Rosca de Canela Sem Lactose e Vegana – Cinnamon Rolls

Oi gente!!! Hoje vou dividir com vocês uma receita de Rosca de Canela Sem Lactose e Vegana, ou Cinnamon Rolls, como chamam lá fora.

Quando eu era pequena minha vó sempre fazia rosca pra mim, e eu morria de comer, porque não tinha coisa melhor no mundo!!! Mas a versão dela vai leite condensado, então nem pensar né!

Quando vi essa receita fiquei muito curiosa para provar, por ela ser vegana não vai ovos, e no lugar dos ovos sabem o que vai? Linhaça! Alguém sabia que dava para substituir ovos por linhaça? Eu achei muito ótimo.

A massa ficou uma delícia e a cobertura também.

Vamos a receita.

Rosca de Canela Sem Lactose e Vegana – Cinnamon Rolls

rosca-canela-sem-lactose-vegana-

Ingredientes

Massa:
3/4 xícara de leite de amêndoa ou de soja aquecido
2 1/4 colheres de chá de fermento para pão
1 colher de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 1/2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de semente de linhaça parcialmente moída
3 colheres de sopa de água
1 xícara de farinha de trigo integral
1/2-1 xícara de farinha de trigo refinada

Recheio:
1 colher de sopa de óleo de girassol
1/3 xícara de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de canela em pó

Cobertura:
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
3-4 colheres de sopa de leite de amêndoas ou soja
1 1/2 colheres de chá de essência de baunilha

Modo de fazer:

1. Em uma tigela pequena coloque a linhaça e a água. Deixe descansar um pouco e misture no final. Ela vai se transformar em uma espécia de gelatina. (Os grãos da linhaça não vão se dissolver por inteiro, e é assim mesmo). Aqueça levemente o leite de amêndoas ou soja, não deixe muito quente.

2. Em uma outra tigela coloque o leite morno, fermento e o açúcar mascavo. Deixe descansar por uns 5 minutos, ou até o fermento agir. Adicione o óleo, a mistura de linhaça, sal e a farinha integral. Dê uma boa mexida e então comece a bater com a batedeira. Comece a adicionar a farinha refinada aos poucos, misture bem antes de colocar mais. A massa deve ser macia, mas não muito grudenta, e para isso vá colocando um pouco de farinha de cada vez. A massa deve se desgrudar dos lados da tigela, mas ainda assim ficar levemente grudando no fundo dela. Deixe bater por uns 5 a 8 minutos.

3. Quando a massa estiver no ponto, forme uma bolinha com ela e a coloque novamente na tigela, deixando descansar e crescer em um lugar coberto e quentinho por 1h – 1h30.

4. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e abra ela em um retângulo. Pincele óleo na superfície e salpique o açúcar e a canela. Enrole a massa e vá apertando para ficar bem firme. Corte em 7 ou 8 pedaços iguais e coloque em uma forma untada com óleo. Cubra com uma toalha morna e deixe crescer novamente por 45 minutos a 1h.

5. Depois de +- 30 min que a massa está crescendo, pré-aqueça o forno à 280º. Quando o forno estiver aquecido e a rosca tiver crescido, asse por 15 – 20 minutos. Ela deve ficar firme e dourada. Tire do forno e deixe esfriar levemente enquanto você prepara a cobertura.

6. Para preparar a cobertura coloque o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha em uma panela e adicione o leite de amêndoas ou soja. Essa cobertura vai ficar uma espécie de glacê.

rosca-canela-sem-lactose-vegana

O que acharam??

Compre meu e-books Delícias Veganas com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90

Eu amei, ficou muito bom!!!

Se você não me acompanha ainda nas redes sociais, corre lá que tenho postado muita coisa: Youtube, Facebook, Instagram.

Beijinhos.

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

2 comentários em “Rosca de Canela Sem Lactose e Vegana – Cinnamon Rolls

  • 28 de agosto de 2012 at 22:44
    Cecilia Mello

    Flá, parabéns pelo Blog, muito legal, tanto as receitas como as suas dicas e curiosidades.
    Eu não tenho esse problema, mas já presentei uma amiga minha que tinha com um Pudim de Leite de Soja. Se quiser, eu tenho algumas receitas e pesquisas sobre isso (aposto que você também tem né heheh, mas precisando)
    Beijão e parabéns de novo!

    Reply
    • 29 de agosto de 2012 at 11:23

      Ciçaaa obrigada lindona!!!
      Quero sim, com certeza!! As dicas, pesquisas, receitas, TUDO!!!!
      Se quiser fazer uns doces e me usar como cobaia, também aceito!
      Um beijao!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *