Como aliviar os sintomas da intolerância a lactose

Como aliviar os sintomas da intolerância a lactose

Oii gente!!! Já tem um tempo que estava querendo dividir umas dicas de como aliviar os sintomas da intolerância a lactose. Esses anos convivendo com ela me ensinaram alguns ‘truques’ para quando passo mal.

A maior parte do tempo eu consigo me cuidar bem, mas às vezes uma comida diferente, uma lactose/proteína do leite/glúten (no meu caso) escondidos em algum prato que como fora de casa ou até aqueles dias em que você quer  muito, muito, muito algo que você sabe que não vai te fazer bem, trazem consigo os sintomas desagradáveis algumas horas ou dias depois né?

Quando a gente menos espera estamos com distensão abdominal, enjoos, cólicas, dor de cabeça, diarreia, etc, etc, etc.

E daí, o que fazer?

Hoje mais do que nunca eu só tomo remédio em caso de extrema necessidade. Prefiro pesquisar alimentos e plantas que possam me auxiliar no que estou sentindo antes de ir na farmácia e comprar algum comprimido. Até porque no meu caso, que tenho estômago e intestino bem sensíveis, tomar remédio para cuidar de um mal acaba atacando outro, sabem como?

Portanto minhas dicas aqui são dicas baseadas em alimentos e plantas – tem um remedinho só, que uso em casos extremos!

Bom antes de tudo, vou lembrar mais uma vez, este é um post que estou contando minha experiência e o que faço para tentar desintoxicar meu organismo depois de ter ingerido leite e derivados. Por favor, não saia se automedicando ou tome o que estou escrevendo aqui como a solução tá? Converse com seu médico e seu nutricionista e vejam juntos o que é indicado no seu caso.

Primeiro de tudo, beber MUITA água!

Se beber água já é fundamental normalmente, em momentos em que nosso organismo está debilitado ela é mais imprescindível ainda. Beber bastante água vai auxiliar no processo de desintoxicação e ajudar a limpar o organismo. Essa é uma dica que não vale só para aliviar os sintomas da intolerância a lactose. Quando você estiver começando a se sentir gripado, com dor de garganta, cansado, etc, abraça a garrafa de 1,5 litro de água e finge que ela faz parte de você.

Agora os meus amores: chás!

como-aliviar-sintomas-intolerancia-lactose

Foto: Google

Chá de hortelã logo em seguida do deslize é uma ótima maneira de fazer um carinho no seu estômago! Além de auxiliar na digestão ele ainda ameniza as dores.

Chá de camomila eu normalmente tomo nos dias seguintes ao deslize – às vezes passo mal por diversos dias. Ele acalma o intestino e o estômago. Também auxilia na digestão e no tratamento de diarréia.

Chá de espinheira-santa é a dica que minha nutri deu. Quando tenho azia, refluxo, etc, ela pede para eu tomar esse chá que protege a mucosa gástrica.

Outra dica para amenizar os sintomas da intolerância a lactose é o famoso suco verde!

O suco verde também auxilia a proteger a mucosa gástrica e ainda é cheio de nutrientes importantes. Se você é que nem eu era, que acha o maior trabalho da vida fazer suco verde, tenho umas dicas! A primeira é o gelo verde, que já mostrei aqui.

Bate a couve com um pouco de água – se quiser pode adicionar hortelã fresca que fica divino – coloca em forminhas de gelo e espera congelar. Tira da forminha e guarde em saquinhos. Aí de manhã você espreme 1 ou 2 laranjas, coloca uma fatia de gengibre – antiinflamatório e termogênico – uma fatia de maçã e 2 gelos verde e bate no liquidificador.

Você pode ainda bater com abacaxi, limão, agua de coco, pepino, abobrinha, melão, aipo, enfim, o que você achar que vai ficar gostoso!

Outra coisa que procuro consumir mais é a biomassa de banana verde. Ela é fundamental para ajudar na reposição da flora intestinal, pois funciona como prebiótico no nosso intestino – as bactérias boas se alimentam do amido resistente que existe na biomassa de banana verde e assim se multiplicam. Com a flora intestinal fortalecida e se regenerando os sintomas vão desaparecendo e vamos ficando mais resistentes.

Se você estiver meio sem ideias (ou tempo) de como utilizar a biomassa, coloque uma colher de sopa no seu suco verde e pronto 🙂

Todas essas dicas eu faço quando estou em casa, mas eu tenho viajado bastante, e daí preciso me adaptar né? Então sempre que vou viajar eu levo dois remedinhos comigo.

O primeiro se chama Gotas Preciosas. Ele é feito a base de plantas, uma mistura de ruibarbo, beladona, boldo, carqueja, aloe vera e genciana. Como o nome diz, ele é em gotas. Tem um gosto amargo e é bem concentrado. Uso ele quando estou com muita dor no estômago ou muita cólica intestinal. – Não tomem medicamentos sem acompanhamento médico!

O segundo é o tão conhecido anti-gases. Tem diversas marcas no mercado, genéricos e não genéricos. Sempre levo na mala quando viajo, principalmente se a viagem é longa. Comer comida de avião/aeroporto e ficar sentada horas é receita do fracasso pro meu sistema digestivo hahahahah – Não tomem medicamentos sem acompanhamento médico!

Além dessas dicas eu ainda evito consumir muitos doces – pra mim é bem difícil, mas o açúcar agride a mucosa gástrica – evito comidas pesadas e difíceis de serem digeridas (carne vermelha por exemplo), e como bastante folhas, legumes, frutas e cereais integrais – mas cuidado, se estiver com muita diarréia não é indicado comer muitas fibras!

Para quem não viu ainda, tem este post aqui, onde falo do tratamento que faço com glutamina e probióticos.


Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90

Ah e também me comporto direitinho não comendo leite e derivados até ficar 100%! Nada de “ah, já que estou passando mal vou aproveitar” – pior ideia do mundo hein? Olha lá meu povo, depois não digam que não avisei ihihihih

Agora quero saber de vocês, quais são as dicas para aliviar os sintomas?

Um beijo!

 

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

149 comentários em “Como aliviar os sintomas da intolerância a lactose

  • 14 de janeiro de 2019 at 17:07
    Elaine lira

    Olá a cerca de uma no descobri que sou IL ,no inicio de 2018 passei semanas com muitos gases e em consequência distensão abdominal,fiz vários exames até chegar ao teste de intolerância que deu positivo para IL! Antes eu conseguia consumir derivados sem ter grandes problemas, mas ultimamente não sei se no meu caso os sintomas surjam de maneira cumulativa de acordo com a frequência do que como,por que tenho sentido uma piora dos sintomas,não sofro com diarreia ,o que mais me incomoda é os enjoos , tenho muita distensão e acumulo de gases,mas os enjoos são os piores, meus sintomas dura semanas alternando entre sensação pesada e leve de mal estar, minha gastro me disse que não existe remédio para crise e que tenho que esperar o organismo desintoxicar, fico altamente estressada devido ao mal estar, recentemente fiz outros exames tipo endoscopia que deu gastrite leve ,não sei se a gastrite piora a sensação! Pesquisando achei sua página na tentativa de achar alguma dica e consolo a minha aflição! É muito ruim os sintomas, muitas pessoas não entendem acham que é frescura e que a pessoa está fazendo drama,mas quem passa por isso sabe o quanto é incômodo e é frustrante ter que esperar que seu corpo se recupe no tempo dele!

    Reply
  • 19 de dezembro de 2018 at 18:40
    DALVA Elena Vieira Simões da Cruz

    Boa tarde. Tenho intolerânça a lactose não tenho problemas com a diarreia , mais tenho muito gazes e desconforto abdominal, e estou sempre com a boca amarga. Fiz vários exames mais não deu nada.Tomo probióticos Já tomei remédios mais não adianta.
    O que devo fazer? Não uso nada que contem derivado do leite.

    Reply
  • 1 de dezembro de 2018 at 17:30
    Gláucia Repolês

    Boa tarde…Meu marido é intolerante e por causa dele mudamos os hábitos alimentares de todos nós aqui em casa…a uns dois anos passei a fazer uma dieta low carb e portanto passei a ingerir mais leite e derivados…neste mês eu tive uma crise de mal estar , fui ao médico , ele não achou nada importante pra diagnóstico e me disse pra eu observar …me receitou um remédio fitoterápico pra fígado pois minha boca estava amargando e meus sintomas sugeriam algum desajuste deste órgão…Bolo na garganta, muito gás, abdômen estendido , fígado um pouco inchado ( ao toque) dor de barriga ao evacuar chegando a atrapalhar o intestino e ainda relatei que estava com sintomas a mais tempo de sinusite crônica ( nunca tive) e um tipo de gosma branca na garganta, acho que muco…melhorei muito e quase me sentia normal quando resolvi tomar um iogurte ,nos dias do mal estar eu havia cortado a lactose, qual foi a minha surpresa , tive uma crise forte de gases, não senti dor , porém um estufamento um empachamento que quase morri, a gosma aumentou de uma vez, os ouvidos ardiam e respiração ficou curta…achei que iria morrer… Parecia até alergia…tomei Simeticona por minha conta, foi um alívio, porém ainda fiquei com náuseas , dor abdominal e diarréia…depois desta crise eu parei de novo com a lactose e vou fazer exames pra diagnósticar , acredito que vai se confirmar…Tomara que o meu relato sirva pra ajudar…Minha dúvida, fiz a muito tempo um teste alérgico que avisou leite, porém nunca fiz restrição e nunca havia me incomodado , só lembrei disso agora, será que pode ter piorado com o passar dos anos? Na época não me indicaram pra evitar a lactose. A lactase não adianta depois de ingerir leite ou derivados? Obrigada…gostei muito do artigo.

    Reply
  • 30 de outubro de 2018 at 11:06
    Paula R. Alvarez

    Tomando bastante água, e tomarei chá!

    Obrigada sempre pelas dicas, helps e atenção!

    Beijãozão :*

    Reply
  • 23 de setembro de 2018 at 1:16
    Renata

    Gente, tenho vários sintomas ruins por causa da IL mas quando estou muito mal mesmo, sinto também dor de estômago. Todos os outros sintomas são intoleráveis pra mim, mas a dor de estômago eu não consigo suportar. Um dia de tanto desespero tentei forçar vômito pra tentar aliviar e nada, foi aí que resolvi por conta própria testar compressa de água quente e pra mim funcionou muito, foi a única coisa que me deu alívio imediato e me fez conseguir dormir. Alguém sabe se é realmente bom pra isso ou tirei conclusões infundadas em um momento de desespero?

    Reply
  • 21 de setembro de 2018 at 14:30
    Fernanda Costa

    Maravilhoso o seu post! Eu já estava bem preocupada pelo fato do meu mal-estar durar dias. Estava até com receio de ser outra coisa além da intolerância à lactose. Mas como você disse, esse mal-estar pode durar horas ou dias. Também desconfio de ter a minha parte intestinal bem sensível, pois antes mesmo de ter o resultado de ser intolerante à lactose eu já me sentia mal ao ingerir comidas muito gordurosas.
    Como você sugeriu, passarei a evitar doces, pois ainda que eu consuma os que são sem lactose, eles não têm caído bem na minha barriga.
    Descobri faz pouco mais de um mês, ainda estou me adaptando a essa nova realidade, fazendo as substituições necessárias. Ainda está tudo tão intenso que até o Leite Zero Lactose da marca Ninho me deu reação (ainda não tive coragem de experimentar outros). Acredito que nesse primeiro momento requer restrição total, dependendo do nível da intolerância. Estou me dando bem com o Desinchá, uma mistura de chá que vem com carqueja, mate verde, hortelã, dentre outros… é o que tenho tomado, além da água de coco. O pão substitui por goma de tapioca e ainda estou em busca de outras coisas, porque bolacha também não me cai bem, pelo menos até agora.
    Obrigada pelo espaço, foi muito bom ter conhecimento da sua experiência, também adotarei a dica dos chás que você mencionou e o remédio antigases (com indicação médica) quando viajar, pois eu não sabia como evitar o incômodo nesses momentos.
    Obrigada também por me dar a oportunidade de desabafar (hahaha). Acredito que com o tempo e os novos hábitos tudo tende a melhorar.
    Ótima semana e sempre muita saúde e paz de espírito para todos nós.

    Reply
    • 15 de julho de 2019 at 0:03
      Ana Carolina

      O LEITE ninho zero lactose não é confiável, outras pessoas também constataram isso. Uso o Itambé integral zero lactose e gosto muito.

  • 17 de setembro de 2018 at 20:59
    adriano

    Boa noite, alguém sabe de algum grupo de whatzap, sore a intikerancia a lactose?

    Reply
  • 27 de maio de 2018 at 3:33

    Olá Flávia. Excelentes dicas!! Adorei o conteúdo.. Eu acho que estou com intolerância a lactose.. E toda vez que sinto pequenas cólicas, aprendi a tomar suco de limão sem açúcar.
    E tem cortado minhas crises de cólica. Então pesquisei se o suco de limão funciona pra cortar lactose.
    O que vc me diz sobre isso? Mais uma vez obrigada..

    Reply
    • 27 de maio de 2018 at 11:27

      Oi Tatty!
      Obrigada pelo carinho.
      A única coisa que “corta” lactose é a enzima lactase, que é o que falta para os intolerantes em quantidades suficientes para fazer sua digestão.
      Limão não tem essa propriedade não, mas pode auxiliar em outros aspectos da digestão.
      Beijinhos.

  • 19 de abril de 2018 at 21:21
    Jane Patricia

    Pessoal depois de muito sofrimento estamos nos dando conta que a minha filha te. IT. É muito sofrido , foi depois de uma virose…nos ajudou muito Flávia obg

    Reply
  • 27 de janeiro de 2018 at 12:25

    Chá de Melissa com Hortelã também é ótimo de preferência fresca Mas se não tiver o de saquinho vale a Melissa ébom pra digestao

    Reply
  • 9 de janeiro de 2018 at 16:04
    Valeria

    Olá gostei muito do seu post. Eu descobri a intolerância a lactose há 1ano e 8 meses (junho 2016), fiquei assim, após uma virose. Minha maior dificuldade são o excesso de gases (mais noturnos e com mal cheiro), e meu intestino mudou completamente, oscila sempre entre 2 a 3 vezes no dia (fezes sempre mais pastosas e mal cheirosas), evito o máximo todo alimento que vai leite e derivados, mas mesmo assim, não percebo melhora nestes sintomas, as vezes sinto gosto amargo na boca, barriga inchada. Isto tem atrapalhado muito minha vida social. Já tomei pro bióticos caros, entre outras medicações e nada funcionou. Agora vou novamente na Gastro, para ver o que devo fazer. Exames de colonoscopia, deu normal entre outros. Não é fácil ter intolerância. Haja tolerância para suportar.

    Reply
  • 12 de novembro de 2017 at 11:50
    Vanessa Rosa

    Olá a todos!
    Sou intolerante a lactose há 7 anos. Vivo em Portugal e descobri sozinha que era intolerante. Quando falei com a minha médica de família sobre os sintomas que eu tinha quando consumia alimentos lácteos, a resposta que tive foi: Então se você sabe os alimentos que te fazem mal, evite—os.
    Tive que cortar da minha vida tudo o que é derivado do leite. Hoje em dia temos uma vasta opção no mercado de produtos sem lactose e é com eles que vou me “virando”. Mas as vezes pode acontecer de ingerir algo sem saber (quando como fora), mas antes sempre pergunto, mas quando acontece e eu passo mal, faço um chá de orégano. A mim resulta sempre. Conforta o estômago, auxilia na digestão e o alívio é mais rápido do que as outras tentativas que fui descobrindo ao longo do tempo.
    As outras alternativas que descobri foram: Água tônica, bicarbonato de sódio (1 colher de chá e misturar em meio copo de água) ou sal de frutas.
    Espero que as minhas dicas possa ajudar outras a pessoas.
    Obrigada!

    Reply
  • 11 de novembro de 2017 at 16:41
    Leia

    Olá! Tudo bem?
    Tenho intolerância a lactose e por essa razão tenho excesso de gases, gostaria de saber onde encontrar essas gotas mágicas. Além da intolerância estou com hernia de hiato, esofagite e gastrite. Não sei o que comer. O fato é que não tomo leite, mas como algumas coisas derivadas do leite ou que contenha leite ou traços, minha barriga fica mega inchada e com dores , até o sutiã incomoda. Preciso sair de perto das pessoas por que solto pum toda hora. Estou tomando lactosil e lonium, mas não está resolvendo muito. Pode me ajudar?

    Reply
  • 23 de outubro de 2017 at 11:57
    Kaeliny Queiroz

    Olá…muito boa suas dicas!
    Descobri a intolerância à lactose faz 3 mêses,depois de uns 3 anos de desconfortos,de lá pra cá tenho evitado alimentos q contém lactose e busquei uma nutricionista p me orientar numa alimentação apropriada. Mas mesmo tomando os suplementos de reposição (lactase) e evitando os alimentos q possuem, às vezes ainda sofro com cólicas intestinais intensas q aliviam aos poucos.Vou aderir suas dicas! Aguardo por mais… obrigada!

    Reply
  • 26 de agosto de 2017 at 8:42
    Álana Albuquerque

    Olá gente!!!
    Desde criança sempre tomei leite e seus derivados, e nunca apresentei nenhum problema. Agora com meus 28 anos percebo que sinto muita cólica abdominal, diarréia e gases em excesso ao consumir leite, queijo, meu amado chocolate, o que pra mim é quase um desespero. E agora após ler esse post super favorável, percebi que realmente as minhas dores de cabeça que sempre sinto, a minha má digestão com carnes vermelhas, tudo pode ser fruto realmente de intolerância a lactose. Estou assustada, não tenho dúvidas disto. Até porque essa semana realmente senti com mais intensidade, e quando falo para familiares acham que estou inventando uma doença. Mas irei eu mesma, por mim mesma, procurar seguir algumas recomendações de vocês. Engraçado que fiz um teste alergênico há alguns meses e não deu nada em lactose. Obrigada a vocês também meninas pelas dicas!!!!

    Reply
  • 23 de junho de 2017 at 14:42
    Alessandra Soares Lemos da Silva

    Ola, boa tarde; gostei muito das dicas. Apesar de ser um pesadelo para mim estar sofrendo dessa intolerância a lactose e ao glúten. Estou toda impolada como se fosse uma alergia cutânea e o intestino só Deus para ter misericórdia. Nada melhora, nem a pele nem as coceiras e nem o intestino. Estou intoxicada de tanto anti alérgico e não sei mais o que fazer.
    Deus ajude que esta dieta resolva o meu caso, pois não o que eu possa fazer mais.
    #SofrendoMuito

    Reply
    • 12 de maio de 2019 at 21:48
      Franciele

      Em mim aparecia bolinhas na pele e coçava muito , comecei a usar sabonete neutro e passar pomada de nistatina com óxido de zinco foi maravilhoso pra mim.

  • 25 de maio de 2017 at 21:30
    Sheila

    *digo,além desse gotas preciosas

    Reply
  • 25 de maio de 2017 at 21:27
    Sheila

    Cheguei até aqui procurando saber se a intolerância à lactose causa dor, porque estou com muita! Pensava que só causava diarreia… adorei ler todos os comentários e já favoritei o site, já que agora sei que tenho mesmo a il (o exame deu no limite). Mas não há um medicamento que amenize as dores? 😣 ainda vai demorar um pouco pra voltar na médica…

    Reply
  • 20 de abril de 2017 at 10:36
    Céli Varga

    Olá Flávia. Descobri que tenho intolerância a lactose a pouco mais de três meses. Nesse meio tempo perdi oito quilos por causa de todos os sintomas envolvidos… (hehehe). Mas gostaria de saber sobre esse remedinho que vc fala “Gotas milagrosas”, eu encontro pronto para comprar ou preciso mandar manipular? Minha intolerância é muito alta e as cólicas são horríveis, então td que eu sei que pode me ajudar, estou correndo atrás.

    Reply
    • 5 de maio de 2017 at 17:53

      Oii Céli! Encontra pronto para comprar o Gotas Preciosas.
      Bjs

  • 19 de abril de 2017 at 13:39
    Philippe

    Descobri que tenho intolerancia esta semana 04/2017…to quase ficando doido pq eu AMO QUEIJO mas me faz muito mal, mas agora vou ter q muar meus hábitos …
    Parabéns pelo conteúdo!!

    Reply
    • 7 de junho de 2017 at 16:00
      Jael Souza

      Philippe, hoje a variedade de produtos sem lactose e a facilidade de encontrá-los é mto grande! Como queijo lanche sem lactose e o sabor é o mesmo! No meu café vai leite ninho sem lactose e no meu pão requeijão cremoso sem lactose. Não sinto diferença no gosto e o preço é quase o mesmo.

      Hoje à noite pretendo experimentar uma pizza sem lactose oferecida por uma pizzaria aqui perto de casa.

      Além do mais as enzimas de lactase são mto úteis tb.

    • 22 de agosto de 2017 at 17:09
      Monica Cabral

      Philipe, eu tbm amo queijos e quando minha médica disse que mussarela de búfala não tem lactose, quase morri de felicidade. Como de manhã e nas pizzas tbm. Tem quebrado um galho danado e esse queijo é mto gostoso!!! Boa sorte!

  • 14 de abril de 2017 at 20:15
    Heliab Nascimento

    Ola,Flavia machioni!!
    Acompanho seu blog e seus canal no youtube e é de grande importância para minha vida,
    aprende muito com seus trabalho, hoje estou sendo acompanhado por uma nutricionista,
    e estou conseguindo a apta a uma nova dieta !!Confesso que no inicio e muito difícil ,mais
    estou educando minha mente e vejo uma melhora na saúde 100% .

    Desde já sou muito agradecido pelas dicas e grato pelo trabalho que você tem realizado.

    Heliab Nascimento

    Reply
    • 18 de abril de 2017 at 9:49

      Oii! Poxa, Heliab, que legal saber disso.
      Parabéns por sua força de vontade e determinação.
      Muito sucesso e saúde 🙂
      um beijo

  • 3 de abril de 2017 at 15:09
    Natália Ribeiro Rosa

    Oi Flávia!! Adorei as dicas, eu recorro à enzima quando não há outra alternativa mas não são 100% eficazes, sinto algumas dores e inchaços mesmo tomando.. Não conhecia esse “gotas preciosas” achei muito interessante pois não é sempre que estamos em casa para fazer um cházinho. Como você usa? De quanto em quanto tempo e em quantas gotas por vez?? Um beijão.

    Reply
  • 9 de março de 2017 at 9:06
    Regianny

    Oi Flavia, bom dia! Descobri a alguns anos que tenho a intolerância, mas não fiz o exame, fui ao médico e ele me deu uma dieta, restrita que fizesse reparar o alimento que me fazia mal, descobri que era o leite e falei pra ele. Ele simplesmente me disse que não tinha tratamento e que o que eu podia fazer era evitar. Não consumir mais o que fazia mal. Sai do consultório triste e sem perspectiva, porque é muito difícil evitar os derivados, e eu amo um sorvete e queijos. Então, desde esse dia deixei, pra la´. Comia e a distensão e o enjoos viam uma vez ou outra, não tenho muito diarreia. Acontece que agora nessas ultimas semanas tem se prolongado. Todo dia tenho distensão, já estou ficando com vergonha do namorado. Aí fui procurar um solução na internet e achei seu blog. Hoje mesmo vou marcar uma consulta, pois assustei com os relatos e vi que pode piorar a flora intestinal a cada dia se não cuidar né? Muito obrigada pelas dicas.

    Reply
  • 23 de fevereiro de 2017 at 11:54
    Antonia

    Bom dia Flavia! Por conta de uma crise, fui pesquisar e encontrei vc. Estou com desconforto , dor abdominal, muitos gases mas não tenho diarréia. Estou sofrendo muito com isso, tenho até tontura. Obrigada pelas dicas.

    Reply
  • 17 de dezembro de 2016 at 10:29
    erenice maria socreppa

    Amei vc…Flavia….me cuido a 5 anos mas como vc mesmo disse sempre tem algum ingrediente ali outro aqui alem do leite o glutem tambem nao me faz nada bem……enfim…as vezes furo.. ai dele passar mal…e as pessoas acham que voce esta de frescura ne…minha mae quer que eu tome oleo de ricino ou leite de magnesia…coitada quer ajudar mas fica brava comigo pq digo que nao pode…..mas amei suas dicas…..bjx e Feliz Natal e Ano Novo…..

    Reply
  • 11 de dezembro de 2016 at 5:44
    Flavio Costa

    Bom dia e obrigado pelas dicas.
    Meus sintomas são tardios e se manifestam até 24 horas após a ingestão do leite ou derivado.
    Talvez por isso tenha demorado tantos anos para descobrir. Antes tarde do que nunca.
    Ainda não sei se tenho intolerância ou alergia mas creio que a segunda seja a mais provável pelo fato de os sintomas serem tardios e de não ajudar muito quando tento fazer o controle com a ingestão da lactase.
    Obrigado mais uma vez.

    Reply
  • 9 de dezembro de 2016 at 18:25
    Renata Gonçalves Silva

    Oi Flavia! Muito bom o seu post. Só gostaria de acrescentar o uso de kefir de água. É um excelente probiótico!

    Reply
  • 9 de dezembro de 2016 at 14:22
    Flávia

    Nossa bom saber destas outras ervas que ajudam tb.. Eu tomo muito é boldo… Recentemente descobri q alem da intolerância, também tenho enxaqueca… O Leite puro, eu ja aboli a um 2 anos, nem tomo mais… mas o difícil é que esta presente em muitos alimentos e estes quando em excesso estão me causando uma baita enxaqueca. Ai da lhe boldo!! Abraços.

    Reply
  • 9 de dezembro de 2016 at 13:09
    Gi

    Olá descobri a IL mas ainda não me sentia bem então fiz exame de coloscopia e descobri uma Colite (inflamação no intestino ) estou fazendo tratamento com remédio. Já me sinto bem melhor e espero que meu intestino se cure e minha IL Seja passageira.
    Uma dica para quem descobriu a IL mas ainda não se sente bem mesmo cortando tudo de lactose
    Bjs Gi

    Reply
  • 23 de novembro de 2016 at 10:39
    Luciana Siqueira

    Que mundo novo…
    Ainda esrou nas investigacoes do que tenho, mas tudo incica que seja IL…
    Alguém indica médico que tenha especialidade em IL aqui no RJ?

    Reply
  • 11 de novembro de 2016 at 20:58
    Amigo

    Eu tenho intolerância à proteína do leite. Na crise uso lactobacilo e soro de reidratação oral. Luftal não adianta nada. O melhor mesmo é ir no banheiro e tentar tirar o máximo que está irritando. Bom estou em crise agora, porque comi um produto de loja especializada que estava escrito sem glúten e lactose na embalagem, mas nos ingredientes tem manteiga…

    Reply
  • 31 de outubro de 2016 at 23:29
    Rose

    Boa noite ..
    Minha dúvida é sobre o antigases..
    Acabei de pesquisar o que tenho em casa, descobri que tem lactose na composição. .
    Por isso não me fazia bem quando tomava!!
    Tem algum que não contém lactose? ??

    Reply
    • 2 de novembro de 2016 at 16:43

      Oi Rose!
      Os que vem em cápsula em gel costumam não ter.

  • 23 de outubro de 2016 at 17:14
    Ivone Maria da Silva de Carvalho

    Eu gostaria de saber tudo sobre lactose sofro muito tenho 71 anos é muito ruim nessa idade nem gosto mais de sair não comer as coisas fico muito triste

    Reply
  • 25 de setembro de 2016 at 22:40

    ola galerinha tenhl um garotinho de 4 aninhos desde que nasceu temos convivido com a intolerancia a lactose. agora maiorzinho sabe que nao pode comer mas as vezes pula a dieta tbm. gostaria de saber como fazem a dieta de voçes? tiço cafe da manba? tardd? almoço e janta

    Reply
  • 27 de junho de 2016 at 23:43

    sofro a muitos anos e nem imaginava que era tolerancia ao leite tenho gastrite e achava que os injous era por motivo do estomago mais tenho obiservado que quando tomo leite ou derivados fico mau ,dor abdominal, dor de cabeça ,ençhaqueca,mau estar tonturas,muitos gases ,a us 3 dias venho comendo canjica , e to mau , e descobri que e o leite . adorei sua explicaçao,,estou tomando espinheira santa , um abraçao;

    Reply
  • 17 de junho de 2016 at 9:43
    alessandra carlos da silva

    Eu apendi tomar chá de aniz estrelado, muito bom. Serve pa e a gases e inchaços.

    Reply
  • 6 de junho de 2016 at 12:07
    Dalila Costa

    Adorei o esse post.
    Tem mais ou menos 1 ano que sou Intolerante e ainda não sabia que os chás e o suco verde eram bons para aliviar os sintomas. Vou começar a fazer uso dos mesmos.
    Muito obrigada pelas dicas!

    Reply
  • 23 de maio de 2016 at 23:29
    Karen Lucchesi

    Boa noite Flávia. Tenho intolerância a lactose, nunca gostei de leite puro, então sempre consumi os derivados. De uns 2 anos pra cá, comecei a passar mal, fui diagnosticada com esofagite e gastrite devido a h-pilory, Enfim combati a bactéria com remédios, e estou bem melhor da esofagite. Mas alguns sintomas continuaram, minha gastro pediu exame de il e bingo!! Andei abusando mesmo depois de saber que tinha, e ha mais um menos um mês fiquei mal, exagerei em um pote de sorvete e tive uma diarreia das bravas. Desde então tenho lutado pra que meu organismo volte ao normal. Tem umas 2 semanas que não como leite nem derivados mas ainda tenho sentido alguns sintomas como gases. Mas estou me sentindo melhor sabe? Agora eu queria saber uma coisa? Não sei se é coincidência mas ha uns 3 dias tenho sentido dor na lombar. E a barriga ainda fica um pouco dolorida. Você já sentiu isso? Amei seu blog e espero sua resposta.

    Reply
  • 17 de abril de 2016 at 5:38

    Olá! Amei o artigo, sofro de intolerância e já usei Lactosil antes de consumir alimentos lácteos, e agora estou usando o lacday. Nem sempre me livro de todos os sintomas com essa medicação, e quando isso acontece costumo fazer compressas de água quente e tomar sopa de alho – ajuda muito!
    Parabéns pelo site, virei visitante assídua!
    Bjs

    Reply
  • 4 de março de 2016 at 21:03
    Lucylene

    O pior sintoma pra mim é a dor de cabeça. O que faço pra amenizá-lá, já que nenhum remedio resolve? Parabéns pelo site.

    Reply
  • 16 de fevereiro de 2016 at 10:42
    Cristina de Castro Moreira

    Bom dia! Geralmente quanto tempo a pessoa com IL demora para sentir os desconfortos causados por ela? Eu venho sentindo desconfortos bem característicos de quem tem IL, mas eles não aparecem logo após a ingestão de produtos com Lactose. Por exemplo, às vezes tomo um iogurte ou leite pela manhã e sinto os desconfortos à noite. Essa distância entre a ingestão do alimento com o surgimento dos sintomas descarta a possibilidade ser ser Intolerância a Lactose? Obrigada pelas dicas do site. Parabéns pelo trabalho.

    Reply
    • 23 de fevereiro de 2016 at 12:06

      Oi Cristina!
      Não descarta, não. As reações podem demorar para aparecerem mesmo.
      O ideal é investigar com auxílio profissional 🙂
      bjs

  • 6 de fevereiro de 2016 at 0:35
    Mari Alice

    Olá pessoal. Tive um câncer de mama ano passado. GS a Deus minúsculo, operei mas não precisei de quimio. Contudo, tomo diariamente comprimido para controle do estrogênio que tem lactose na composição. Há anos sei da IL e tomava leite depois soja mas conseguia me aventurar num sorvete ou doce de vez em quando e não tinha nada muito sério. Porém, agora qq coisinha que tenha leite quase acaba comigo, principalmente se for doce. Não posso parar o remédio. Pergunto: existe algum medicamento que neutraliza a lactose para que eu possa discutir com minha médica?

    Reply
  • 24 de janeiro de 2016 at 22:16
    catia

    Oi Flávia,boa noite
    Descobri recentemente que tenho IL,mas sofro com todos esses sintomas há alguns anos.Tem períodos mais tranquilos,mas esses dias depois que fiz o teste laboratorial,estou passando mal depois que tomei o concentrado de lactose e mesmo tentando fazer uma restrição alimentar,já há uma semana,continuo com náuseas,gases e dor abdominal.Suas dicas,são interessante.Vou começar a providenciar…….Obrigada.

    Reply
  • 22 de janeiro de 2016 at 6:07
    Jamile

    Oi Flavia, o seu site está de parabéns, gostaria de pedir ajuda, não fiz o exame para confirmar se sou intolerante a lactose, mais venho sofrendo com esses sintomas à anos é só agora caiu a minha ficha.
    À duas semanas atrás tomei uma vitamina de abacate e no mesmo dia comi lasanha com molho branco, resumindo a história estou com gases e abdômen estendido, estou fazendo uso de chás, até aliviam mais nada de resolver de fato, o que eu poderia fazer? Socorro!!

    Reply
    • 22 de janeiro de 2016 at 7:58

      Oi Jamile!
      Não tem muito o que fazer depois que consome além de minimizar os efeitos e esperar passar.
      As dicas que dei aqui vão fazendo você se reestabelecer, mas tem que ter paciência mesmo.
      beijinhos

  • 14 de janeiro de 2016 at 13:46
    Tânia Mara Borba

    Olá
    Achei muito boas as dicas, para mim é tudo muito novo, pois descobri ontem a minha intolerância.

    Reply
  • 30 de dezembro de 2015 at 11:07

    Olá,
    descobri recentemente que tenho IL e gostei muito do seu blog.
    Pelo que li no seu texto, um dos melhores remédio para as diarreias de IL seria o chá de camomila. É isso mesmo?
    Obrigado!

    Reply
    • 5 de janeiro de 2016 at 14:27

      Oi!
      Na verdade não. Chá de camomila auxilia a acalmar o estomago. Para diarréia o ideal é se hidratar bem, evitar comer muitas fibras no período, comer alimentos ricos em probióticos e prebióticos.
      bjs

  • 23 de novembro de 2015 at 16:36
    Juliana

    Boa Tarde, por acaso entrei no site e vi vários comentários com relação a sintomas provocados pela lactose. Eu sou intolerante a lactose e ao glúten e sofro há 3 anos com os sintomas. Quando não sabia qual era meu problema, pensei que ia morrer de alguma doença ruim, fiquei 2 meses com diarreia todos os dias, emagreci, tive depressão…
    Fazia vários exames e não dava intolerância…foi onde eu pesquisei e achei um exame particular onde se faz uma pesquisa específica nos alimentos e sua tolerância. O laboratório em São Paulo chama DLE e fica próximo a Avenida Angélica.
    Após descobrir e aceitar as restrições, as vezes tbm deslizo e passo mal. Vou passar uma dica para ajudar amenizar a sensação de estufamento, mal estar…
    Tomo água gelada de goles, aos poucos. Sempre gelada por que ela ajuda estourar as bolhas dos gases que se acumulam na parte superior do estômago. Um chá muito bom para os sintomas é o de Alfavaca. Não é fácil encontrar, normalmente em casas de ervas e produtos naturais. Espero que minhas dicas possam ajudar! Ju Costa

    Reply
  • 21 de novembro de 2015 at 19:11
    natalia

    eu queria saber si e normal tmb dar dor de cabesa eu oje como queijo no cafe da manha y no almoco y comensei a pasar muito mal dor de barriga dor de cabesa enjoou y ate meia mareada nao eh a primera ves q me da isso sera q pode ser intolerancia a lactose

    Reply
  • 5 de novembro de 2015 at 9:12
    Álvaro

    Muito show!

    Reply
  • 4 de novembro de 2015 at 17:56
    KATIUCE

    OLÁ, GOSTARIA DE UMA DICA DE ALIMENTAÇÃO DIÁRIA (CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTA) COM O FIM DE TRATAMENTO CONTRA A INTOLERÂNCIA A LACTOSE.

    Reply
    • 12 de novembro de 2015 at 23:19

      Oi Katiuce!
      Consulte um nutricionista 🙂
      bjs

    • 24 de maio de 2016 at 12:46
      Maria Ivete de Faria

      Tenho intolerância a lactose, fiz o teste 96% de intolerância
      Tenho distensão, dores e gases abdominais, tomava um comprimido de manha mas não
      adiantava, atualmente so estou evitando leite e derivados

  • 2 de novembro de 2015 at 23:21
    Felipe

    Eu tenho sempre soro de reidratação oral em sachê que tomo toda vez que vou no banheiro durante a crise de intolerância. Melhora muito tomar o soro e ele te faz tomar muita água.

    Reply
  • 2 de novembro de 2015 at 21:56
    Andreia

    Olá Luciana ,sou nova nesse mundo il . Pode me informar se os produtos piracanjuba sem lactose são confiáveis . Abracos

    Reply
  • 6 de outubro de 2015 at 15:01
    Mony

    Sempre suspeitei que tivesse a intolerância, qse sempre que tomava leite ou sorvete me dava diarréia…além de estar qse sempre com a barriga inchada, fiz o exame e comprovei há alguns meses, mas ultimamente tem me dado fortes dores na barriga, gases, mal estar, uns arrepios, qdo tomo qualquer alimento derivado do leite.
    A intolerância é cumulativa? ou piora com o tempo?
    Marquei a nutricionista, mas só daqui 40 dias…

    Reply
  • 18 de setembro de 2015 at 16:21
    jessyca

    Gostei muito das dicas, sou nova nessa de intolerância lactose! Estou com dificuldades para largar de mão a lactose, já tirei o leite da minha vida, mas queijo sorvete chocolate ta realmente difícil, estou tentando, mas nunca sei o que posso comer pra substituir!!!
    Não curto muito chás, mas pelo visto terei de passar a tomar xD
    Esses dias tava com dor de gargante e frio e cometi o erro de tomar um copo de leito quente com nescau ,acabei me ferrando e me contorcendo de dor 🙁 .
    Tentarei de verdade seguir as dicas muito obrigada !

    Reply
  • 18 de setembro de 2015 at 12:02
    Luciana

    Olá, Flávia! Que delícia poder contar com dicas e informações tão valiosas. Obrigada. Estou percebendo que os meus sintomas de IL sempre vem associados com crises de ansiedade. Você tem alguma informação a respeito? Obrigada. Bjo

    Reply
    • 21 de setembro de 2015 at 9:44

      Oi Luciana!
      Não tenho, mas vou pesquisar.
      Um beijo

  • 23 de agosto de 2015 at 14:30
    Marisa

    Adorei sua dicas tenho uma filha de 6 anos que está com vômito e diarreia. Esses sintomas surgem do nada vou. Deificar se não se trata de qintolerancia à lactose, quem tempo atrás tinha refluxo. Beijos

    Reply
  • 18 de agosto de 2015 at 12:27
    alessandra

    Oi flavia,

    Me chamo alessandra, depois q retirei a vesicula descobri a intolerância a lactose. Isso ja tem dois anos e nunca me livrei das terriveis dores abdominais ja fiz tantos exames e nao sei se essas dores é pela falta da vesicula ou da intolerancia se como algo q nao sei q faz mal. So sei q sao dores taaaao intensas q perco a vontade de viver. Ja estou ate tomando remedio controlado. Aveia faz mal pra quem é intolerante? Eu tava comendo pao integral depois fui v q pode ter traços de leite, amendoim e outras coisas. Me ajude por favor.

    Reply
    • 20 de agosto de 2015 at 16:38

      Oi Alessandra!
      Aveia não faz mal para quem tem intolerancia à lactose.
      Lactose só está presente no leite de origem animal e seus derivados.
      bjs!

  • 14 de agosto de 2015 at 23:09
    Adrielli Gonçalves

    É bom saber que não estou sozinha, sempre recorro aos chás, são meus melhores amigos, minha nutricionista recomendou hortelã e camomila, mas como gosto muito de cidreira incluo-o também, olha Flávia acho que chá é vida! Se não fosse o meu vicio de café, viveria só de chás, rsrs. Agora a questão do anti-gases nem lembrava disso, e que poderia ser bom, Porque ficar por aí soltando gases não dá né?! Adorei o post, obrigada por compartilhar suas experiências.

    Reply
    • 16 de agosto de 2015 at 14:44

      Oii Adrielli!
      Eu tambem amo chás!!! Tomo todo dia, se deixar o dia todo kkkkk
      Verdade, o anti-gases as vezes é necessário sim!
      beijocas

  • 14 de agosto de 2015 at 22:54
    Ana Cecília dias carneiro

    Flávia, boa noite! Adorei suas dicas!
    Tenho uma a acrescentar tomar glutamina quando achar que vai passar mal, teve que comer fora ou já está se sentindo com desconforto abdominal ou dor de cabeça. A glutamina é vendida em lojas de suplemento alimentar para os atletas e funciona formando um filme e protegendo o intestino. Melhora muito os sintomas que passam mais rápido.

    Reply
    • 16 de agosto de 2015 at 14:44

      Oi Ana!
      Eu falei dela no post 🙂
      Beijinhos

  • 27 de julho de 2015 at 9:26

    Olá,
    Meu filho tem intolerância a lactose e ele apresenta diarreia de uma vez por dia com as fezes volumosas que flutuam e com pedaços de alimentos. Esta usando o probiotico simbioflora, a medica pediu para ele usar leite sem lactose, mas mesmo assim faz duas semanas e as fezes não ficam normais. Esses sintomas demoram muito para passar.Será que devo parar com o leite sem lactose.

