Broa de grão de bico sem glúten e sem lactose
Bom dia Brasil!!!
Hoje vim dividir com vocês essa receita de broa de grão de bico sem glúten e sem lactose! Estou em uma busca por receitas de pães! Tenho testado algumas, umas ficam super gostosas, outras dá vontade de chorar hahahaha mas eu não desisto! Amo pão e preciso dele pra viver (exagerada!).
Esses dias comprei grão de bico, porque queria fazer farinha com ele – o que não rolou porque meu pobre liquidificador não deu conta. Então eu cozinhei ele e estou inventando receitas pra usar, porque já que não tenho noção de quantidade cozinhei grão de bico para uma família de 7 pessoas e só tem eu em casa 😐

O grão de bico é um alimento excelente!! É uma leguminosa rica em proteínas, fibras, sais minerais e vitaminas do complexo B. Fonte de energia, ferro, cálcio e magnésio, além de ser rico em triptofano – que é utilizado para produzir serotonina, aquele hormônio responsável pelas sensações de bem-estar, ou seja, ajuda a deixar a gente mais feliz!
Por ser rico em fibras ele auxilia no funcionamento do intestino e também é digerido mais lentamente, portanto uma ótima opção de carboidrato 🙂
Dito isso, vamos à receita!
Broa de Graõ de Bico Sem Glúten e Sem Lactose
Rende +- 6 broas pequenas

Servido com pasta de amendoim caseira e geléia é DOS DEUSES!!!
Ingredientes:
1 xícara de grão de bico cozido sem sal
1 xícara de farinha de arroz
4 colheres de sopa de polvilho doce
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de linhaça – opcional, usei para agregar nutrientes como o ômega 3
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde – também opcional
5 a 6 colheres de sopa de água mineral
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem – pode ser outro óleo vegetal
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno em fogo médio por uns 10 minutos.
Bata o grão de bico no liquidificador até virar uma pasta. Adicione o ovo e bata mais um pouco. Então coloque as farinhas, o polvilho, a água, o azeite de oliva, sal e a biomassa.
Pode bater tudo no liquidificador mesmo, ou se quiser também pode ser na batedeira ou na mão se você adorar por a mão na massa – eu fiz metade no liquidificador e metade na mão!
Por fim adicione o fermento e apenas misture. Modele as broas no tamanho e formato que quiser e as coloque em uma forma untada com um tiquinho de óleo.
Leve ao forno por +- 30 a 35 minutos à 230º. No fim eu ligo o grill para dar uma douradinha em cima, mas é opcional tá?
Não precisa nem esperar esfriar, ela quentinha fica divina! Fria também!!!! 🙂
Gostou?
Confira minha agenda de cursos e garanta já sua vaga!
Um beijo!
Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90





10 comentários em “Broa de grão de bico sem glúten e sem lactose”
Olá Flávia, tem como substituir o polvilho e a farinha de arroz? Obrigada. Bj
Oi Flavia!!! Eu posso substituir a farinha de arroz por farinha de amêndoa? Qto tempo ele dura? Posso congelar? Adoro seu blog!!! Muito obrigada!!! Bj
Oii Alexandra!
Nunca fiz essa substituição, só testando para saber, mas acredito que dá certo sim.
A broa dura até uma semana, mas se morar em um lugar muito quente melhor armazenar na geladeira.
Pode congelar sim!
um beijo
posso substituir o ovo por uma colher de sopa de linhaça hidratada?
Oii Rafaella.
Pode sim 🙂
Receita diferente,parece ser muito boa.Amo seu blog!
bjs!!!
Gostaria de adquirir esse produto lactosil, aqui em Fortaleza procurei na farmácia Big Ben, mas infelizmente não encontrei.
Oii, gostaria de saber se o fermento é o biológico ou o químico.
obrigada e adorei a receita, vou testar 🙂
Oi Vivi.
Fermento químico! bjs