Lactose Não na França

Oiii gente!!!

Estou de volta! Como é bom viajar e tirar férias né? Mas agora, bora voltar pra realidade 🙂

Como prometido vim contar tudinho da viagem pra vocês! Eu fui pra França, visitei Paris, Quiberon – é quase uma ilha, bem pequenininha, no inverno tem 5-7 mil habitantes, no verão de 50 a 70 mil, fica no oeste – e depois fui para o sul em Saint Tropez.

Vou colocar fotinhos aqui!!

Eu em Saint Tropez – pôr do sol em Quiberon – Torre Eiffel – Yoga em Houat

Como comentei, eu sempre fico meio tensa quando vou para algum lugar que não conheço, ainda mais quando não falo muito bem a língua – tá, na verdade meu francês é mais do que básico, entendo um pouco, mas na hora de falar é o terror hahaha! Sorte que estava com amigos franceses, eles me ajudaram MUITO!

Pensei que encontraria alimentos sem lactose nos mercados etc, como tem nos EUA, Canadá, Austrália, mas eu não achei nos lugares em que fui! Mas também não fiquei tanto tempo e não procurei muito, então talvez eu tenha tido azar de não ir no lugar certo hehehe. Só vi opções com soja, mas confesso que não tive vontade de provar.

Mesmo assim a viagem foi super tranquila e ótima. Passei a maior parte do tempo no oeste, em Quiberon, e lá como é uma ilha o que mais se vê são frutos do mar fresquinhos. Quando não comia frutos do mar eu pedia salada! Sempre uma opção segura para nós, intolerantes a lactose! Claro, tem que cuidar com o molho que você pede, mas na dúvida peça separado, qualquer coisa você deixa de lado e tempera apenas com azeite, vinagre, etc.

Em Quiberon uma das comidas mais tradicionais é o crepe, e por sorte alguns restaurantes não utilizam leite na massa. Em um dos que eu fui eles fizeram a massa sem leite especialmente pra mim, e estava uma delícia. Vejam:

A massa é bem levinha, no recheio pedi presunto, tomate, ovo e cogumelos. Estava muito bom! Quem for pra lá vale super a pena provar!!!

O mais difícil foi resistir aos doces. Todo lugar que eu olhava tinha Nutella em potes tamanho família!!!! hahahaha confesso que sucumbi à tentação e pequei hihihihih

Tive que comer crepe de Nutella e provar os sorvetes caseiros. Tomei a enzima lactase e fui com fé! Aiii sem falar nos macarons da Ladurée, amor verdadeiro! Queria comer todo dia, até trouxe pro Brasil! hahahaha

A massa dos macarons não vai leite, mas em alguns recheios vai. Então se você não resistir, como eu, e quiser provar outros que não sejam os de frutas, tome a enzima antes!

Vejam como foi difícil resistir:

O de pistache, o de baunilha e o de caramelo são de morrer! hihihih

Sacanagem né?!

Além disso eu comi muitosssss pães franceses, eles são demais! Acho que eles foram os maiores culpados pelo meu quase 1,5 kg ganho nesses 15 dias! heheheh Mas valeu muito a pena, agora corro atrás do prejuízo e tá tudo lindo!

Em Saint Tropez fui em um restaurante Marroquino ótimo e um Italiano ótimo também! Visitamos uma ilha ali perto e almoçamos em um hotel, onde comi salada e peixe grelhado 🙂 Tudo ótimo.

Acho que a maior dica para quando estamos comendo fora é evitar ao máximo pratos suspeitos, ou seja, melhor optar por massas sem recheio, escolha molho vermelho ou molho pesto (e mesmo assim pergunte se não colocam queijo ralado, alguns restaurantes gostam de inventar moda no molho pesto!). Ou ainda pedir uma salada, uma carne/frango/peixe grelhado sem molho. Quando tiver pães opte pelos que não são tão macios, tipo bisnaguinha ou de hamburguer/cachorro quente, eles normalmente vão leite. Os pães como ciabatta, baguete, francês, é só água 🙂

Vejam mais fotinhos da viagem:

Museu do Louvre – Quiberon – L’arc de Triomphe – Saint Tropez – Quiberon

Quero aproveitar e agradecer a todos os leitores que me enviaram dicas e sugestões de restaurantes e lugares pra ir! Infelizmente fiquei pouco tempo em Paris, acabei não conhecendo as sugestões. Mas a participação de vocês foi tão legal que eu quero abrir um espaço aqui para fazermos um Atlas Lactose Não, todos poderão colaborar com dicas de lugares e comidas sem lactose em diversas cidades e países! O que acham??

Vou fazer um post explicando melhor mais além, mas acho que vai ser demais 🙂

Além disso ainda farei um post sobre as refeições nos voos, eu solicitei especial e vou contar aqui certinho como foi!

Me acompanhem também nas redes sociais, sempre posto coisas novas e sobre minhas viagens! Youtube, Facebook, Instagram.

Um beijo amados!!

Clique aqui e conheça minhas apostilas de culinária funcional com receitas e técnicas exclusivas! Opções a partir de R$19,90

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

6 comentários em “Lactose Não na França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *