Café da manhã saudável breakfast bowl


Oioii!! Vocês conhecem o breakfast bowl? Um café da manhã saudável, super fácil de preparar e que não dá pra enjoar, porque pode ser feito de diversas maneiras.

O breakfast bowl é basicamente uma tigela de café da manhã que reúne frutas, sementes, cereais e especiarias. Normalmente a base dele é um smoothie ou creme mais grossinho. Aí por cima, você solta a criatividade e aproveita tudo o que você tem aí na sua despensa: chia, coco ralado, castanhas, pedacinhos de chocolate, restinho de biscoitos..

Estou preparando um post só com ideias de smoothies, então não deixe de me acompanhar no Facebook e Instagram para não perder quando for ao ar! Todos sem lactose, veganos e super nutritivos, também são uma boa opção para café da manhã saudável.

Eu confesso que minha maior motivação para fazer um breakfast bowl foi montar uma foto bem linda, como eu vejo por aí nos blogs culinários hahahha.

Fiquei tão empolgada que acabei fazendo duas versões. A base das duas foi o leite de coco pronto para beber Ducoco, que é muito prático e bem levinho, combina com tudo! Aí uma, eu bati com bananas congeladas, a outra foi com morangos e mirtilos – a cor fica linda!

Por cima, coloquei o que tinha aqui em casa. Na de banana teve chips de coco, chia, cacau nibs e pimenta caiena. Vocês não sabem como o tiquinho dessa pimenta deu um show no meu breakfast bowl.

Já o meu bowl de frutas vermelhas foi incrementado com manteiga de coco, sementes de abóbora e pedacinhos de chocolate 80%. Uma explosão de antioxidantes para começar o dia arrasando!

Você ainda pode acrescentar cubos de biomassa de banana verde para mais benefícios para a saúde! Ela estando congelada, tem maior concentração de amido resistente e ainda vai deixar o bowl mais cremoso. Eu congelo ela sempre em forminhas de gelo, fica mais fácil para usar porções pequenas, os cubos.

Veja abaixo a receita completa do bowl de frutas vermelhas. Não esqueça que o de banana você encontra neste post abaixo, no Instagram:

A post shared by Flavia Machioni (@lactosenao) on

Esta receita é (clique nos ícones abaixo para conferir mais receitas de cada categoria):

Ingredientes:

  • 2/3 xícara de leite vegetal, usei o de coco pronto pra beber da Ducoco
  • 1 xícara de morangos congelados
  • 1/2 xícara de mirtilos congelados (pode ser mais de morango ou trocar por banana)
  • 1 cubo de biomassa de banana verde congelada
  • Adoçante opcional stevia, açúcar mascavo, melado, etc
  • 1 colher de sopa de psyllium ou linhaça ou chia (opcional, para consistência e fibras)
  • Para decorar: veja as opções que sugeri no post acima 🙂

Instruções:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até que fique bem cremoso e homogêneo.
  2. Divida a mistura em duas tigelas (bowls) até mais ou menos 3/4 da capacidade.
  3. Use sementes, frutas frescas, castanhas, especiarias e o que mais você gostar para complementar e decorar.
  4. Sirva em seguida.

4 comentários em “Café da manhã saudável breakfast bowl

  • 9 de julho de 2017 at 11:29
    Christiane LEFELLE

    Oi Flavia,

    Muito obrigada por suas receitas, realmente são fáceis de preparar e com um sabor incrível. Por favor, você recomenda este breakfast bowl para que tem uma candidíase recorrente?

    Reply
    • 25 de agosto de 2017 at 15:52
      Cristiane Rossi

      Oie, sei que ninguem me perguntou, mas eu curei minha candidiase recorrente com KEFIR! Tente, acredito que va gostar! Abraco!

      Reply
  • 15 de outubro de 2018 at 22:42
    Ananda Gomes

    Olha Flávia, você é minha nova melhor amiga. Não me leve a mal, mas te amo cara kkkkkkk meu filho e eu temos intolerância a lactose, se já é difícil para nós adultos imagina para uma criança de 4 anos. Por isso muito obrigada. E já inscrita no cursinho!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *