A Lactose e Eu – Jéssica Duarte e A Lei da Lactose

Oioi queridos!!

Hoje é dia de mais um depoimento no A Lactose e Eu, é a vez da Jéssica Duarte.

A Jéssica está super engajada na luta para informações mais claras e precisas nos rótulos de alimentos para os intolerantes à lactose. Vamos conhecer e ajudar?!

“Oi gente!

Meu nome é Jéssica Duarte, tenho 22 anos e sou intolerante a mais de 5 anos porém só tive conhecimento da doença em Set/2013, já se foram 8 meses conscientes da minha dificuldade de digestão da lactose.

Desde quase sempre passei mal, de vez em quando tinha crises de diarreia e pensava “Deve ser algo estragado que comi por ai…”. Mas eu tava enganada. Só depois de uma crise de quase 2 semanas em casa, com diarreia e desidratada que fui ao médico e me foi solicitado e exame da intolerância.

Meu médico pediu para que eu ficasse 15 dias sem qualquer gota de leite e adivinhem? Nunca senti minha barriga tão “leve” e tão “vazia”. Foi uma sensação nova, nunca tinha reparado como minha barriga vivia inchada!

Até receber a resposta positiva, eu nem fazia ideia da existência dessa doença (o que é um absurdo se pensarmos que 40% dos brasileiros estão sujeitos a sofrer dela). Depois que tomei consciência da minha limitação, mudei a maioria dos meus hábitos alimentarem e a minha pergunta preferida na hora de comer é: “Moço vai leite na receita?”.

Fácil não é pra ninguém… Mas não podemos desanimar. Existem possibilidades para substituir alguns produtos, outros não… Temos a opção da enzima e sempre penso que a intolerância veio para me fazer experimentar novos sabores e diferentes comidas, sempre tento olhar as coisas por um lado bom!

Depois de algum tempo sendo uma intolerante consciente, me perguntei porque não temos uma LEI que obrigue os fabricantes a destacarem nas embalagens os dizeres “CONTÉM LACTOSE” ou “NÃO CONTÉM LACTOSE”, como é feito hoje com Glúten.

Pesquisei e descobri que temos alguns projetos de lei que ainda não saíram do papel (alguns com mais de 10 anos parados em Brasilia) e por este motivo criei um ABAIXO ASSINADO para pressionar os deputados e senadores, peço a sua ajuda de todos para divulgar e assinar: www.change.org/LeiDaLactose. (É rápido e fácil, não custa nada) 😉

banner-lactose (2)

A importância dessa lei é quase imensurável, estudos comprovam que até 40% (ou mais) dos brasileiros podem ter algum nível de intolerância. Saúde é sinônimo de qualidade de vida. A luta não é fácil, como tudo no Brasil leva tempo, estamos atras de parceiros (marcas, jornais, supermecados, instituições, sites, blogs e pessoas chaves) para ajudarem nessa batalha.

Nosso abaixo assinado esta com 7500 assinaturas, não temos um número especifico, afinal, quanto mais assinaturas, mais atenção ganharemos das autoridades. O abaixo assinado apoia o projeto do Senador Paulo Bauer PL 263/2013, escolhemos este pois está mais completo e ainda pede que os fabricantes especifiquem a quantidade de lactose em porcentagem (%). Conseguimos o apoio da assessoria do próprio senador e eles estão ajudando a divulgar nossa causa em alguns meios de comunicação importantes como rádio, jornal e televisão. Estamos buscando cada dia novos parceiros para alcançar essa lei tão importante. CONTAMOS COM A AJUDA DE TODOS!

Assine: www.change.org/LeiDaLactose (basta preencher nome, email e cidade)

Essa é a minha história com a intolerância pessoal! Todos os dias tento informar e conscientizar as pessoas desse problema, precisamos informar os brasileiros. Qualidade de vida é essencial!”

Gostaram do depoimento da Jéssica?
Acompanhe o Lactose Não nas redes sociais também, e fique por dentro de tudo 😉 Youtube, Facebook, Instagram e no Snapchat procure por lactosenao.

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

6 comentários em “A Lactose e Eu – Jéssica Duarte e A Lei da Lactose

  • 16 de junho de 2014 at 21:32
    Carolina T.

    Oi pessoal, acho q pior que conter a frase ou não” Contem lactose”, é ela estar escrita em alimentos que não possuam nada que possam conter leite.
    No supermercado esse fim de semana, peguei um pão de fabricação própria do mercado e comecei a saga de ler rótulo. Alem de farinha, açúcar, la estava escrito gordura vegetal. E a moça da panificadora me respondeu que tinha lactose pois tinha gordura vegetal. Alguém já viu árvore dar leite!?? Falta de informação é bem pior. Por fim não comprei o pão, e a dúvida ficou, será que eu podia come-lo?

    Reply
  • 23 de maio de 2014 at 9:36
    Franciele Mendes

    hola ja sofría muitos anos de Intolerancia mas ate entao não sabia… muito bom esse blog 🙂

    Reply
  • 13 de maio de 2014 at 15:19
    Micheline

    Mais um ótimo depoimento. Sempre me identifico com os relatos e, fazendo uma retrospectiva, a gente acaba descobrindo que é intolerante a muito tempo, mas não sabia!
    Assinando o abaixo assinadoooo e divulgandooooo para que todos assinem também.

    Reply
  • 9 de maio de 2014 at 22:54
    geraldo

    Gostei das matérias que vi eu e minha filha somos intolerante a lactose e difícil ver uma criança como isso sem saber se defende.

    Reply
  • 8 de maio de 2014 at 8:58

    Prazer estar participando do Lactose Não!

    Valeu Flavia…. Beijos e sucesso!

    Reply
    • 8 de maio de 2014 at 9:34

      Obrigada voce querida!
      beijocas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *