Como é o curso de Health Coach do IIN

Volta e meia me perguntam como é o curso de Health Coach do IIN, portanto, hoje, vou contar o que é um Health Coach, o que é ensinado no curso, como funcionam as aulas, quanto tempo você precisa dedicar à formação, para quem o curso é indicado e como é o mercado para Health Coach no Brasil.

Antes de começar, vou contextualizar o que é o IIN – Institute for Integrative Nutrition, em tradução livre, Instituto de Nutrição Integrativa.

É uma escola 100% online, baseada em Nova York nos EUA, que forma Coaches em Saúde – Health Coach.

Como é o curso de Health Coach do IIN.

Eu fiz parte da turma de setembro de 2015 e me formei um ano depois, em setembro de 2016. Por isso, é possível que algumas pequenas mudanças no conteúdo e professores ocorram, mas de maneira geral, o que conto abaixo serve para quem for iniciar na escola ☺️.

A partir da minha experiência, vou responder as perguntas que mais recebo. Lembrando que não são informações oficiais, vinculadas a instituição, e sim, minha percepção a partir da minha experiência, ok?

Como recebo muitas mensagens com dúvidas eu criei uma lista de e-mails só para interessados em fazer o curso. Eu envio mensagens contando mais sobre a profissão e o curso e divulgo descontos que ex-alunos podem dividir com amigos interessados. Só clicar aqui e se inscrever!

O que é um Health Coach?

Um Health Coach, ou Coach em Saúde, segundo o IIN, é um mentor de apoio e autoridade de bem-estar que ajuda os clientes a sentirem-se bem através de mudanças no estilo de vida e alimentação, adaptando programas de bem-estar individualizados para atender às necessidades de seus clientes.

Ou seja, é um profissional que vai auxiliar seu cliente a definir e alcançar seus objetivos em saúde de maneira customizada, adaptável e integrada.

Uma pessoa formada em Health Coach não atende como nutricionista ou educador físico, não prescreve dietas, não prescreve tratamentos, medicamentos, suplementos e nem treinos de exercícios físicos.

O que é ensinado no curso?

Eu diria que o curso se baseia em alguns conceitos e pilares principais, que são: saúde, alimentação, estilo de vida e coaching.

Para cada um dos conceitos, dezenas de aulas são disponibilizadas com médicos, nutricionistas, jornalistas, cientistas, empresários e terapeutas.

Eu achei o corpo docente ótimo. Muitos nomes renomados na área da saúde, alimentação saudável e nutrição dão aulas e palestras lá e isso enriquece muito. Grande parte dos “professores” são autores best sellers.

Alguns dos nomes: Gary Taubes, Mark Hymann, Dr. Oz, Arianna Huffington, Marion Nestle, Christiane Northrupp, Geneen Roth, entre diversos outros incríveis.

O curso aborda mais de 100 tipo de teorias dietéticas.

Aborda também conceitos importantes sobre metabolismo, saúde hormonal, saúde intestinal, digestão e alimentação natural.

Além de toda essa parte teórica, o curso ainda ensina e fornece diversas ferramentas para você montar seu negócio e também forma os coaches com técnicas para o atendimento dos clientes.

Clicando aqui você baixa o currículo do curso e pode ver tudo detalhado!

Como funcionam as aulas?

O curso tem duração de um ano e a cada semana é liberado um novo módulo. São 40 módulos no total.

Você deve assistir e completar todas as aulas do módulo no período de uma semana, pois na semana seguinte um novo módulo é liberado.

A cada 10 módulos tem uma avaliação e você só pode fazê-la se tiver completado todos os 10 módulos que a antecederam.

Além das aulas, cada módulo tem sugestões para aprofundar os estudos.

Todas as aulas são em inglês. A grande maioria é em vídeo, algumas são apenas em áudio.

Tem bastante material complementar.

Além das aulas que você deve assistir e atividades que deve fazer e marcar como concluídas, você precisa participar de algumas Coaching Sessions, que são ligações com outros 5 estudantes e um Coach para auxiliar. Isso faz parte do treinamento para se tornar um coach e todas essas sessões também são em inglês.

Para ter um bom aproveitamento do curso é necessário ter um bom nível de inglês.

Quanto tempo você precisa dedicar à formação?

Eu diria que pelo menos 5h por semana para assistir as aulas, fazer as tarefas e estudar os materiais complementares.

Algumas semanas talvez você precise de mais tempo, outras de um pouco menos.

Lembrando que o curso tem duração de 1 ano e não tem como você adiantar tudo e nem como atrasar, visto que só pode prosseguir depois dos testes a cada 10 semanas e o teste só é liberado se você tiver assistido todas as aulas das semanas.

Após a duração do curso ele fica disponível por mais um ano para você revisar conteúdos.

Para quem o curso é indicado?

Basicamente para qualquer pessoa que quer aprimorar seu conhecimento em saúde, alimentação e estilo de vida saudável.

Conheço muitos nutricionistas que fazem o curso para melhorarem o atendimento de seus pacientes.

Conheço pessoas que fizeram para melhorarem sua própria saúde e ajudar seus familiares.

Conheço pessoas que fizeram pois queriam começar a trabalhar com o mercado saudável e queriam mais conhecimento e ideias.

Clicando aqui você pode cadastrar seu interesse e receber informações complementares da escola.

Como é o mercado para Health Coach no Brasil.

O mercado de Health Coach no Brasil ainda é bem iniciante, e por isso cheio de oportunidades.

Durante o curso alguns alunos que se formaram lá e criaram empresas de sucesso dão aulas e você vai vendo que com essa formação você pode trabalhar com inúmeras coisas.

O conhecimento que você adquire pode te dar ideias para abrir uma marca de produtos, uma escola, uma clínica, um blog, um restaurante, um hotel.. enfim, basicamente o que você quiser, achar que tem a ver com seus princípios e conseguir aplicar todo o conhecimento que adquiriu.

Os valores do curso você pode ver acessando o site deles. Eles entram em contato com você e explicam tudo o que quiser (em inglês). Tenho cupom que dá pelo menos US$500 de desconto no preço do curso, para receber clique aqui e assine a minha lista do IIN.

Pra mim o curso foi um divisor de águas. Minha carreira cresceu, minha empresa se profissionalizou e fico muito mais satisfeita em poder passar mais conhecimento. Se quiser saber mais sobre como foi isso pra mim, clique aqui e inscreva-se na minha lista de e-mails exclusiva para interessados em se tornar um Health Coach.

Como ex-aluna tenho como dar acesso a aulas e e-books gratuitos do IIN. Então, se você está pensando em cursar, essa mesma lista que eu envio o cupom de desconto e conto como foi a mudança na minha carreira, é por onde eu envio os links. Não mando spam e nada além disso, não se preocupe!

É uma maneira que achei para reunir quem está interessado no curso e quer apoio. Posso te ajudar na sua formação 🙂

Caso tenha dúvidas, deixe aqui que vou respondendo, ok?

Super beijo!

 

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *