Canja de galinha funcional


Oiioii pessoal!!!

Hoje deu uma esfriada daquelas aqui em Curitiba e a única coisa que consegui pensar em postar foi essa receita de canja de galinha funcional que fiz quando estava em Nova York e o frio estava pegando!!!

Talvez você esteja pensando: “o que essa maluca tá inventando com essa de canja funcional? Canja é canja e chega de frescura”.

Bom, pode ser, mas como eu troquei alguns ingredientes por opções mais nutritivas eu quis chamar ela de funcional, e essa é a história!!! hahahaha

No lugar do arroz usei a quinoa, que é rica em proteínas, ferro e ômega 3 e 6. Troquei a batata inglesa pela doce, que tem carboidratos complexos que são digeridos mais lentamente e retardam a fome, tem vitamina A, E e é fonte de fibras. Adicionei couve que é rica em glicosinolatos, fitoquímicos naturais que tem ação desintoxicante, além de ser fonte de magnésio, cálcio e vitaminas. Por fim usei o sal rosa do himalaia, que além de ser lindo porque é rosa (hahaha brinks) é rico em minerais e tem menor teor de sódio.

Podem dizer o que quiserem mas canja de galinha é confort food! É aquela comida que faz você se sentir em casa, tem todo um aconchego, fora que esquenta super nesses dias mais frios.

A minha avó e minha mãe fazem canjas maravilhosas, daquelas que até quem torce o nariz quando ouve “canja” come e repete pelo menos duas vezes. Isso explica a minha vontade de comer canja em Nova York né?

Frio + morando sozinha + fome = confort food 🙂

Ela ficou uma delícia, e quero dividir com vocês!

canja-de-galinha-funcional-

Gostou da minha dica? Me acompanha nas redes sociais também, que tenho postado muita coisa: Youtube, Facebook, Instagram.

 Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90

 Um beijo!

Canja de Galinha Funcional

Ingredientes:

  • 1 xícara de quinoa
  • 5 a 6 xícaras de caldo de legumes ou frango – se tiver pronto em casa, se não pode usar água mesmo
  • 300 – 400g de frango cozido e cortado em pedaços
  • 1 cebola média
  • azeite de oliva
  • folhas de couve
  • 2 cenouras
  • 1 batata doce média
  • 1 tomate
  • sal rosa do himalaia a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • Cheiro verde – opcional

Instruções:

  1. Enquanto você ferve a água ou o caldo, vá lavando, cortando e descascando as cenouras, a batata, o tomate e a couve.
  2. Em uma panela refogue em um fiozinho de azeite de oliva a cenoura cortada bem miudinha até ela ficar macia e clarinha.
  3. Adicione a quinoa e dê uma boa mexida, então coloque a água/caldo fervente. Aguarde uns 5 minutos e coloque as batatas – eu sempre corto em pedaços pequenos para que ela cozinhe mais depressa. Em seguida tempere com sal e pimenta à seu gosto.
  4. Deixe cozinhar por uns 5 minutos e então coloque a cenoura, o frango e o tomate (até agora deu 10 minutos de cozimento). Caso você ache que está com pouco caldo/água, adicone mais 1 xícara.
  5. Espere mais uns 8-10 minutos e coloque a couve cortada em pedaços. Verifique se a quinoa e as batatas estão cozidas, se estiverem desligue o fogo e finalize com o cheiro verde. Tampe a panela e aguarde uns 2-3 minutos.
  6. Todo o cozimento deve ser feito com o fogo baixo e a panela semi-tampada tá?
  7. Sirva logo em seguida e sinta o conforto que uma canja de galinha funcional é capaz de proporcionar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *