Pão fácil sem glúten e sem lactose
Oiii gente!!!
Hoje venho com uma receita muito muito simples e super versátil, uma versão de pão fácil sem glúten e sem lactose.
Eu estou chamando de pão, mas ele parece um crepe, as vezes um tostex, as vezes uma versão modificada de pão sírio.. enfim hahahah! Não é aquele pão comum que estamos acostumados, que fatiamos e etc. É uma versão prática e rápida para quebrar o galho na hora da fome.
Essa receita eu já fiz com várias adaptações e todas ficaram ótimas, o que é bom porque se você não tiver algum dos ingredientes você pode usar outros, substituir, trocar, etc.
Eu já usei ela para fazer sanduíche, para comer com manteiga ghee ou geléia, já usei como massa de pizza, já cortei em quadradinhos e levei ao forno para fazer torradinhas com orégano, azeite de oliva e sal – divino!
Se você trocar o sal por uma pitada de açúcar demerara ou agave/mel e colocar canela fica um pãozinho doce.
Enfim, as possibilidades são inúmeras 😉
Pão fácil sem glúten e sem lactose

Rende 1 a 3 disquinhos – depende da grossura que você prefere.
Ingredientes:
1 ovo ou 1 colher de sopa de farinha de linhaça/chia hidratada em 3 colheres de sopa de agua por 15 minutos.
2 colheres de sopa de farinha de arroz ou de grão de bico ou de linhaça ou de amaranto ou de quinoa (com exceção da de arroz todas são ricas em proteínas)
2 colheres de sopa de polvilho doce – ou 1 de polvilho doce e 1 de azedo. Se não tiver aumente a quantidade da outra farinha, a textura ficará diferente, mas vai ficar gostoso igual.
4 a 6 colheres de sopa de água
uma pitada de sal
pimenta do reino a gosto
opcional: temperos como ervas finas, gengibre, orégano
1 colher de chá de chia – fonte de omega 3
Se quiser ela doce, troque os três últimos ingredientes por:
2 colheres de chá de açúcar de coco/demerara/agave/mel/maple syrup
canela a gosto
Modo de fazer:
Com um garfo bata o ovo. Em seguida adicione as farinhas e bata novamente. Adicione os polvilhos e um pouco da água e continue batendo.
A massa deve ficar mais líquida que densa, então vá adicionando água conforme você ache necessário.
Adicione o sal, pimenta e temperos. Se estiver fazendo a versão doce adicione o adoçante que escolheu e a canela.
Em uma frigideira antiaderente despeje a massa de forma a cobrir todo o fundo – se você quiser ela mais fininha coloque menos massa. Deixe o fogo baixo e tampe. Espere um pouco e vire o outro lado para dourar.
Sirva em seguida!
Caso queira fazer essas torradinhas (parecem aquelas casquinhas de pizza que servem de entrada sabem?), corte a massa em quadradinhos, coloque em uma assadeira com sal, pimenta do reino, oregano e um fio de azeite de oliva e leve em forno alto pré-aquecido por uns 5-8 minutos.

Ficam ótimas com patê, hommus ou puras
Ela fica uma delícia assim.
Se for fazer a pizza, recheie ela como preferir e leve ao forno alto pré-aquecido por uns 10-13 minutos.

O que acharam?? Me acompanhem também nas redes sociais, sempre posto coisas novas! Youtube, Facebook, Instagram.
Beijocas





16 comentários em “Pão fácil sem glúten e sem lactose”
Era tudo q. precisava. Vou fazer as receitas, pois estou perdida.
Oi Flavia,
Parabéns pelo site, as receitas são ótimas!
Testei fazer essa e usei um pouco de farinha de linhaça (dourada) e hidratei, fiz tudo igual, não sei se foi só comigo mas ela ficou meio branca e mole, meio grudenta.
É assim mesmo ou algo pode ter dado errado?
Obrigada 🙂
Oi Manoela!
Você utilizou o gel da farinha de linhaça para substituir o ovo ou colocou extra? Caso tenha colocado extra é necessário colocar mais farinha. A massa fica mais líquida que grudenta e quando pronta forma uma casquinha e dentro fica mais macia.
Tente fazer essas modificaçoes! bjs
Oi Flavia… eu coloquei a linhaça pra substituir o ovo, ficou parecendo uma tapioca mais mole. Vou testar denovo com farinha já misturada de linhaça e chia e te falo se deu certo. Fiz com ovo e deu super certo 🙂
Oi Manoela!
Será que você colocou agua de mais na sua massa?
Já fiz com a linhaça substituindo o ovo algumas vezes e sempre ficou igual com o ovo =/
Me conte se deu certo depois! um beijo
Flá, acabei de fazer a versão salgada desse pão, e usei como pizza, com molho de tomate, atum e cebola.
Ficou uma delícia!
Obrigada pelas (sempre) ótimas dicas!
Bjão!
Oii amada!
Aii que bom que gostou 🙂 e é simples de fazer né?
um beijo!!
Flávia, para substituir o ovo, faço o gel com a farinha ou com a semente de linhaça ou chia? Tem diferença?
Obrigada!
Oi Thais.
Eu uso ela como farinha ou a semente moída. Ja fiz com ela inteira mas aí a consistência do bolo muda, já que as sementes não se dissolvem ao assar!
Beijos
Obrigada Flávia!
E, aproveito para perguntar, como andam suas restrições? Está reintroduzindo glúten e plv? Espero que esteja indo muito bem!
Beijos
Thais, ainda não.
Tentei reintroduzir o glúten mas não me senti bem e a proteína do leite de vaca cortei por completo, tentei consumir mas tive reação tb!
Ainda estou fazendo o tratamento e vou procurar fazer outros testes de alergia. Espero logo melhorar! Obrigada por perguntar 🙂
um beijo
Com o tempo tudo se ajeita. Já aprendi que com as hipersensibilidades/intolerâncias temos que ter paciência mesmo.
Fiz o pãozinho duas vezes, uma com o gel de chia em semente e outra com ela triturada, ficou bem gostoso, temperei com açafrão e orégano. Ele só não ficou tão grossinho quanto esse da foto, talvez minha frigideira seja maior ou este aí seja feito com ovo né. Testarei como pizza e biscoito em breve também!
Um beijo e obrigada por compartilhar suas receitas e experiências com a gente 😉
Oii Thais!
Exatamente, paciência é a chave para lidar bem com alergias e intolerancias alimentares 🙂
Fico muito feliz que provou e aprovou o pãozinho!
um beijo querida
Você não é 10, vc é 1000!!!
Pois tenho um filho de seis anos, ele é alérgico à proteína do leite, ovo, corantes, conservantes etc…
Por isso a importância do seu blog em nossas vidas!!!
Muito obrigada por suas receitas, e parabéns.
Oii Leticia!
Que querida, obrigada pelo carinho 🙂
Um beijo e otima semana!