    Reply
    • 28 de julho de 2015 at 14:28

      Oi Rita!
      Consulte um nutricionista funcional ou alergista para saber se o seu filho tem reação a outros alimentos e qual melhor tratamento para ele!
      Um beijo

  • 25 de julho de 2015 at 15:09
    Erivaldo

    Olá,
    Olha gostei muito do seu site, muito explicativo. Sofro também depois dos meus 30 anos, essa lactose!. Com essas dicas ficarei ainda mais hábil. Desde agradecido.

    Reply
  • 13 de julho de 2015 at 19:56
    CRISTINA

    ADOREI SUA DICAS , EU SOU INTOLERANTE A LACTOSE , ESSES DIAS EU EXAGEREI , AGORA TEM DIAS QUE ESTOU MAL, DORES DE ESTÔMAGO , E MUITOS ARROTOS E TENHO DORES DE CABEÇA , A DIARRÉIA E BEM DIFICIL EU TER.

    Reply
  • 8 de junho de 2015 at 22:09

    tenho um desconforto intertinal, há muitos anos , já mediquei, tomei remedios, e isto já vem por muito tempo, não fiz o teste de lactose, tem alguns sintomas, como inchaço, gases, e ataque emorroidal, tudo que como , ataca a emorroida, procuro não tomar leite,glutem, já tenho 63 anos, O que deve fazer , para resolver este poblema, a quem ,devo procurar, por favor mim ajude. Obrigado. e que o Eterno te -Abençoe.

    Reply
  • 5 de junho de 2015 at 14:16
    Marta

    Amei esse blog,estava pesquisando algo para essa bendita diarreia que tenho sempre que como algo que contém lactose,ontem eu comi uma caixinha de Bis… não deu outra,hoje estou sofrendo.. Vou tomar agora esse chá de boldo. Tenho Fé que vou melhorar.. Bom saber que não estou só nessa. Bjos em todos.

    Reply
  • 3 de junho de 2015 at 15:31
    Jéssica

    Olá Flávia!
    Há um ano tive alguns sintomas horríveis após ingerir um copão de achocolatado: gases, enjoo e a pior cólica de toda minha vida. Achei que ia morrer de tanta dor. Após um tempo fui a uma nutricionista que levantou a suspeita de intolerância a lactose, pois sempre que eu tomava leite, iogurte ou algo assim tinha esses sintomas. Em maio (mês passado), após uma semana sentindo muito mal estar, enjoo e gases fui a um gastro e finalmente fiz o teste: resultado positivo! E nem precisaria ver o resultado, pois uma hora após ingerir a lactose eu já estava com a barriga enorme de gases, ainda no laboratório.
    Uma coisa que descobri nesse tempo entre a suspeita e o exame é que vários medicamentos possuem lactose em sua fórmula, inclusive alguns antigases (simeticona), então eu usava e além de ele não acabar com os gases, ainda “piorava” a situação.
    Hoje estou menos desesperada, pois tenho visto aqui que não estou sozinha, e já consigo encontrar vários produtos Sem lactose no supermercado, mas ainda está sendo difícil…e mesmo esses produtos ainda me causam um certo mal estar.
    Amei seu blog e suas dicas! Abraços

    Reply
  • 4 de maio de 2015 at 3:00
    Rosy Lima

    Os sintomas variam de pessoa pra p

    Reply
  • 19 de abril de 2015 at 11:08
    BERENICE

    Além de todos os sintomas e males ja aqui especificados, eu tenho também uma fraqueza terrivel devido aos males que a Lactose provoca. Não sinto ânimo para nada..

    Reply
    • 23 de setembro de 2018 at 1:05
      Renata

      Berenice, no meu caso o desânimo era por causa da vitamina B12 baixa. A intolerância à lactose irrita as paredes do intestino, local onde é absorvida a tal vitamina. Por causa disso, além do desânimo eu sentia tonturas frequentes. Devido a esse problema eu também tinha a vitamina D baixa. Hoje faço suplementação dessas duas vitaminas e me sinto bem melhor.

  • 13 de abril de 2015 at 18:37
    Kerulin

    Boa Noite Flávia!

    A pouco tempo descobri que sou intolerante e nunca me identifiquei tanto lendo com o que está acontecendo comigo. Meus sintomas são iguais, meu intestino é muito sensível, e esse blog virou minha leitura preferida, tem me ajudado muito. Looouca pra fazer o seu curso ;D Quando vai ter por Floripa novamente?

    beijos ;*

    Reply
    • 14 de abril de 2015 at 19:58

      Oi Kerulin!!
      Obrigada pelo carinho amore 🙂
      Terá novo curso dia 20/06!! Se quiser saber mais me manda um email no [email protected]
      beijocas

  • 13 de abril de 2015 at 7:44
    Rosaura Nanini

    Oi Flavia, bom dia!

    Quando descobri a IL e Gluten, confesso sofri bastante com a restrição de ingerir tantos alimentos, mas … Consegui por um bom tempo. Claro que às tentações me fizeram deslizar e aiiiiiii! Estou passando muiiiito mal.
    Bom foi encontrar seu blog ao buscar socorro! Dicas que vou seguir. Obrigada

    Reply
  • 26 de março de 2015 at 11:30
    Ana Paula

    Olá Flávia!
    Também descobri a pouco tempo que sou intolerante a lactose, no começo foi bem dificil, pois adorooo comer rsrs, mais graças a blogs como o seu tenho conseguido me adaptar muito bem a esta nova realidade. Parabéns e muito obrigada pela iniciativa, vocês tem ajudado muito pessoas como nós.
    Descobri o seu blog hoje e com certeza continuarei passando sempre por aqui, para pegar as dicas e novidades. Consulto muito os blogs para pegar receitas, mais dicas para amenizar os nossos desconfortos ainda não tinha visto, adorei.

    Reply
    • 26 de março de 2015 at 21:17

      Oi Ana Paula!
      Obrigada!! Seja bem vinda.
      um beijo

  • 23 de março de 2015 at 19:39
    Lourdes Morgado

    Passei por esse problema ,sofri ! Me ensinaram Fzer cha de banana verde ….2 bananas bem verdes lavadas ,sem o bico e bundinha da banana ,1 litro de água fervendo ,deixar bananas na água e ferver…esfriar e beber como água ….Nunca mais senti nada …..

    Reply
    • 18 de setembro de 2016 at 11:44
      Bruno SANTOS

      Bom dia por favor me ajude isso que vc fez foi pra diarreia é deu certo meu maior problema é fezes amolecidas e dor abdominal emagreci uns 6 kls

    • 18 de outubro de 2018 at 21:40
      Romina

      Ola Lourdes o chá de banana verde que vc fez São para os sintomas da intolerância a lactose? Ou diarréia?

  • 12 de março de 2015 at 17:52
    Luciene Assunçao

    Olá Flavia!!!

    Adorei o seu blog, fiquei mais feliz em saber que não sou a unica que sofro com esta doença.Descobri a pouco tempo que tenho intolerância a Lactose, tomei durante 30 dias o lactosil, estava tudo bem, e derre pente comecei a me sentir muuuito mal, dores, gases, e todos os outros sintomas, só que tenho muita diarreia…. tudo que como me faz mal…. isso é normal? Existe algum remedio para cortar essa diarreia?

    Bjs, e obrigada pelas dica valiosas !!!!

    Reply
    • 18 de março de 2015 at 0:28

      Oi Luciene!
      Até onde sei as enzimas lactase não são para serem tomadas todo dia, e sim eventualmente quando for consumir leite ou seus derivados.
      Eu não costumo tomar remédios, procuro resolver os sintomas com alimentação e ervas, chás, etc.
      Converse com seu médico e nutricionista para ver o porque dessas crises mais longas 😉
      bjs

  • 3 de março de 2015 at 17:20

    Olá, tenho uma dúvida : Sempre que comento que tenho intolerância a lactose , sempre me falam que tenho que pesquisar se tenho so glutem.Isso tem relação?
    Bjsss…Obrigada!!
    Venha a Vitória dar um curso!!!!kkk

    Reply
    • 31 de julho de 2017 at 19:15
      Elaine

      Olá Alessandra!tem relação sim,as vezes o único sintoma de uma pessoa celíaca e a intolerância a lactose.

  • 3 de março de 2015 at 17:15

    Olá Flávia,
    Fui a dois médicos após diagnosticar a minha intolerância mas ,confesso ,que não esclarecem bem sobre os reais sintomas que apresentamos…Quais são os sintomas?Tenho muitos gases,dores abdominais e distensão abdominal…por alguns dias…acho que não entendem bem o sofrimento.
    Obrigada,seu blog é ótimo!!!

    Reply
  • 19 de fevereiro de 2015 at 17:31
    Denise

    Ahhhhhh que alegria!
    To aqui sofrendo muuuuito pq exagerei em um bolo gelado e mal consigo levantar da cadeira. pocurando uma luz na net vi seu post
    Voui agora mesmo me cuidar…
    Que vontade de te dar um abraço rs
    Otimo post parabéns!
    Bjos

    Reply
    • 23 de fevereiro de 2015 at 19:14

      Deniseee haha sua linda!!
      Obrigada pelo carinho! Que bom que gostou da receita
      Um beijoo

  • 31 de janeiro de 2015 at 16:18
    Elizabeth Ap OLIVEIRA

    Gostei do seu blog, tenho uma criança de 4 anos que tem refluxo e ultimamente tomou um sorvete que não esta no habito alimentar e deu todos os sintomas citados. Acredito que ela seja intolerante. Dicas maravilhosas. Tudo de Bom. Elizabeth

    Reply
  • 19 de dezembro de 2014 at 16:07

    Oi Flávia
    Fiquei um pouco confusa, pois os anti gases tem lactose na fórmula. Tem algum remédio específico que possa indicar nesse caso?
    Muito obrigada

    Reply
  • 28 de novembro de 2014 at 11:05
    DOuglas

    Flávia, tome cuidado com o simeticona em gotas (remédio para gases). Muitas vezes o veículo do remédio é à base de lactose, de modo que os sintomas pioram invés de melhorar.

    Reply
    • 30 de novembro de 2014 at 16:02

      Oi Douglas!
      Obrigada. Fiz um vídeo sobre lactose como excipiente em remedios, está no canal do youtube.
      bjs

  • 27 de novembro de 2014 at 13:18
    Cleide

    Olá tenho intolerância a lactose, venho pesquisando e sentindo as reações do meu corpo e sentindo o que me faz bem e o que me faz mal. Ainda temos muita carência de produtos e informação sobre o assunto, principalmente em se tratando dos remédios, quando vou comprar remédio sempre pesquiso se tem lactose, os farmacêuticos e atendentes nunca sabem. Muitas coisa descobri por conta própria, fiz como você e posso confirmar que os chás que você indicou aliviam o mal estar quando ingerimos a lactose, quando tenho muita vontade de beber leite, descobri a marca Ninho lactosinho é delicioso e não faz mal, tem também a marca Piracanjuba esse não é muito bom.Beijo adorei as dicas

    Reply
  • 24 de novembro de 2014 at 16:32
    Leonardo

    Olá Flavia Machioni,

    Obrigado pela sua dedicação. Seu site tem ajudado muito nesse período em que tenho consultado e no início da minha intolerância. Tenho percebido que mesmo cortando tudo, já com 40 dias, ainda tenho sintomas e fico com receio de comer qualquer coisa que possa me fazer piorar e me deixar na duvida. Vejo que pra muitos o sistema digestivo fica complicado com a intolerância, ou ele quem causa toda essa intolerância. Só sei que as dicas do chá tem me ajudado muito.
    Obrigado.

    Reply
  • 6 de novembro de 2014 at 16:12
    Aline Sabes

    Seu blog tem me ajudado muito. Os depoimentos ajuda a entender o que tenho passado nesses meses. Descobri a intolerância uns 3 meses mas tenho certeza que tenho a muitos anos pois tinha muitas cólicas intestinais e até de vomitar de tão forte que era.
    Faz mais de duas semanas que venho tendo sintomas de gases, distensão abdominal e inchaço, de ontem pra hoje engordei 1 kilo! Esse tipo de sintoma eu nunca tive, esta complicado dessa vez, vocês já sofreram assim com esse inchaço e sintomas por tanto tempo??
    Obrigada Flávia!

    Reply
  • 24 de outubro de 2014 at 16:09
    Karina

    Adorei as dicas! eu tomo muita água e quero testar algumas dicas.

    Reply
  • 10 de setembro de 2014 at 22:37
    julia

    Boa noite bruna!!!
    Minha filha isadorah ela TEM intolerância gostaria de saber qual leite e melhor pra ela ,ela tem so um aninho e um mês. E fica com a pele toda cheia de bolinha áspera da uma dor me ajuda ai bjs

    Reply
    • 10 de setembro de 2014 at 22:39
      julia

      Desculpas flavia

    • 10 de setembro de 2014 at 23:47

      Oi Julia!
      Neste caso aconselho você consultar o pediatra dela.
      bjs

  • 1 de setembro de 2014 at 12:56
    FAbiola

    Oi amore.. ameeei o post sempre!! ontem passei mtoo mal e quando isso me ocorre no mes seguinte corto tudo alem da lactose! fico até sem carne as vezes e produtos industrializados.. só tapioca, sucos, ovo, frango oleoginosas, chás e agua e fico bem de novo.. perguntiiinha: quem poderia prescrever essas Gotas Preciosas sem ser a nutri.. um gastro consegue? bju

    Reply
    • 1 de setembro de 2014 at 22:55

      Oii Fabi!!
      Se não me engano o Gotas Preciosas não precisa de receita pois é fitoterapico. Mas sempre bom conversar com seu médico/nutri para ver se não tem problema você tomar!
      beijocas

  • 1 de agosto de 2014 at 16:10
    Leidy

    Oi! Muito bacana seu site, ainda não conhecia algo que abordasse de forma tão completa e pessoal esse probleminha. Mas queria tirar apenas uma dúvida. Vejo muitas pessoas reclamarem mais de sintomas como dores e etc. Mas o que realmente me afeta muito é enjôo. Tem situações que o enjoo é tão grande que até água é difícil de tomar. O resto eu acho tolerável. Você toma algo para aliviar o enjoo que sente?
    Beijão!

    Reply
    • 4 de agosto de 2014 at 6:08

      Oi Leidy!
      Existem alguns remédios para aliviar o enjoo (plasil, dramin, etc). Eu evito tomar, prefiro tomar agua gelada e cha de boldo.
      Converse com seu médico, e não esqueça de conferir a bula para ver se nao utilizam lactose como excipiente – se tiver duvidas tem video no canal do youtube do blog explicando 🙂
      um beijo

    • 27 de junho de 2018 at 13:21
      Fernanda Boaron

      Leidy, o melhor remédio pra mim quando sinto enjoo é água gelada com gengibre ralado! Ou então mastigar um pedaço pequeno do gengibre… juro que é maravilhoso!

  • 17 de julho de 2014 at 14:38
    Leila

    Oi Flavia e colegas tudo bem?
    Eu ainda não fiz o teste pra pra tirar “a prova real” de que tb sofro da Il, mas desde que comentei com uma amiga minha a alguns anos os sintomas que eu tinha, foi ela quem me sugeriu que poderia ser…
    Acabei inicialmente cortando o leite das minhas refeições… e até agora tinha funcionado. Continuo comendo alguns derivados controlo a freqüência disso e as raramente eu tinha alguns sintomas leves.
    No entanto estes dias eu acabei me descuidando e agora estou sofrendo um pouco por isso. Só que dessa vez eu fiquei assustada, pq eu não havia tido reações tão fortes como dessa vez. Gostaria de saber qtos dias vc (vcs) costuma ( m) sentir as cólicas e se tomar leite fermentado/lactobacilos pode ajudar ou atrapalhar no processo?
    Gostei do site, vi aqui que tenho muita coisa pra aprender sobre a Il para conviver bem com ela. Obrigada a todas.

    Reply
    • 18 de julho de 2014 at 11:37

      Oi Leila!
      Quantos dias os sintomas permanecem depende muito de pessoa para pessoa. Já tive casos que fiquei mais de uma semana passando mal, outras que foram apenas algumas horas.
      O ideal é consultar um médico e nutricionista funcional para ver o que é melhor para você!
      beijos

    • 25 de março de 2018 at 21:31
      Renata

      Oi boa noite eu tenho muita distensao abdominal o que fazer nesses casos nao resisto e acabo comendo o que nao posso

    • 29 de março de 2018 at 13:41

      Oi Renata!
      O ideal seria você evitar ao máximo os alimentos que não consegue digerir, pois continuar comendo vai piorar os sintomas e acabar gerando disbiose.
      Distenção abdominal é por produção excessiva de gases, sinal de má digestão ou absorção.
      Um médico e nutricionista bons podem te ajudar!

  • 13 de julho de 2014 at 23:39
    Analice

    Oi Flavia!! Adorei as dicas! Diagnostiquei minha intolerancia ha pouco tempo, mas ja sofro com os sintonas ha muitos anos! Bju

    Reply
  • 11 de julho de 2014 at 15:43
    Micheline

    Pois é, Flávia e demais companheiras, só quem passa é que sabe o sofrimento que é. Um momento de deslize (intencional ou não) e dias de martírio. Às vezes fico indignada com essa situação, mas quando vejo que não estou sozinha nessa luta e que temos recursos para continuarmos de pé, eu respiro fundo e vou em frente. O desânimo é grande! Será que vou surtar? Ou morrer? Não sei, mas vou seguindo as dicas, levando da melhor forma possível. #Oremos!

    Reply
    • 12 de julho de 2014 at 11:55

      Micheline, às vezes é de indignar mesmo!!! Mas tudo na vida passa né?
      Importante é levarmos tudo com leveza e cuidarmos de nossa saúde.
      Estamos aqui para apoiar uns aos outros, estamos juntas nessa – mesmo surtadas de vez em quando!!!kkkk
      um beijo querida!!

  • 10 de julho de 2014 at 19:59
    lucidalva

    Oi,Flavia! Descobri a pouco mais de um mês ser intolerante a lactose,amei suas dicas,estava pensando exatamente nisso, pois passei mal quando involuntariamente comi alimento com derivado do leite e não havia nada indicando no rótulo. Você sabe me dizer se a farinha de banana verde é taõ boa quanto a biomassa?Abraços

    Reply
    • 12 de julho de 2014 at 11:51

      Oii Lucidalva!
      A farinha de banana verde é rica em fibras, mas a biomassa tem o amido resistente. São propriedades diferentes, mas as duas auxiliam no funcionamento do intestino.
      Aconselho você a conversar com um nutricionista funcional, acredito que conseguirá te orientar melhor 🙂
      Um beijo

  • 9 de julho de 2014 at 16:14
    Mariane

    Meu Deus Flavia!!! Parece que estou lendo a história da minha vida!!! Há tempos descobri a IL, mas também não me cuidei como devia… enfim cheguei num ponto em que tudo que comia me fazia mal, aí fui correr atrás do prejuízo. Há dois meses faço uma dieta orientada por nutricionista, sem lactose, glúten, açúcar, frituras, refrigerantes, café, ufaaa… mas ainda não me sinto muito melhor e confesso que às vezes me sinto desanimada. Legal conhecer seu blog, me mostrou uma luzinha no fim do túnel rs. Vou te acompanhar agora!

    Reply
    • 9 de julho de 2014 at 21:31
      Renata

      Mariane.. boa noite! Mesmo com alimentação restrita vc sente dor de barriga? Nao consigo entender.. pois tece diarréia msm sem comer derivados. Bjo.

    • 19 de julho de 2014 at 16:39
      Mariane

      Olá Renata! Dificilmente tenho dor de barriga, meus sintomas são mal estar, azia, cólicas fortes, distensão abdominal absurda e dor de cabeça… bjo.

    • 19 de dezembro de 2018 at 21:20
      Pollyneya Leite de Oliveira

      Eu iniciei o tratamento vai fazer um mês! Ainda sinto movimento na barriga, desconforto , gases, e o intestino ainda um pouco frouxo. Tem dias que é desanimador, como hoje! Tenho IL, a nutri disse que disbiose tbm estou tratando dessa disbiose. Cortei glúten e lactose, tudo!

    • 17 de março de 2019 at 17:04
      Gerenilza Camargo

      Tenho muita dor abdominal fiz o exame estou com tolerância a lactose

  • 9 de julho de 2014 at 13:19

    Ótimas Dias Flávia!!! Estava precisando delas, as vezes a gente acaba se lascando com alguns produtos… e isso é muito útil!!! abraços.

    Reply
  • 9 de julho de 2014 at 10:25
    Bianca

    Oi Flavia! Adoro seu blog, estou sempre acompanhando… realmente não tem nenhum remédio milagroso pro nosso caso né?! Já tentei anti gases, anti espasmódicos, sal de frutas, magnésia bisurada, mas não me ajudam em NADA…. =/ Eu acabo recorrendo aos chás (espinheira santa, erva doce) e à paciência.. afinal, uma hora passa hehehe… Não conhecia as “Gotas Preciosas”, vou testar uma hora dessas…
    Mas uma coisa que me ajudou MUITO a diminuir os sintomas (mesmo quando eu enfio o pé na jaca bonito) foi o uso dos probióticos, que uso de forma contínua… e troquei a lactase pura pro EnzyLacto Ultra… (não estou indicando gente, só estou relatando minha experiência! 😉 ).
    Beijos e obrigada por manter esse blog! =)

    Reply
    • 9 de julho de 2014 at 13:50

      Oii Bianca!
      Os probioticos também me ajudam bastante.
      E verdade, precisamos da paciência mesmo, dar o devido tempo até nosso organismo se restabelecer!
      beijos

  • 8 de julho de 2014 at 23:40
    Wylka

    Excelentes dicas, vou adotar o suco verde e a biomassa!!! Mas como vc mesmo sugerio vou conversar com o nutricionista. Os sintomas são bem chatos, vc descrevendo parecia eu… qd consumo sem saber, dependendo passo dias para me recuperar… No caso de ingerir alguma comida que nāo conheço se há ou nao lactose, na dúvida tomo a enzima… Além da lactose, evito alimentos gordurosos, aumento o consumo de frutas,verduras..

    Reply
    • 9 de julho de 2014 at 13:52

      Oii Wilka!
      Pois é, eu tb evito alimentos gordurosos. Parece que ficamos pior ainda se consumimos né?
      um beijo!

  • 8 de julho de 2014 at 14:45
    Ariane

    Olá Flávia.
    Adorei o post, não sabia que chá de espinheira-santa era boa para a mucosa gástrica, sofro de gastrite e só ficava no chá de camomila e suco verde, obrigada por compartilhar.
    Sobre o já que estou passando mal vou me esbaldar nos lácteos, já fiz isso e me dei muito mal, rsrs.
    Beijos

    Reply
    • 9 de julho de 2014 at 13:53

      Aii Ariane, pior ideia abusar depois que o pé tá na jaca né?! hehehhe
      um beijo!

    • 10 de janeiro de 2019 at 15:38
      Andrea

      Oi Ariane,
      Sim chá ou cápsulas de espinheira santa é excelente pra gastrite.Outra opção q meu homeopata passava era tomar 01 colo de suco de couve batido com água em jejum por 30 dias, melhora mesmo.

  • 8 de julho de 2014 at 14:10
    lene

    Adorei o post! Alias adoro o blog!!
    Quando passo mal devido ingerir algo com lactose tambem sempre tomo cha de camomila e hortelã, e se ficar com dores ou muito desarranjo recorro a um remédio que meu gastro passou, prolive, que são probioticos. Bjs!

    Reply
    • 9 de julho de 2014 at 13:53

      Oii lene!
      Obrigada pela mensagem 🙂 bjs

  • 8 de julho de 2014 at 13:05
    Bruna Costa

    Adorei o post Flávia!
    Quando acabo consumido lactose e/ou glúten também opto pelos chás para aliviarem os sintomas (hortelã, boldo e carqueja para o estômago; erva doce e erva cidreira para os gases). Além disso, tomo bastante água e chá de hibisco com cavalinha nos dias seguintes para ajudar com a retenção de líquido e mantenho a ingestão diária de suco verde e de cápsulas de chlorella (alga mágica e extremamente proteica).
    Que essas diquinhas diminuam nosso desconforto! Beijos

    Reply
    • 8 de julho de 2014 at 13:57

      Oii Bruna!
      Amei suas dicas!
      Vou pesquisar mais sobre a chlorella, já ouvi falar mas não conheço muito ainda.
      Obrigada, um beijo!

    • 21 de maio de 2017 at 8:32
      Ana Paula

      A minha gastro disse que quem tem refluxo não pode fazer uso do hortelã. Ele relaxa o anel que impede o alimento de retornar para o esôfago. Pesquise sobre isso.
      Bom dia!

  • 8 de julho de 2014 at 12:32
    Mari

    Muito bom o post!! Adorei! Beijos

    Reply
    • 27 de fevereiro de 2018 at 20:51
      Andreza

      Olá Estou no estágio 4 da IL cortei tudo, e agora tenho crises de vômito, mas tenho aliviado as cólicas com óleo de Ricino, mais popularmente conhecido como óleo de carrapateira ou mamona. Suas dicas são práticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Flavia Machioni Consultoria em Alimentação Saudavel Eireli (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l