Naked Cake Sem Lactose

Oiii meus queridos!!! Como estão??

Hoje trago uma linda receita, que estava querendo fazer há um bom tempo, o naked cake sem lactose! Já ouviram falar dele? Alguns chamam ele de bolo desconstruído, mas eu acho naked cake mais legal então eu chamo assim!

Eu amo ver blogs e fotos de comida (espírito gordinho hihi) e depois de ver vários naked cakes por aí eu decidi que tinha que fazer um para chamar de meu. Mas como não sou gulosa eu avisei minhas amigas que iria fazer e convidei elas para serem minhas cobaias!

Fui no mercado comprar blueberries (ou mirtilo, se preferir) e morangos, peguei a receita de uma massa que vi no Caramelodrama, da Carol Garofani, e que a Monalisa do Diário Sem Lactose também já fez, fiz umas breves modificações – incluindo dobrar a receita – e fui para a cozinha feliz e contente fazer meu naked cake sem lactose.

Só que como eu já comentei nesse post aqui, eu sou uma pessoa desajeitada na cozinha e fico tensa quando vou cozinhar para alguém! Aí óbvio que as coisas não foram fáceis e perfeitas né… Tirei meu bolo do forno e quando desenformei o que eu percebi?? Que ele estava muito baixinho para fazer camadas! Aí você pensa “E daí Flavia? Bate outra massa e pronto ué”. Verdade leitor, porém uma das minhas amigas já estava na minha casa, não tinha tempo para bater mais uma massa não!

Então o que eu fiz?? Cortei meu bolo grande em dois bolos pequenos! hahaha

Aqui entraria o depoimento da minha amiga Isi (oi Isi!) que acompanhou o processo, e que pela cara que ela fazia enquanto eu dava um jeito de montar um naked cake de um bolo magrinho, o sentimento dela poderia ser resumido em palavras como: dúvida, piedade, um leve desespero e tristeza por talvez não poder comer o bolo que elas queriam tanto! hahahaha

Mas a esperança é a última que morre, e eu não desisto tão fácil só porque uma receita não saiu como eu esperava! O naked cake é um bolo mais rústico mesmo, e quem vê cara não vê coração! Me dêem um desconto, por favor 🙂

Vamos anotar a receita?

Naked Cake Sem Lactose

naked-cake-sem-lactose.

Massa:

Receita adaptada do blog Caramelodrama

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem – ou outro óleo vegetal que você preferir
  • 3 ovos
  • 1 xícara de suco de limão ou leite sem lactose/vegetal
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de chá rasas de fermento em pó
  • uma colher de sobremesa de raspas de limão

 Modo de fazer:

  • Pré-aqueça o forno em fogo médio.
  • Bata as claras em neve e reserve.
  • Junte o óleo de coco extra virgem e o açúcar e bata, então adicione as gemas e bata mais um pouco.
  • Vá adicionando o suco de limão, ou o leite vegetal/zero lactose, aos poucos.
  • Então misture a farinha de trigo e o sal e bata por uns 2 minutos mais ou menos.
  • Apenas misturando, junte as claras em neve, o fermento e as raspas de limão.
  • Unte uma forma redonda média/pequena e leve ao forno por 20-30 minutos.

Umas observações antes:

  1. Se você não gostar muito de limão, utilize o leite. Com o suco de limão a massa fica mais azedinha.
  2. Se você quiser um bolo maior faça duas receitas dessa e utilize uma forma redonda pequena. Se não vai acontecer o que aconteceu comigo e você vai ter um bolo grande porém magrelo!

Agora o recheio!

  • Chantilly vegetal – usei da Fleischmann – veja meu post sobre ele aqui!
  • Frutas – usei blueberry e morango
  • Açúcar confeiteiro para polvilhar

Bata o chantilly conforme as instruções do fabricante e até ficar na consistência que você quer. O meu bati por uns 5 minutos +-.

Corte seu bolo em camadas, eu fiz três. Recheie com o chantilly e as frutas. Na última camada decore como preferir e polvilhe o açúcar confeiteiro 🙂

Seu bolo está pronto!!!!

Vejam minhas amigas aprovando o resultado:

Obrigada cobaias amadas!

É isso queridos!

Já se inscreveram no meu canal do Youtube? Me acompanhem lá também! Sempre tem receitinhas novas para vocês, confiram 😉

Beijos!!!

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

9 comentários em “Naked Cake Sem Lactose

  • 21 de junho de 2016 at 18:18
    Mariana

    Oi Flávia, sabe me dizer o tamanho da circunferência do tabuleiro? Obrigada!!

    Reply
    • 23 de junho de 2016 at 11:20

      Oi Mariana!
      Era de 19 cm.
      bjs!

  • 1 de fevereiro de 2016 at 13:24
    Beatriz

    Oi Flávia! O bolo ficou lindo! Será que posso substituir a farinha de trigo pela de arroz? Qual seria a proporção certa? Ainda estou um pouco atrapalhada com essas mudanças, tenho fibromialgia e a retirada do glúten tem me ajudado a sentir menos desconforto. Sem falar que sou IL, então suas receitas estão sendo tudo de bom pra mim! Um beijo!

    Reply
  • 17 de junho de 2014 at 18:49

    Oi, Flávia, descobri seu blog há umas 2 semanas e estou me baseando em algumas receitas para elaborar as minhas. Não sou celíaca, nem tenho intolerância a lactose e nem sou vegetariana, mas preciso me manter no peso certo, então sempre que vejo sites nos quais existem receitas que cortam farinha de trigo, ovo, leite, acabo me interessando.
    De qualquer forma, fiz a receita do naked cake e ficou maravilhoso. Algumas modificações foram feitas, por exemplo quase tudo foi batido no liquidificador, à exceção das claras em neve e do fermento que foram na mão msm. Outra modificação foi quando ao suco de limão, fiz meia xícara e o restante completei com água. O recheio foi de geleia de amora, chantily e morangos. Achei que poderia ter levado menos açucar, talvez por causa da geleia que já é bem doce. No mais, ficou perfeito.

    Reply
  • 10 de julho de 2013 at 12:29

    Flaviaaa, ficou lindão! <3 Eu acho lindo naked cake, ainda não me arrisquei a fazer, mas fiquei com a maior vontade de ver o seu… com esse chantilly, com as frutas, com o toquinho de limão… aiaiai… rsrs Beijos!

    Reply
    • 10 de julho de 2013 at 15:11

      Monalisa querida obrigada!!! Faça e me conte, fica super levinho, uma delícia!
      um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *