Bolo de chocolate com beterraba sem lactose

Hoje trago uma receita bem simples e saborosa: um bolo de chocolate com beterraba sem lactose e que pode ser sem glúten.

O bom desse bolo é que ele fica úmido e bem leve, além de ser versátil, porque dá para fazer conforme sua necessidade ou o que se tem em casa.

Da forma como eu fiz o sabor ficou mais amargo, do tipo que agrada mais os adultos. Apesar disso, acho que vale a pena adaptar e oferecer para as crianças, porque os pais geralmente adoram a ideia de ver os pequenos comerem um legume disfarçado de bolo de chocolate. A minha intenção não era que ficasse dessa cor, mas achei tão bonito esse avermelhado!

Ingredientes

150g de beterraba crua – usei quatro bem pequenas

2 ovos

40g de manteiga, ou duas colheres de sopa cheias – pode usar manteiga ghee, óleo de coco ou outro de sua preferência

70g de açúcar mascavo – aproximadamente meia xícara

5 colheres de sopa cheias de farinha – dessa vez usei 1 de berinjela e 4 de centeio, mas já fiz com farinha de trigo integral, aveia em flocos finos e farinha de coco e deu certo. Com centeio e trigo integral fica mais amargo, e com as outras farinhas fica mais suave, perfeito para as crianças. Farinhas de quinoa, amaranto e arroz também são opções

1 pitada de sal

1 colher de chá de extrato de baunilha – opcional. Dessa vez, usei umas 5 gotas de essência de rum Jamaica

3 colheres de cacau em pó – outra opção é alfarroba. Nunca tentei, mas aprendi que quando se faz essa substituição se deve retirar um pouco da quantidade de açúcar e adicionar um pouco mais de gordura

1 colher de sobremesa de fermento químico

Gotas de chocolate ou nibs de cacau para colocar por cima – opcional

Modo de preparo

Bata as beterrabas, os ovos e a manteiga no liquidificador até virar um creme/purê. É importante que esses ingredientes estejam em temperatura ambiente para ficar homogêneo. Depois, junte os demais ingredientes, misturando à mão mesmo, deixando o fermento por último. A massa deve ficar cremosa e leve. Coloque em forminhas preenchendo 2/3, decore com nibs de cacau ou gotas de chocolate e asse em 200°. No meu forno demora 20 minutos.

Os bolinhos dessas fotos eu fiz com cacau alcalino, que, entre outras características, é mais suave.  Achei melhor fazer com o cacau tradicional mesmo, porque fica com sabor mais próximo de chocolate e se sobressai mais à beterraba, tanto no sabor quanto na cor, já que esse ficou um primo do red velvet.

Já fiz algumas vezes para meus amigos e eles gostaram, alguns nem perceberam que era de beterraba.

Quando for à feira ou supermercado, lembre de comprar beterrabas. Depois, faça os bolinhos e vem contar como ficou!

 

Dificuldade em encontrar os ingredientes? Compre online e receba em casa. Clique aqui.

Sobre o Autor

Carla Vailatti

Carla Vailatti

Oi, eu sou a Carla Vailatti, jornalista e intolerante à lactose. Vivo em negociação com meu corpo, porque tento ouvi-lo, mas ele pede muito chocolate. Acredito que todos precisamos buscar informações para sermos protagonistas da própria saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *