Cálcio e a Intolerância à Lactose

Cálcio e a Intolerância à Lactose

Oiii amados!!!! Vamos falar hoje sobre o cálcio e a intolerância à lactose!

O assunto de hoje é uma preocupação que todo intolerante à lactose e os alérgicos à proteína do leite têm. Como suprir o consumo de cálcio indicado sem derivados do leite?

Não sei se todos se lembram, mas a Dra Juliana Trevilini já falou sobre isso neste post aqui. Hoje vim dar uma reforçada no assunto, mas se você ainda não leu o post dela eu aconselho ler 🙂

Ela explica sobre a biodisponibilidade do cálcio, alguns fatores que influenciam na absorção pelo organismo e várias outras dicas bacanas.

Na realidade é um mito da alimentação achar que cálcio e derivados do leite estão intimamente ligados! Existem muitas opções de alimentos em que conseguimos quantidades tão boas, e até melhores, de cálcio por porção do que o leite.

Vamos ver alguns?

 

Temos bastante opções não acham?

Não posso deixar de comentar que é mais uma oportunidade para vermos o lado bom de ser Intolerante à Lactose: não podendo consumir leite estamos ganhando duas vezes. Primeiro porque deixamos de ingerir todos os conservantes e químicos que as indústrias têm adicionado ao leite. Segundo porque nos vemos “forçados” mais uma vez a diversificar nossos hábitos alimentares.

Se você reparou bem todos esses alimentos são riquíssimos em nutrientes, não só o cálcio. Tem que ficar feliz ou não???

Eu indico muito a leitura deste artigo escrito pelo Dr. Victor Sorrentino, que admiro muito – A Verdade Sobre o Mito do Leite

Para quem quer saber qual a quantidade ideal de cálcio para se consumir, segue uma tabelinha:

Agora quero saber, qual outro alimento rico em cálcio você consome?

Vou trazer uma receita deliciosa riquíssima em cálcio… aguardem!!! hihi 🙂


Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$24,90

Um beijo

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

11 comentários em “Cálcio e a Intolerância à Lactose

  • 17 de março de 2017 at 10:54
    Joseane

    Gostaria de saber se quem é intolerante a lactose ,pode tomar suplemento vitamínico com cálcio em sua fórmula.Obrigada

    Reply
  • 28 de fevereiro de 2017 at 8:18
    Sandra daher

    O leite zero lactose, que é comercializado, supre a necessidade de cálcio de quem é intolerante à lactose? Por outro lado, ele é prejudicial à saúde? Por que?

    Reply
    • 3 de março de 2017 at 11:16

      Oi Sandra!
      O leite não é a melhor fonte de cálcio, como dito no post.
      Consulte uma nutricionista para saber qual sua necessidade e como supri-la.
      bjs

  • 9 de maio de 2016 at 23:10
    grazielle

    Ola toda vez que dou leite para meu filho de oito meses ele vomita ou da vermelhidão em volta da boca e Buchecha gostaria de saber qual a quantidade de suco de laranja substitui a quantidade de cálcio do leite diário, pois ele vai para a creche e eu só amamento a noite.

    Reply
  • 9 de maio de 2016 at 16:10

    OI Flavia!

    Obrigada pelo post, como escrevi nos comentários do facebook (porque a ansiedade foi maior hahaha e não esperei entrar aqui pra comentar), fui na endócrino e ela bateu na tecla do leite animal como fonte de cálcio, mesmo eu dizendo que passo mal toda vez que consumo (parei de tomar leite -puro- há quase 2 anos, como somente em receitas: bolo, molhos e olhe lá…), ai falou da lactose, enfim…aquilo que sempre falam…mas sim, é possível obter cálcio sem ser do leite animal, oras bolas o.O as pessoas devem se informar mais sobre isso, apesar de que, creio ser mais cultural e algo psicológico, e são hábitos né?! Tudo é questão de se adaptar à outras opções!

    Beijãozão*

    obs: entro sempre aqui e adooooro!

    Reply
  • 16 de janeiro de 2016 at 9:14
    Maria Paula

    Olá Flavia, minha intolerância é leve, será que com o passar do tempo ela vai acabar?

    Reply
  • 13 de maio de 2014 at 12:04
    Sandra Camilo

    Bom dia, eu ñ posso tomar leite c/ cálcio, pois faço tratamento c/ vitanmina “D”, todos leites vegetais ñ tem cálcio, qual posso tomar então, obrigada

    Reply
  • 17 de setembro de 2013 at 16:16

    ATENÇÃO INTOLERANTES A LACTOSE… ESTOU TENTANDO AGILIZAR A APROVAÇÃO DO PROJETO “CONTÉM LACTOSE” NA CAMARA DE DEPUTADOS. POR ISSO ABRI UM “ABAIXO-ASSINADO” PEDINDO AOS DEPUTADOS RESPONSÁVEIS MAIS AGILIDADE… ESTAMOS A 10 ANOS AGUARDANDO ESTE PROJETO.

    AJUDE-NOS A DIVULGAR E ASSINE!

    https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/sandro-mabel-dep-arnaldo-faria-de-s%C3%A1-cdc-cssf-e-cdeic-aprovem-o-projeto-de-lei-pl-2663-2003-lei-da-lactose-2

    Reply
  • 26 de maio de 2013 at 21:18
    angela maier steffen behenck

    queria saber se com o passar do tempo voltamos aproduzir a enzima

    Reply
    • 28 de maio de 2013 at 15:55

      Oi Angela.
      Infelizmente não. Segundo os médicos a tendência é que a produção da enzima diminua com o passar dos anos, e não aumente.
      bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Flavia Machioni Consultoria em Alimentação Saudavel Eireli (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l