Dica da Nutricionista: Soja e Intolerância à Lactose

Dica da Nutricionista: Soja e Intolerância à Lactose

Oi gente!!! Hoje quem escreve o post é a Dra. Juliana Trevilini. Lembram que ela já fez um post aqui??

O assunto de hoje é a soja e a intolerância à lactose.

Confiram!!!

“É muito comum vermos em consultório, pacientes perdidos em relação à alimentação quando descobrem ser intolerantes à lactose. Isso por que acabam não sabendo o que podem comer, e/ou como substituir o leite (e seus derivados) por outros alimentos que tenham propriedades semelhantes.

Como alternativa, quase única, os mercados disponibilizam leites, iogurtes, creme de leite, chocolate, sucos, leite condensado, “queijos”,…tudo de soja!!

A soja entrou no mercado, nos últimos anos, associando-se a alimentos saudáveis. Assim, acreditamos que soja PODE!!!

E daí, o consumo acaba sendo excessivo e a alimentação monótona.

Esse alimento oferece qualidades nutricionais indiscutíveis, como proteína de boa qualidade , gorduras “ boas”, vitaminas e minerais.

Mas se compararmos, por exemplo, os vegetais verde-escuros, seu percentual de absorção de cálcio é bem maior (50- 70%) que a soja (aproximadamente 20%).

Além disso, a soja apresenta fatores antinutricionais (conhecidos como fitatos), que impede o aproveitamento dos nutrientes de uma forma geral, e o cozimento é um dos processos fundamentais para desativar a maior parte desses fatores.

Outro fator importante é a qualidade da soja consumida: O famoso PTS (proteína texturizada), consumido muito por vegetarianos, por exemplo, nada mais é do que proteína isolada de soja que foi compactada através de um processo industrial, sendo um resíduo químico da produção de óleo, e muitas vezes, adicionado de corante caramelo para ficar com aspecto de “corado”.

A soja coagulada (tofú) ou fermentada (tempeh, ou missô), são as melhores opções, por serem melhor digeríveis e processadas pelo nosso organismo.

A onda da soja também chegou a crianças e bebês. Por considerar o grão um alimento saudável, e hoje muitas crianças serem intolerantes, muitas mães acabam oferecendo-o aos filhos indiscriminadamente. Os famosos suquinhos de soja têm sido lanche da maioria das crianças. O que assusta é que por serem ricos em fitoestrógenos (hormônios vegetais), o seu consumo excessivo pode ocasionar alterações hormonais como aparecimento de mamas (telarca) precoce e menstruação (menarca) precoce.

Além disso, vemos também um maior número de pessoas que além de serem intolerantes aos lácteos, desenvolvem hipersensibilidade à soja, provavelmente devido ao consumo excessivo e a hábitos e comportamentos alimentares errados instalados desde a infância.


Dessa forma, espero que essas breves informações os estimulem a criar um pensamento crítico em relação à soja e ao modo de consumo de alimentos considerados popularmente saudáveis. Enfim, busquem sempre uma alimentação variada e de qualidade, com certeza sua saúde irá agradecer!!”

Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90

O contato da Dra. Juliana:

Juliana Trevilini Consultoria Nutricional

Gostaram das dicas da Ju, pessoal??

Acompanhe o Lactose Não nas redes sociais também, e fique por dentro de tudo 😉 Youtube, Facebook, Instagram.

Um beijo

 

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. De 2012 a 2019 criei conteúdo aqui para o blog que fez parte de um capítulo muito significativo da minha história. Hoje, me dedico a outros projetos que você pode conferir em minhas redes sociais. Aqui, você confere todo conteúdo compartilhado em 8 anos e que decidi manter no ar. Espero que aproveite!

10 comentários em “Dica da Nutricionista: Soja e Intolerância à Lactose

  • 26 de junho de 2019 at 20:12
    Débora

    Tenho uma filha assim de um ano de idade, e percebi que não somos muito visto.

  • 22 de março de 2018 at 12:33
    Alcides

    Pergunta: zero lactose significa que contém soja?

  • 4 de outubro de 2017 at 15:37
    caroline

    tenho intestino irritavel,lactose é um veneno para mim…vou começar tomar Ensure, todo mundo toma com leite, porem eu nao posso, estou pensando tomar com leite de soja, é uma boa opção?

    • 1 de novembro de 2019 at 17:07
      Maura

      Caroline , Ensure contém lactose é só olhar o rótulo . A minha nutricionista passou para ganho de peso , mas ao comprar olhei o rótulo e lá estava , lactose e derivados do leite .

  • 21 de dezembro de 2015 at 16:08
    viviane de lima

    texto extremamente verídico descobri minha intolerancia a lactose a umas tres semanas e faço tratamento da tireoide por apresentar uma pequena alteraçao nos hormonios estava tudo certo e após consumir sucos de soja houve uma nova alteraçao segundo o exame que sempre faço ,a soja nao e tao saudavel como muitos dizem é preciso ter cautela.

    • 9 de fevereiro de 2017 at 9:24
      Sandra Souza

      Oi viviane. Você está certa. Descobri que tinha intolerância à lactose há alguns anos e então passei a tomar leite de soja. Passados mais alguns anos, descobri que estava com hipotiroidismo, minha endocrinologista não comentou nada sobre o leite de sola. Porém, ao fazer tratamento com a Nutricionista, ela pediu para parar de tomar o leite de soja imediatamente, pois quem tem hipotiroidismo não pode tomar leite de soja. A Endocrinologista discorda, mas pelos sintomas, a Nutricionista está certa. Ainda bem que tive a sorte de encontrar uma Nutricionista excelente!

  • 15 de dezembro de 2013 at 17:36
    Alessandra

    Tenho 40 anos e nunca gostei de leite. Parei de tomar ainda bebê… Tb nunca fui de comer muito queijo ou iogurte. Quando tomava um chocolate quente ou um suco batido com leite, ficava mal na hora. Minha barriga inchava e me dava muitos gases…. Um desconforto grande no estômago e abdômen. Por isso, mesmo sem saber, eu já evitava esses alimentos.
    Minha IL foi detectada só há alguns anos e apesar de sempre ter consumido poucos derivados de leite, meus níveis de cálcio são normais. Fiz uma dieta sem lactose durante uns 4 meses e melhorei muito. Minha nutricionista tinha até liberado um iogurte por semana. Fiquei muito bem durante uns anos, mas agora meus sintomas pioraram muito. Vou ter que cortar de vez. O problema é que os alimentos com soja também me fazem muito mal. Tenho os mesmos sintomas de quando consumo lactose.
    Ultimamente, ando me sentindo cansada. Minha nutricionista diz que é da IL. Vcs também sentem isso?

  • 5 de fevereiro de 2013 at 16:26
    Mariana

    Juliana e Flávia, parabéns pela matéria, adorei! Com a IL que descobri há quase 1 ano, acabei aumentando bastante o consumo de derivados de soja em forma de creme vegetal, iogurte e leite. Tinha ouvido falar que a soja em si não é rica em cálcio, e que na verdade, a indústria adiciona o cálcio na fabricação desses produtos. Deixo uma sugestão de post sobre reposição de cálcio, se intolerantes devem ou não tomar suplementos. Obrigada, beijos!!

Comments are closed.

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Flavia Machioni Consultoria em Alimentação Saudavel Eireli (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l