Comer fora de casa – Intolerância à lactose

Oiii gente!!!

Resolvi fazer esse post pois acho que o mais complicado para quem tem intolerância à lactose é comer fora de casa né?

Especialmente quem descobriu a IL agora, sei que pode ser desesperador! Então vim aqui tentar ajudar dando algumas dicas simples.

Na realidade essas dicas já dei em outros posts, mas acho legal ter no arquivo do blog um post assim, que reúna todas!!! 🙂

Ainda, depois deste post, farei outros falando de situações específicas – lembram do Café da manhã de hotel, como lidar? – vamos nos unir para resistir às tentações em casamentos, festinhas infantis, chá de panela, etc hihih

Bom, vou dividir em lanches e refeições – assim conseguimos pensar no café da manhã, almoço, janta e na hora da fome no meio da rua!

O básico que devemos saber:

– Massas simples – macarrão, nhoque, spaguetti, tagliatelle, fusilli, entre outras – não vão leite. É trigo, água e ovo.

– Pães mais durinhos – francês, ciabatta, baguete – também não têm leite.

– Fuja de molhos cremosos, rosé e gratinados.

– Mesmo o molho pesto ou o vermelho podem ter queijo em alguns restaurantes, mais uma vez, melhor confirmar com o garçom.

– Em buffets por quilo fique atento aos grelhados: alguns usam uma bela quantidade de manteiga para manter a carne macia.

– Sobremesas: aqui é o mais complicado para nós – normalmente a grande maioria vai leite, leite condensado ou creme de leite. Seguro só frutas da estação, salada de frutas e gelatina hahahah

– Salgadinhos de festa (coxinha, empadinha, risoles, croquete): algumas receitas das massas vão leite, outras não. Se sua IL for muito alta é melhor não arriscar.

Confiram comigo a tabelinha que fiz:

Gente, essas são as as dicas que eu sigo, que foi o que aprendi nesses anos como IL. Claro que deve ter muito mais coisas que dá para colocar aí, por isso quero saber de vocês – quais dicas vocês tem para evitar surpresas?

Como já disse em outros posts, infelizmente também não existe receita única para a maioria dos pratos e lanches que coloquei aí em cima – por isso os asteriscos e o aviso embaixo. Além disso existem vários níveis de intolerância à lactose, assim como algumas pessoas passam muito mal comendo uma mini-coxinha tem gente que come um belo cachorro-quente e não sente nada!

Espero que tenha conseguido ajudar 🙂

Se você não me acompanha ainda nas redes sociais corre lá que tenho postado muita coisa: Youtube, Facebook, Instagram.

Um beijo

 

flaviamachioni_bannerwebtodasapostilas02

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

23 comentários em “Comer fora de casa – Intolerância à lactose

  • 3 de fevereiro de 2018 at 10:03
    Samuel Kath R.

    Olá, percebi que além de alimentos existem muitos medicamento que contem a Lactose, talvez um dos mais conhecidos seja o (diclofenaco) usado para tratar dores musculares e inflamações. Descobri após tomar a segunda dose, fiquei com a respiração ofegante, tive coceiras no corpo, olhos e garganta, criou uma bolsa embaixo do olho e tive um pouco de dor no estomago. Quando eu li a bula fiquei espantado com um dos componentes: (Lactose mono-hidratada). Além do diclofenaco, eu uso outro medicamento, o (Pasalix) que é um calmante natural mas que na composição também tem lactose.

    Reply
    • 4 de fevereiro de 2018 at 17:33

      Oi! Sim, tenho um video e post comentando sobre esse assunto. Tem varios medicamentos mesmo!

  • 26 de janeiro de 2018 at 14:10
    Samuel Kath R.

    Obrigado pelas dicas! Descobri hoje que tenho IL e estou perdido quanto ao que comer ou não. Seu Post ajudou muito

    Reply
  • 19 de janeiro de 2018 at 21:15
    Daiana

    Bom, sou IL há 8 anos. Com altos e baixos na dieta (confesso que foram muuuito baixos). A enzima não funciona comigo, então quando comia, já sabia que ia passar mal, as vezes tomava um imosec antes até, mas sei que não me fazia bem. Mesmo sem consumir leite, passava mal “do nada”.
    Atualmente estou grávida e além dos enjôos, estou com muita diarréia. Cortei tudo com leite, mas mesmo assim não melhora, não posso mais tomar o imosec… Esta difícil, mas sei que a causa é nobre.

    Para acrescentar na lista de sobremesas, tem o sagu – sem o creme, obviamente.

    Reply
  • 11 de novembro de 2016 at 13:40
    Rogério Brina Aragón

    Rogério Brina Aragón

    Os adoçantes aspartame e edulcorantes, embutidos, a espuma de lavar louças…. Tudo contem lactose … Estou ficando malucão de jogar pedra na lua !!!!

    Por favor, me enviem respostas para [email protected]
    ou [email protected]

    Reply
    • 11 de novembro de 2016 at 13:41
      Rogério Brina Aragón

      Rogério Brina Aragón
      Os adoçantes aspartame e edulcorantes, embutidos, a espuma de lavar louças…. Tudo contem lactose … Estou ficando malucão de jogar pedra na lua !!!!
      Por favor, me enviem respostas para [email protected] ou [email protected]

  • 11 de novembro de 2016 at 13:38
    Rogério Brina Aragón

    Os adoçantes aspartame e edulcorantes, embutidos, a espuma de lavar louças…. Tudo contem lactose … Estou ficando malucão de jogar pedra na lua !!!!

    Reply
  • 4 de novembro de 2015 at 7:16
    Tamara

    Bom dia! Flavia descobri a mais ou menos 1 ano da minha lactose e uma sugestão para todos é que o açai depende muito do tipo geralmente aqueles docinho e que vendem na soverteria tem os efeitos em mim são semelhantes ao do consumo de um sorvete de pote. Então eu acho melhor não arriscar, mesmo ele sem cobertura sem nada os efeitos continuam o mesmo e eu Amo açai :/

    Reply
  • 22 de outubro de 2015 at 12:29
    Vanessa

    O difícil é sair com os amigos pra comer no shopping! Quase tudo tem queijo né…
    Eu ainda não fui em praças de alimentação depois que descobri minha IL (é bem recente)… eu já ouvi falar que os restaurantes têm a obrigação de fazer o lanche sem queijo se você pedir, mas eu acho que ficaria com vergonha de pedir pra tirar.
    Eu estou tendo sintomas quando como massas também (acho que estou com sensibilidade ao glúten), aí fica mais difícil ainda né. Alguma dica do que posso pedir numa praça de alimentação que não tenha leite nem glúten???
    Ótimo blog, parabéns!

    Reply
  • 24 de junho de 2015 at 10:08
    Renato

    Minha amiga,

    Na ciabatta, vai leite na massa!!!!

    Reply
  • 22 de maio de 2015 at 10:41
    erika

    Olá tenho intolerância a lactose o gastro falo corta tudo que tem leite e seus derivados, ele passo vitamina d, vitamina k2, e magnésio alguém também toma vitamina?

    Reply
  • 5 de dezembro de 2014 at 9:21
    Maria Souza

    Olá! Tenho a intolerância à lactose bem alta. Meu exame após uma hora bateu em 432 PPM. Estou muito atenta a tudo que como, pois a Lactose é uma molécula de açúcar grande para ser absorvida e que se não for quebrada pela enzima Lactase, enzima essa que nosso organismo deixa de fabricar, fica no intestino e provoca o super crescimento de bactérias, o que nos causa grandes desconfortos, dores abdominais e com o tempo pode danificar as paredes do intestino.
    Precisamos lutar para que as empresas coloquem nas embalagens de seus produtos a informação sobre ausência ou presença da Lactose assim como já estão colocando sobre o Glúten.

    Reply
  • 3 de junho de 2014 at 15:44
    Tatiana Faria

    Gostei das dicas, e o melhor…saber que não sou a única a passar por isso, ainda não tenho diagnóstico completo, farei o exame, mas o fato é que a suspeita dos médicos me leva a crer, e meus sintomas ao ter cortado td tb diminuíram, infelizmente eu cortei tudo que gosto da minha dieta…para comer qualquer coisa já penso 2 vezes e emagreci, estou anciosa para fazer o exame.

    Reply
  • 13 de abril de 2014 at 21:21
    Micheline

    Muito bom para iniciantes como eu. Sofrendo, mas lutando para me adaptar.

    Reply
  • 22 de março de 2014 at 11:16
    Adriana

    Gostaria de saber qual é o queijo, que pode ser consumido por quem tem IL?
    Descobri a pouco tempo e estou tendo muita dificuldade pra achar os produtos na minha cidade, e também tenho muitas dúvidas.

    Reply
  • 20 de fevereiro de 2014 at 14:49
    Yara

    Olá
    Acabei de chegar do médico eu estou com 100/ de intolerancia a lactose ,sempre tive dor de barriga mas nunca achei o motivo,fazendo o exame no laboratório passei mal lá mesmo.
    Entrei nesse site e achei umas dicas apenas estou me apresentando pois com calma vou pedir ajuda para tirar dúvidas com vocês ,obrigada por poder contar com esse grupo

    Reply
  • 10 de fevereiro de 2014 at 0:29
    fernando

    ola alguem pode me ajudar eu fiz o teste de intolerancia e o resultado foi esse

    antes de eu tomar a lactose seu 89mg/dl
    depois de 30 minutos deu 121mg/dl
    depois de 1 hora deu 93mg/dl

    Reply
    • 15 de junho de 2017 at 20:06
      Jéssica

      Olá Fernando.
      Quando eu fiz o teste de tolerância, meu médico explicou que, após a tomar a solução, a glicemia deve subir 20 pontos. Se isso ocorrer, você não é intolerante. Como a minha glicemia não subiu, descobri a minha intolerância a lactose. Mas é sempre bom você procurar um médico para melhores esclarecimentos.

  • 31 de janeiro de 2014 at 1:49
    Carina

    Olá! uma opção que eu encontro também são as casquinhas de pizza! A massa da pizza geralmente não leva leite e em muitos restaurantes tem opção de casquinha com calabresa! Com azeite e uma pimentinha fica divino!

    Reply
  • 26 de janeiro de 2014 at 23:23
    Silvia

    Flávia, mas manteiga pode né?

    Reply
    • 29 de janeiro de 2014 at 15:06

      Silvia, a manteiga tem apenas resquícios de lactose. O ideal é testar e ver como seu organismo reage 😉

  • 13 de setembro de 2013 at 10:57
    kátia

    Show de bola a listinha!
    uma observação interessante, os estabelecimentos em sua maioria dispõem de nutricionista (Responsável Técnico) pelo fornecimento de refeiçoes preparadas, grandes restaurentes e casas de massas, fast food, etc. Interessante consultar para esclarecer as duvidas do cardápio , porque os IL precisam ser bastante minuciosos para não passar “apuros” indesejaveis. Na maioria das vezes consultamos os garçons, mas notei que muitos são inseguros em nos afirmar os ingredientes de um algum pedido, então para 100% de segurança fica a dica!
    abçs

    Reply
  • 11 de setembro de 2013 at 7:42
    Mari

    Flavia, adorei o post! Realmente é um dos momentos mais críticos, comer fora… Beijos!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *