Meu pão sem glúten não deu certo

Será que alguém aí já disse a frase: “Meu pão sem glúten não deu certo”?! 🤔

Acho que 95% das pessoas que já tentaram fazer um pão sem glúten já disseram essa frase pelo menos uma vez na vida. Né não?!

Hoje eu resolvi testar algumas receitas que estavam surgindo na minha cabeça. Eu já mostrei pelo Instagram algumas vezes como é o processo de criação das receitas que faço e hoje foi um dos dias de teste.

Eu já fiz um post aqui (com e-book gratuito e tudo!) com 4 dicas para cozinhar sem glúten, e se você ainda não viu, corre lá porque muita gente já salvou ingredientes seguindo elas!

Você já deve saber que eu não faço receitas só pelo sabor. Eu me preocupo bastante na escolha dos ingredientes para que sejam nutritivos e usados da melhor maneira possível. Então lá fui eu.. reuni vários ingredientes que queria para o meu pão sem glúten e integral.

Coloquei para assar, ele cresceu lindo, fez uma casquinha incrível, perfumou a casa com aquele cheirinho de pão irresistível.

Tirei do forno. Deixei ele descansar na bancada para esfriar, Quando olhei para ele de novo, o bichinho estava na metade do tamanho, todo esquisitinho. Pensei: “Ixi, não deu!”.

Quando cortei, amigo, era um purê com casquinha ahahahhahaha até fiz post, olha:

A post shared by Flavia Machioni (@lactosenao) on

Eu aproveitei o momento para falar um  pouco sobre o fracasso das receitas. Eu sei que elas nos deixam desanimadas, frustradas e até irritadas porque gastamos ingredientes bons e caros, mas vamos lembrar que é no erro que a gente descobre a vitória!

E sim, é claro que inclusive eu, que trabalho com isso e faço receitas direto, erro! Óbvio! Nós só evoluímos tentando e errando, porque assim temos a oportunidade de aprender ainda mais.

Todo mundo erra! Principalmente se quer fazer algo do zero. Normalmente não é de primeira que se acerta. Eu já tive receitas que inventei do zero e deram super certo na primeira, mas não é o padrão.

Normalmente preciso de pelo menos duas tentativas. É muito estudo, muito teste, muito ingrediente bom indo pro lixo, muitaaaaaa louça pra lavar.

Porque estou dividindo isso? Para você não achar que só acontece com você. O erro faz parte do processo e nos ensina muito.

Mas, vamos ao que interessa! O seu pão sem glúten deu errado e você não sabe o que fazer?

Vamos ver algumas opções:

  • Transforme em torradinhas!

    Corte em fatias finas, coloque em uma assadeira levemente untada e deixe no forno médio até ficarem com cara de torrada.

    Deixe esfriar e use como quiser. Uma ideia: essas bruschettas maravilhosas.

  • Transforme em farinha de rosca!

    Farinha de rosca = pão velho moído. O seu pão não está velho, mas não está bom kkkkk. Então torrer ele até ficar sequinho e triture no processador ou liquidificador.

    Use para empanar proteínas, bolinhos ou substituindo a farinha de rosca tradicional em diversas receitas.

  • Transforme em crouton para salada!

    Corte em quadradinhos pequenos. Regue com azeite de oliva ou passe mantega ghee e leve ao forno médio até ficarem crocantes.

    Deixe esfriar e use em saladas ou para acompanhar sopas.

Você também pode fazer alguma das minhas receitas aqui do blog, que dão certo e são muito gostosas! Que tal?

Agora, quero saber quais são suas dúvidas nos pães sem glúten. Deixa aí nos comentários, vai que eu consigo te ajudar!

Um beijo!

 

 

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

7 comentários em “Meu pão sem glúten não deu certo

  • 19 de setembro de 2017 at 23:01

    Olá
    Tenho uma receita sem gluten que sempre deu certo o segredo tá no ajuste do fermento biológico vai ter de acertar pra cada receita , ou seja, faz uma vez com uma quantidade e vai ajustando nas próximas , porque por alguma razão que eu não sei .. cada máquina da certo com uma quantidade ok
    dito isso:
    1 copo e 1/2 de leite (no caso sem lactose)
    2 colheres de sopa de açúcar (pq minha filha gosta de um pão mais neutro para poder passar o que quiser no pão e interferir menos no paladar)
    1 colher e 1/2 de chá de sal
    3 colheres de sopa de óleo (eu prefiro margarina da becel aquela da embalagem verde)
    2 ovos
    1 copo de farinha de arroz
    3 copos de fuba de milho (eu uso da marca mestre cuca é a melhor !!!!)
    1/2 colher de chá fermento biológico (a receita original usa 2 colheres de chá… aí vai depender de cada maquina) a minha é a cadence nosso pão e uso o tempo padrão que leva cerca de 3horas para ficar pronto
    Sugestão que sempre deu certo: Dicas !!!
    1) primeiro coloque tudo que é líquido na forma e por cima tudo que é sólido. ao terminar de colocar todos os ingredientes finalize com o fermento biológico (aqui vai um segredinho kkk) abre a farinha (no caso é o fuba) faz um buraquinho e coloque o fermento conforme a receita, e cubra com o fubá. Sei que é estranho mas isso tem feito toda diferença nessa máquina kkkkk
    quem gosta de por por exemplo, atum enlatado (escorre o liquido, e coloque todo o conteudo do atum em um frigideira e dê uma secada e tostadinha) aí coloque tudo na forma enquanto ele esta misturando tudo ok.
    Boa sorte. Se alguém fizer seria legal dizer se deu certo. Assim que eu fizer vou tentar lembrar de postar uma foto … bjsss

    Reply
  • 7 de outubro de 2017 at 9:57
    Rosangela Gomes

    Olá, como substituo o açúcar mascavo por adoçante dietético de forno e fogão na sua receita de bolo de aniversario? Obrigada

    Reply
    • 7 de outubro de 2017 at 13:12

      Oi! Não sei, Rosangela. Não tenho costume de trabalhar com esses adoçantes.
      Veja as indicações do fabricante.

      Reply
  • 19 de outubro de 2017 at 17:20

    Olá! Estou aliviada! já joguei bastante ingredientes fora e fiquei frustrada, algumas quase acertei! mas como sou perfeccionista, quero acertar e não eh fácil. Já tinha decidido desistir mas depois que li seu comentário, vou continuar tentando.

    Reply
  • 25 de maio de 2018 at 11:59
    Solange Pilz

    Meu pão cresce, assa, mas de repente ele desce. As vezes desce tanto que parece uma canoa. O que fiz de errado?

    Reply
  • 20 de novembro de 2018 at 22:43
    Elisângela

    Tentei hj fazer meu primeiro pão sem glúten. Cresceu, ficou lindo, mas no forno abriu um buraco no meio e ficou com muito gosto de fermento.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *