Coxinha sem lactose, sem glúten e funcional

Oi povo brasileiro!!!

Venho com muita alegria no meu coração dividir essa deliciosa receita de coxinha sem lactose, sem glúten e funcional!!!

Eu já falei aqui no blog várias vezes sobre a importância da consciência ao se alimentar ne? A maneira como nos alimentamos define nossa sua saúde, ou a falta dela.

É por isso que eu estou sempre em busca de alimentos gostosos e saudáveis, por que de nada adianta você desfrutar do prazer momentâneo de uma comida que você gosta se essa comida for te fazer mal. O contrário também é verdadeiro, que graça tem comer uma comida sem gosto porque ela faz bem? O alimento é nosso remédio, mas nem por isso precisa ter gosto de tal, concordam?

É pensando assim que faço minhas experiências na cozinha, por que por mais que eu ame salada, verduras e frutas, eu também amo bolo, docinhos, coxinha, empadinha, pizza.. e daí fico em um dilema. Primeiro de tudo porque fora de casa eu não posso consumir nenhum desses alimentos (todos tem glúten e leite), segundo porque, mesmo que eu pudesse, eu não ficaria feliz comendo sabendo tudo o que vai neles – açúcar refinado, gorduras ruins, margarina, caldos artificiais, etc, etc, etc.

Então eu junto a fome com a vontade de comer – literalmente – e vou pra cozinha em busca de opções gostosas e mais saudáveis! Quando elas dão certo eu fico MUITO MUITO feliz, e venho aqui dividir com vocês aqui no blog, no Youtube, no Facebook e também no Instagram!

Preparados??

Coxinha Sem Lactose, Sem Glúten e Funcional

Rende +- 10 coxinhas pequenas

coxinha_sem_lactose_sem_gluten_funcional

*Se você mudar o recheio ela pode ser vegana 🙂

Ingredientes:

Para a massa:

250g de aipim ou batata doce cozido

4 colheres de sopa de farinha de amaranto, ou de grão de bico, ou de aveia se você puder consumir glúten

4 colheres de sopa de farinha de arroz – de preferencia a integral

1-2 colheres de sopa de biomassa de banana verdeopcional

200 ml de água mineral ou caldo de legumes

1 colher de sobremesa de sal

Para empanar:

25g de farinha de linhaça

25g de amaranto em flocos

Para rechear:

100g de frango cozido e desfiado – eu cozinho o meu com alecrim, cebola e uma pitada de sal

1/2 cenoura ralada

salsinha picada

Modo de fazer:

Cozinhe o aipim ou batata doce até ficar macio. Com um processador ou um garfo amasse bem até que fique tipo um purê. Reserve.

Em uma panela coloque o aipim/batata doce, o sal, a biomassa e a água e deixe levantar fervura.

Adicione as farinhas e misture bem, com vontade e vigor!!! Desligue o fogo e deixe a massa esfriar.

Enquanto isso prepare seu recheio. Desfie o frango e misture os temperos que gosta, eu coloquei, como disse ali em cima, cenoura e salsinha.

Para a montagem:

Em um prato misture os flocos de amaranto e a farinha de linhaça (lembram que já comentei que o melhor é comprar o grão da linhaça e bater ela no liquidificador um pouco antes de usar ara que não oxide?).

Unte a sua mão – eu coloco um fio de azeite de oliva e a mistura para empanar – e coloque uma porção da massa. Vá abrindo ela com os dedos, coloque o seu recheio e então vá fechando. Eu faço primeiro uma bolinha e depois vou dando o formato da coxinha.

Quanto mais você fizer mais fácil fica! As primeiras podem sair meio exóticas, mas não desista hihihihih

Coloque em uma assadeira – não precisa untar – e leve ao forno médio-alto pré-aquecido até ficarem douradas. Assei as minhas em 230 graus por uns 20 minutos +-.

Ficaram uma delícia! Comi tudo! hahaha

O que acharam??

Beijocas

Quer receitas exclusivas de lanches deliciosos? Clique conheça meus e-books! Opções a partir de R$19,90

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

9 comentários em “Coxinha sem lactose, sem glúten e funcional

  • 2 de dezembro de 2018 at 18:16
    Leane Teixeira

    Adorei a receita… tudo de bom deu certo!!!

    Reply
  • 5 de janeiro de 2018 at 21:02
    Silvana

    Flávia fiz novamente essa receita com algumas mudanças: coloquei metade água e metade leite sem lactose, empanei só no amaranto (com um temperinho caseiro que faço) e “fritei” na air fryer!! Ficou fantástica!! Enganei até minha avó, que só come se for “nada saudável”!
    E ficou linda! Pena que não dá pra mandar a foto!
    Muito obrigada!!😘😘😘

    Reply
  • 1 de março de 2016 at 23:52
    Janaina

    Olá boa noite consigo substituir por cara ou inhame.. vc tem receita de pastel obg

    Reply
    • 2 de março de 2016 at 9:15

      Oi Janaina!
      Pode substituir, sim.
      Não tenho receita de pastel.
      bjs!

  • 25 de setembro de 2015 at 11:51
    Michele

    Boa tarde Flavinhaa! VC não sabe como nos ajuda! Sou muito sua fã! Me diga por qto tempo posso congelar e aqui no interior do RN não tem aipim, eu posso substituir pelo inhame?

    Reply
  • 29 de maio de 2015 at 22:03

    Ola, estas coxinhas podem ser congeladas prontas? Se sim por quanto tempo?
    Obrigada!

    Reply
  • 27 de maio de 2015 at 15:45
    Gislaynne Seronato Vasel

    Ooi Flávia, tudo bom ??

    Então, estou fazendo um projeto de Tcc, onde o foco seria em pessoas vegetarianas, alérgicas e com tolerância À lactose. Você autorizaria eu colocar algumas de suas receitas no meu projeto? No final da receita eu colocaria a fonte que tirei , que seria seu site.

    Obrigada =)

    Reply
  • 16 de maio de 2014 at 11:42
    Emília

    Olá, Flávia…tudo bem? Bem, passei muito mal essa semana e o meu medico suspeita que seja IL. Vou fazer vários exames entre amanha e segunda, entre eles o de IL, claro mas já estive de olho no seu site pois essa possibilidade de IL já me assustou um pouco. Com isso tudo, mesmo antes de ter um diagnostico, estou evitando a lactose, afinal, o mal estar já está bem intenso e nao quero que isso piore, mas eis então que me surgiram algumas duvidas: o que comer no café da manhã, já que requeijão, manteiga e margarina são todos a base de lactose? Os pães industrializados que compramos aqui em casa nao tem lactose, mas os pães mais comuns, como o francês, podem ser ingeridos? Desculpe-me por tantas perguntas, mas estou realmente perdida. Sei que, caso tenha mesmo esse diagnostico, o ideal é ir ao nutricionista, mas creio que vc possa me ajudar de inicio, assim como tem ajudado a tantas pessoas com o blog. Se tiver como responder por email, ficarei eternamente agradecida: [email protected]. Beijos e obrigada

    Reply
    • 19 de maio de 2014 at 8:23

      Oi Emilia!
      Aqui no blog tem um post só com sugestões do que passar no pão, também tem um outro post comentando sobre cafe da manha e varias receitas fáceis que você pode fazer de manha!
      Pão francês normalmente não vai leite, mas é sempre bom checar na padaria que vc costuma ir!
      Beijos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *