
Fatores para longevidade – Blue Zones
Existem fatores para longevidade nas Blue Zones que são comuns a todas. Você faz ideia de quais são eles?
Estão associados a dieta? Ambiente? Hábitos? Veja abaixo!
Se você não sabe o que é uma Blue Zone, são zonas de longevidade no mundo onde a média de pessoas que passam dos 100 anos é maior que nos outros lugares do planeta. Clique aqui e confira mais sobre.
Segundo os estudos feitos pelos responsáveis pelas Blue Zones, existem 9 fatores de estilo de vida que todas têm em comum, e que eu acho super aplicável a nossa realidade.
Veja abaixo quais são os fatores para longevidade nas Blue Zones.
Mover-se naturalmente.
As pessoas mais longevas do mundo não passaram a vida levantando peso, correndo maratonas ou frequentando academias.
No lugar disso, elas moram em ambientes em que são estimuladas a estarem em movimento sem ao menos ter que pensar nisso. Um exemplo é cuidar da casa sem o uso de equipamentos e conveniências tecnológicas.
Vão a pé para os lugares, sobem escadas, cuidam do jardim.
Propósito.
Saber o motivo pelo qual você acorda todas as manhãs é um dos fatores de longevidade visto em todas as Blue Zones.
Por exemplo, os habitantes de Okinawa chamam de “ikigai” que a tradução é porque eu acordo de manhã. Em Nicoya chamam de “plan de vida”.
Segundo as pesquisas feitas, saber o seu propósito de vida garante até sete anos extras na sua expectativa de vida!
Desacelerar.
Contas a pagar, problemas na família, inseguranças com o futuro, dificuldades com o governo.. isso é comum a todos. Os habitates da Blue Zone não vivem em locais alheios a realidade do mundo, mas a diferença é que eles tem rotinas para se afastarem do estresse.
O estresse do dia-dia leva a inflamação crônica que está relacionada ao envelhecimento precoce e doenças como diabetes, obesidade e cardiopatias.
Chamado de “down time”, este é um momento comum a todas as Blue Zones em que eles desaceleram todos os dias.
Os habitantes de Okinawa guardam alguns minutos todos os dias para relembrar seus antepassados; os Adventistas rezam (eles estão na comunidade da Califórnia), os de Ikaria e os sardos fazem ciesta.
Os sardos também se reunem com os amigos diariamente para conversar e trocar experiências.
Regra dos 80%.
“Hara hachi bu” – é um mantra Confúcio de 2500 anos que os habitantes de Okinawa dizem antes das refeições para lembrarem de pararem de comer quando seus estômagos estão 80% cheios.
Esses 20% que restam podem ser decisivos no aumento ou manutenção do seu peso, o que influencia muito na saúde e por consequência na longevidade.
Os habitantes das Blue Zones fazem sua menor refeição do dia no fim da tarde ou início da noite e não comem mais nada no resto do dia.
Alimentação com base em vegetais.
A alimentação desses centenários é feita da maneira mais natural possível, com verduras, carnes e gorduras de origens naturais.
Pense que quem tem 100 anos hoje, viveu a maior parte de sua vida em um ambiente de poucos recursos e pobreza.
Industrializados, sobremesas e pães não são a base da alimentação e nunca foram. Tudo é feito em casa e seguindo os ciclos naturais.
Comiam o que e quando a terra dava.
Vinho às 17h.
Com exceção dos adventistas, todos os outros habitantes das Blue Zones bebem álcool com moderação e regularidade (será que por essa você esperava?!).
Foi constatado que pessoas que bebem moderadamente vivem mais que os que não bebem.
O segredo é beber 1 a 2 taças por dia com amigos ou comida. A parte social é o que faz a maior diferença.
Pertencimento.
Todos os 263 centenários que foram entrevistados pela equipe do Dan Buetner (pesquisador da National Geographic) pertenciam a alguma comunidade religiosa.
A denominação não importa, o importante é que nutra seu sentimento de pertencimento e fé.
Como as pesquisas mostram, participar de reuniões pelo menos 4 vezes por mês adiciona de 4 a 14 anos na expectativa de vida!
Prioridade a quem amamos.
A família vem em primeiro lugar e isso quer dizer manter os parentes mais idosos por perto! Além disso, os centenários de sucesso se comprometem com seu parceiro de vida e investem em seus filhos com tempo e amor.
Os valores de família são muito fortes. Percebi isso na Sardenha, como contei nesse post no meu Instagram:
View this post on Instagram
Tribo certa.
Essas pessoas nasceram ou optaram por participar de círculos sociais em que as pessoas apoiam comportamentos saudáveis.
A pesquisa dos Estudos Framingham mostram que o fumo, obesidade, felicidade e até solidão são contagiosos. Portanto, a comunidade em que você está vai ajudar a moldar seus hábitos!
Estilo de vida, não só alimentação.
Você percebeu como dos 9 fatores apenas 2 são relacionados aos hábitos alimentares? Todos os outros são sobre estilo de vida e valores pessoais.
Você esperava por isso?
Como eu sempre digo, a alimentação é só uma das coisas que nos nutre. Nos alimentamos de várias outras formas, por isso o autoconhecimento, conexão e estilo de vida é tão importante.
No próximo post vou começar a contar sobre minha experiência passando uma semana na Blue Zone da Sardegna… uma experiência incrível
Agora quero saber de você, acha fácil aplicar esses nove fatores na sua casa e criar sua mini Blue Zone?