Cursos no The Natural Gourmet Institute NY

Oii gente!!

Hoje vim falar sobre os cursos no The Natural Gourmet Institute NY que eu fiz mês passado.

Mas antes de mais nada, preciso esclarecer uma coisinha antes para quem pergunta no Facebook e Instagram se eu vou passar as receitas que aprendi nos cursos. As receitas não são minhas e não tenho autorização para divulgá-las. As receitas que adaptar baseadas no que aprendi, sim, vou dividir aqui. Além disso, eles usam muitos ingredientes que não temos aqui no Brasil, ou quando temos, são bem caros!

cursos--natural-gourmet-institute-copyright

Foto das apostilas. Vou adaptar as receitas que mais gostei e passarei aqui para vocês

Bom, agora vou falar um pouco sobre as aulas que fiz e sobre a escola.

Eu tinha ouvido falar no Natural Gourmet Institute ano passado quando procurei cursos de culinária funcional para me especializar. Não achei nada especifico aqui no Brasil então comecei a procurar em outros países, aí caí no site deles. Fiquei maravilhada – até ver o preço do curso de chef! hahaha

Mas fui pesquisando e vi que eles oferecem public classes que duram uma noite, um dia, uma tarde, e em que abordam vários temas. Essas aulas são pagas, mas os valores são bem mais acessíveis que o curso completo de chef – variam +- de US$110 a 230 dependendo da aula.

Decidi ir para lá e consegui juntar entre o fim de março e o início de maio várias aulas que me interessavam. Dentre elas aulas de decoração e preparação de bolos veganos e sem glúten, técnicas de corte de alimentos, alimentação macrobiótica, ayurveda, sobremesas sem lácteos e glúten, e outras.

cursos_the_natural_gourmet_institute_ny

Tudo sem glúten e leite 🙂

A escola é um sonho!! Eles utilizam produtos da estação, locais e orgânicos, não utilizam açúcar refinado, dão preferência a comidas e ingredientes integrais e não utilizam óleos altamente refinados e gorduras hidrogenadas. Além disso eles ensinam a praticarmos uma culinária e uma alimentação mais consciente – o que significa que não proíbem nada, apenas ensinam quais os reais benefícios ou malefícios dos alimentos e a partir disso você toma suas próprias decisões.

Todos os professores com que tive aula eram excelentes! Todos dominavam o assunto da aula e eram super solícitos em responder duvidas, pensar em substitutos para certos ingredientes, discutir sobre hábitos alimentares, etc.

As public classes lá são como o próprio nome diz, abertas ao público geral, ou seja, não tem nenhum pré requisito. Você não precisa saber cozinhar, não precisa ser chef, nada. O que é bom, mas é ruim. Vou explicar..

Caso você já tenha uma boa base na cozinha e já tenha um certo conhecimento no assunto em que você está indo fazer o curso, talvez você ache ele básico. Por exemplo, caso você queira um conteúdo mais técnico/teórico pergunte antes de se inscrever, pois uma grande parte das aulas que fiz não abordavam muito essa parte, era mais ‘mão na massa’, sabem? Mas como disse, os professores sempre respondem duvidas e trocam ideias com os alunos.

Para o meu objetivo os cursos foram ótimos!! Eu não tenho pretensão de virar chef, já trabalhei bem perto de cozinha de restaurante e sei que o stress e a pressão não são para mim. Eu fui fazer os cursos para conhecer mais sobre o assunto, para conhecer pessoas que trabalham com isso, etc. Então com isso em mente eu digo que todos os cursos foram mega importantes.

Eu indico muito muito a escola para quem quer aprender sobre culinária natural e mais saudável. Até porque aqui no Brasil, infelizmente, estamos anos luz atrás dos EUA em termos de conscientização sobre alergias e restrições alimentares. Ir para lá para estudar e pesquisar isso agregou muito pra mim.

Agora um poucos sobre os cursos que eu fiz!

O meu curso preferido foi sobre Ayurveda. Eu simplesmente amei!!! Amei o professor, o conteúdo, as receitas, tudo.

cursos_the_natural_gourmet_institute_ny2Algumas das preparações da aula: Parfait de manga e pudim de arroz integral, salada agridoce de pepino e cebola roxa. Eu e a Camila, brasileira querida que mora em NY e fez o curso de Ayurveda também

Outro que amei foi o de sobremesas de chocolate sem glúten e leite – que duvida né!!! As minhas receitas preferidas foram esses cookies, que já fiz em casa, o sorvete e uma torta com nozes caramelizadas que acabei não tirando foto – acho que estava em uma sugar rush e perdi o foco! ahahaha

cursos_the_natural_gourmet_institute_ny3

Nem dá pra acreditar que são opções mais saudáveis né? Mas acreditem, nada de açúcar branco, quase nada de farinhas refinadas e utilizamos apenas gorduras com propriedades nutricionais boas 🙂 Claro, mesmo assim devemos comer com moderação, nada de usar a jaca de pantufa!!!

cursos_the_natural_gourmet_institute_ny4

Preparações da aula de culinária macrobiótica

E por fim a foto do bolo que fiz em uma das aulas mais divertidas, a de preparação e decoração de bolos veganos e sem glúten! A professora (a da foto lá do topo) era uma figura!! Ligada no 220V, corria de um lado pro outro e ia ajudando e fiscalizando todos os bolos – que por sinal ficaram deliciosos! Menos um de chá verde com recheio de feijão azuki hahaha esse poucos gostaram!

cursos-the-natural-gourmet-institute-ny

Bolo de passas ao rum com cobertura de rum e coco – deliiii!

Bom acho que é isso!!!

Com as técnicas que aprendi vou fazer receitas novas e divido com vocês!!

Se alguém tiver alguma duvida é só deixar comentário que respondo 🙂

Beijocas

Quer fazer uma aula de Personal Cook comigo? Clique aqui e saiba como.

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

30 comentários em “Cursos no The Natural Gourmet Institute NY

  • 9 de abril de 2018 at 21:53
    Amanda

    Oi Flavia!! Estou pesquisando os cursos para fazer no NGI esse ano! Vc saberia me dizer em que lugar de NY vc ficou hospedada?! Onde vc alugou?!! Bjos!!

    Reply
  • 4 de dezembro de 2017 at 22:11
    Michelle do Monte Rosas

    Oii Flavia, tudo bom ?
    sou estudante de nutrição e me formo no meio do ano que vem. To querendo fazer essas aulas que você disse no post, junto com uma amiga. Tinha algum nutricionista como aluno desse curso?
    Como você fez para se inscrever? É só mandar e-mail? Ficou lá por quanto tempo mais ou menos?
    Adorei suas dicas! Estamos super animadas pra fazer logo essas aulas!
    Obrigada, beijos.

    Reply
    • 5 de dezembro de 2017 at 15:13

      Oi Michelle! Tudo, e com você?
      Não me lembro se tinha nutricionista nos cursos, mas ele é aberto para todos então com certeza pode fazer.
      As inscrições são pelo site deles e você pode mandar e-mail para a escola caso precise de ajuda ou infos.
      Eu fiquei 40 dias em NY.
      Beijos!!

  • 26 de setembro de 2017 at 22:12
    Gabrielle

    Eu estava procurando aqui também, você achou algum outro curso parecido em outro lugar? Na Europa talvez? Eu amei também, tenho muita vontade de fazer, na verdade tenho vontade de estudar nutrição em uma escola assim, só que não acho nenhum lugar oferecendo o curso, são mais de culinaria mesmo, o que também adoro, mas como você, não tenho pretenção de ser chef, só é algo que adoro, e queria poder fazer cursos mais em conta.

    Reply
    • 29 de setembro de 2017 at 13:43

      Oii! Como está crescendo bastante esse tipo de culinária, com certeza tem, só não sei te indicar.
      Aqui no Brasil tem a NOS Escola, já ouviu falar?
      bjs

  • 6 de junho de 2015 at 19:03
    Diogo Marcos Chiodini

    Gratidão pelo post Flavia, muito bom e inspirador!
    Abraços

    Reply
  • 25 de abril de 2015 at 9:52
    Marieli

    Bom dia Flávia, tudo bem?

    Adorei o seu post…Eu também entrei em contato com a escola, por que assisto todos os programas da Bela Gil no GNT, mas quando me passaram os valores do curso de cheff também me assustei…hehe….
    Bom, gostaria de saber se você entrou em contato diretamente com eles para se inscrever para esses cursos abertos, se existe algum pré-requisito específico para alunos estrangeiros assim como no curso de cheff, e se você tinha algum lugar para ficar em Nova York ou se você buscou em alguma agencia, ou se a escola mesmo indica alguma acomodação….Beijos!!

    Reply
  • 22 de abril de 2015 at 15:46
    Priscila

    Oi Flávia. Estou planejando uma viagem de 6 meses para fora do Brasil para estudar culinaria funcional, sem gluten e lactose. O meu objetivo é aprender técnicas, truques, opções saudáveis utilizadas no exterior, receitas, preparação de refeições saudáveis e criar minhas próprias receitas. Vc poderia me informar quais os melhores lugares para se estudar. Não tenho intensão de ser chef. Quero cursos de curta duração e com bastante conteúdo 🙂
    Ainda não decidi se vou para Portuga, Italia, Inglaterra, França….ou até Estados Unidos. Poderia me auxiliar com base nas suas pesquisas.
    Gratidão.

    Reply
    • 23 de abril de 2015 at 12:43

      Oi Priscila!
      Conheço apenas algumas escolas nos EUA e a única que frequentei foi o NGI mesmo.
      Acho mais indicado você fazer uma pesquisa pelo google de acordo com o país que mais te interessa!
      Sei que em Londres tem bastante coisa, California também.
      Um beijo!

  • 20 de janeiro de 2015 at 22:07
    Maria carolina

    Eu estava procurando sobre esse curso e encontrei o seu blog! Você fala inglês fluente? Gostaria de fazer mas tenho o inglês bem mais ou menos..
    Obrigada!

    Reply
    • 28 de janeiro de 2015 at 23:33

      Oii Maria Carolina!
      Sim, falo inglês fluente.
      Não sei qual seria o +- do seu inglês, mas se você consegue assistir filmes sem legendas acho que você nao tera problemas 🙂
      bjs

  • 14 de janeiro de 2015 at 11:07
    Paula

    Oi Flavinha, tudo bem? Adorei seu post, super bacana.

    Quando você viu o curso de chef, procurou alguma forma de desconto?

    No meu caso, quero dar aulas disso aqui no Brasil e mais pra frente abrir um restaurante..acha que com conhecimentos adquiridos nesses cursos que você fez, consigo dar as aulas e abrir um restaurante? Senão..pode me dar um auxílio, por favor?

    Obrigada, querida!

    Reply
    • 28 de janeiro de 2015 at 23:34

      Oii Paula!
      Não procurei não.
      Acredito que consegue sim. O conhecimento e técnicas que eles passam devem ser de ótima qualidade, aí o resto vai da sua dedicação, interesse e vontade 🙂
      Mande email para eles e troque uma ideia, eles vao te ajudar!
      Um beijo e boa sorte!

  • 7 de setembro de 2014 at 13:52
    Fernanda

    Flavinha,

    eles entregam certificado? Se sim, como fazemos para buscar? É na hora dado ou precisamos pegar pelo site?

    Obrigada, querida

    Reply
    • 8 de setembro de 2014 at 11:36

      Oii Fernanda.
      Não tem certificado nesses cursos. Que eu saiba só o modeulo basico, se você fizer as 4 aulas.
      Mas confirme com eles, eu vi que eles mudaram algumas coisas desde que fui.
      bjs

  • 14 de agosto de 2014 at 13:46
    fernanda

    OLá Flávia, tudo bem?
    Eu estou indo para Nova Iorque agora em setembro e estava querendo fazer uns cursos do natural gourmet institute.
    Vi aqui que você já fez alguns, aí queria saber se você gostou, quais cursos que você fez e se valeram a pena?
    O meu objetivo no curso não é de aprender receitas, e sim técnicas de preparação de refeições saudáveis para assim conseguir criar minhas próprias receitas.
    Você acha que vale a pena?
    Obrigada!!

    Reply
    • 16 de agosto de 2014 at 12:41

      Oi Fernanda!
      Dificil opinar pois não sei qual seu nível de conhecimento na cozinha e quais suas expectativas.
      Como disse no post, a escola é ótima e os professores também.
      Você já procurou no site para ver se tem algum curso com tecnicas? Você tambem pode mandar um email para eles explicando o que procura para ver se eles te indicam algum curso que se encaixe. Acho que seria melhor!
      bjs

  • 30 de junho de 2014 at 12:21
    Cissa

    Oi linda.. Já tinha visto o site deles e tb achei mto interessante (e caro!) o curso de chef rs Uma dúvida grande que rolou é sobre o idioma: para acompanhar bem as aulas, qual o nível de inglês seria necessário? Tem que ser quase um “native speaker” ou um vocabulário básico já funciona? Rsrs
    Obrigada 🙂

    Reply
    • 30 de junho de 2014 at 15:56

      Oi Cissa!
      Acho que precisa ser um nível mais pra “native speaker”, ou pelo menos que você tenha domínio do vocabulário de cozinha e alimentos. Dependendo do professor que você tiver aula você pode entender menos ou mais, alguns falam mais pausado, outros desandam a falar!! heheh
      beijos

  • 26 de junho de 2014 at 20:15
    Brunna

    Meu deus amarrem os cabelos !! Cabelo e comida não combinam =(

    Reply
    • 26 de junho de 2014 at 21:22

      Oii Brunna!
      Era o fim da aula, todos os pratos estavam prontos e estávamos apenas conversando.
      Obrigada pela preocupação, bjs.

  • 3 de junho de 2014 at 17:14
    Isa

    Oi flavia
    Uma curiosidade, ql o valor do curso de chef?! Abraço

    Reply
    • 4 de junho de 2014 at 2:49

      Oi Isa.
      Tem o valor certinho no site, mas é algo em torno de US$ 26 mil
      bjs

    • 16 de julho de 2014 at 13:48
      Lara

      Oi, Flávia! Vc sabe me dizer qual é a duração do curso de chef?

    • 16 de julho de 2014 at 18:31

      Oi Lara.
      Se não me engano são 4 ou 6 meses, mas melhor ver lá no site deles!

  • 22 de maio de 2014 at 8:14
    Anya

    Olá Flavia,
    Muito obrigada por responder meu questionamento, realmente não sabia ser possível a questão dos direitos autorais sobre receitas, particularmente ainda não concordo muito com isso, mas entendo que é assim por se tratar de um curso pago.
    Compreendi bem a situação e agradeço sua vontade e determinação para com o blog.
    Ainda penso com desânimo em relação as condições alimentares que nosso país nos oferece, por isso o pessimismo em meu desabafo anterior.
    Hoje já vou conferir sua receita de Brownie, assim como você gosto muito de doce!
    Abraço!

    Reply
  • 21 de maio de 2014 at 9:04
    Anya

    Eu compreendo que foi um investimento caro que você fez e entendo o apreço que você tem pelas receitas aprendidas no curso. Mas acho difícil aceitar que existe direitos autorais de receitas, ainda mais na modalidade de curso que você fez, aberta para o público em geral. Assim, não compreendo o motivo de você não poder publicar as recitas como essa do cookie de chocolate.
    Como você mesma percebeu, aqui no Brasil estamos anos luz de distância da conscientização alimentar. Eu não sou celíaca, mas tenho um problema terrível com o glúten do trigo que afeta meu intestino. Faz uns quatro meses que cortei o glúten do trigo e meu marido desenvolveu intolerância a proteína do leite, então cortamos o leite também. No mercado os poucos produtos que encontramos sem glúten e sem lactose (a maioria dos sem lactose não contém leite) são muito caros e em pouca quantidade. Assim, a única saída é cozinhar a própria comida, e pesquisando receitas desse tipo que descobri seu blog.
    São muitos os blogs que compartilham receitas, mas não é tanta a variedade de receitas.
    Por isso fico muito chateada quando leio que alguém que com muito custo conseguiu ir para fora do país aprender receitas novas que podem ser a salvação do nosso cardápio já bem limitado, mas que não pode divulgar as receitas (por questão de direitos autorais? até na comida impomos os direitos autorais? daqui a pouco quem vai ter o direito de comer?). Ou seja, continuamos na estaca a zero.
    Sei que você tem boas intenções, agradeço todo o material que já disponibilizou até agora, já me ajudou bastante. Mas penso que você deve se posicionar com mais clareza sobre o objetivo do seu blog: é para ajudar mais pessoas com restrições alimentares num país onde tudo é muito caro, raro e difícil ou é para você se ajudar e desenvolver um negócio?
    Eu continuarei sendo leitora do seu blog, espero não ter lhe ofendido, acredito que esse espaço é importante para que nós leitores expressemos nossos pontos de vista, que ás vezes podem até serem equivocados. Abraço!

    Reply
    • 21 de maio de 2014 at 9:35

      Oi Anya.
      Entendo sua colocação. Estou atualizando o post com fotos das apostilas com receitas para você ver que, sim, existem direitos autorais nas receitas, o que significa que não posso divulgar elas como foram me passadas – até porque nem tem como, eles usam muitos ingredientes que nem temos aqui no Brasil, principalmente farinhas diferentes.
      Vou passar as receitas com alterações que fiz e que vi que não muda o sabor, textura e qualidade. Por exemplo o cookies que você está dizendo, vai mais de 1 xícara de maple syrup, que pelo menos aqui em Curitiba, 400ml está R$47,00. Sei que a maioria dos leitores, assim como eu, não gastaria tudo isso em um adoçante. Portanto enquanto eu não testar ela com outro adoçante e ver que fica tão boa quanto a receita original eu não vou publicar.
      O objetivo do meu blog é e sempre foi ajudar pessoas que passam pelo mesmo que eu. Manter ele dá muito trabalho. Pra cada receita que posto aqui pode ter certeza que tem pelo menos 3 que deram errado.
      Obrigada pela compreensão, um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *