Dica da Nutricionista: YEEEEES! É possível ter uma alimentação saudável sem leite SIIIM!

Dica da Nutricionista: YEEEEES! É possível ter uma alimentação saudável sem leite SIIIM!

Oi gente!!! Hoje tem uma novidade muito legal no blog. A nutricionista Juliana Trevilini vai vir de vez em quando aqui para dar umas dicas de nutrição para nós, Intolerantes à Lactose. Demais né?

Conheci a Juliana lá na Grande Escola, no curso Sem Lactose, com sabor. Fiz o convite e ela topou. Hoje é o primeiro post dela, confiram:

Hoje o post é especial para aqueles que têm intolerância a lactose e tiveram que diminuir ou até mesmo cortar o consumo de leite e derivados da sua alimentação. Pois quando uma intolerância a lactose é descoberta, logo se pensa que tudo está perdido, e o desespero toma conta!! E o pior é que achamos que a dieta vai perder em qualidade e que não há muita solução pra se substituir os nutrientes que o leite fornece.

Essa ideia vem da nossa cultura alimentar! Que realmente faz do leite e seus derivados uma das principais fontes de cálcio, já que seu consumo é grande entre toda a população. Mas agora vocês vão descobrir que com uma alimentação variada e de qualidade, esses nutrientes podem estar sim na nossa dieta mesmo sem o leite.

É indiscutível que o leite de vaca tem grande quantidade de cálcio em sua composição, mas existem SIM mais alguns alimentos que apresentam uma quantidade razoável e que se incluídos na dieta com um consumo constante vai também fornecer a quantidade de cálcio que necessitamos. Esses são alguns dos alimentos livres de lactose e que possuem cálcio:

Além de procurar consumir alimentos com cálcio em sua composição, existe também mais um jeito de se aproveitar melhor o cálcio da dieta quando comemos, fator que se chama biodisponibilidade! A explicação pra isso é que quando comemos um alimento fonte de cálcio não quer dizer que absorvemos todo cálcio presente naquela porção, mas sim apenas uma porcentagem que pode ser maior ou menor dependendo dos nutrientes que o alimento compõe.

Veja a tabela abaixo:

Alguns alimentos, como os vegetais verde-escuros (couve, brócolis, rúcula, agrião, couve de Bruxelas) têm altos níveis de absorção de cálcio, por que eles possuem além do cálcio alguns outros nutrientes fontes de minerais e vitaminas que vão ajudar na absorção, como o magnésio, boro e vitamina K.  Além disso, outros alimentos apresentam as quantidades equilibradas desses nutrientes como as leguminosas, por exemplo os feijões e lentilhas, em algumas frutas, como mamão, abacaxi e melão, cereais, como a quinua e o amaranto, sementes como o gergelim e alguns peixes, como, por exemplo, a sardinha e o atum.

MAS ATENÇÃO!! Alguns hábitos corriqueiros podem interferir na utilização do cálcio pelo nosso organismo, como dietas com muito sal e proteína, que podem aumentar a eliminação do cálcio na urina e o consumo de cafeína, que inclui além do cafezinho, também alguns refrigerantes derivados de cola e chás pretos que dificultam a absorção do cálcio pelos ossos.

Dessa forma, podemos perceber que há muito mais alimentos fontes de cálcio e que são melhores biodisponíveis do que o próprio leite não é? Assim, é fundamental que os intolerantes à lactose busquem um cuidado maior com a alimentação ao longo do dia, privilegiando o consumo de 2 a 3 variedades desses alimentos fontes de cálcio, e iguais às outras pessoas, procurem manter uma alimentação saudável, sempre variada com quantidades de frutas, verduras consideráveis e alimentos integrais e um consumo maior de peixes, ao longo da semana.


Conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90. Clique aqui.

Sendo assim para uma alimentação saudável o importante é não cair na monotonia alimentar e sempre estar aberto a novos sabores como o que vou sugerir agora! Já que o leite não é mais usado no café da manhã por que não substituí-lo por uma nova fonte de cálcio, um suco verde!!!

Já provaram?

Então anote ai:

1 folha de couve

1 fruta (Sugestão: 1 maça ou 1 fatia abacaxi)

1 a 2 folhas de hortelã

Lascas de gengibre (à gosto)

250 ml água (ou água de coco)

Gelo

Essa receita fica deliciosa e não se prenda às quantidades exatas. O importante é que se adapte ao seu paladar. Caso queira coar o suco verde, pode sem problemas.

Agora para o verão é uma sugestão refrescante, gostosa e nutritiva, além de  uma oportunidade para adicionar novas fontes de cálcio e nutrientes em sua alimentação! Então quando provar essa receitinha deixe seu comentário falando como foi e se gostou!

Um grande abraço,

Juliana Trevilini.

Gostaram das dicas? Acompanhem o Lactose Não nas redes sociais também, e fique por dentro de tudo 😉 Youtube, Facebook, Instagram.

 

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

5 comentários em “Dica da Nutricionista: YEEEEES! É possível ter uma alimentação saudável sem leite SIIIM!

  • 4 de setembro de 2015 at 23:36

    PRECISO DE UMA DIETA LIVRE DE LEITE, POIS TENHO ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE, POREM ESTA DIETA APRESENTADA AQUI CONTEM PRODUTOS PROCESSADOS OS QUAIS NÃO COMO. E COMO EU MALHO PELA MANHÃ PRECISO DE UM CAFÉ DA MANHÃ COM CARBO (MAIS NÃO OS COMPRADOS PRONTOS). PODE ME AJUDAR?

    Reply
    • 8 de setembro de 2015 at 13:08

      Procure um nutricionista. Internet não é lugar de procurar dieta 🙂
      bjs

  • 14 de março de 2015 at 18:44

    Adorei o post uma luz para os intolerantes a lactose, pois com a descoberta vem muitas dúvidas ..

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Flavia Machioni Consultoria em Alimentação Saudavel Eireli (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l