Curso de Macaron em Paris

Olá!!!!

Antes tarde do que mais tarde, vim contar como foi meu curso de macaron em Paris. Quem me acompanha aqui há um tempo já viu que sou maluca por esse docinho francês né?! Acho ele maravilhoso, levinho, delicado e com recheios incríveis – claro, se for bem feito!

curso-macaron-emparis

Macarons feitos na aula 🙂

Quando a febre do Macaron começou aqui no Brasil eu não sabia das minhas restrições alimentares ainda e com todo mundo falando taaanto sobre eles eu resolvi provar um dia. Estava em São Paulo e provei um macaron em uma padaria, que agora não me lembro o nome, mas era uma “padaria gourmet”, dessas chiques sabe. Decepção é a palavra perfeita para o que senti. Achei super sem graça e nunca mais dei bola pra eles, apesar de achar uma gracinha eles todos coloridinhos.

Até que fui a Paris ano passado e me disseram que eu TINHA que provar os da Ladurée – a mais famosa casa de macarons do mundo. Ok, já que eu tinha eu provei. Gente, minha vida mudou!! hahahahaha

Os macarons dele são divinos! São crocantes e ao mesmo tempo macios, os recheios casam perfeitamente, são leves e doces na medida. Aquele docinho que se deixar você come um de cada cor/sabor e não vai ficar se sentindo pesada – ou pelo menos eu não me senti quando fiz isso. Mas pensando agora pode ter sido porque tava muito feliz com todo o açúcar que tinha ingerido!

De qualquer maneira, a Ladurée e os macarons tinham ganhado mais uma fã!

Este ano estava pensando em passar uns dias na França novamente, e meus amigos disseram que já que eu adoro doces e adoro fazer doces, eu TINHA que fazer um curso de macaron.

curso_macaron_

Pesquisando na internet eu achei esta escola aqui, a La Cuisine Paris. Fiquei feliz que as aulas eram em inglês (eu entendo francês mas na hora de falar parece que tive um derrame hahahah). Escolhi o curso de Macaron Intensive Technical Class e no dia 30 de julho fui lá fazer!

Eu já tinha tentado fazer macaron uma vez e foi um desastre. Desde então nunca mais ousei, já que, para quem não sabe, o macaron deve ser o docinho mais temperamental do mundo. E olha que doces de uma maneira geral são temperamentais!!

Os ingredientes devem ser pesados meticulosamente, devem estar na temperatura certa, assim como a sua cozinha, o seu forno e todo o resto devem estar perfeitos para receber a massa leve e delicada dos macarons.

Na escola aprendemos as duas técnicas principais para fazer o macaron: o merengue italiano e o merengue francês. Adivinhem qual que faz com que a probabilidade de acerto seja maior?

Erraram! O italiano! hihih

curso_macaron_paris

Merengue italiano pronto para ser incorporado ao restante da massa

Hoje eu vou só falar da aula e dos macarons, quando eu refizer a receita em casa e der certo eu passo aqui. Para quem não se aguenta e está me achando uma pessoa cruel, já vi vários sites com a receita, nosso amigo Google vai te indicar uns bons 🙂

A massa do macaron é naturalmente sem glúten pois é feita de farinha de amêndoas, claras e açúcar confeiteiro. A cor deles vêm dos corantes. Os recheios que aprendi na aula são os mais tradicionais: creme de manteiga (buttercream), ganache de chocolate, creme pâtissière e geléia de frutas. Destes três só o último pude provar já que todos os outros tem lactose – quando passar receita aqui os recheios serão sem leite 😉

Nós fizemos uma massa com cada uma das técnicas, e apesar do merengue italiano ser mais trabalhosinho, ele tem menos chance de dar errado. Também fizemos uma com farinha de amêndoas e outra com mistura de amêndoas e avelãs. Para ser sincera não notei diferença no sabor, apenas na textura.

curso-macaron-paris.

Meus macarons esperando o recheio, vejam como ficaram certinhos! Muito orgulho de mim! hihihih

A aula foi muito divertida, eu era a única brasileira, todos os meus coleguinhas eram dos EUA. O curso tem duração de três horas e você não precisa ter nenhuma experiência na cozinha para fazer.

A escola fica numa localização bem boa, fácil de chegar de metrô e bem fácil de achar.

Se você estiver interessado em fazer macarons em casa já vai comprando aí um termômetro culinário, corantes em pó (os em gel e líquidos podem alterar a consistência da massa e seu macaron pode dar errado) e um silplat, aquele tapetinho de silicone para assar biscoitos e macarons. O meu comprei la na Mora, lembram que falei dela aqui, e são específicos para macarons, vem até os desenhos deles – tipo o que uma criança precisaria se fosse fazer!

O termômetro precisamos por causa do merengue italiano, mas caso você nã consiga um você pode fazer o francês. O silplat você pode trocar por papel manteiga. Apesar que acho que silplat é um utensílio bem importante para quem gosta de cozinhar! Se comprar pela internet acha mais barato que em lojas.

Assim que o ritmo aqui der uma diminuída eu testarei os macarons e assim que der certo passo a receita!

Torçam por mim, e me acompanhem nas redes sociais 🙂 Youtube, Facebook, e Instagram

Um beijo

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

7 comentários em “Curso de Macaron em Paris

  • 31 de outubro de 2014 at 22:43
    Mariana

    Olá Flavia. Vi que vc fez curso de Macarons em Paris e fui olhar o site do La Cuisine Paris. Eles têm o curso para vender no site. Sabe me dizer se é seguro comprar online? Fiquei curiosa pra saber se conseguiu reproduzir os macarons em casa? Hehehe. Abs

    Reply
  • 14 de outubro de 2014 at 10:43
    Larissa

    Olá, gostaria de agradecer por todas as informações que você passa sobre os cursos que faz. Imagino que você deve gastar um bom investimento para realizá-los.
    Para nós que temos restrições alimentares, só de você dividir algumas informações já é um consolo. Parabéns pelo seu caráter solidário, que Deus te abençoe grandemente.
    Abraço!

    Reply
    • 22 de outubro de 2014 at 8:29

      Obrigada pelo carinho Larissa! 🙂

  • 31 de agosto de 2014 at 22:28
    Monica

    Aguardando ansiosamente pela receita! Nhaaaami!!

    Reply
  • 27 de agosto de 2014 at 19:07
    Marly

    Flavia, eu adorei o post. Amo macaron e quero aprender a fazer esses docinhos deliciosos. Hummm nham nham

    Reply
  • 27 de agosto de 2014 at 15:00

    Torcendoooooooo… Já pode abrir La Cuisine Curitiba by Lactosenao (uma mistura de idiomas, sabores kkk)

    Beijãoooo!!!

    Reply
    • 28 de agosto de 2014 at 9:30

      Geisa, imagina?! kkkkk ia adorar!!
      um beijoo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *