
Pão sem glúten, leite e ovos – Thermomix

Oii gente!!!
Hoje venho trazer novidades!! Essa receita de pão sem glúten, leite e ovos e a volta dos vídeos no canal do YouTube ?
Muita gente tem me pedido receitas de pães sem glúten e achei que seria legal abraçar todas as restrições – ou pelo menos uma boa parte – e fazer uma receitinha de pão sem glúten, leite, ovos e soja.
Para fazer essa receita eu usei a minha nova companheira: a Thermomix! Vocês já conhecem?
Eu conheci ela porque um amigo meu, irmão de uma das minhas melhores amigas, é chef de cozinha e sempre falava dela para mim – isso há uns 3 anos.
Com o passar do tempo vi cada vez mais pessoas falando da Thermomix e usando ela nas receitas, fui ficando super curiosa. Em uma das minhas idas à São Paulo pude conhecer o escritório deles e ver como ela funcionava. Fiquei encantada!!!
Ela faz muita coisa gente, é super potente e incrível! Para nós que temos alergias e intolerâncias é uma mão na roda – principalmente para famílias que sofrem com a contaminação cruzada. A Thermomix faz várias preparações ao mesmo tempo, então você pode montar toda a refeição especialmente para quem ter alergia/intolerância e manter suas preparações tradicionais em outros equipamentos ? Legal né? Uma micro cozinha livre de alergênicos dentro da sua cozinha!
***Claro que aqui estou me referindo apenas às cozinhas domésticas. Cozinhas comerciais precisam ser 100% livres de alérgenos sem nenhum contato com matéria-prima que contenha glúten, leite e soja.***
Bom, eu vou falar mais da Thermomix em outro post! Agora vamos ver o vídeo com a receita do pão sem glúten vegano delicioso e fofinho!!!
Essa receita fica ótima, e dá para congelar e ir comendo aos pouquinhos – assim você sempre vai ter pão fresquinho em casa!!
Quer aprender mais receitas e técnicas? Clique aqui e veja como comprar minhas apostilas online!
Um beijo!
Pão sem glúten, leite e ovos (vegano)
Ingredientes:
- 1 xícara de água morna – aqueço 30 segundos no micro
- 1 colher de chá de açúcar demerara
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- 1 e 1/2 xícara de farinha de arroz integral
- 1/4 xícara polvilho doce
- 1/4 xícara fécula de batata
- 1/2 colher de chá de goma xantana
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de grão de bico cozido
- 1/4 xícara biomassa de banana verde amolecida
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco
- 3 colheres de chá de vinagre de maçã
- Semente de linhaça para salpicar
Instruções:
- Misture o fermento biológico seco e o açúcar demerara na água morna e mexa até que dissolva bem. Deixe em lugar quente para reagir por uns 15 minutos;
- Enquanto isso, em um bowl, misture as farinhas, goma xantana e sal, com um fouet e reserve;
- Na Thermomix, coloque o grão de bico cozido, a biomassa de banana verde e o azeite de oliva extra virgem e ajuste o tempo para 20 segundos, velocidade 5;
- Acrescente à essa mistura a “esponja” que formou do fermento e ajuste o tempo para 15 segundos, velocidade 5;
- Adicione a mistura de farinhas e ajuste o tempo para 2o segundos, velocidade 5. A massa está quase pronta, apenas adicione o vinagre e ajuste para mais 5 segundos, velocidade 5;
- Despeje a massa em fôrma untada com azeite de oliva e deixe descansar por uns 30 minutos em ambiente quente e úmido para crescer;
- Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 40-50 minutos.
10 comentários em “Pão sem glúten, leite e ovos – Thermomix”
Posso substituir o fermento biológico por fermento químico, meu marido tem alergia a todas as leveduras
Oi! Não vai ficar igual, Andrea.
Oi Flavia, como posso substituir a fécula de batata?
Oi! Por amido de milho
Oi se eu não quero colocar a biomassa de banana !!posso fazer sem ?
Oi!! Não vai dar certo, ela é necessária.
Amei a receita e farei na minha thermomix também. A questão é que tem uma criança com intolerancia a gluten, proteina do leite, ovo e a banana. Pode me dizer pelo que posso substituir a biomassa? Obrigada [email protected]
Acabei de fazer e ficou maraaaa!
Arrasou na receita 😉
;*
Existe alguma receita de pao sem gluten e sem polvilho?
Oi! Existe sim!