Alfajor sem lactose

Oioi gente linda!!!!

Esse fim de semana aproveitei que estava um tempo horrível em Curitiba e fui pra cozinha fazer alfajor sem lactose!

Lembram que no post da receita do doce de leite de amêndoas eu disse que já tinha feito doce de leite com leite de vaca zero lactose mas que virou bala?

Dessa vez eu fiz e ficou no ponto!!! Depois de 1h10 mexendo sem parar ele ficou assim:

Se você não acompanha o Instagram do blog, eu postei um vídeo com o preparo dele (claro que bem resumido, porque vídeo de 1h10 mexendo o leite com açúcar não dá né hahaha). O link aqui.

A receita do alfajor sem lactose é bem parecida com a que a Monalisa do Diário Sem Lactose já fez e a Aline do Le Petit Chef também, a receita da Aline além de ser vegana também pode ser sem glúten! Uma das diferenças é que elas utilizaram doce de leite de soja, o que você também pode usar se preferir 🙂

Vamos lá!

Alfajor Sem Lactose 

Massa:

1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente ou creme vegetal – dúvidas sobre a manteiga leiam aqui

1/2 xícara de açúcar

4 gemas de ovo

1 colher de chá de essência de baunilha

2 colheres de sopa de brandy ou conhaque – usei conhaque

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de maisena

1 pitadinha de sal

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento

Recheio:

1 litro de leite de vaca zero lactose ou leite vegetal

1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo

Modo de fazer:

Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme e adicione as gemas. Importante que a manteiga/creme vegetal esteja em temperatura ambiente, se não boatos que a massa desanda! Misture a essência de baunilha e o brandy ou conhaque e bata mais um pouco. Reserve.

Em um recipiente coloque a farinha de trigo, a maisena, o sal, o bicarbonato de sódio e o fermento. Junte o creme que reservou e misture com a mão até formar um massa lisa e homogênea.

Caso a sua massa não fique no ponto, adicione um pouquinho de leite zero lactose ou vegetal. A minha deu certinho com as quantidades da receita.

Deixe a massa descansar por 2h. Eu não tinha esse tempo todo, então ela descansou 35 minutos hihihih mas deu tudo certo!!!!

Aí em uma superfície, jogue um pouco de farinha ou forre com papel filme (minha farinha acabou) e abra a massa em uma espessura de +- 0,5 cm. Então corte sua massa em círculos do tamanho que quiser. Eu fiz mini alfajores, mas você pode fazer alfajores tamanho normal ou alfajores enormes, ou qualquer coisa! 😛

Leve ao forno pré-aquecido a 180º e asse por 15 minutos.

Fiz um vídeo no Instagram mostrando o passo a passo, vejam aqui. Sei que não está dos melhores até porque meu celular resolveu desfocar, mas dá pra ter uma ideia né? Prometo que vou fazer vídeos melhores!!!!!

O doce de leite já mostrei como faz, tem ali em cima o vídeo e tem a receita aqui no blog também. Você leva os ingrediente ao fogo baixo e fica mexendo até chegar na consistência que você quer.

A montagem é simples, você pega uma bolachinha, passa o doce de leite e tampa com outra bolachinha. Alguns eu passei no coco ralado depois, outros deixei sem!

Se você quiser você pode derreter chocolate meio amargo (mínimo 50% de cacau – não esqueçam de conferir a embalagem para certificar que não vai leite) e cobrir seus alfajores!

Eu adorei essa receita!!! Fiz eles ontem e já não tem mais nenhum aqui em casa pra contar história!!!

Quem fizer venha me contar!

Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90

Um beijo e ótima semana para nós!

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

11 comentários em “Alfajor sem lactose

  • 4 de novembro de 2015 at 14:55
    Bruna

    Oie!!
    A massa deve ser assada em forma untada, e já cortadinha?

    Reply
  • 26 de agosto de 2015 at 23:36
    Patricia

    Oi, sou Argentina, lá chamamos esses alfajores, de “alfajores de maizena”.. São uma delícia… Vendo muito deles… Só que eu os faço sem glúten, troco a farinha de trigo pela farinha de arroz.. Para o doce de leite uso o leite condensado que fervo por 40 minutos na panela a pressão, e uso fermento sem glutem… São ótimos… Adiciono corantes tb para que fiquem coloridos…
    Bjs!

    Reply
  • 23 de julho de 2015 at 17:08
    Mara

    Bem, fiz c farinha de arroz pq ñ consumo glúten. Ele ficou esfarelando um pouco; e tive q colocar leite sem lactose p chegar no ponto. Bem, a massa ficou tipo um biscoito, ficou meio duro, e não maico, mas ficou mt bom! Só ñ comi todos de uma vez pq ñ posso consumir mt cafeína. Mas a receita tá aprovada! Mui bueno!

    Reply
  • 22 de julho de 2015 at 20:38
    Mara

    Tá no forno. Vamos ver como q fica #ansiosa.
    Fiz o doce de leite de amêndoas (demorou 2 h p ficar pronto!).

    Reply
    • 23 de julho de 2015 at 11:11

      Oii Mara! Demora mesmo para reduzir o doce de leite!
      O que achou da receita??
      bjs

  • 4 de novembro de 2014 at 14:18
    Augusta Silva

    Olá! Meu sobrinho é Autista, e estamos tendo dificuldade em ele acceitar as comidas sem lactose, caseina e glutem. Ele só tem 3 anos e chora porque ver o irmão comendo as coisas, quer e não pode. Estamos todos em casa tendo que aprender a viver sem leite de vaca e glutem. E gostaria de saber se posso retirar a bebida da receita pois não consumimos bebida em hipotese alguma aqui em casa.

    Reply
  • 20 de março de 2014 at 10:01
    Fabiola

    pooode colocar acucar mascavo no lugar??? bjuu vou fazerrr

    Reply
    • 20 de março de 2014 at 11:38

      Com certeza!! Fica ainda melhor
      Bjs!!

  • 22 de julho de 2013 at 21:04

    Delícia! E ainda rola um exercício na preparação do doce de leite, quer coisa melhor? hahaha Beijão!

    Reply
  • 22 de julho de 2013 at 15:51
    valdereis

    tenho muitas dificuldades de em contra produto sem lactose no meu estado, moro na cidade de Cacoal-ro, tenho alergia a soya….

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *