
Diferença entre intolerância à lactose e SII – síndrome do intestino irritável
Oi, amigos! Hoje vamos falar sobre a diferença entre intolerância à lactose e SII.
Os últimos assuntos do blog tiveram como tema principal a síndrome do intestino irritável, ligada principalmente ao lado emocional e estresse e que afeta diretamente o intestino, causando desconfortos, distensão abdominal e cólicas.
Leia aqui o que é a SII e tudo sobre a síndrome, e neste post conheça os tipos de tratamentos.
Diferença entre intolerância à lactose e SII
• Se você tem intolerância, tende à reagir a um alimento específico, como o grupo dos laticínios. Já na SII, você reage a mais alimentos, como os fermentados, e você pode apresentar todos os sintomas sem ter ingerido nada.
• Geralmente, o jejum piora o quadro de SII, porque o intestino passa a ter mais contrações e espasmos. Já na intolerância não, você apresenta a reação logo após ter se alimentado.
• Na SII, as fezes em fita é bastante comum e causado pelas contrações do intestino devido às dores. Avalie se você tem os sintomas com frequência. Na intolerância, inchaço na barriga, estufamento e ausência de dor é mais característico.
• O superaquecimento bacteriano, conhecido como ”borbulhadas”, pode acontecer nos dois casos, mas na síndrome do intestino irritável é mais marcante, principalmente em jejum. Pode ser causado por má-digestão, intolerância ou SII. Associe aos outros sintomas.
Ao apresentar os sintomas citados, procure um profissional ou nutricionista que tenha uma visão mais integral sobre o assunto. Não há exame laboratorial, mas está diretamente ligado ao perfil da pessoa.
Confira aqui o vídeo sobre o assunto.
Leia mais posts relacionados ao assunto de hoje:
O que é intolerância à lactose?
Síndrome do intestino irritável e alimentação
Vocês se identificaram com os sintomas? Me conta nos comentários? É super importante para mim abordar esse tipo de conteúdo aqui no blog. Espero que curtam!