A importância de uma alimentação balanceada

A importância de uma alimentação balanceada

Oiii lindas e lindos!!

Já comentei aqui no blog algumas vezes a importância de uma alimentação balanceada e equilibrada né? Eu sei que é um assunto batido, que alguns até falam que virou modinha e tudo mais. Mas acreditem, para nós, intolerantes à lactose uma alimentação balanceada é fundamental!!!

Busca uma cházinho, um suco (natural, por favor!) ou uma água e senta que o post é longo! hahahahha

Como já sabemos, nossa intolerância deve-se a pouca (ou nenhuma) produção da enzima lactase, que é a responsável por digerir o açúcar do leite (lactose). Falando bem diretamente, nosso sistema digestório não é o mais 100% do mundo! Se você, assim como eu, já deu uma escapulida e consumiu alimentos com leite e derivados, você sabe muito bem que os sintomas depois não são nada agradáveis e são típicos de indigestão né? Sabendo disso a conta fica fácil: cuidando com o que comemos cuidaremos da nossa saúde.

Não faz muito tempo, a Universidade de Harvard divulgou a nova pirâmide alimentar. Vocês chegaram a ver? É essa aqui:

Ela tá pequenininha, a foto eu peguei no link acima, que é o artigo em que eles explicam ela.

Vocês perceberam que na base dela estão a prática diária de exercícios, controle de peso e alimentação balanceada? Logo em cima os carboidratos integrais, as gorduras boas (insaturadas),  e frutas e verduras.  Lá no topo estão o açúcar, o sal, a farinha refinada e carnes vermelhas. Que são alimentos que devemos evitar ao máximo!!

Mas tudo na vida tem que ter equilíbrio certo? Não vamos ser nem 8 nem 8000!!

Essa sou eu trabalhando o equilíbrio da vida balanceada hahahaha

Como comentei aqui no blog já, a maior parte das receitas que posto são exceções à minha rotina alimentar! Durante a semana minha alimentação é bem regrada, e além de não consumir derivados do leite (só os zero lactose!) também não tomo refrigerante, não como salgadinhos, bolachas recheadas, congelados industrializados ou qualquer outra “comida prática” que os supermercados oferecem.


Mas isso não quer dizer que eu tenha abolido de vez da minha vida doces, farinha refinada e açúcar. De vez em quando eu como sim um bolo, uma panqueca, uma massa e adoro! A grande parte das vezes sou eu quem  faço, como vocês sabem sou defensora de que se quer comer uma besteirinha vá para a cozinha e prepare, não vai me comprar industrializado cheio de sódio, gordura trans e açúcar!!!

Não faço isso (só) pela parte estética não. Faço muito mais pelo meu bem-estar e minha saúde. Com a Yoga aprendi a importância de consumir alimentos que contenham energia vital. Essa energia vital está presente em alimentos vivos, ou seja, nos grãos, frutas, verduras, legumes, aqueles que realmente nos nutrem e cuidam de nós de dentro para fora. Quando preparamos nossa comida colocamos a nossa energia nela, o que deixa ela sempre mais rica.

Sabendo tudo isso, acho ainda importante comentar o que as nossas escapulidas nos fazem – além dos sintomas quase que instantâneos! Nosso intestino tem uma série de microorganismos que mantêm nossa flora intestinal em ordem e saudável. Quando comemos algo com lactose, como não temos enzima suficiente para digeri-la, ela acaba indo para o intestino e lá é atacada por esses microorganismos, por isso que sentimos tanto desconforto. Se fizermos isso com frequência o nosso intestino vai enfraquecendo, podendo diminuir a absorção de nutrientes essenciais e ainda causar outras doenças!

Vejam esse vídeo que fala sobre o bem-estar do intestino, indicação da Dra. Juliana Trevilini.

Entendem o porque para nós uma alimentação balanceada é ainda mais importante? Além de tudo que falei aqui em cima, ter o intestino em equilíbrio nos permite começar a inserir alimentos com baixo teor de lactose na nossa dieta, sabiam?

Vou sempre colocar dicas de alimentos que podemos inserir no nosso dia a dia para seguirmos em busca da qualidade de vida. Mas já adianto que a prática de exercícios físicos é MUITO importante!!! Manter o corpo ativo auxilia na mente, e vocês sabem que mente e corpo andam unidos e o equilíbrio deles está intimamente ligado né?

Mas isso eu falo em outro post!!! 😉

Beijos a todos

 

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

4 comentários em “A importância de uma alimentação balanceada

  • 31 de agosto de 2014 at 18:29

    Olá, Flavia!
    Parabéns pelo blog, que é ótimo!
    Tenho lido vários textos seus aqui, enquanto dou os primeiros passos na minha vida sem lactose. Tem sido muito útil. Obrigada. 🙂
    Bjs!

    Reply
  • 12 de julho de 2013 at 13:57
    Aline Aguayo

    Flaviaa! Quando descobri a intolerância a lactose minha médica pediu uma série de exames e vimos que por conta disso, eu tinha deficiência de muuuuitos nutrientes, e muitos dos ‘sintomas’ que eu sentia, eram consequência disso.

    Cortei a lactose, tô ainda suplementando vitaminas, comendo certo e fazendo atividades. É outra vida. E aliás, uma delícia de vida!

    Muita gente acha que a consequência do consumo de lactose pra quem é intolerante é só o desconforto abdominal, ou acha que comer um pouquinho não vai fazer mal, mas faz mal e vai além da dor abdominal, manter todos os cuidados com a dieta é realmente importante.

    Seus posts são sempre muito úteis!

    Beijo!

    Reply
    • 15 de julho de 2013 at 10:44

      Alinee obrigada!!! Sempre querida 🙂
      Um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Flavia Machioni Consultoria em Alimentação Saudavel Eireli (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l