Como é o curso de Health Coach do IIN

Volta e meia me perguntam como é o curso de Health Coach do IIN, portanto, hoje, vou contar o que é um Health Coach, o que é ensinado no curso, como funcionam as aulas, quanto tempo você precisa dedicar à formação, para quem o curso é indicado e como é o mercado para Health Coach no Brasil.

Antes de começar, vou contextualizar o que é o IIN – Institute for Integrative Nutrition, em tradução livre, Instituto de Nutrição Integrativa.

É uma escola 100% online, baseada em Nova York nos EUA, que forma Coaches em Saúde – Health Coach.

Como é o curso de Health Coach do IIN.

Eu fiz parte da turma de setembro de 2015 e me formei um ano depois, em setembro de 2016. Por isso, é possível que algumas pequenas mudanças no conteúdo e professores ocorram, mas de maneira geral, o que conto abaixo serve para quem for iniciar na escola ☺️.

A partir da minha experiência, vou responder as perguntas que mais recebo. Lembrando que não são informações oficiais, vinculadas a instituição, e sim, minha percepção a partir da minha experiência, ok?

Como recebo muitas mensagens com dúvidas eu criei uma lista de e-mails só para interessados em fazer o curso. Eu envio mensagens contando mais sobre a profissão e o curso e divulgo descontos que ex-alunos podem dividir com amigos interessados. Só clicar aqui e se inscrever!

O que é um Health Coach?

Um Health Coach, ou Coach em Saúde, segundo o IIN, é um mentor de apoio e autoridade de bem-estar que ajuda os clientes a sentirem-se bem através de mudanças no estilo de vida e alimentação, adaptando programas de bem-estar individualizados para atender às necessidades de seus clientes.

Ou seja, é um profissional que vai auxiliar seu cliente a definir e alcançar seus objetivos em saúde de maneira customizada, adaptável e integrada.

Uma pessoa formada em Health Coach não atende como nutricionista ou educador físico, não prescreve dietas, não prescreve tratamentos, medicamentos, suplementos e nem treinos de exercícios físicos.

O que é ensinado no curso?

Eu diria que o curso se baseia em alguns conceitos e pilares principais, que são: saúde, alimentação, estilo de vida e coaching.

Para cada um dos conceitos, dezenas de aulas são disponibilizadas com médicos, nutricionistas, jornalistas, cientistas, empresários e terapeutas.

Eu achei o corpo docente ótimo. Muitos nomes renomados na área da saúde, alimentação saudável e nutrição dão aulas e palestras lá e isso enriquece muito. Grande parte dos “professores” são autores best sellers.

Alguns dos nomes: Gary Taubes, Mark Hymann, Dr. Oz, Arianna Huffington, Marion Nestle, Christiane Northrupp, Geneen Roth, entre diversos outros incríveis.

O curso aborda mais de 100 tipo de teorias dietéticas.

Aborda também conceitos importantes sobre metabolismo, saúde hormonal, saúde intestinal, digestão e alimentação natural.

Além de toda essa parte teórica, o curso ainda ensina e fornece diversas ferramentas para você montar seu negócio e também forma os coaches com técnicas para o atendimento dos clientes.

Clicando aqui você baixa o currículo do curso e pode ver tudo detalhado!

Como funcionam as aulas?

O curso tem duração de um ano e a cada semana é liberado um novo módulo. São 40 módulos no total.

Você deve assistir e completar todas as aulas do módulo no período de uma semana, pois na semana seguinte um novo módulo é liberado.

A cada 10 módulos tem uma avaliação e você só pode fazê-la se tiver completado todos os 10 módulos que a antecederam.

Além das aulas, cada módulo tem sugestões para aprofundar os estudos.

Todas as aulas são em inglês. A grande maioria é em vídeo, algumas são apenas em áudio.

Tem bastante material complementar.

Além das aulas que você deve assistir e atividades que deve fazer e marcar como concluídas, você precisa participar de algumas Coaching Sessions, que são ligações com outros 5 estudantes e um Coach para auxiliar. Isso faz parte do treinamento para se tornar um coach e todas essas sessões também são em inglês.

Para ter um bom aproveitamento do curso é necessário ter um bom nível de inglês.

Quanto tempo você precisa dedicar à formação?

Eu diria que pelo menos 5h por semana para assistir as aulas, fazer as tarefas e estudar os materiais complementares.

Algumas semanas talvez você precise de mais tempo, outras de um pouco menos.

Lembrando que o curso tem duração de 1 ano e não tem como você adiantar tudo e nem como atrasar, visto que só pode prosseguir depois dos testes a cada 10 semanas e o teste só é liberado se você tiver assistido todas as aulas das semanas.

Após a duração do curso ele fica disponível por mais um ano para você revisar conteúdos.

Para quem o curso é indicado?

Basicamente para qualquer pessoa que quer aprimorar seu conhecimento em saúde, alimentação e estilo de vida saudável.

Conheço muitos nutricionistas que fazem o curso para melhorarem o atendimento de seus pacientes.

Conheço pessoas que fizeram para melhorarem sua própria saúde e ajudar seus familiares.

Conheço pessoas que fizeram pois queriam começar a trabalhar com o mercado saudável e queriam mais conhecimento e ideias.

Clicando aqui você pode cadastrar seu interesse e receber informações complementares da escola.

Como é o mercado para Health Coach no Brasil.

O mercado de Health Coach no Brasil ainda é bem iniciante, e por isso cheio de oportunidades.

Durante o curso alguns alunos que se formaram lá e criaram empresas de sucesso dão aulas e você vai vendo que com essa formação você pode trabalhar com inúmeras coisas.

O conhecimento que você adquire pode te dar ideias para abrir uma marca de produtos, uma escola, uma clínica, um blog, um restaurante, um hotel.. enfim, basicamente o que você quiser, achar que tem a ver com seus princípios e conseguir aplicar todo o conhecimento que adquiriu.

Os valores do curso você pode ver acessando o site deles. Eles entram em contato com você e explicam tudo o que quiser (em inglês). Tenho cupom que dá pelo menos US$500 de desconto no preço do curso, para receber clique aqui e assine a minha lista do IIN.

Pra mim o curso foi um divisor de águas. Minha carreira cresceu, minha empresa se profissionalizou e fico muito mais satisfeita em poder passar mais conhecimento. Se quiser saber mais sobre como foi isso pra mim, clique aqui e inscreva-se na minha lista de e-mails exclusiva para interessados em se tornar um Health Coach.

Como ex-aluna tenho como dar acesso a aulas e e-books gratuitos do IIN. Então, se você está pensando em cursar, essa mesma lista que eu envio o cupom de desconto e conto como foi a mudança na minha carreira, é por onde eu envio os links. Não mando spam e nada além disso, não se preocupe!

É uma maneira que achei para reunir quem está interessado no curso e quer apoio. Posso te ajudar na sua formação 🙂

Caso tenha dúvidas, deixe aqui que vou respondendo, ok?

Super beijo!

 

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

2 comentários em “Como é o curso de Health Coach do IIN

  • 1 de abril de 2019 at 15:11
    YOHANA KESSIA SOUSA DE ALMADA

    Primeiramente estou AMANDO seu site. Me identifico bastante com esse estilo de vida apesar de no momento não estar utilizando destas ferramentas para meu bem estar. Sou muito grata a variedade de informações aqui compartilhadas.
    E segundo, queria te pedir uma indicação de health coach no Brasil online, pois não tenho um nível tão elevado do inglês e temo não conseguir aproveitar bem o que você indicou nessa matéria.
    Desde já, MUITO OBRIGADA!!!!

    Reply
    • 3 de abril de 2019 at 15:34

      Oi Yohana!
      Infelizmente não conheço nenhum curso como o que fiz aqui no Brasil.
      Obrigada pelo carinho, bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *