Creme de abóbora, beterraba e cenoura

Oiii gente!!

Eu não sei como está na sua cidade, mas aqui em Curitiba o frio chegou! Então que tal se esquentar com esse creme de abóbora, beterraba e cenoura?

Esses dias cheguei em casa e estava querendo alguma coisa gostosa e quentinha para jantar! A famosa confort food, sabem?

Fui vasculhar minha geladeira e lembrei que tinha abóbora, beterraba, cenoura e gengibre fresquinhos que tinha comprado na feira orgânica. Na hora me veio na cabeça um creme de cenoura, abobora e gengibre super parecido que aprendi em uma das aulas no The Natural Gourmet Institute, então adicionei umas outras coisas e foi esse o resultado 🙂

Eu comi só ele, mas você pode fazer umas torradinhas no forno com manteiga ghee e orégano para acompanhar ou mini bruschettas com tomate, azeite de oliva e manjericão – dá um upgrade na janta né? Dá pra convidar alguém especial e pronto, transformou a noite!

Se você não me acompanha ainda nas redes sociais corre lá que tenho postado muita coisa também: Youtube, Facebook, Instagram.

Vamos anotar a receita?

Creme de abóbora, beterraba e cenoura 

creme-abobora-beterraba-cenoura-funcional

Rende 2 porções.

Ingredientes:

450 ml água ou caldo de legumes caseiro

1 cenoura média

4 fatias de abóbora menina de +- 2 cm

2 beterrabas pequenas

1 pedaço de gengibre de +- 2 cm – se você acha o gosto forte, use menos

2 colheres de chá de sal – usei o rosa do Himalaia

Pimenta do reino a gosto

Salsinha a gosto

Modo de fazer:

Para o caldo de legumes:

Cozinhe em 1 litro de água: 1 talo de alho poró cortado, 1 cenoura cortada e 1 cebola cortada. Deixe cozinhando por uns 30 minutos em fogo bem baixo. Depois coe o liquido e reserve. Caso não vá utilizar tudo na hora, congele em forminhas de gelo.

Lave bem a cenoura, beterraba e a abóbora. Descasque a cenoura e a beterraba e corte em pedaços menores – quanto menores mais rápido será o cozimento. A abóbora como cozinha mais rápido pode ser cortada em pedaços maiores.

Em uma panela coloque seus legumes cortados e despeje a água ou o caldo de legumes fervente. Deixe cozinhar por uns 10 minutos, então acrescente o gengibre. Deixe cozinhar por mais uns 10 – 15 minutos, ou até que os legumes estejam macios.

Retire o excesso de água e bata os legumes junto com o sal e a pimenta no liquidificador. Sirva em seguida.

Por último coloque a salsinha picada.

Esse creme é ideal para o inverno, o gengibre além de ser termogênico – acelera o metabolismo – também é antiinflamatório e auxilia no sistema imunológico 🙂

A cenoura é rica em vitamina A e C, auxilia contra doenças cardiovasculares e na regulagem do açúcar no sangue. A beterraba é rica em antioxidantes e também em vitamina A, C e B.

Um creme simples de fazer, mas cheio de sabor, nutrientes e saúde 🙂

Gostou da receita? Conheça também minhas apostilas de culinária funcional com receitas e técnicas exclusivas! Clique aqui

Beijocas

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

2 comentários em “Creme de abóbora, beterraba e cenoura

  • 5 de janeiro de 2015 at 23:32
    marcela

    Nossa, uma coisa inédita! Tenho tudo que pede numa receita, até o sal rosa do himalaia!
    hahahah inacreditável que eu tenha esse sal rosa.
    Obrigada! Beijos!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *