas agua, e varios outros paes tb. Para passar no pao fiz um post só sobre isso, se utilizar a lupinha você encontra ele!
      Sei que no começo parece um bicho de sete cabeças, mas tenha paciencia e calma que voce logo descobre o que pode e nao pode consumir, e vai ver que tem varias coisas deliciosas que podemos comer sem medo!!
      O que precisar avise, um beijo!

      Reply
  • 25 de setembro de 2014 at 15:59
    Manoela

    E tapioca? alguém sabe se tem lactose?

    Reply
    • 26 de setembro de 2014 at 12:25

      A tapioca em si não tem lactose nem gluúten, pois é feita de mandioca.
      O que pode conter lactose são os recheios, como manteiga, queijo, leite condensado, doce de leite, etc.
      bjs!

      Reply
  • 25 de setembro de 2014 at 16:05
    Manoela

    Oi Flávia, estou me sentindo até melhor depois que encontrei o seu blog. muito bom mesmo!!! Parabens!!

    Reply
    • 26 de setembro de 2014 at 11:34

      Oii Manoela!!
      Obrigada, de coração.
      um bejo!!

      Reply
  • 4 de outubro de 2014 at 13:18
    Sue

    Recentemente meu, 23, filho sofreu, pode-se assim dizer, um colapso gastrointestinal. Ele é ativo, frequentador de academia, e muito saudável. Simplesmente seu intestino travou, seu abdome ficou distendido, acumulou muitos gases, e deu febre, dor de cabeça e um pouco de nausea. Imaginamos que a causa disso foi a maltodextrina que ele tomou quando foi para a academia. Isso aconteceu há uns dois meses, desde então, foi uma maratona de medicos, exames de laboratorio, colonoscopia, etc. Hoje ele está bem, mas os exames apuraram intolerância à lactose, coisa que ele não aceitou muito bem, pois ele acreditava que, como não tinha diarréia… Acontece que depois desse episódio traumático, comecei a pesquisar sobre o assunto e fiquei sabendo de muita coisa. Mas ainda assim restou uma dúvida: será que foi a maltodextrina que gerou esse colapso no organismo dele? A maltodextrina tem lactose?
    Agradeço a atenção.
    Sue

    Reply
    • 24 de novembro de 2016 at 21:35
      LUANA FERNANDES

      Também tenho essa dúvida 🙁

      Reply
  • 4 de novembro de 2014 at 12:27
    Sumara

    Olá gente,
    Gostaria de saber se o pão francês tem lactose. Eu estava em uma padaria perguntando se havia pão sem lactose e um senhor ouviu e me abordou dizendo que trigo tem lactose! Ou seja, a maioria dos pães são feitos de trigo!
    Fiz recentemente um exame para saber se tenho intolerância e deu positivo!
    Minha dúvida é sobre o trigo e o pão francês.
    Muito agradecida!

    Reply
    • 4 de novembro de 2014 at 14:13

      Oi Sumara!
      Trigo nao tem lactose. A lactose é um açucar (carboidrato) presente nos leites de origem animal, como vaca, cabra, ovelha, bufala, etc.
      Normalmente pão frances é feito com agua, entao é livre de lactose, mas confirme com o padeiro da sua padaria de preferencia!
      bjs

      Reply
  • 19 de novembro de 2014 at 22:07
    Maria Luiza

    Maltodextrina contém leite?

    Reply
    • 20 de novembro de 2014 at 8:23

      Não Maria Luiza.
      Maltodextrina é um carboidrato extraído do amido do milho.
      bjs!

      Reply
      • 20 de novembro de 2014 at 8:25
        Maria Luiza

        Obrigada Flavia, outra pergunta estabilizantes contem leite?

        Reply
  • 4 de dezembro de 2014 at 20:51
    IOLANDA MARIA DE SOUSA OLANDA

    manteiga itacolomey com sal tem lactose.

    Reply
  • 22 de dezembro de 2014 at 12:31
    layse

    meu filho tem intolerança a lactose , tenho duvida quando compra algo pra ele ,se pode comer com soro de leite ou com proteina do leite

    Reply
    • 26 de dezembro de 2014 at 10:31

      Oi Layse!
      Melhor não, ambos tem resquicios de lactose e dependendo do grau da intolerancia dele vai dar reação sim.
      bjs

      Reply
  • 4 de janeiro de 2015 at 17:51
    Kelly

    Ola boa tarde!
    Meu filho tem um ano e dois meses e eu acho q ele tem intolerancia a lactose pois desde os 10 meses que foi quando eu desmamei ele que ele so fica cocando o nariz muita renite nao ta engordando emagreceu muito, soluca muitooo arrotar tbem parece q doi, as vezes nao come nada e nao dorme eu vejo q ele esta sentindo dor nenhum pediatra me falou disso so passaram remedio para refluxo e que nao adiantou nada, ele tambem esta com intestino preso e agora tem uma semana q esta todo empolado nao sei mais o que faco, troquei o leite dele para o piracanjuba sem lactose pra fz um teste vc acha q esses sintomas sao de IL ou APLV ? tenho tanto medo desse leite fazer ele piorar.

    Reply
    • 7 de janeiro de 2015 at 18:48

      Oi Kelly!!
      Pelo o que descreveu parece que é APLV, melhor cortar o leite de vaca e os derivados até você conseguir finalizar a investigação.
      Procure outras opiniões, como de nutricionistas funcionais ou um segundo pediatra para ficar mais tranquila!
      Espero que seu filho melhore logo. No que eu puder ajudar me avise,
      Um beijo

      Reply
  • 30 de janeiro de 2015 at 21:17
    Thais

    Oi Flavia… qndo eu como alguma coisa q tem farinha de trigo meu rosto incha um pouco …será q tem haver com o glúten?

    Reply
    • 1 de fevereiro de 2015 at 1:43

      Oi Thais!
      Pode ter sim. Consulte um alergista para poder investigar 🙂
      bjs

      Reply
  • 1 de fevereiro de 2015 at 23:36
    Tatiane de Aguiar Oioli Santos

    Oi Flávia, gostei muito do que li aqui, mas fiquei muito confusa com sua “tese” sobre a manteiga não conter lactose… fico feliz com cada produto que descubro que posso dar pro meu filho (ele é I.L. e ovo) mas foi a primeira vez que li a respeito disso. Minha pergunta: Eu comprei um chantilly vegetal de caixinha pronto pra bater, mas mesmo sendo vegetal, ele contém caseinato de sódio em seus ingredientes, isso é ruim pra IL (meu filho) também, ou só pra APLV ? Obrigada

    Reply
    • 23 de fevereiro de 2015 at 19:30

      Oii Tatiane!!
      A ‘tese’ não é minha, como pode ver citei as fontes que dizem que a manteiga não tem lactose 🙂
      Eu passo mal com manteiga comum, mas com a ghee não passo.
      Sobre o caseinato de sodio, normalmente apenas para quem tem alergia a proteina do leite tem reaçāo, mas cada organismo reage de uma maneira. O melhor é consultar o pediatra dele!!
      um beijo

      Reply
  • 8 de fevereiro de 2015 at 11:44
    Vivian

    Bom dia!
    Apenas dando uma dica… Na matéria relata que manteiga não tem lactose e tem sim!!!! Tanto que os IL usam muito a manteiga Ghee ou clarificada que tira a lactose. Eu mesma faço em casa e durante o preparo vemos direitinho a lactose se separando da gordura que é a manteiga. Conversei com minha nutricionista e a mesma me confirmou.

    Reply
  • 26 de fevereiro de 2015 at 8:21
    Iscélia

    Olá! Meus filhos são intolerantes à lactose desde que nasceram, depois de alguns anos descobri que também sou!!! Para eles é normal só ingerir alimentos sem lactose, já pra mim que passei minha vida toda comendo de tudo está sendo muito difícil…Seu blog disponibiliza ótimas dicas, estarei sempre por aqui e parabéns pela sua iniciativa em ajudar outras pessoas.

    Reply
    • 26 de fevereiro de 2015 at 18:18

      Oii Iscélia!!
      Obrigada pelo carinho. Espero te ver mais por aqui
      um beijo

      Reply
  • 7 de abril de 2015 at 16:10
    Renata

    Nossa ameeeei seu blog Flavia, recentemente descobri que estou com intolerância a lactose e alergia a proteína do leite, não está nada fácil, gostaria de saber se corro risco de passar mal com a margarina vegetal, pois diz q não há nada de leite, desde já agradeço.

    Reply
    • 9 de abril de 2015 at 12:28

      Oi Renata!
      Depende da marca, melhor conferir com o fabricante!!!
      beijos e obrigada pelo carinho

      Reply
  • 9 de abril de 2015 at 11:25
    Fabiane

    Oi Flávia,
    Tudo bem ? O creme de leite tem lactose ? Fico na dúvida pois o Creme de Leite Nestlé tem 0% de carboidrato, então acho que não deveria ter lactose, não é ?
    Beijos !!!

    Reply
  • 2 de junho de 2015 at 19:37
    Jose Benedito Mariano

    Oi Flávia td bem? Gostei muito da sua iniciativa, acabei de saber que entrei pro clube dos I L, queria saber se tem alguma armadilha nos alimentos do dia a dia , tais como o feijão, arroz, macarronada, estrogonofe, feijoada, bifes da vaca rsrrsrsrs etc.. Obrigado!!

    Reply
  • 25 de junho de 2015 at 16:28
    Eliane

    Olá Flávia adorei seu blog, descobri que tenho IL a dois dias, estou super perdida, sempre consumi de tudo e nunca me fizerão mal, mas desde que tive problema com a refeição do restaurante da minha empresa, que acabou afetando meu fígado, por conseguencia uma inflamação no meu intestino, o médico indicou para eu fazer o exame que constatou a IL, li alguns artigos que diz que nestes casos a IL é temporário, é verdade? Pois já tenho restrição à alguns alimentos por causa de alergia como cheiro verde, essência de panetone e caqui, mais esta restrição, é complicado.

    Reply
  • 29 de junho de 2015 at 21:53

    Ei Flávia, td bem? Tenho tentado consumir leite sem lactose, cottage sem lactose..queijo sem lactose…sou intolerante mas, continuo com os síntomas.Pode ser alergia a proteína?

    Reply
    • 30 de junho de 2015 at 15:53

      Oi Alessandra!
      Pode sim, ou também pode ser que seu grau de intolerância seja maior e a quantidade de enzima que contem nos produtos lacfree não seja suficiente.
      Um beijo

      Reply
  • 5 de julho de 2015 at 21:38
    Andreia

    Oi! Estou sempre vendo os rótulos dos produtos para ver se tem lactose. Mas ainda tenho dúvidas sobre muito deles. Gostaria de saber se a lactose também causa urticaria? Gosto dos seus comentários! Bjos…

    Reply
  • 9 de julho de 2015 at 19:09
    Katia

    Oi Flávia,minha filha agora com 07 ano,começou com varias crise de vômlto e diarreia,o gastro com as situações q relatei disse que é IL,não seria necessário um exame,até para saber o grau da IL,as vezes me sinto confusa como mãe.Obrigada.

    Reply
  • 13 de julho de 2015 at 9:12
    Fernanda

    Bom dia Flávia. Adorei suas informações. Foram muito esclarecedoras e até mesmo otimistas.
    Hoje estou tomando a enzima lactase( LActosil) quando desejo comer algo com queijo.
    Li que quanto mais enzima IL ingerir haverá menos produção da enzima natural.
    Vc sabe algo sobre?

    Reply
  • 14 de setembro de 2015 at 8:12
    valquíria alexandrina

    Olá. Adorei seus post….
    Queria informar que as dicas tem me ajudado bastante.
    E aproveitando o momento, queria pedir para me tirar duas dúvidas;

    Já tenho 1 ano que descobri a intolerância, graças a Deus hoje não ficou mais como antes, pq as crises que tinha de reação, me deixava totalmente impossibilitada de trabalhar, eram muitas náuseas, vômitos e diarreia e dores abdominais.
    Hoje, acabei percebendo que isso não acontecem mais, com tanta frequência, pois é como disse em algum post, ‘ Já passamos tão mal, que hoje, já conseguimos evitar alguns alimentos com a lactose.
    Mas a minha dúvida é a seguinte; Quando sei que introduzo algum alimento com lactose, estou tendo dores nas regiões próximo aos rins.. Dos dois lados. Já ouviu alguém falar sobre isso?
    A minha outra dúvida, é saber se posso desencadear outra doença até mais grave utilizando produtos lactucismos?
    Uma vez uma amiga me disse, que achava que poderia criar feridas no intestino e confesso que até hoje tenho bastante medo que isso aconteça. Porque ainda não consigo evitar tudo. De vez em quando estou aprontando.,

    Espero que possa me ajudar.

    abraços.

    Reply
  • 11 de outubro de 2015 at 20:16
    Alinne

    A maizena tem lactose Flavia?

    Reply
    • 13 de outubro de 2015 at 13:54

      Oi Alinne!
      Não tem não.
      A lactose está presente no leite de origem animal e seus derivados. A maizena é amido de milho 🙂
      bjs

      Reply
      • 19 de dezembro de 2016 at 9:58
        Gabriel Andrade

        Maizena me faz mal, acho que eles colocam leite na composição. Ainda mais que não saiu ainda na embalagem de maizena a parte de ALÉRGICOS, fico desconfiado!!! Fiquem atentos aos sintomas. Nem todos os produtos ainda obeceem a nova lei.

        Reply
        • 11 de agosto de 2017 at 10:21
          Diego

          Verdade, Gabriel. Também notei que fico mal com Maizena. Na embalagem não tem, mas acredito que deva ter pelo menos traços de lactose. Fica aí a dica pra galera que tem intolerância e passou mal sem saber: olho na Maizena.

          Reply
  • 5 de novembro de 2015 at 15:19
    Janete Basilio da Silva

    Ola Flavia Td bem? Parabéns pelo blog. Para mim foi de grande importância. Ajudou imensamente!

    Reply
  • 10 de janeiro de 2016 at 18:56
    Rosangela

    Olá Flávia, tudo bem!
    Hoje pesquisando um pouco sobre o assunto intolerância à lactose encontrei o seu blog que diga-se de passagem muito esclarecedor.
    Fiquei realmente sabendo que tinha problema com o leite quando tomei dois medicamentos em tempos e situações diferentes e provocaram diarreia e um emagrecimento exagerado por conterem lactose na sua composição. Já havia tido muitas experiências com formação pouco normais de gases no intestino desencadeando fortes dores de cabeça quando ingeria creme de leite, leite condensado e sorvetes mas a gota d’agua realmente foram os remédios.

    Reply
  • 4 de abril de 2016 at 22:41
    Nayla Mota

    Ola, sou IL e adorei seu blog!
    Uma duvida que bateu esses dias foi a seguinte: se lactose é um carboidrato e ao examinar o rotulo de um produto lacteo, ele indicar 0g de carboidrato por porção, posso considerá-lo seguro para o consumo de IL, certo?
    Isso pq vejo alguns produtos lacteos que NÃO tem rótulo de lacfree, mas nao contém carboidratos em sua composição como alguns requeijões e até mesmo creme de leite ( aqueles de lata da Nestlé por exemplo, tem escrito em seu rótulo 0g de carboidrato).
    Fiquei meio receosa com essa conclusão pq se esses produtos como o creme de leite que mencionei, forem de fato seguros para consumo por pessoas com IL, é uma grande cara de pau de certas marcas rotularem seus produtos lacfree, cobrarem preços absurdos, sendo que temos nas prateleiras os mesmos produtos mais baratos, sem lactose e que não sao rotulados assim.
    VOu ficar muuito feliz e agradecida ( o bolso principalmente hehe) se minha suposição estiver correta. Se nao, bora continuar tomando lactase pra tddd na vida heheh
    Beijos!

    Reply
  • 23 de junho de 2016 at 9:57
    lélio

    Tem razão dos médicos e nutricionistas tentar nos desmamar. O leite de vaca (por exêmplo) foi feito para os bezerros e não pra nós.

    Reply
  • 16 de novembro de 2016 at 18:06
    Paulino

    Já agora, leite da mãe também tem lactose , e mais do que o leite de vaca

    Reply
  • 23 de novembro de 2016 at 12:42
    raimundo de Melo Junior

    BOM DIA!!!
    Lendo sua matéria sobre LACTOSE, fiquei em dúvida sobre um bolo que faço. Ai vai os ingredientes que utilizei: Farinha de trigo, açúcar, margarina, ovos, fermento em pó, suco de laranja e raspas de laranja. Posso dizer que é um bolo sem LACTOSE?

    Reply
    • 23 de novembro de 2016 at 18:45

      Oi Raimundo!
      Você deve conferir na embalagem da margarina que utiliza para saber se ela tem leite ou derivados.

      Reply
  • 24 de novembro de 2016 at 17:46
    Roberta

    Eu tenho um bb de 1 ano e descobrir que ele tem intolerância a lactose mas não sei o que vou da agora para ele comer por que não conheço bem esse assunto então gostaria que tirase as minhas duvidas se todos os alimentos que esta escrito ALERGICOS CONTÉM LEITE DERIVADOS DO LEITE é por que tem lactose e quero saber o que posso da ao meu bb para ele comer por que ele sempre que toma leite com lactose tem diarréia forte com sangue e muitas dores na barriga ele grita e se espreme todo chora muito isso aconteceu 6 vezes com ele e só agora descobrir pos ele é meu 1 filho e ninguém da minha familia nunca teve isso a 1 vez foi aos 6 meses quando oferece leite em pó para complementa o aleitamento materno levei ao medico e me disseram que era virose as outras vezes me disseram ser algum alimento como doces pirulitos e etc já chegaram a me disser que podia ser do feijão da ultima vez me disseram ser uma infecção intestinal mas ontem quando comeu leite com banana tudo começou diarreia sangue dores gritos e então percebir que todas as vezes que ele ficar no mesmo estado é por que tomou leite em pó com lactose

    Reply
    • 24 de novembro de 2016 at 19:27

      Oi Roberta!
      Primeiro de tudo é muito importante você consultar um bom médico, que consiga atender seu filho com alergias.
      Sim, todos os produtos que tiverem essa informação o seu filho não poderá consumir.
      Inclusive os produtos que são zero lactose, mas ainda assim feitos com leite de vaca. Portanto, nenhum produto com leite ou derivados, ele poderá consumir.

      Reply
  • 21 de dezembro de 2016 at 12:51
    maria irani

    Olá Flávia, tudo bem!
    Hoje pesquisando um pouco sobre o assunto intolerância à lactose encontrei o seu blog

    olha que sofrimento,desde 2013 descobrimos que meu filho com 23 anos tem intolerância a lactose,qdo tudo começou foram 19 dias internado e tudo foi investigado,ate que fui em uma consulta e o medico pediu para fazer os testes e por fim positivo para IL,no inicio ele sempre comia algo e dai hospital crises que durava semanas, idas e vindas no Pronto Atendimento,por fim com tanto sofrimento ele entendeu o qto leite e derivados faziam mal,e nesta ultima semana nova crise…mas como se eu não comi nada com leite…foi ai que resolvi verificar a embalagem da bolacha água e sal…e a surpresa contem Leite e foi ai que descobri seu BLOG..ahh e devido a tanto vômitos e dor ele adquiriu Pangastrite e nos últimos tempos Pronto Atendimento esta na nossa lista de necessidades

    Reply
  • 3 de fevereiro de 2017 at 18:09
    Robson Araújo

    Oi Flávia Bom dia, eu tenho uma filha de 5 anos de idade, ela tem alergia à lactose. Então,
    seria pior do que a intolerância à lactose? Por que eu li no seu post, que você disse que quem tem intolerância à lactose pode comer algumas coisas que têm a proteína do leite, e no caso Faria mal somente para quem tem alergia ao leite não é.?
    Ou seja, ela não pode mesmo comer nada que leite, ???

    Reply
  • 3 de fevereiro de 2017 at 18:12
    Robson Araújo

    Obs. eu disse alergia a lactose , pq foi esse o termo que a médica dela usou. Então fiquei confuso agora, mas as reações dela são na pele e cabeça, nada pra dentro do corpo

    Reply
  • 12 de junho de 2017 at 17:39
    Sidélia

    Oi Flávia, ótimo post, esclareceu muitas dúvidas! Eu resolvi abolir os derivados do leite da minha vida por ter uma intolerância severa. Até a enzima uso muito raramente, só que ultimamente tenho voltado a passar mal. Vi um vídeo no youtube que as meninas disseram que o “pode conter traços de leite” tbm fazem muito mal, e esses eu ainda não tinha abolido. Vc concorda que faz mal? Pq até então tinha lido que estes não apresentavam riscos para intolerantes, somente alérgicos.
    Bjs

    Reply
  • 20 de junho de 2017 at 20:46
    Elisandra Gouvea

    Olá Flávia, descobri já poucos dias a OK. Segundo a nutrologa é uma UM forte e ela pediu 1 mês para desintoxicar e além do leite e derivados, ela falou para, por pelo menos 1 mês, até o retorno devo deixar de comer: pães, arroz, macarrão, embutidos…a minha única dúvida nessa caso é o arroz. Nem o integral?🤔. Fica difícil. No mais dá pra se adaptar…ruim mesmo é vir à nossa mente vontade de comer tudo o que não posso. Espero que realmente tenha uma resposta positiva depois desse 1 mes. Quero “me livrar” disso o quanto antes…OBRIGADA 😊

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *