Como tratar a síndrome do intestino irritável – SII

Como tratar a síndrome do intestino irritável – SII

Oi, amigos! No primeiro post sobre a síndrome do intestino irritável, falei sobre o que é a SII e quais os sintomas. Hoje, vamos focar em como tratá-la.

Sua principal característica é que a SII está ligada diretamente ao lado emocional e estresse do indivíduo, ou seja, quando ele reage mais intensamente às situações, o intestino funciona como órgão alvo.

Como tratar a síndrome do intestino irritável – SII?

O tratamento da SII concentra-se no alívio dos sintomas para que você possa levar uma vida mais tranquila.

Os sintomas leves geralmente são amenizados pelo controle do estresse e pela mudança na sua dieta e estilo de vida. Tente:


Controlar a respiração

Depois da pele, o intestino é o maior órgão do corpo. Quando uma pessoa corre de um lado para o outro, ou fala demais, sem dar atenção à respiração, perdemos oxigenação em todos os órgãos, inclusive o intestino. Então quando diminuímos a oxigenação para o intestino, fazemos com que ele tenha mais contrações e câimbras.

Portanto, repouso, bolsa de água quente e controle da respiração ajudam muito a aliviar os sintomas logo após cinco minutos. Controlar a respiração antes de comer também pode ajudar muito. Atividades como Yoga e Pilates colaboram muito para isso.

Como tratar a síndrome do intestino irritável

Evitar alimentos agressivos

Alimentos gelados e com muita cafeína, por exemplo, podem piorar o quadro de SII, pois agridem a mucosa intestinal.

Alimentação hiper-formentativa ou Fodmaps

É um protocolo padrão de tratamento transitório de até 8 semanas. Não deve ser um estilo de vida, pois trata-se de remover fibras, e precisamos dela, mas nas vezes em que o organismo está irritado, a fibra pode piorar a situação. Confira aqui dicas de alimentação para quem sofre de síndrome do intestino irritável.

Antiespasmódicos

Na medicina tradicional, este método é usado como tratamento pois diminui as câimbras intestinais. O psyllium e alguns medicamentos são muito válidos, mas não para todos que tem SII, pela alta quantidade de fibra. Tenha cautela e acompanhamento profissional. Um ótimo antiespasmódico é o hortelã-pimenta.

Ele não é muito fácil de ser encontrado no Brasil, mas em alguns países de produtos importados conseguimos com facilidade. Chás também aliviam um pouco os sintomas. Considerando o uso da medicina chinesa, tratar o eixo HPA, que é o eixo que dispara o estresse. Usar moduladores, como adaptógenos, ajudam a aliviar a SII.

Confira aqui no meu canal mais do assunto sobre como tratar a síndrome do intestino irritável.

No próximo post, falaremos sobre a diferença entre intolerância à lactose e SII. Fiquem ligados!

Um beijinho.

Sobre o Autor

Tatiane Moreira

Tatiane Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Flavia Machioni Consultoria em Alimentação Saudavel Eireli (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l