Sem glúten e lactose no Porto – Portugal

Sem glúten e lactose no Porto – Portugal

Oiii, lindezas!!! Como estão?

Hoje venho dividir minhas dicas sem glúten e lactose no Porto, em Portugal.

Esse post estou para escrever há um tempão, mas quem disse que achava tempo?! Fui ao Porto em maio, não conhecia Portugal e eu fiquei apaixonada!!!

Passamos 8 dias lá e achei tudo um encanto: o lugar, as pessoas, as paisagens, a comida e os vinhos hihihihihih

Como sempre, vou dar dicas do que mais gostei: seja de passeio, seja de restaurante.
Aproveite e cadastre-se no formulário abaixo para receber meu e-book gratuito SOS Viagem – o guia do intolerante viajante 🤩. Está cheio de dicas, informações e receitas!


Eu não sou uma turista muito tradicional, sabem? Não curto muito visitar pontos turísticos, o que gosto mesmo é passear a pé pela cidade, conhecendo tudo o que puder.

Normalmente nas minhas viagens eu caminho uma média de 10-15 km por dia, eu gosto MESMO de andar por aí.

Bom, vamos ao que interessa:

Como é comer sem glúten e lactose em Portugal. 

Eu devo dizer que tive surpresas muito agradáveis. Não sabia muito o que esperar, e algumas das minhas leitoras portuguesas disseram que lá eles estavam bastante atrasados em relação a nós. Fiquei um pouco apreensiva, mas não foi a impressão que tive.

O mercado lá de alimentos sem glúten e lactose me parece que está começando agora, portanto não existem muitas opções de locais 100% voltados a alimentação natural sem alergênicos. Mesmo assim, encontrei opções em mercados e nos restaurantes.

Os restaurantes estão muito mais bem preparados para nos receber do que os aqui no Brasil.

De maneira geral a comida portuguesa me pareceu fácil de comer sem glúten e lácteos.

É claro que nem passou pela minha cabeça que eu comeria pastel de belém, bacalhau à natas, francesinhas, queijo da serra da canastra – isso é óbvio, né gente?! kkkkkk

Mas tirando as guloseimas tradicionais e típicas, foi bem fácil!

Bolinho de bacalhau – o tradicional – vai batata, bacalhau e temperos, ou seja, nadinha de farinha, nadinha de glúten.

Portugal produz excelente azeites de oliva, e eles utilizam bastante na culinária, bem mais que a manteiga! Ponto pra gente! Yesss!

O acompanhamento lá normalmente é batata ou legumes, delícia e ótimo para nós, novamente!

Sobremesas também são possíveis: vários doces feitos à base de gemas e açúcar não tem leite e derivados, nem farinha 🙂 São uma bomba de açúcar, mas de vez em quando, super vale!

O que eu mais adorei lá é que diversos restaurantes tinham pão sem glúten no couvert! Eu fiquei tão feliz, achei tão querido! Não lembrava a última vez que comi um couvert junto com todos em um restaurante, e a sensação foi muito legal! Ponto pra Portugal!!!!

 

Restaurantes que gostei

Agora, vou falar de alguns restaurantes em especial que visitei e que recomendo.

1. Cantinho do Avillez.

Eu apenas estou sonhando com esse bacalhau até hoje! Fomos almoçar com um casal de amigos e fiquei encantada.

Por um preço fixo (EU$12) você come couvert (com pão sem glúten de painço!!!), prato principal, bebida (pedi vinho branco ihihi) e café.

Eu pedi esse bacalhau cremoso com batata palha e estava apenas incrível e sensacional! Quem for ao Porto, não deixe de visitar.

O cardápio não é voltado à restrições, mas o staff foi muito atencioso.


2. O Paparico

Quando o dono do restaurante me disse “Você só me fala o que você não pode e eu resolvo na cozinha, Você não precisa se preocupar, eu vou cuidar de tudo”, eu quase levantei e dei um abraço. O sonho de qualquer intolerante ouvir isso, né?!

Este restaurante tem uma proposta bem bacana. Ele é mais gourmet, com menu degustação. O valor é mais salgadinho, mas a comida é deliciosa e o atendimento impecável.

Tudo o que comi estava gostoso, e tive duas sobremesas!!!

3. Taberninha do Manel.

As tabernas portuguesas são um charme, na minha opinião. Casinhas de pedra, como se fossem uma caverna. Nada de chique, mas a comida é deliciosa! Essa em especial ganhou nosso coração, fomos duas vezes.

Pedimos camarões grelhados, super bem temperados, e eu comi polvo na brasa. Mara!!!! Se você gosta de polvo, não deixe de provar.

4. Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

O lugar é super turista, e eu amei! kkkkk Você compra um bolinho de bacalhau e uma taça de vinho do Porto branco por alguns euros e vem nesse pratinho todo charmoso.

O bolinho é delicioso, e se quem estiver com você puder comer queijo, eles têm bolinho recheado com queijo da serra da Canastra. Namos provou e amou.

Além desses, fui em vários outros, todos fui bem atendida e em todos foram atenciosos e cuidadosos com minhas restrições.

Indico um passeio pelo Mercado Bom Sucesso, tem uma área de orgânicos e produtos naturais com várias coisas interessantes! Trouxe uns mix de aveia sem glúten germinada com superfoods e umas barrinhas de proteína veganas.

Por lá também achei esse chocolate sem glúten, leite e açúcar, adoçado com stevia, que amei. Levava na bolsa para participar da hora da sobremesa com todo mundo ihihih.

Por fim, aviso que se você estiver com mais gente e eles fizerem questão de conhecer as tradicionais confeitarias como o Café Guarany ou o Café Majestic, vá preparado para não poder comer nada hihihih. Em uma delas tomei um cafézinho, só para fazer alguma coisa, sabem? kkkkk Mas foi tudo lindo!

Mas olhem que legal, conheci a Mariana, dona da Tâmaras Pastelaria Saudável uma brasileira que mora no Porto e faz doces e pães sem glúten e lactose para vender! Encontrei ela por lá e comprei uns quitutes, super gostoso. Aqui você pode conhecer os produtos e entrar em contato com ela 😉

Os passeios

O centrinho histórico de Porto é uma graça, passeie bastante por lá e compre cerâmicas pintadas à mão – são lindas e super tradicionais. Só embale bem para trazer, se não vai chegar um mosaico.

Passeie por Matosinhos, coma frutos do mar fresquíssimos e preparados na hora. 

Vá para a praia de Lessa da Palmeira, é lindo e super diferente do Porto antigo. Se quiser um fim de tarde animado, o L’Kodak é bem bacana! Só fique atento aos horários, eles fecham a cozinha em uns horários esquisitos e daí não têm nada pra comer, quase.

Passeie pela Ribeira! Eu corri vários dias pelas margens do Rio Douro e foi demais – eu amo correr quando estou viajando.

Não deixe de visitar uma cava de vinho do Porto, nós fomos na Graham’s e eu achei lindo! Visite também Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado do Rio Douro e é charmosíssima (a Taberninha do Manel fica lá).

Como sempre, me hospedei em um AirBnb. Alugamos um apartamento excelente, ótima localização, super bem arrumadinho e bem charmoso. Ficamos na Rua das Flores, e eu adorei! Indico 🙂

O legal de ficar em AirBnb é que se algo der errado, você tem uma cozinha à disposição kkkkk

Bom, acho que é isso.

Essas são minhas dicas do Porto, em Portugal! Espero que ajude vocês, e se tiver mais dicas, compartilha aqui.

Não esqueça que essas e outras dicas você confere lá no meu Instagram, na #lactosenaoviaja.

Um beijo, amores.

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

3 comentários em “Sem glúten e lactose no Porto – Portugal

  • 4 de outubro de 2017 at 15:01
    sayonara arruda

    Oi Flavia tenho um filho de 5 anos que é intolerante a lactose e estou pensando em começar umas viagens em família mundo a afora e nossa primeira parada seria Portugal.Estava muito preocupada em relação a alimentação dele nessa viagem mas seu post me deixou tranquila vi que dá sim pra quem tem restrições viajar sem medo.Amei seu blog está me ajudando muito.Abraço

    Reply
  • 18 de julho de 2018 at 5:24
    Irene

    Ola Flavia, sou espanhola com as mesmas intoleranças que você e vou viajar para Porto na próxima semana. Eu gostei muito do seu blog e gostaba de saber onde você comeu a francesinha sem gluten. Muito obrigada!!

    Reply
    • 18 de julho de 2018 at 11:48

      Oi Irene!
      Não comi francesinha sem glúten.
      Bjs e ótima viagem.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Empresa Lactose Nao - F.M.M. MEI (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l