
Muffin salgado sem glúten e lactose

Oiii! Esse muffin salgado sem glúten e lactose está fazendo tanto sucesso no Instagram que não tinha como deixar de postar ele por aqui também.
É uma excelente opção para lanche, inclusive levei ele na minha última viagem, pra África do Sul no mês passado.
Adoro viajar, e como não gosto de passar fome e nem sempre avião e aeroporto têm opções gostosas e seguras para intolerantes à lactose, prefiro garantir e levar alguns lanches comigo. Inclusive tenho um post contando como faço e dando dicas, clique aqui.
O bom dessa receita é que fica pronta rapidinho e você pode usar os restinhos de legumes e proteína que tem na geladeira para o recheio.
Os ingredientes!
Como usamos ingredientes naturais e integrais, ele é uma opção muito nutritiva, já que no lugar de farinhas e gorduras refinadas, nós estamos usando legumes e farinhas integrais.
Mais uma daquelas receitas para mostrar que comida saudável não tem nada de sem graça ou sem gosto!
São tantos seguidores Testando & Aprovando as receitas que não tem como você achar que é só opinião minha kkkkkk
As substituições possíveis dessa receita são as abaixo:
- Milho cozido: pode trocar por grão de bico cozido, ervilha cozida – mas vai mudar a receita!
- Farinha de amêndoas: pode usar basicamente qualquer farinha, dando sempre preferência às integrais. Lembre que ao mudar um ingrediente, a receita se altera também.
- Recheios: pode usar o que quiser e tiver em casa como beterraba, cenoura, tomate, salsinha, couve, espinafre, ervilha, atum, carne moída, tofu, cogumelos, etc.
- Ovos: faça testes!
Se gostar dessa receita veja outras de lanches salgados aqui:
Pão recheado sem glúten e lactose
Ingredientes:
Massa:
- 1 lata de milho cozido ou 170g
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de farinha de amêndoas
- 1 colher de sopa de de fermento em pó
Recheio:
Pode usar o que tiver/quiser. Nos meus, usei:
- Brócolis cozido
- Cenoura ralada
- Frango cozido e desfiado
Instruções:
- No liquidificador, bata o milho, ovos, azeite e sal até ficar bem homogêneo.
- Acrescente a farinha e misture até que a massa fique homogênea novamente.
- Adicione os recheios que escolheu, o fermento e apenas misture (sem bater).
- Em uma fôrma assadeira, coloque as forminhas de muffin – uso de silicone – ou faça em formato de torta.
- Divida a massa nas 12 formas.
- Asse em forno pré-aquecido à 180 graus por 30 minutos.
- Espere esfriar e congele. Ou consuma quentinho na hora.
67 comentários em “Muffin salgado sem glúten e lactose”
Posso tirar os ovos da receita ? Tem uma cliente vegetariana
Qual a validade dele se for congelar?
Olá Flávia. Fiz os muffins hoje e aqui em casa todos amaram. Usei farinha de aveia e recheio de atum no lugar do frango. Obrigada pelas receitas e parabéns pelo blog. Fiquei encantada com sua cordialidade em responder a todos os comentários. Abraço
A perfeição! Delicioso! Gratidão!
Olá Boa tarde!
Flávia, posso fazer esta receita com farinha de amaranto? Outra coisa, queria mandar de lanche para escola . Posso fazer a noite e sem congelar mandar no dia seguinte para o lanche da tarde da minha filha? Será que aguenta? tem que ficar na geladeira né?
Obrigada!
Oi, Claudia! Pode usar farinha de amaranto sim.
Se a lancheira da sua filha for térmica, sem problemas.
Boa tarde. Posso substituir o milho?
Oi, Sandra! Não, é um muffin de milho.
Se não gosta, indico optar por uma outra receita.
Fiz sem milho e ficou ótimo.
Olá! Estou conhecendo hoje.. testarei e te falo. só de ler os comentários já gostei. Abraços e Feliz Ano Novo. Elza Maria
Acabei de fazer. Ficou top!!!
Só troquei a farinha, por farinha de arroz.
Todos aprovaram. Fica levinha a massa.
Maravilha de receita!!
Fiz com cenoura e queijos, na air fryer fica rapidíssimo pronto!
Adorei a receita!!! Gostosa e saborosa!!
Boa tarde, tenho lido em vários locais que a maior parte do milho do mundo é transgénico. Vou experimentar com ervilhas depois partilho como ficou?
Oii!! Adorei a receita!! Posso usar farinha de aveia?? E até mesmo um pouco de aveia em flocos?
Oi! Pode sim
Bom dia,
Ao invés de farinha de amêndoas posso substituir por farinha sem gluten? Comprei esta farinha para fazer tortas, será que funciona? Obrigada.
Oi! Pode, mas não fica tão saboroso e nutritivo.
Que maravilha o seu blog!
Ontem fui ao medico e por questões de saúde, vou precisar cortar o gluten, a lactose e o açúcar. Estava arrasada, descobri o seu blog e estou encantada!!
OBRIGADA!
Eba!!! Que bom, Karolina! Um beijo
Será que dá para usar tapioca como farinha? Ou alguma outra farinha como a de arroz ou linhaça?
Oii! A de linhaça é mais indicada. A de arroz e tapioca vão mudar a consistência do muffin.
Oi Flávia!! Adorei sua receita. Vou fazer com certeza.
Obrigado pelas dicas e receitas maravilhosas
Oi Flávia, posso tirar o milho da receita?
Oi! Não, é um muffin de milho 🙂
Não possui uma receita que não use fermento? Fermentos não são nada saudáveis né… acaba ‘estragando’ os ingredientes usados.
Parece uma delícia.. obrigada
Oi Dani! Porque você acha que fermento não é saudável?
Fermento = cremor tártaro, bicarbonato de sódio e algum amido.
Minhas receitas de bolo/muffins levam no máximo 1 colher de sopa de fermento e como qualquer bolo/muffin não são indicadas para serem comidas de uma vez só por uma unica pessoa.
Portanto, se você tiver hábitos saudáveis (alimentação baseada 80% em comida de verdade como verduras, legumes, cereais, grão, tuberculos, proteinas, frutas) um pedaço de bolo não fará mal algum a sua saúde. Muito menos por causa do fermento.
Bjs
Flavia Obrigada por compartilhar conosco essa Receita maravilhosa.
Minha filha ama.
Parabens
Flavia! Comecei a te acompanhar esses dias e já agradeço por todo conteúdo extremamente útil que você disponibiliza aqui no blog e no Youtube para ajudar as pessoas com intolerâncias. Fiz ontem essa receita e utilizei farinha de linhaça dourada no lugar da farinha de amêndoa e fiz em uma forma de bolo inglês. Como recheio, utilizei 1 lata de atum e uma seleta de legumes – tb adicionei orégano. Só fiquei com dúvida na hora de adicionar a farinha e o recheio: se era pra continuar batendo no liquidificador ou na mão mesmo com uma espátula. Mas no fim deu super certo, ficou delicioso e comi com uma saladinha!
Parabéns VC e ótima com a cozinha tenho certeza ???
Oi linda! Fiz com farinha de arroz, 1 lata de Milho verde com recheio de frango. A massa ñ cresceu e ficou seco. O que será que deu errado?
Oi Leticia!
A farinha de arroz pode ressecar mais a massa.. mas não ao ponto de não crescer.
Você usou medida caseira padrão?
Usou fermento?
Ola da pra fazer essa receita na maquina de cupcake?
Oi!! Acredito que sim.. nunca usei uma.
Oi Flávia!
A lata de milho cozida é saudável? Há conservantes? Tem alguma marca para recomendar?
Obrigada! 😀
Oi Patrícia! Existem marcas sem conservantes sim, para isso você deve sempre ler as embalagens quando for comprar qualquer alimento.
Você também pode comprar milho cozido congelado.
O milho é com a água da lata ou escorrido?
Oi! Sem.
Fiz e achei um máximo!
Fiz com farinha integral sem glúten!
Tem uma cara ótima seu muffin, será que consigo fazer uma versão sem ovo? Meu marido come mas eu não. Posso tentar fazer duas versões. Alguma sugestão?
Obrigada!
Parabéns pelo site!
Oi Isadora! Teste com as substituições sem ovo: linhaça, chia, psyllium, etc.
Obrigada pelo carinho.
Olá, fiz o meu com farinha de grão de bico, recheio só azeitonas verdes picadas, cebolinha e um pouco de milho inteiro. Ficou bem gostoso. Grata pela receita =D
Olá! Flávia, vc sabe me informar se posso fazer e consumir ao longo da semana ou se estraga? Sobre o congelamento, é pra congelar depois de pronto?
Desde já,
Grata.
Oi Elisa! Se vai consumir durante a semana eu indico congelar, é mais garantido e fica mais fresquinho.
Congele sempre depois de assado.
Para descongelar basta 30 segundos no microondas ou deixar de um dia para o outro na geladeira.
Bjs
Olá Flávia!
Posso substituir a farinha de amêndoas, pela farinha de aveia ou farinha de linhaça?
Oi! Pode sim.
Olá Flavia! Se eu fizer os muffins de manhã, posso não congelar ou fora da geladeira até o final da tarde?
Oi! Pode sim.
Simplesmente delicioso!
Incrível, ótima receita ????
Olá!!
Primeiramente adorei seu blog!
Gostaria de saber se posso substituir a farinha de amêndoas pela de arroz ou de coco.
Não estou conseguindo achar essa farinha na minha cidade!!!
Queria muito comer esse bolinho :(((((
Oi Daniele! Pode substituir pela de arroz ou pela de aveia.
A de coco eu não indico.
Bjs
Oiii
Estou fazer do agora, com farinha de arroz integral. Será que dá pra fazer no microondas tb?
Oi Daniela! Nunca testei no microondas, não gosto muito de como fica.
Se testar venha contar o que achou!
Oi!!! Eu posso fazer com farinha de arroz? (Eu faço em casa mesmo…bato o arroz no liquidificador… rs) Vi nas substituições que pode ser usada qualquer farinha… mas não custa nada perguntar… hehehe
Oi Marina! Pode sim.
Pode congelar?
Oi Thais! Pode sim.
Oii, no lugar da farinha de amêndoas pode ser o trigo?
Oi Bianca! Pode, mas vai mudar sabor e consistência.
Flavia, fiz os muffins e adoramos!!!
Eu coloquei a massa nas forminhas e joguei um pouco de milho e ervilhas por cima, entao o meu rendeu 9 muffins, e como nao tinham recheio eles ficaram como Mini Souffles, ficou bom demais!
Nos adoramos tanto que comemos os 9 em tres pessoas em um dia so rs! comemos como acompanhamento de uma sopa de legumes e foi perfeito.
Super obrigada, tenho feito suas receitas desde que descobri seu instagram e estou adorando, todas dao super certo e ficam deliciosas! Obrigada mesmo, de coracao, por compartilhar suas receitas, seu trabalho eh maravilhoso e eu vaorizo demais sua bondade em compartilhar e dividir!
Ana 🙂
Ahh, esqueci de falar, eu usei milho congelado, somente deixei ele em temperatura ambiente e depois bati com os demais ingredientes 🙂
Oi Ana! Que ótimo! Fico muito feliz em saber!!!
No caso se eu quiser fazer em uma forma para bolo dá certo ?
Oi! Dá sim.
Pode ser milho cozido da espiga?
Oi! Pode sim, claro.
Olá Flavia, eu fiz ontem esse muffin ficou uma delícia e conquistou todos lá em casa rsrs. Obrigada pela receita :*