Bolo de banana e cenoura sem glúten e lactose

Oiiii, maravilindos!!
Pensem em uma receita que é MUITO sucesso?! É esse bolo de banana e cenoura sem glúten e lactose 🙂
Eu desenvolvi essa receita por acaso. Estava em Florianópolis na casa dos meus avós, onde minha mãe está morando. Estava quase voltando para Curitiba, aí acordei cedinho e antes de pegar a estrada para voltar eu resolvi inventar uma receitinha de bolo para deixar para eles no café da manhã.
Eu fiz esse bolo de banana e cenoura sem glúten e lactose em 5 minutos e ele levou mais 20 para assar – suuuper prático!!!!

Ele ficou muito macio e saboroso, e é tão simples de fazer, com ingredientes que todos temos acesso, que não podia deixar de compartilhar com vocês. Vários leitores já fizeram e foi garantia de elogios.
Eu fui fazendo de olho, com os ingredientes que tinha por lá. Como só tinha açúcar branco eu resolvi não adoçar, mas depois lembrei que o paladar deles não é como o meu e acabei adicionando uma colher de sopa de mel. O bolo ficou doce na medida, ainda fiz uma caldinha para acompanhar e todos amaram!!!!
A caldinha eu fiz com 1 colher de sopa de mel + 2 colheres de sopa de água + 1 colher de chá de canela. Levei em uma frigideira e deixei reduzir e caramelizar. Adicionei umas fatias de banana para cozinharem na caldinha e despejei por cima do bolo. Esse processo todo levou uns 5 minutos, no máximo.
Sabem o curioso? Ninguém tem nenhuma restrição alimentar. Sabem o que isso quer dizer? Que agrada a TODOS, independente de ter intolerância à lactose, doença celíaca, etc.
Eu mostrei ele “ao vivo” no Snapchat – uma rede social onde você posta fotos ou vídeos de até 10 segundos e eles ficam disponíveis apenas por 24 horas. Eu tenho usado bastante pois fica fácil mostrar como preparo minhas receitas no dia-dia, sem ter que produzir cenário, luz, som, edição, como no caso do Youtube, e nem produzir muito as fotos, como no caso do Instagram. Então se você tem Snapchat vai lá me seguir e pegar minhas dicas em tempo real 🙂 . Só procurar por lactosenao que você me acha. Se você não tem Snapchat, me segue no Facebook ou Instagram!
Vamos lá!
Clique e baixe um ebook gratuito com 10 receitas práticas para pessoas que tem pouco tempo
Esta receita é sem:
Ingredientes:
- 1 e 1/2 unidade de banana bem madura – usei a nanica que é maiorzinha
- 2 ovos grandes – se forem pequenos use três
- 2 colheres de sopa de óleo de coco ou de girassol ou manteiga ghee
- 1/2 xícara de amido de milho ou fécula de batata
- 1/2 xícara de farinha de amêndoas ou de amendoim ou de castanha de caju ou do Pará – pode susbtituir por farinha de linhaça
- 1/2 unidade cenoura ralada no fino
- 1 colher de chá de vinagre de maçã
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio – pode usar fermento químico, o branquinho
Opcional
- 1 colher de sopa de mel melado ou açúcar mascavo
- 1 colher de chá decanela
- 1 colher de chá de gengibre em pó
Instruções:
- Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Amasse bem a banana e adicione os ovos.
- Bata, com um garfo ou fouet, até que a mistura de ovos e banana aerem e dobrem de volume.
- Adicione o óleo e misture bem.
- Coloque a xícara com as farinhas e a cenoura ralada, misturando para que fique uma massa homogênea.
- Por fim, adicione o vinagre (vai ajudar na expansão e deixar a massa mais fofinha) e o bicarbonato + as especiarias (que são opcionais mas recomendo super, fica uma delícia!!!) e o adoçante natural que escolher, caso ache necessário. Misture até ficarem bem incorporados
- Despeje a massa em forma de pão untada com óleo e asse por 20-30 minutos, depende do seu forno.









13 comentários em “Bolo de banana e cenoura sem glúten e lactose”
Fiz metade da receita e assei em forminhas de muffim. Usei margarina no lugar do óleo e somente maisena de farinha, com quantidade dobrada para substituir. Também não tinha vinagre de maçã, usei o de vinho branco. Deu super certo. Ficou um bolinho leve e bem mais saudável do que outras opções.
Obrigado por ter mandado essa receita, fiz ficou bom e gostei. Obrigado
Oi Flavia!
Essa receita me surpreendeu, pois o bolo ficou realmente muito gostoso.
Quando fiz a receita pela 2ª vez adicionei, além dos opcionais, 3 cravos moídos e damascos secos picadinhos, também ficou saboroso.
Obrigada por compartilhar a receita!
Oi Flavia, amei sua receita. Te acompanho sempre!! Sei bem o que é ter intolerância alimentar ( tenho três tipos de intolerância : pimenta, lactose e gordura). Será que dá certo se eu não colocar o óleo na massa?Bjsssss. Rose.
Oi! Vai ficar diferente, melhor fazer com.
Fiz o meu hoje, ficou simplesmente DIVINO.
Só substitui o amido de milho por polvilho doce e adicionei um pouco de chia também, SENSACIONAL!
Oi, posso substituir por farinha de coco?
Oi! Pode, mas não vai ter o mesmo resultado.
A receita mais maravilhosa que já fiz sua!! sempre dou umas modificadas ( coloco nozes.. castanhas etc) e sempre faz sucesso! Ainda quero fazer um curso seu. Obrigada
Olá Flavia, tudo bem!
Gostaria muito de adquirir um dos seus livros, vc saberia me dizer se existe em livrarias para a venda?
Oi Jussara!
Por enquanto só tenho apostilas online. Você pode comprar aqui pelo site.
No link: http://www.lactosenao.com/apostilas
Olá! Existe alguma forma para eu substituir o ovo nessa receita? Tenho rejeição ao ovo. ?
Oi Karolina!
Eu tenho diversas receitas de bolo sem ovo. Clique no ícone “sem ovo” e aparecerá vários bolos 🙂
Bjs