Dicas Saudáveis da Mari – nova coluna do blog

Oiii queridos e queridas!! Hoje vim apresentar para vocês uma nova colaboradora aqui do Lactose Não 🙂

É a Mari Rodrigues, minha amiga que do Instagram foi pra vida real e que faz umas receitas funcionais DEUSAS! Eu sou mega fã dela e estou super feliz que ela topou fazer posts aqui no blog e dividir com a gente umas invenções deliciosas e saudáveis que ela mesma faz, assim como dicas preciosas!!!

Aqui vai um pouquinho da história da Mari com a intolerância à lactose e as mudanças nos hábitos alimentares! E aguardem, vocês vão ver como as receitas dela são amor puro.

“Meu nome é Mariana, tenho 27 anos e to aqui pra contar como minha vida mudou com hábitos mais saudáveis. Meu antes e depois não é suuuper impressionante visivelmente, mas garanto que o que consegui hoje, só com alimentação, é super hiper mega valioso!

Quando era criança comia muita besteira, bebia refrigerantes, comia muito sorvete, batata frita e miojo. Durante a minha infância ficava sempre doente, tinha muita infecção de garganta, gripes, minha imunidade parecia sempre baixa.

Com 10/11 anos passei a me incomodar quando me chamavam de “gordinha” e comecei então a me preocupar mais com minha aparência. Foi ai que tudo começou. Parei de beber refrigerantes (até hj não bebo, nada!), comecei a me esforçar para comer mais saladas e comidas saudáveis. Passei a comer sempre salada, grelhados, pão integral, iogurte e frutas todos os dias. Diminui consumo de doces e frituras.

Assim,  emagreci super e nunca mais engordei, mas sentia sempre que a minha barriga estava inchada, como se eu ainda precisasse perder peso. Tive problema de acne na adolescência e fiz alguns tratamentos com roacutan (remédio super forte), além de enxaquecas suuuper fortes que me fizeram até ir parar no hospital. Eram dores insuportáveis, que não melhoravam com nenhum analgésico.

Ano passado, ano em que me casei, procurei uma nutróloga e uma nutricionista. Eu queria emagrecer um pouco, para ficar linda no vestido de noiva que tinha escolhido, e pela primeira vez elas me disseram para cortar glúten e lactose da minha alimentação. Fiquei surpresa, pois já me achava suuuper saudável, mas topei tentar. O resultado foi incrível, desinchei muito, mas confesso que não aguentei por muito tempo, principalmente sem lactose pq eu amava queijo (consumia sempre os mais lights: cottage, queijo minas, mussarela de búfala). Acabei não fazendo o exame de IL na época, mas casei como eu queria, mais magra e desinchada.

Depois do casamento veio a lua de mel na praia e eu comecei a me incomodar novamente com meus inchaços. Além disso, minhas enxaquecas pioraram e decidi parar de tomar anti concepcional, o que fez com que minha pele ficasse horrível. Não entendia como eu podia me alimentar tãooo bem e ter uma pele tão feia, barriga inchada, enxaquecas, etc..

Depois de alguns tratamentos com dermato, sem sucesso, eu me recusei a fazer mais um tratamento com roacutan e decidi tentar me “curar” por meios (ainda mais) saudáveis.

A primeira pergunta foi “mas como posso ser mais saudável se como só coisas integrais, queijo magro, saladas, frutas, frango orgânico?” Achei que fosse passar fome, mas como sempre fui super determinada resolvi tentar. Nessa época estava super triste com a minha pele, e muito incomodada com as enxaquecas frequentes, e pensei que qualquer sacrifício valeria a pena.

Foi ai que cortei totalmente a lactose e o glúten, o frango orgânico, o açúcar e a farinha branca (comia pouco, mas comia pelo menos toda semana) e passei a comer mais comidas de verdade, sem conservantes. No início bateu um desespero do tipo: o que vou comer no café da manhã? Foi quando comecei a pesquisar receitas e informações nutricionais para fazer substituições, me inscrevi em vários cursos de culinária funcional e comecei a estudar muito.

Em pouco tempo comecei a sentir e ver diferença, na pele, no cabelo, no corpo, no humor, na vida! rs E ai não quis mais parar…algumas pessoas falavam que era psicológico, porque ainda há muito preconceito em acreditar que alguns alimentos podem sim desenvolver doenças, alergias, e outros podem até te curar! Eh incrível o que uma alimentação correta pode mudar na sua vida!

O dia em que cheguei no consultório da minha dermato e ela me olhou impressionada e perguntou: “o que vc fez, sua pele está ótima?” eu tive certeza que estava no caminho certo. Resolvi fazer o exame de IL e pronto, passei mal por 1 semana (ao ingerir a lactose) e os resultados comprovaram: sou MEGA intolerante e provavelmente sempre fui, desde muito nova, por isso as infecções de garganta, a acne, as enxaquecas.

Minha nutri me explicou que mesmo com uma alimentação suuuper balanceada o meu organismo não conseguia absorver os nutrientes que eu ingeria, por conta do consumo de lactose.

Continuo estudando, fazendo cursos de culinária funcional para aprender a comer bem, sem sacrifícios e com prazer, e assim consegui evitar qualquer recaída (sempre levo comigo marmitinhas, castanhas, frutas, barrinhas). Gente, existe vida além do leite condensado, até brigadeiro hoje eu sei fazer, sem lactose!rs

Bom, com tudo isso descobri que eu não era tão saudável como imaginava…os pães integrais que compramos no mercado não são verdadeiramente integrais, queijo, leite e derivados não fazem bem até mesmo para quem não é intolerante, todos devem diminuir o consumo, açúcar e farinha de trigo são péssimos e o certo é não consumirmos nem de vez em quando, há produtos similares que os substituem muito bem.

Hoje algumas pessoas me acham muito radical, outras não entendem pq minha alimentação é tão seletiva se já sou magra, algumas acham que vou ficar doente por falta de alguma vitamina ou de proteína. Mas, a verdade é que hoje, 6 meses depois, quase não fico doente, raramente tomo remédios, minha pele ta ótima, não tenho enxaquecas, meu humor melhorou muiiito, tenho mais disposição, minha barriga finalmente desinchou, sou saudável e muiiiito mais feliz!:)

Com tudo que tenho aprendido sinto necessidade de dar um recado para pessoas que tem algum problema seja com peso, pele, humor, disposição ou até algum problema de saúde que não consiga descobrir. É simples: MUDE SEUS HÁBITOS, COMA COMIDA DE VERDADE! Por um mundo com menos comidas e pessoas artificiais, vamos tentar?

Beijos, Mari”

Gostaram do depoimento da Mari?
Acompanhe o Lactose Não nas redes sociais também, e fique por dentro de tudo! Youtube, Facebook, Instagram e no Snapchat procure por lactosenao.

flaviamachioni_bannerwebtodasapostilas02

 

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

7 comentários em “Dicas Saudáveis da Mari – nova coluna do blog

  • 25 de abril de 2014 at 14:20
    kaka

    Uaaau to amando esse blog!! Não como “gorduras”, só tomo refris em casos extremos (festinhas de aniversários dão sede rsrs) e tento me alimentar bem. Sou magra mas me sinto inchada constantemente, passo mal algumas vezes e meu intestino já não funciona com regularidade. No dia que fiz o exame de lactose fiquei muito mal. Peguei o resultado hoje e na próxima segunda vou ao médico. Pelo jeito sou intolerante e também estava preocupada. Informação valiosíssima da Mari: “existe vida além do leite condensado” e “brigadeiro sem lactose”. Agora to tranquila!! Obrigada meninas, não parem de nos animar!!

    Reply
  • 1 de março de 2014 at 15:20
    Osmira

    Adorei a matéria da Mari!!
    Tudo a ver comigo. Enfim, mas do que nunca preciso retirar a lactose da minha dieta.Foco!
    Beijos

    Reply
  • 10 de fevereiro de 2014 at 20:13
    Piettra

    Mari, vc falou que cortou o frango organico! Qual e o problema com ele? vc e vegetariana :)?
    Amooo seu insta, uma das poucas adeptas a culinaria funcional que conheco!

    Reply
  • 5 de fevereiro de 2014 at 14:59
    Brenda Guimarães

    Sempre acompanho o blog (AMOO) porém nunca comento…
    Mas hoje em especial fiz questão de vir comentar porque o relato da Mari é MT o que eu sentia antes de descobrir a IL!
    Tive uma época em 2012 que sentia tantas enxaquecas, falta de disposição etc que fui a um medico especialista em São Paulo (sou de recife).. Ia a SP a cada duas semanas fazem acumputura, tratamentos e mais tratamentos, mas sentia pouquíssima melhora!
    Após um tempo, não era só a enxaqueca veio o mal estar, dores de barriga, vomito…
    Depois que descobri a IL minha vida mudou completamente!!!!!!! Em grande parte (99%) eu devo ao blog.. Ele me ajudou muito a enxergar esse novo estilo de vida de forma mais simples, saudável.. Porque todo mundo faz tanto espanto que na hora eu fiquei meio chocada e perdida sem saber o que iria conseguir comer… Mas Graças a Deus deu tudo certo! Hahahha
    A Mari desejo muito sucesso e q venham mais receitas maravilhosas!!!!
    Beijo

    Reply
    • 7 de fevereiro de 2014 at 17:15
      Mari

      Oi Brenda, nossa fico feliz que tenha descoberto a causa de todos esses sintomas péssimos! Sei bem como é isso…O Blog da Fla é incrível mesmo, espero contribuir e ajudar todas vcs ainda mais com receitinhas e dicas! Suuper obrigada querida! bjão

  • 5 de fevereiro de 2014 at 11:49

    me vi um pouco na Mariana… tem gente que acha que sou mto radical e seletiva… mas olha só… PELE, CABELO, BARRIGA, HUMOR E DORES DE CABEÇA MELHORARAM MUUUUUUITO depois de cortar a lactose… com o glutén não tive problemas (viva!) mas também não como a torto e direito…

    parabéns e seja bem vinda!!!

    Reply
    • 7 de fevereiro de 2014 at 17:13
      Mari

      Larissa fico suuuper feliz que vc me entenda, faz muita diferença neh?! Obrigada pelo carinho querida! bjão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *