
Alimentos contra cândida/síndrome fúngica
Sabe quais alimentos contra cândida/síndrome fúngica você pode incluir hoje mesmo na sua alimentação?
Texto da nutricionista Pri Riciardi CRN 89694- nutripri_riciardi
Tratar a cândida demanda tanto a retirada do que faz mal, mas também a inclusão do que dá suporte para o corpo se recuperar e trata os desequilíbrios.
Já falamos no post anterior o que deve ser evitado e hoje vamos falar o que incluir.
Muitos dos desequilíbrios intestinais começam na digestão. Como já falamos que a candida é um desequilíbrio intestinal também temos esse foco no tratamento. Garantir uma boa digestão é essencial. Veja alguns alimentos:
- Limão espremido logo antes da refeição
- chá de gengibre ou alecrim bem concentrado logo antes ou depois (50ml)
- Uso de enzimas digestivas, misturas adequadas, refeições sem excessos e devidamente aquecidas
O segundo passo é a inclusão dos alimentos antifúngicos. Eles vão ajudar bastante, mas na maioria dos casos também é necessário a inclusão de suplementos antifúngicos:
- Óleo de coco – em doses terapêuticos (1-3col chá/dia)
- orégano e óleo essencial de orégano
- alho
- cravo (na forma de chá ou pó)
- cúrcuma ( fresca ou em pó)
- pólen
- sálvia (também ajuda por controlar o estrógeno)
- gengibre
- semente de abóbora (priorize as sementes às castanhas de forma geral)
- canela
- Suplementos como ácido caprílico, pau d`arco, berberina, óleo de alho ou orégano, unha de gato dentre outros
Essa é uma receita que comentei lá no meu insta (@nutripririciardi). É um leite de semente de abóbora com várias especiarias antifúngicas. Uma mistura perfeita anticandida. Mas nesse caso o ideal é não adoçar ou no máximo usar uma porção pequena 20g) de chocolate 70%. Minha sugestão de mistura:
Leite vegetal anti candida
-200ml de leite de semente de abóbora (precisa ser a sem casca. Use 1/2 xic para 2 xic de água)
-1 col café de canela em pó + 1 col café de gengibre em pó + 1/2 col café de cravo em pó + opcional (cardamomo, cúrcuma)
-1 col chá de óleo de coco
-uma pitada de sal + xylitol ou 20g de chocolate 70% ou mais ou 1 col sobremesa de alfarroba
O terceiro passo é melhorar a imunidade e garantir um bom sistema de detoxificação. Quando matamos os fungos as toxinas deles ainda são liberadas, porém tudo de uma vez. Essa sobrecarga pode gerar piora momentânea dos sintomas e demanda de uma boa imunidade e capacidade de limpeza do organismo. Para isso inclua:
- Spirulina ou chlorella
- Muitos vegetais das brássicas (brócolis, couve, couve flor, repolho, acelga)
- Alimentos ricos em fibras como a biomassa de banana verde, o psillium, chia
- Gengibre, chá verde, própolis, cogumelos
- ricos em vitamina C: acerola, caju, goiaba (cítricos devem ser analisados caso a caso)
- Suplementos como NAC, molibdênio, selênio, silimarina, astragallus, glutamina, probióticos dentre outros
Muito se fala do kefir, e ele realmente tem ótimos benefícios. Porém, como o cultivo é bastante caseiro, não temos um bom controle microbiológico. Em um organismo sensível e mais debilitado como na candidíase meu protocolo é não utilizar o kefir e fazer o uso de outros probióticos com manipulação mais controlada.
Um quarto passo, geralmente envolvido, é modular o estresse com ervas adaptógenas, que reduzem os impactos do estresse no corpo, e também usar de estratégias para reduzir a vontade por doces.
A retirada do açúcar é necessária, mas como a dependência por ele geralmente está alta, o uso de fitoterápicos assim como a redução gradual ajudam. Fazer preparações de doces mais saudáveis com efeitos probióticos, como os de biomassa, com menor concentração de açúcar e mesmo com alimentos antifúngicos são boas opções.
E aí, acha que dá pra começar incluindo esses alimentos?
Quer mais receitas para auxiliar no tratamento? Clique aqui e compre o e-book Tchau Candi, com 18 receitas sem glúten, leite, açúcar e carboidratos refinados por apenas R$24,90 – pagamento por boleto ou cartão de crédito.
Pri Riciardi – nutricionista funcional especializada em fitoterapia e grande estudiosa de tudo que envolve intestino 🙂
nutripririciardi.com
16 comentários em “Alimentos contra cândida/síndrome fúngica”
Oi, estou muito feliz com a Riqueza de informações, aqui relatadas, estou muito mal , dói muito na relação sexual, após a relação fico por dias toda purida, com corrimento, de mal humor! Vou acrescentar todas as dicas a minha vida, meu marido fica muito sentido acha que está me machucando, tem algo a acrescentar o me ajudar a respeito do sexo?
Oi!! Acho importante você consultar ginecologista, querida.
Eu tava com cândida e comecei a tomar água de gengibre com limão por acaso, pq é termogenico e preciso emagrecer, depois de 2 dias a cândida sumiu totalmente, desconfiei que foi a água que estava tomando que mudou TUDOOO, pesquisei e está confirmado MEU DEUS NUNCA MAIS PARO DE TOMAR AGUA DE FENGIBRE COM LIMÃO ????
Olá meu nome é Zeni, tenho fungo nas unhas dos pés ,já não sei mais o que usar.ja tirei leite glúten e doces,tive uma melhora mas voltou de novo agora no inverno piorou.
Olá, por 8 anos lutei contra a candidíase! Mudei minha alimentação radicalmente e principalmente tive que restaurar meu psicológico abalado aumentando minha autoestima. Pesquisei bastante sobre a doença, pois chegou a um ponto que os ginecologistas e gastroenterologistas não estavam mais ajudando, na ocasião me indicaram uma nutricionista que foi fundamental no caminho da cura. Hoje estou curada, graça a Deus! Mas, sei que a mudança alimentar será pra vida toda. Enfim, muito feliz!!!
caramba, 8 anos!
estou lutando faz 2 anos e sofro muito mesmo, a mudança alimentar foi radical mesmo?
Estou a procura d uma solução para candidiase. 4 anos d luta. Mta ardência, coceira, corrimento. Já gastei tanto é nada d resolver. Sinto q está na alimentação. Tem coisas que como é pioro no mesmo instante. Mas fazer a dieta e mto difícil, apesar q n sou viciada em doces, mas aí vem carboidratos e várias outras coisas. A alimentação fica muito restrita. Difícil seguir. Preciso de dicas de lanches e etc.
Boa tarde, cheguei ao seu blog em uma pesquisa sobre cândida recorrente para minha sobrinha. Fiquei maravilhada com tanta riqueza de informações. E fui vendo minha vida passar diante de meus olhos com problemas de alimentação. Tenho intolerância a lactose é msm tirando o leite e derivados continuou o sofrimento. Mas sou “viciada nos açúcares” troco tudo por um docinho. Evito algumas frutas pq fico mais esfomeada e fico irritada e tenho enxaqueca…. etc etc. Resumindo acho q tenho esse problema da cândida no intestino. Vou procurar um profissional e mudar a alimentação. Obrigada por compartilhar. Já vou pedir o book.
Tenho candídiase e é uma infestação de incomoda muito, e de difícil tratamento, obtive uma melhora com remédios naturais e mudança na alimentação, gostei dessa dicas vou acrescentar a minha dieta.
Muito bom! ótimas dicas e bem organizado!
Fiquei com duvida sobre as ervas adptogenas. Você indica alguma para esse caso específico? Ou alguma fonte segura onde posso consultar a respeito?
Obrigada
Excelente dicas sobre a candidíase, estava procurando maiores informações e foi aqui no seu blog que encontrei, muito obrigada pelas dicas, vou começar a colocar em prática para começar o meu tratamento.
Que bom que gostou Marília!
Boa tarde, há 1 ano e 5 meses tenho cândida mensal, percebi q qdo como algum tipo de doce e bolo ,pão q tenha farinha de trigo ela aparece novamente.
Minha ginecologista disse q estou com intolerância à carboidrato e lactose.
Achei este blog e me identifiquei com tds os sintomas do artigo sobre cândida.
Tirei o carboidrato e o leite, doce já não como há tempo.
Tem hora q é difícil. Vou conseguir me curar dessa cândida .
Olá Robertha, na verdade você tem bastante bactérias/fungos “do mal”no intestino e quando come esses alimentos eles são alimentados e aumentam os sintomas. A mudança na alimentação é super importante pra mudar isso!
Neste caso é possível substituir o açúcar por xylitol ou mel ou algum outro adoçante nas receitas?
No máximo o xylitol Michele, como medida provisória, hehehe.