Queijo pode para intolerantes à lactose?

Queijo pode para intolerantes à lactose?

Oi gente!

Você sabe dizer se queijo pode para intolerantes à lactose?

Comecinho de semana resolvi compartilhar uma informação interessante.

Quando perguntam se queijo pode, a resposta normalmente é não, né? Preparem-se então.

Como já sabemos a lactose é um dos açúcares do leite. Açúcares são carboidratos, certo? Eu já tinha ouvido dizer que alguns queijos, dependendo do processo de maturação que eles sofrem, transformam a lactose em outros tipos de açúcares. Normalmente são os queijos amarelos, já que os queijos brancos são mais frescos e não passam pelo período de maturação.

Mesmo sabendo disso não me lembro de ter visto nenhum queijo que diz essa informação na embalagem. Apesar de sempre ter desconfiado que não tinham lactose, por não indicarem presença de carboidratos nas informações nutricionais. Já vi alguns queijos indicando 0g de carboidratos

Aí um belo dia eu estava no Diário de Receitas Sem Lactose, da Monalisa, e fiquei sabendo dessa notícia, que quero dividir com vocês também.

A Tirolez fez um levantamento da quantidade de lactose nos queijos que eles produzem e constataram que em vários deles não foi detectada a lactose. Não é legal?

A listagem completa dos queijos vocês podem pedir pelo SAC deles, eu pedi por e-mail e me enviaram bem rapidinho. Eu não vou colocar aqui a listagem porque eles podem fazer alterações na fórmula e processo de fabricação, então é bom estarmos sempre pedindo a listagem nova.

Mas só para dar um gostinho vou citar alguns dos queijos em que não foram detectados lactose: brie, estepe, gouda, minas padrão e mussarela.

É uma notícia e tanto não acham?

Mas atenção: alérgicos à proteína do leite não podem consumir nenhum destes queijos!!!!

Para quem quiser receitas de opções livres de leite de vaca, postei esse queijo vegano aqui, fica muito delicioso!!!

Outra opção é a “ricota” vegana, receita aqui.

Para quem quiser aproveitar e curtir uma super pizza, tem essa receita de massa sem glúten e lácteos aqui 🙂


Entrei em contato também com a Frimesa e a Polenghi. A Polenghi não respondeu.

A resposta da Frimesa: “Informamos que a empresa não faz a análise de lactose em queijos, somente em nosso Leite UHT Semidesnatado Baixa Lactose. Porém é de conhecimento que nos queijos existe uma quantidade muito pequena de lactose pois durante o processo de fermentação, parte da lactose é transformada em ácido lático e o restante é liberado com o soro, permanecendo assim uma quantidade mínima de lactose no produto final.”

Espero que tenham gostado da informação!!

Me siga no Instagram também e acompanhe minhas dicas 😉

Ps: Este post foi feito em 2012, onde ainda não existiam os queijos de vaca com enzima lactase, os queijos “zero lactose”. Tem post aqui no blog falando deles também. Eu não consumo nenhum destes e nenhum derivado lácteo pois hoje sei que tenho alergia tardia à proteína do leite, e não somente IL. Se quiser entender como descobri, clique aqui.

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 8 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

37 comentários em “Queijo pode para intolerantes à lactose?

  • 3 de agosto de 2017 at 15:35
    Paulo

    Boa tarde.
    Me chamo Paulo.
    Gostaria de saber quais os tipo de queijo são 0 lactose.

    Des de ja….
    Obrigado…..

    Reply
    • 28 de dezembro de 2016 at 10:38

      Olá! Tem sim, quando mais fresco, mais lactose o queijo tem.

  • 31 de maio de 2016 at 13:14
    Jean Carlo Ribeiro

    Flavia, tudo bem?

    Eu costumava sempre comer queijo, pizzas de mussarelas e outros derivados.
    Comecei a passar mal cada vez com mais frequência, mas NUNCA sabia os motivos. Até que há dois meses me veio a cabeça que poderia ser a lactose. Beleza, fiz meus testes, cortei queijos, leites entre outros e, lógico, melhorei. Porém, fui voltando o consumo de cada coisa para ver o que podia ou não consumir.

    MInha conclusão é que, posso consumir leite a vontade porém com queijo meus estomago vira do avesso. Dessa forma surigiram algumas dúvidas.

    Como é possível eu ser intolerante ao queijo e ao leite não? Isso me deu um nó na cabeça.

    Será que sou intolerante a alguma substancia especial do queijo???

    Reply
  • 1 de março de 2016 at 10:56
    andre luiz r vidal

    Tb fiz o teste deu basal 91 depois 82 84 83 e certeza que sou intolerqnte a lactose? Porque quando tomo anti termico fico ruim? A intolerância a lactose pode causar ardor na urina?

    Reply
  • 1 de março de 2016 at 10:50
    andre luiz r vidal

    Sou intolerante a lactose quando tomo dipirona tb fico ruim ou qualquer derivado fo leite sou alérgico a muita coisas renite sinusite isso ai tudo tem a ver com a intolerância?

    Reply
  • 29 de agosto de 2015 at 15:15
    Wayne

    Amei informações claras. Mundo novo bom saber q tem pessoas dispostas a dividir conhecimento.

    Reply
  • 17 de agosto de 2015 at 21:35
    Ana Carolina

    Infelizmente, eu não consigo consumir queijo mussarela, mesmo com a quantidade de lactose baixa. Sinto que me faz muito mal, mais do que qualquer outro produto derivado do leite. Mas, na minha cidade já encontro várias marcas de queijo ZERO LACTOSE, e o sabor é o mesmo dos outros, acho até mais gostoso…

    Aproveitando a pergunta, estava lendo aqui no blog uma matéria de pão de queijo zero lactose – sem queijo -, mas queria saber se você já tentou fazer pão de queijo utilizando algum dos queijos que informam ser zero lactose…

    Obrigado
    Beijos

    Reply
    • 20 de agosto de 2015 at 16:39

      Oi Ana Carolina!
      Nunca tentei, mas deve dar certo sim!
      Beijos

  • 25 de novembro de 2014 at 23:03
    maria da conceição rocha lins

    Oi Flávia,

    Adorei conhecer seu blog.
    Tenho il por causa da diverticulite que tenho há uns vinte anos, e estou encantada por saber
    que posso conhecer um pouco mais sobre os queijos. Até agora, sei que posso comeer um pouco de muzzarella de cada vez, parmesão, e demais queijos duros. às vezes experimento o minas padrão e fiquei feliz em saber que o seu consumo é viável para o nosso caso. Aguardo mais dicas, pois aprecio muito a maioria dos queijos. Por hora muito obrigada!!!

    Reply
  • 20 de novembro de 2014 at 14:56
    Angela

    Gosto muito do teu blog, tem me ajudado bastante, eu encontrei no supermercado pao de açucar aqui em sao paulo estes queijos sem lactose, se puder ajudar……MUSSARELA SINLACT LIGHT, QUEIJO MINAS PADRAO LACFREE bjs

    Reply
  • 13 de novembro de 2014 at 17:14
    GW

    Queijo Minas e Muçarela sem lactose?
    Só se forem produzidos com leite anteriormente preparado para retirar a lactose.
    Se forem produzidos naturalmente, a lactose vai estar presente, e em grande quantidade.
    Melhor confirmar a informação.

    Reply
  • 3 de setembro de 2014 at 12:32
    Carolina

    Nossa li esse comentário e fui direto para o site da tirolez sempre fui fã dos queijos deles. Acabei de descobrir minha intolerancia e minha maior frustracao e em relação ao queijo pq aqui em casa falta água mas não falta queijo. Seu site tem me ajudado muito pena que você não faz encomendas aqui pro rio.

    Reply
    • 4 de setembro de 2014 at 8:37

      Oii Carolina!
      Que bom!!
      Logo logo as encomendas vão para outros estados, estou correndo aqui para que seja o quanto antes 🙂
      Um beijo!!

  • 4 de agosto de 2014 at 17:43
    Audia Pedron

    Gostaria de saber onde posso encontrar queijo sem lactose, sou de Ijui, RS

    Reply
    • 5 de agosto de 2014 at 5:27

      Oi Audia!
      Entre em contato com os fabricantes dos queijos, como a Verde Campo e a Balkis. Eles saberão te informar.
      bjs!

  • 4 de agosto de 2014 at 15:09
    Andrea Costa

    Olá, eu não sei ainda se sou IL, apenas tenho sentido coisas estranhas ultimamente…e como tenho amigas com esse problema, eu meio que achei parecidos os sintomas que venho tendo. Sábado passado, passei a noite inteira sem dormir, com um mal estar fora do normal, sensação de barriga em erupção, parecia que eu estava estourando pipoca dentro do estogamo, me sentia com muitoooos gases, porém,não conseguia soltá-los de jeito nenhum, minha barriga muito inchada,eu ia no banheiro e nada, passei a noite inteira nesse tramite, quando foi por volta das 05:00hs da manhã, consegui evacuar um pouco, daí deu uma leve sensação de alivio. Desde então, não consumi mais leite e nem derivados…isso é ruim, eu amo leite, iogurte natural e demais derivados… não acredito que agora, aos 30 anos, eu tenha desenvolvido isso. Ainda não fui ao médico porque atualmente estou sem plano de saúde…
    Será que eu estou de fato com intolerância á lactose?!

    Reply
    • 5 de agosto de 2014 at 5:26

      Oi Andrea!
      Infelizmente para saber se de fato você esta com intolerancia a lactose o melhor é fazer exames ou consultar um nutricionista funcional para investigar.
      Como os sintomas normalmente se assemelham aos de indigestão, pode ser que sejam outros alimentos que te fizeram passar mal.
      Bjs!!

  • 18 de maio de 2014 at 7:22
    Anna Maria Fenyo

    Gostei! Bem objetiva e esclarecedora.

    Reply
  • 27 de março de 2014 at 14:42
    Deize

    Estou adorando seu blog!É demais!!

    Reply
  • 17 de setembro de 2013 at 16:22

    ATENÇÃO INTOLERANTES A LACTOSE… ESTOU TENTANDO AGILIZAR A APROVAÇÃO DO PROJETO “CONTÉM LACTOSE” NA CAMARA DE DEPUTADOS. POR ISSO ABRI UM “ABAIXO-ASSINADO” PEDINDO AOS DEPUTADOS RESPONSÁVEIS MAIS AGILIDADE… ESTAMOS A 10 ANOS AGUARDANDO ESTE PROJETO.

    AJUDE-NOS A DIVULGAR E ASSINE!

    https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/sandro-mabel-dep-arnaldo-faria-de-s%C3%A1-cdc-cssf-e-cdeic-aprovem-o-projeto-de-lei-pl-2663-2003-lei-da-lactose-2

    Reply
  • 22 de fevereiro de 2013 at 22:19
    Renata

    Pôxaaa, amei saber isso!!! Saber que posso comoer queijo minas padrão e mussarela é uma ótima notícia!!! Venho evitado pizza há tanto tempo por causa do queijo mussarela!!! Ótimaaa notícia MESMO! kkkk E sobre o queijo prato, sabe informar?? Muito obrigada!!

    Reply
    • 23 de fevereiro de 2013 at 12:07

      Oii Renata!
      Na verdade os queijos que tiverem 0g de carboidratos você pode consumir, então na dúvida dá uma olhadinha no rótulo ou se preferir entre em contato com o SAC da fabricante 🙂

  • 31 de janeiro de 2013 at 19:20
    Morgana

    Vocês chegaram a comer os queijos e não passaram mal?
    E Esses queijos feitos com o leite de ovelha? Alguém já testou?

    Reply
    • 1 de fevereiro de 2013 at 14:25

      Oi Morgana.
      Eu já comi esses queijos e não passei mal não!! 😉
      Os de ovelha também já comi, não passei mal também, mas achei muito salgado – tanto o gosto quanto o preço hehehe.

  • 22 de outubro de 2012 at 20:18
    Penha

    Olá..meu marido tem IL..e aqui em casa sempre procuro ver se acho produtos sem lactose, então quem quizer diquinhas ai vai, as bolachas TRAQUINAS DE MORANGO não contem lactose, asim como os waffer da nestlhe, o chocolate meio amargo da garoto, os iogurtes Sofil da yakut..
    bom morro em Tatui.. mas minha familia é do Espirito Santo, e lá tem queijo sem lactose tem o padrão da carnille segue o link e eles tem loja virtual..
    http://www.carnielli.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=41&Itemid=56&lang=pt
    lá tem tem o frescal ma infelizmente somente lá em vitoria vc acha..
    bom espero ter ajudado..bjos

    Reply
  • 31 de agosto de 2012 at 23:07
    Maitê

    Nossa não acredito, AMEI a notíciaaa!!!! Esse blog é vida!!! Obrigada =)

    Reply
  • 26 de agosto de 2012 at 1:07
    maristela batista de souza rocha.

    Amei conhecer voces;tenho meu finho de 3anos que tem alergia a lactose,me ajude a saber como alimenta lo. aproposito como posso fazer pao de queijo pois ele ama.Obrigada Beijos.

    Reply
    • 27 de agosto de 2012 at 10:58

      Maristela, que bom que nos achou.
      Essa semana ainda vou postar uma receita de pão de queijo sem lactose. Fica de olho 🙂
      bjs

  • 22 de agosto de 2012 at 9:18
    Mariana

    Nossa, que notícia maravilhosa! Dá-lhe mussarela e pizza agora 🙂 Beijos!

    Reply
    • 18 de abril de 2013 at 15:03

      Também gostei muito… Vou ver se faço !

  • 20 de agosto de 2012 at 22:18
    Maria Eugenia

    Parabéns pelo blog e pelas informações essenciais para que tem IL!!

    Reply
    • 21 de agosto de 2012 at 9:42

      Oi Maria Eugenia!! Obrigada, que bom que está gostando 🙂 Se tiver sugestões ou dúvidas pode mandar que vou atrás!! Um beijo

  • 20 de agosto de 2012 at 21:03
    Clari

    Amiga, que orgulho!
    Estou adorando o blog!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Flavia Machioni Consultoria em Alimentação Saudavel Eireli (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l