Bolo mármore sem glúten e lactose

Oiiii Brasil!!!! Bora com receitinha mara? Bolo mármore sem glúten e lactose!
Já aviso, se estiver sozinho em casa tome cuidado, você pode comer ele inteiro e nem perceber – não que eu tenha feito isso né!
Não é novidade que tenho uma leve queda por bolos. Os simples, daqueles que tem na casa da vó e que tinha na minha casa quando era pequena, são os que mais aquecem o coração com boas lembranças e sentimentos. Será que você também?!
Eu sempre adorei bolo mármore, ou mesclado, e nunca tinha feito um. Aí fui adaptando uma receita aqui e outra ali e cheguei nessa belezura.
Ela fica uma delícia! Faz uma casquinha em volta e fica molhadinho dentro, sabem? Hmmmm.
Eu tenho adorado colocar farinha de amêndoas nos bolos, acho que fica com uma textura super legal e dá um sabor delicioso. O melhor é que dá pra fazer a farinha em casa, é só bater as amêndoas cruas e sem sal no liquidificador. Quanto mais bater, mais fina fica.
Ah, e não precisa ser amêndoas. Qualquer oleaginosa (macadâmias, castanha de Caju, castanha do Pará, etc), dá certo.
Esse bolo é tão auto suficiente que não precisa nem de cobertura!!!! Fica deliiii!
Me acompanhem também nas redes sociais, sempre posto coisas novas! Youtube, Facebook, Instagram
Espero que gostem 😉
Quer aprender as receitas que mais ama em versão sem lactose? Conheça o Guia Definitivo do Intolerante à Lactose – um combo de e-books, vídeo-aulas e acesso ao Instagram fechado @aulasdafla com dicas e receitas sem lactose para que você possa comer tudo o que gosta sem restrições, melhorando sua saúde e seu bem-estar. Clique aqui e conheça agora!
Esta receita é (clique no ícone para mais receitas da categoria):
Ingredientes:
- 2 ovos
- 3 colheres de sopa de óleo de coco ou de girassol
- 2/3 de xícara de açúcar demerara demerara batido no liquidificador – para ficar mais fino
- 1/2 xícara de farinha de arroz integral
- 1/2 xícara de fécula de batata ou amido de milho
- 1/4 de xícara de farinha de amêndoas ou avelãs
- 1/4 de xícara de farinha de linhaça
- 1/2 xícara de leite vegetal ou água
- 3 colheres de sopa decacau em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Instruções:
- Pré-aqueça o forno à 180 graus.
- Na batedeira bata os ovos, o óleo e o açúcar até virar um creme esbranquiçado e fofo.
- Em uma tigela separada, misture todos os ingredientes secos – menos o fermento e o cacau, misture bem e reserve.
- Diminua a velocidade da batedeira e adicione a mistura dos secos.
- Vá intercalando com o leite vegetal/água.
- Por fim adicione o fermento em pó, apenas misturando com uma espátula.
- Divida a massa – eu separo 1/3 e 2/3.
- Na tigela com 1/3 da massa adicione o cacau em pó e misture.
- Despeje a massa branca na forma escolhida e em seguida despeje a massa com cacau, você pode fazer o desenho que quiser.
- Lembre que o cacau deixa a massa mais pesada, então ela vai mais para o fundo da forma.
- Asse por 30-40 minutos a 180 graus ou até o palito sair limpo quando espetado.









8 comentários em “Bolo mármore sem glúten e lactose”
Flavia,
Sempre quando vc usa farinha de amendôas nas receitas, posso substituí-la por outra farinha que não seja oleaginosa? Pois minha mãe também tem alergia.
Obrigada!
bjs
Oi Yuri! Poder, pode, mas vai alterar o resultado do bolo.
Oiiii, to adorando teu blog, eu posso substituir essa farinha de amêndoas por farinha de coco??
Oi Thamires!
Poder, pode, mas não vai ficar igual.
bjs
Ficou muuuito bom!!! Sucesso total… Eu não usei a goma de xantana, para substituir coloquei um pouco mais de farinha de linhaça feita na hora. Ficou perfeito… Faço várias receitas daqui, facilitam muito minha vida. Super obrigada!
Obaa! Que bom, Mariana 🙂
Olá… A semente de linhaça tem alguma função estrutural no bolo ou poderia não utilizá-la?
Oi! É somente para acrescentar nutrientes.
bjs