Pão de milho sem glúten e lactose

Oi, tudo bem com vocês? Eu estou ótima. Que tal aprendermos um pão de milho sem glúten e lactose?

Quem aqui gosta de pão, hein?

EU AMO. Pão vai bem com qualquer coisa e a qualquer hora – A LOUCA DO PÃO.

Uma das minhas matérias mais legais da faculdade foi panificação. Fiquei apaixonada nesse processo, em como farinha de trigo + água + sal + fermento pode se transformar nesse alimento conhecido no mundo inteiro. Além disso, fazer pão é uma terapia, você prepara aquela massa, sova, cilindra, coloca todo seu amor, é como se nada mais existisse naquele momento. Só você e sua cozinha. Acho que isso responde por que amo tanto cozinhar e fazer pão.

Mas como muitos não podem consumir o tão conhecido glúten eu vivo testando receitas diferentes de pães. Esses dias testei essa receita de pão de milho e ela ficou uma delicia, por isso vou compartilhar com vocês também.

O pão é bem simples de preparar. Como não tem o glúten, não precisamos sovar ele para ativar a rede de glúten. Só precisamos misturar mesmo os ingredientes e colocar o pão em um lugar bem quentinho para ele crescer.

Ingredientes

– 10g de fermento biológico seco;

– 2 colheres de sopa de açúcar demerara;

– 1 xícara de água;

– 25g de manteiga ghee;

– 300g de farinha de arroz;

– 100g de farinha de milho;

– 100g de fécula de batata;

– 4 colheres de sopa de fibra de maça;

– 1 colher de sopa de sal;

– 2 ovos.

– 100g de milho verde; (você pode usar o milho da espiga mesmo ou aqueles milhos que já vem congelado, não é bom usar o milho de latinha, pois eles contém aquelas coisas estranhas que não consumimos, né?)

– 1 gema de ovo para pincelar + 1 colher de sopa de água;

– farinha de milho para finalizar.

Modo de fazer

pao-milho-sem-gluten-lactoseColoque a água com a manteiga ghee em uma panela e leve ao fogo até a manteiga derreter. Em um bowl pequeno coloque o fermento, 1 colher de sopa de açúcar e metade da água com manteiga. Deixe esse fermento crescer durante 15 minutos.

No liquidificador coloque o milho e os ovos e bata até ter uma mistura homogênea.

Em um bowl grande coloque as farinhas, ao redor coloque o restante do açúcar e o sal. Faça um buraco no meio e adicione o fermento, a mistura do milho com ovos e o restante da água com manteiga.

Misture bem com uma espátula e coloque o pão em uma forma de pão untada com azeite de oliva e farinha de milho.

Deixe o pão crescer em um ambiente morno. Uma dica que eu e a Flavia demos esses dias no snap (falando nisso já segue a gente por lá?), é colocar um copo com água no microondas e aquecer por 25 segundos, desligar o microondas e colocar o pão lá dentro para crescer nessa estufa bem quentinha e úmida. O pão demora a crescer em média 1 hora, mas isso vai depender de como está o clima na sua cidade.

Assim que seu pão crescer pincele a mistura de gema com água e salpique um pouco de farinha de milho. Leve ele ao forno preaquecido a 200 graus, durante mais ou menos 45-50 minutos.

Para ter a certeza que seu pão está pronto e delicioso, é só dar batidinhas na parte de baixo do pão, se sair um barulho oco, está pronto.

Assim que retirar o pão do forno coloque ele sobre uma grade para esfriar, isso faz com que seu pão fique crocante.

Ah, essa receita rende 1 pão.

Agora é só se deliciar com esse pão de milho delicioso. Aqui no blog a Flavia te da várias opções do que passar no pão, vale a pena dar uma conferida.

Viram que eu usei fibra de maça na massa do pão? Ela é rica em nutrientes e fibras e tem um sabor bem suave, gosto bastante de acrescentar ela nas minhas preparações.

Gostaram do pão de milho sem glúten e lactose? Eu amei compartilhar essa receita com vocês e espero muito que gostem e façam em casa e se apaixonem pela panificação assim como eu me apaixonei. Vai dizer se existe algo mais gostoso do que um pão feito em casa cheio de amor?

Façam o de vocês também e me contem o que acharam. Vou adorar saber. Qualquer dúvida ou sugestão é só me deixar um comentário que eu respondo.

Daqui a alguns dias apareço aqui novamente com mais receitinhas gostosas.

Um beijo grande,

Kami.

Dificuldade em encontrar os ingredientes? Compre online e receba em casa. Clique aqui.

Sobre o Autor

Kamilla Feitosa

Kamilla Feitosa

Sou Ubiratanense, mas residente em Cascavel/PR há 8 anos. Não sou intolerante e nem alérgica a nenhum alimento, sou apenas uma curiosa que faz faculdade de gastronomia e tenta levar um estilo de vida mais saudável. Aqui vou compartilhar algumas das minhas experiências na cozinha e dicas para facilitar o dia a dia.

2 comentários em “Pão de milho sem glúten e lactose

  • 30 de setembro de 2016 at 17:47
    Julia

    Oi Kamilla…
    Qual outra farinha que posso substituir a de arroz? Posso usar a de Amaranto?

    Obrigada por compartilhar a receita bjs

    Reply
    • 2 de outubro de 2016 at 12:53

      Oi Julia,
      Acredito que sim. Mas como nunca testei com essa farinha, as vezes o resultado pode ser outro. Se fizer me conta aqui como ficou. Um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *