A Lactose e Eu – Larissa

Oi gente!!!

Vamos começar a semana com depoimento? Hoje no A Lactose e Eu – Larissa vai contar para gente a história dela com a intolerância à lactose 🙂

Para participar aqui do blog já sabem né? Só enviar a história para [email protected]

“Olá Flavia, prazer em lhe escrever!

Faz tempo que queria contar meu depoimento, agora tomei coragem!!

Eu sempre fui gordinha com propensão a obesidade, minha família sempre comeu de tudo (coisas boas e coisas ruins) e nunca teve nenhum tipo de orientação nutricional na alimentação de casa (não tínhamos muito dinheiro para poder investir nisso, então íamos nos alimentando conforme o conhecimento popular influenciado pelas mídias de consumo).

Desde que me conheço por gente tenho prisão de ventre, o famoso intestino preso. Depois que casei, mesmo tentando diminuir a quantidade de alimentos e comer de forma considerada popularmente “um pouco mais saudável” (por exemplo lanches de pão de forma light com peito de perú), ainda continuava com a terrível constipação intestinal. Lembro que tinha bastante gases, as vezes doía a barriga, mas o pior de tudo era ficar presa a ponto de ter que fazer lavagem intestinal para aliviar (sem contar a dependência do laxante).

Consultado um gastro e feito o exame colonoscopia, foi averiguado de que não havia nada de errado com meu intestino. Daí o médico sugeriu que poderia ser algo que nunca tinha ouvido falar: Síndrome do Intestino Irritável (SII). Essa síndrome ainda é pouco conhecida e desvendada pela medicina (pelo menos na época que fui pesquisar, há 3 anos rsrsrs….). Sabe-se que ela pode se manifestar de duas formas: ou solta muito o intestino ou prende muito. O meu caso seria o segundo. O que causa essa síndrome não é muito definido, pode ser tanto fatores emocionais quanto alimentação.

Comecei a tomar o remédio para SII, senti melhora, porém ainda sentia bastante dificuldade para ir ao banheiro sem o uso dos laxantes. Foi ai que pesquisando sobre a SII descobri que pode haver uma relação com o consumo de glúten, principalmente o de trigo. Não é algo comprovado cientificamente, mas há estudos que apontam que o consumo de glúten pode piorar o sintomas em portadores de SII. Encontrei também relação com o consumo de lactose para SII do tipo que causa constipação e para mim fez todo o sentido pois consumia diversos iogurtes e não sentia melhora nenhuma, as vezes até achava que prendia mais.

Pesquisando receitas sem glúten e sem lactose encontrei o Lactose Não e gostei muito pois muitas das receitas pude fazer, principalmente o brigadeiro de biomassa de banana verde!!

Passado quase três anos estou livre dos laxantes, ainda tomo medicamento para SII, e controlo a alimentação. Eu ainda gosto de doces e salgados como pizza, mas procuro fazer tudo em casa, sem glúten e sem lactose. Não é sempre que posso comprar os ingredientes que adicionam nutrientes nas receitas (como farinha de amêndoas que é carissíma!!!),  dessa forma por conta substituo por algo mais barato que consegui comprar (como farinha de maracujá ou de linhaça).

Noto que no Brasil quem tem restrição alimentar e pouco dinheiro sofre pois é muito difícil encontrar os produtos (como a farinha de arroz por exemplo) e ainda mais baratos! Nunca usei óleo de coco pois aqui perto de onde moro vende um potinho relativamente pequeno que custa 35 a 40 reais!! Então acabo ficando com o azeite ou óleo de canola. Mas pretendo sim comprar e experimentar em alguma receita, mas ai ele vai ficar para o uso de “receitas especiais” rsrsrs….

Lendo seu blog percebi que é importante termos um acompanhamento nutricional, pretendo procurar um nutricionista e fazer esse acompanhamento.

Parabéns pelo trabalho que você está desenvolvendo, desejo muito sucesso, que Deus te abençoe!

E obrigada por compartilhar o Lactose Não com todos nós!

Abraço,

Larissa. “

Gostaram do depoimento da Larissa?
Acompanhe o Lactose Não nas redes sociais também, e fique por dentro de tudo 😉 Youtube, Facebook, Instagram e no Snapchat procure por lactosenao.

flaviamachioni_bannerwebtodasapostilas02

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

12 comentários em “A Lactose e Eu – Larissa

  • 7 de janeiro de 2018 at 1:46
    Marilda OlindaGuimarães

    Sou intolerante a lactose gostaria de ideias de receitas de culinária para intolerante à lactose e a glutem

    Reply
  • 29 de julho de 2015 at 13:31
    Ana Paula Lidiane

    Olá!
    Também descobri recentemente que sou portadora da IL e SII, foram dois anos de sofrimentos e 17 kg perdidos, com episódios constantes de diarreia e mal estar. No meu caso tinha os 2 sintomas da SII, hora diarreia e mais diarreia, hora dias e dias com intestino preso.
    O Lactose Não assim como outros blogs, tem me ajudado muito, apesar de ainda sofrer um pouco com a adaptação.
    Como a Larissa disse realmente existe relação entre a ingestão da lactose e glúten para a piora da SII, o açúcar em excesso também é bastante prejudicial e consultar a nutricionista faz toda a diferença, no meu caso foi ela quem descobriu minha intolerância.
    Flávia parabéns pelo blog e obrigada por nos ajudar com as suas experiências .

    Reply
  • 14 de janeiro de 2015 at 20:07
    Lucieny Rocha

    Flavia, acabei de conhecer o site e fico feliz em ter um espaço destinado a dividir experiências, adquirir novos conhecimentos sobre a Intolerância à Lactose… fui diagnosticada com esse problema ha cerca de 2 anos, e, confesso que tenho sido bastante relapsa quanto aos cuidados, mudanças de hábitos. Gostaria muito de partilhar uma dúvida… quando constatamos minha intolerância, o médico, na ocasião, me assustou com o que seria a Intolerância à lactose, no sentido de que, se não tomarmos o devido cuidado, ela poderia desencadear muitas enfermidades… não “botei muita fé” nesse discurso… vocês já ouviram algo do tipo??? Bjs…

    Reply
  • 28 de novembro de 2014 at 23:21
    adriana

    Gostaria de saber se a lactose dos anticoncepcionais faz mal a quem tem APL?

    Reply
    • 30 de novembro de 2014 at 16:07

      Oi Adriana, converse com sua ginecologista.
      Para mim fazia mal.
      bjs

  • 22 de novembro de 2014 at 21:08
    Larissa

    Olá pessoal! Agradeço a todas que comentaram meu depoimento! Então eu entendo que tenho mesmo a SII pois mesmo seguindo a dieta de restrição a leite de vaca e ao glúten, sem o remédio para SII eu ainda não fico 100%. Interessante que recentemente notei que queijo de búfala não me faz mal e que muito açúcar, principalmente o refinado me prende o intestino terrivelmente! Outra coisa que descobri que me prende é o cacau, principalmente se abuso muito do em pó em receitas de doces…. Bom pessoal vamos levando assim, na tentativa e erro… Abraços!!

    Reply
  • 21 de novembro de 2014 at 11:27
    Jéssica Ingrid

    Bom dia, eu ainda estou em processo de investigação para descobrir se tenho ou não a intolerância, passei muito mal as ultimas semanas, após cortar a lactose apenas dois dias depois consegui melhora em relação aos enjoos, só a diarreia continuou, um gastro. solicitou os exames necessários mas não consegui ainda fazer o da intolerância pois nas primeiras retiradas de sangue para os outros exames eu passei mal. Hoje voltei a ter enjoos e descobri que uma vitamina que estou tomando a dois dias contém lactose. É possível que a vitamina esteja me fazendo mal ou remédios contem pouca lactose e nao pode estar afetando ? Sou novata aqui então não sei muitos detalhes. Estou preocupada, sou muito magrinha, consegui um ganho de peso com muito sacrifício, dieta e musculação e agora estou vendo os kgs indo embora kkkkk . Agradeço desde já. Aguardo resposta.

    Reply
    • 21 de novembro de 2014 at 16:56

      Oii Jéssica!
      É possiível sim. Tem um vídeo no canal do youtube em que converso com a nutricionista Juliana Trevilini exatamente sobre a lactose nos remédios.
      Dá uma olhadinha, o link do canal é http://www.youtube.com/lactosenao
      um beijo!

    • 22 de novembro de 2014 at 20:08
      Jéssica Ingrid

      Obrigada por responder, vou assistir. Quero dividir algo que aconteceu cmg após cortar a lactose, os sintomas intestinais melhoraram muito, mas depois comecei a consumir o leite zero lactose e desde então eu estou com um dor de cabeça, irritabilidade, falta de concentração. Estou preocupada, mas vi que eu posso ter alergia e não apenas intolerância. Sabe se esses sintomas batem com o que geralmente acontece? Um beijo.

    • 2 de julho de 2018 at 8:31
      Solange reolon

      Vc pode estar com alergia à proteína do leite e não só da lactose. A lactose é um açúcar do leite, além doesse açúcar o leite contém muitas proteínas alergênico. Tente substituir o leite animal por um vegeta, arroz ou aveia, são uma delícia.

  • 12 de novembro de 2014 at 18:37
    Marilia

    brigada por compartilhar com a gente tua história! 🙂
    mas sugiro tu investigar se precisa continuar tomando remédio da síndrome ainda… porque acho que só cortando as intolerâncias a síndrome já deve ter passado!

    eu to fazendo farinha de amêndoas, grão de bico e etc em casa mesmo.. já que é caro e não mto fácil de achar pela minha cidade também!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *