A Lactose e Eu – Ana Paula Lidiane

Oiii!!!

Hoje temos mais um depoimento no A Lactose e Eu. A Ana Paula Lidiane veio contar um pouco da sua história com intolerâncias alimentares. Vamos ver?

Se quiser participar mande sua história, dica, receita, ou qualquer outra coisa para: [email protected]

“Olá Flávia! Tudo bem?

Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela iniciativa de compartilhar suas experiências e receitas no blog, para quem ama comer e descobre uma intolerância e entra em pânico, como eu, o seu blog é um bálsamo. Acompanho seu blog, assim como outros, desde o inicio deste ano, pouco após descobrir a IL a SII. Adorei ler as  histórias do “A Lactose e eu”, nos fortalece ver que não somos os únicos nesta luta e que tem como viver bem, com qualidade e o mais importante, comendo coisas gostosas rsrs, então gostaria de compartilhar a minha história com seus leitores também.

Meu nome é Ana Paula tenho 29 anos e descobri a IL no final de 2014, alguns dias antes do natal e ano novo (para o meu desespero), pensar que eu iria passar as festas de final de ano sem poder comer todas as delícias de costume, foi realmente muito difícil.

Sentia desconfortos abdominais, gases, enjoos já a bastante tempo, porém em 2012 tive uma crise onde fiquei muito mal e passei 15 dias sem conseguir me alimentar, passando estes dias a base de chá e maçã, as únicas coisas que conseguia comer, neste período emagreci 7kg, fiz endoscopia e fui diagnostica apenas com uma gastrite esofágica, dai para frente mudei bastante minha alimentação e passei a tomar as medicações para a gastrite, porém não apresentava melhora, voltei várias vezes ao gastro e nadaaaa.

Tinha episódios constantes de diarreia alternados com constipação  e muito enjoo. Mudei de gastro  e fiz vários exames, endoscopia, colonoscopia, ultrassom, tomografia do abdômen, etc, etc, etc, e nada constava. Sendo assim fui diagnosticada com Síndrome do Intestino Irritável e encaminhada para a nutricionista para mudar minha dieta.  Ao passar com a nutri, que por uma coincidência divina era intolerante a lactose e celíaca,  falei dos sintomas que tinha. Ela na hora me perguntou se já havia feito os exames de intolerância a lactose e glúten e eu respondi que não. Ela solicitou os exames e já me orientou a cortar a lactose e o glúten da minha dieta para fazermos um teste.

Enfim o resultado para IL deu positivo, do glúten não, mas por conta da SII que eu realmente tenho também precisa ser evitado. Foram 2 anos de sofrimento e no total 17kg perdidos, como a Luciana disse em seu comentário, também achei que ia definhar até a morte, pois não parava de perder peso e estava com grau 2 de desnutrição, minha vida era chorar e não tinha nem vontade de sair mais de casa, pois não sabia quando viria a próxima diarreia.

Bom, mais graças a Deus, com o tratamento para SII, mais o uso de probiótico, o corte do leite e diminuição do consumo do glúten agora estou bem melhor e aprendendo a conviver com a minha nova vida. Ainda fico um pouco aborrecida as vezes, quando bate aquela fome na rua e eu não tive tempo de preparar um lanche antes de sair, mas já estou me adaptando rsrsrs.

O Lactose Não tem me ajudado muitoooo e como diz minha filha de 9 anos e estou ficando prendada kkkkk, pois não saio mais da cozinha, contudo tenho aprendido muito e tem sido ótimo! Os familiares e amigos também já estão se adaptando e fico super feliz quando se preocupam em fazer uma receita sem lactose só para mim. A vida social ainda é um pouquinho difícil, pois comer fora nem em pensamento, apenas na casa de amigos íntimos e parentes onde tenho a liberdade de perguntar os ingredientes usados na preparação rsrs, mas ainda acho bastante desagradável, mas é melhor do que comer para não fazer desfeita e passar mal.

Por fim, gostaria de agradecer a todos que compartilham suas experiências e receitinhas, espero ter contribuído um pouquinho com a minha história também.

Beijosss!!!

Ana Paula Lidiane.”

Gostaram do depoimento da Ana Paula?
Acompanhe o Lactose Não nas redes sociais também, e fique por dentro de tudo 😉 Youtube, Facebook, Instagram.

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

5 comentários em “A Lactose e Eu – Ana Paula Lidiane

  • 26 de janeiro de 2016 at 23:19
    Danusa Rodrigues

    Sempre tive desconfortos gastricos, sempre comi muitos derivados de leite e sempre passei mal, mas com o tempos tudo foi ficando mais intenso e procurei um gastro e me descobri IL. Hoje tenho muita dificuldade de conviver com as pessoas por causa disso, principalmente porque sou solteira e sempre que um rapaz me convida pra sair é um pesadelo e quando falo da minha intolerancia a frase seguinte é “nossa vc é complicada né?”… isso me faz morrer por alguns segundos dentro de mim. Desisti de namorar, conviver só comigo é mais facil e pessoas que julguei amigas me chamam de fresca. Em resumo me fechei. Fui diagnosticada em outubro de 2015. Tudo que eu mais queria era viver em paz comigo,

    Reply
  • 25 de novembro de 2015 at 22:49

    Oi Flávia! Muito legal você abrir espaço para as histórias de quem passa por problemas semelhantes! E é incrível como realmente “cada caso é um caso”! A gente aprende muito compartilhando com outras pessoas! Eu tenho Intolerância moderada e ao contrário da Ana Paula, a orientação da minha nutri foi de não cortar totalmente a lactose, pois, uma vez que meu organismo ficasse sem nada de lactose, dificilmente ele se readaptaria”caso eu consumisse algo. No meu caso, o equilíbrio é a palavra-chave, ou seja, se como pão de queijo à tarde, nada de pizza com mussarela à noite… Mas mesmo assim a adaptação não foi fácil. Aproveito para falar que gostei muito das tuas receitas e que voltarei aqui mais vezes!rs Bjs

    Reply
  • 20 de outubro de 2015 at 0:41
    Sabrina de Oliveira Costa

    Me identificando muito… Fui diagnosticada com IL há um ano e tbm sou hipoglicemia… Sem açúcar e sem leite… Neste momento sofrendo com umas das crises de intolerância… E vim aqui buscar essas palavras que fazem com que eu me identifique e não me sinta tão mal.
    Muito obrigada meninas, especialmente a Flávia que ajudou a nos unirmos.

    Reply
  • 13 de outubro de 2015 at 23:09
    Mirella Gataz

    Minha história de intolerância a Lactose e SII, tem tudo haver com a da Ana Paula. Só havia me esquecido que sou SII.
    Agradeço a vocês, por ler a matéria lembrei e por isso, ainda sinto desconforto intestinal.
    Obrigada por todas as receitas, que me ajuda a ter uma alimentação saudável.
    Beijos

    Reply
    • 15 de outubro de 2015 at 16:25
      Ana Paula Lidiane

      Fico feliz em ter ajudado, contando um pouquinho da minha história.
      Hoje os meus desconfortos são também devido a SII, pois o leite cortei totalmente. Porém com a SII a restrição alimentar é bem maior, no meu caso, melhorou com retirada do leite, mais precisei retirar vários outros alimentos ou pelo menos reduzir bastante.
      Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *