Ovo de Páscoa recheado sem glúten sem lactose

Oioiii!!! Com a proximidade das festividades, nada melhor que receita de ovo de Páscoa recheado sem glúten sem lactose, não é mesmo?
Ano passado postei esta receita aqui, com recheio de bolo de frigideira e creme de frutas vermelhas. Ficou uma delícia! Para quem tem interesse, a receita é vegana.
Esse ano, resolvi fazer um recheio diferente, e ter mais habilidade com utensílios – porque ano passado enfiei a ponta da faca na palma da mão e tive que ir pro hospital levar pontos. Barra, amigos!
Para mostrar como estou mais habilidosa, até filmei a receita, veja só! kkkkkk
Este ovo é feito com chocolate 70% cacau. Eu usei da marca Amma, que eu adoro! Usei o Gulah Mera, que é adoçado com açúcar de coco e eu acho divino.
É bem importante fazer a temperagem do chocolate, como mostro no vídeo e ensino no passo a passo abaixo. Isso faz com que o chocolate não derreta se estiver fora da geladeira.
O bolinho é o pão de mel que você encontra a receita aqui neste link.
O creme é um caramelo de tâmaras ULTRA fácil de fazer e surpreendente! Vale usar como recheio de bolos e tortas daqui em diante.
Como você já deve imaginar, o recheio é a gosto do freguês. Portanto, invente e misture como preferir.
Umas ideias:
- Brownie com leite condensado de leite de coco
- Bolo de limão com creme de baunilha
- Bolo de baunilha com creme de nozes
Todas as receitas você encontra por aqui! Dê uma pesquisada usando a lupa e divirta-se 😉

Agora vamos ao passo a passo!
Esta receita é (clique nos ícones abaixo para conferir mais receitas de cada categoria):
Ingredientes:
Para a casquinha de chocolate:
- 240g de chocolate 70% cacau – ou pelo menos 50%
- Para o caramelo:
- 1 e 1/2 xícara de tâmaras sem caroço
- Aprox. 1/4 de xícara de leite de coco ou outro leite vegetal
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 pitada de sal
Para o pão de mel receita aqui
Instruções:
Para temperar o chocolate:
- Derreta 160g, que equivale a 2/3 da quantidade total, do chocolate.
- Você pode derreter em banho-maria ou no microondas, de 30 em 30 segundos para não queimar.
- Quando o chocolate tiver derretido, vá acrescentado o restante da quantidade (80g ou 1/3).
- Adicione aos poucos e mexa bem, para que derreta com o calor do chocolate já derretido.
- Quando todo o chocolate estiver derretido e homogêneo, cubra a fôrma da casquinha do ovo com uma camada fina.
- Leve a geladeira até que endureça.
- Repita o processo pelo menos mais uma vez.
- Reserve.
Para o caramelo:
- Bata todos os ingredientes em processador ou liquidificador até que fique cremoso e homogêneo.
- Ajuste a consistência com o leite vegetal.
- Coloque sempre aos poucos.
- Reserve.
Montagem:
- Despedace o pão de mel em pedaços menores, pode ser com a mão mesmo.
- Pegue uma das cascas de chocolate e forre com uma cama de bolo.
- Pressione com a ponto dos dedos, delicadamente, para que fique firme e compacto.
- Agora, despeje uma camada generosa do caramelo de tâmaras.
- Alinhe o caramelo.
- Por fim, cubra com o chocolate temperado, fechando completamente o ovo.
- Leve novamente a geladeira para que endureça.
- Não precisa armazenar na geladeira, mas deve-se armazenar em local fresco.









9 comentários em “Ovo de Páscoa recheado sem glúten sem lactose”
Achei excelente as receitas vou tentar fazer para um menino especial que ama chocolate mas tem intolerancia âo gluten lactose.
Gostaria de saber se usando o cacau em pó dá o mesmo resultado.Desde ja ficarei grata pela resposta pode colocar no meu email.Beijos
Muito obrigado por compartilhar essa receita, sou intolerante. Excelente conteúdo.
Amei essa receita, esse caramelo deve ficar muito bom! ♥️
??vou fazer , amei a receita
Oi Flávia, qual tamanho de forma de acetato vc usou?
Oi Camila!
Acredito que era média.
bom dia,
gostei da receita.
obrigada
Olá! Onde você comprou o chocolate 70% sem lactose? Conhece algum lugar no RJ que venda? Está difícil de encontrar chocolate em barra assim.
O chocolate 70% da Arcor costuma ser encontrado em mercados, lojas Americanas da vida, etc. São tabletes de 120g. Tem traços de leite, mas não tem lactose! (http://www.extra.com.br/Alimentos/Bomboniere/Chocolate/Tablete-Chocolate-Amargo-70–120g—Arcor-10913383.html). Aqui no interior de SP, costuma custar entre R$ 6-10. O da Harald meio amargo tb não tem lactose e vc encontra barra de 500g, 1kg… Às vezes aparece em mercado, mas aí é mais comum encontrá-lo em lojas especializadas).