Cosméticos e maquiagem orgânica – são bons?

Oioii!!! Faz tempo que estou para falar sobre cosméticos e maquiagem orgânica, e hoje é o dia! 🙌

Eu tenho trocado meus cosméticos e maquiagens tradicionais por opções mais naturais, com menos químicos e orgânicas e tenho gostado muito.

É curioso ver que eu tinha uns preconceitos sem sentido em relação a esses produtos. Achava que não deixariam meu cabelo macio, que a maquiagem não teria boa cobertura, mas me surpreendi.

Este sábado tive um casamento na praia durante o dia, e resolvi testar todas as maquiagens novas que tinha ganhado/comprado. Fiquei feliz com o resultado, ainda mais porque no fim do dia eu estava igualzinha. Nada tinha derretido, borrado ou simido ihihi.


Eu comecei aos poucos, fui mudando uma coisinha ou outra e hoje tenho diversos produtos orgânicos e sinto bastante diferença.

A pele é nosso maior órgão e absorve tudo que passamos e colocamos nela. Por isso que é importante termos atenção com nossas escolhas.

A Ayurveda – medicina tradicional indiana – diz que se você não pode comer, não deveria passar no corpo.

Eu não estou nesse nível, até porque mesmo sendo natural e orgânico, não é próprio para consumo né? 🙈 Mas acho interessante falar sobre esse conceito para mostrar como realmente nos nutrimos através da nossa pele também!

Sobre isso e umas coisitas a mais eu fiz um primeiro post falando sobre maquiagem, beleza e alimentação. Se você não leu, vale a pena!

Bom, mas agora vamos ao que interessa: quais produtos tenho usado, quais marcas e o que eu achei.

Este não é um post publicitário, alguns produtos eu ganhei, vários outros eu comprei e a opinião é sincera e pessoal 😊.

Cosméticos

Comecei minha vida de cosméticos naturais e orgânicos com a Cativa Natureza, experimentando o sabonete de argila branca – que uso no rosto, gel dental e desodorante sem alumínio.

Eu me adaptei aos três e gosto muito.

Eu nunca fui muito disciplinada com esses rituais de beleza, mas sempre gostei. Quando era novinha eu fazia várias máscaras naturais, esfoliação com açúcar, etc. Hoje, idade chegando, eu estou mais preocupada hahahaha.

Dividi aqui o que tenho usado por parte do corpo, tá?

  • Rosto:

    Para limpeza eu uso sabonete de argila branca da Cativa Natureza, intercalo com um sabonete facial líquido da Kiehls (não é orgânico), e às vezes uso o sabonete de lama negra da Cativa também.

    Para hidratar, estava usando o hidratante facial da Cativa, mas como Salvador está ficando muito quente, ele acaba sendo pesado. Vou trocar por um sérum a base de água, que ainda não sei qual, inclusive aceito indicações 🙂

    Também uso o gel dental da Cativa e eu gosto. Algumas amigas provaram e acharam esquisito, mas para mim funciona legal.

    Comprei uma máscara de argila mas ainda não usei!

  • Corpo:

    Minha pele tende a ser seca, então uso sempre hidratantes. Gosto muito de usar óleo de coco e tenho sempre comigo – é ótimo demaquilante e hidratante para os cabelos também.

    Já usei o óleo de girassol e o de semente de uva da Cativa como hidratante corporal, gosto bastante. Hoje em dia eu uso a manteiga corporal deles e adoro, tem uma consistência ótima.

    O desodorante eu troquei logo de cara. O alumínio presente nas versões tradicionais é bem prejudicial. Eu uso os da Cativa, em spray. O cheirinho é bem de ervas e não me incomoda.

    Meu preferido até agora é o de Aloe Vera. Estou agora com o de alecrim e acho um pouquinho forte o cheiro, mas nada insuportável.

    Ele protege bem, eu não fico fedida, mesmo depois de correr hahahaha então, pra mim está ótimo.

  • Cabelos:

    Eu já testei algumas marcas gringas de shampoo e condicionador orgânico e não tinha gostado de nenhuma. Deixaram meu cabelo tão duro e sem brilho que achei que não era pra mim, que a química que funcionava.

    Aí, eu li esse post da minha amiga Gabi, e resolvi dar mais uma chance.

    Eu comecei trocando meus produtos tradicionais pela linha da Kiehls, que como disse lá em cima, não é orgânica, mas não usam parabenos e silicone, além de usarem ativos naturais como coco, abacate e oliva. Não é o mundo ideal, mas já é um passo para o caminho mais natural.

    Gostei bastante de como meu cabelo foi ficando, principalmente com a linha Smoothing Oil e Olive Fruit.

    Então, criei coragem e parei com o shampoo, troquei pelo shampoo sólido de pitanga da Cativa e fiquei chocada com a mudança no meu cabelo. Ele ficou muito melhor! Nem acreditei!

    Meu cabelo está ainda com um pouquinho de química, de quando fiquei loira ano passado (como me arrependi, gente! hahaha A cor ficou linda, mas detonou demais meu cabelo). Ele é bem fininho, mas tenho bastaaaante cabelo.

    Senti até que meu cabelo ficou mais liso, acreditam?! Ele também está bem macio e parece saudável.

    Continuo usando o condicionador de oliva da Kiehls, mas como estou em São Paulo, já me programei para comprar um condicionador orgânico para levar para casa. Também aceito dicas!

Maquiagem

As duas marcas que tenho usado de maquiagem são nacionais: a Baims e a Cativa.

  • Base:

    Eu não gosto de usar base, sinto que fico com uma capa no rosto e me dá um pouco de agonia. Mas, como às vezes tem campanha pra gravar, casamentos, etc, eu sempre tenho no meu estojo de maquiagem.

    Comprei o BB Cream da Baims primeiro. A textura dele é legal, porque ele é mais líquido, mas eu senti ele meio pesado no rosto – lembrando que eu tenho aflição com coisas na minha pele do rosto em geral.

    A cobertura é boa, mas eu uso quando preciso usar base, porque acho ele pesadinho.

    Depois, ganhei da Cativa a base efeito matte. Eu achei a sensação dela na pele melhor, fica mais sequinha.

    Tive probleminhas com os tons. Enviaram a cor média para mim e eu parecia uma gueixa. Troquei, peguei uma mais escura e ficou escura demais, parecia que tinha ficado o dia todo no sol sem protetor kkkkk.

    No fim, misturei ela com meu corretivo (ainda não troquei por orgânico porque trouxe dois de NY e ainda tenho) e consegui uma cor mais ok.

    Ela seca bem rápido, então precisa espalhar bem logo na hora, se não mancha.

    Lembrando que minha habilidade com maquiagem é menor que básica, então talvez pessoas com mais prática não passem pelo o que passo hahahah.

  • Blush/Iluminador:

    Como fui a NY em maio, acabei comprando maquiagem lá e por isso ainda tenho blush e bronzer.

    Mas, ganhei da Cativa o bronzer e eu AMEI!!!! Que coisa mais maravilhosa, amigas! Comprem, usem, brilhem!

    Amor de mais por ele. Cor maravilhosa, brilho leve mas incrível e ainda dá para usar como sombra.

  • Sombra:

    Eu não uso maquiagem pesada, até porque não sei me maquiar muito não ihihihih. Mas, estou com a paleta de sombras da cativa e uma sombra mais marronzinha da Baims.

    Gostei das duas!! Cores bonitas e boa fixação.

  • Rímel:

    Eu amo rímel. Uso quase todo dia e já testei muitassss marcas.

    Eu comecei testando o da Baims e minha primeira impressão foi que borrava DEMAIS! Como as opções orgânicas não tem agentes fixadores, eles saem mais fácil.

    Até aí tudo bem, porque para limpar é ótimo, não ficamos com aquela aparência de olheira sabem?

    Mas, até eu me adaptar a ele levou tempo. Isso porque, se o pincel encosta em qualquer lugar, se prepara para ficar com tinta preta. Ele espalha muito e faz uma super sujeira.

    Mesmo assim, eu continuo usando e compraria novamente. Os cílios ficam lindos e a escovinha é ótima! Então, apesar de ter suas dificuldades, eu acho que vale a pena.

    Provei também o da Cativa. Ele não borra nada! Muito melhor!

    Masss, ele é um pouco seco demais e achei difícil chegar no ponto que gosto – com os cílios bem cobertinhos e mais alongados.

    A escovinha dele também não é das que mais gosto.

    O ideal seria misturar o da Baims com o da Cativa – pra mim! 😅

  • Delineador:

    No casamento que fui no sábado eu fiz a maquiagem quase 100% orgânica (tirando meu blush e o corretivo) e durou o casamento todo. Era na hora do almoço, estava sol e calor e eu não derreti!!

    O delineador da Cativa foi incrível. Não borra, aplica fácil e tem uma cor bonita – já comprei uns delineadores pretos que eram meio cinzas estranhos. Esse eu adorei!

  • Batom:

    Provei o da Cativa e é fantástico! Macio para passar e ótima cobertura e duração.

    Vale a pena!

Bom, meus amores, é isso!

As três marcas que falo no post tem loja online e deixei os links abaixo. Contem quais vocês já provaram, o que acharam, quais indicam.

Baims

Cativa

Kiehls (não é orgânica!!)

Vamos trocar experiências e dicas.

Espero que tenham gostado, vocês pediram bastante essa postagem.

Super beijo, maravilhosas!

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 6 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais. Desenvolvi um método de 6 semanas para auxiliar quem também está nessa busca. O Com amor, sem restrições 💕, de agosto pra cá, ajudou mais de 140 pessoas a se sentirem bem, com saúde, vitalidade e leveza. Confira aqui no site e participe da próxima turma!

2 comentários em “Cosméticos e maquiagem orgânica – são bons?

  • 28 de novembro de 2017 at 19:27

    Oi Flávia TD bem,adoro seu blog e suas receitas,TB sou intolerante ao glúten e lactose,mas onde encontro essas marcas de cosméticos ,Cativa,baims,keihls

    Reply
    • 28 de novembro de 2017 at 21:13

      Oi Angela! Tudo, e com você?
      Deixei o link das marcas no post, entre e veja onde vende perto de você 🙂

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *