Manteiga de amendoim

manteiga-de-amendoim

Queridos, na última receita que postei, o Sorvete sem lactose, usei manteiga de amendoim lembram? Como disse, aqui no Brasil não temos o costume de consumir o amendoim assim, mas é uma ótima opção para receitas e até para passar no pão com geléia, o famoso peanut butter and jelly sandwich (L).

A receita é muito simples, mas antes de passar vou contar umas coisinhas sobre o amendoim.

Eu sempre tive um certo receio em comer muito amendoim, na minha cabeça ele fazia mais mal do que bem. Até que um dia eu li uma matéria sobre uma pesquisa feita em Harvard que listou os alimentos que mais engordam (tentei achar ela, mas não encontrei, sorry!) e uma das coisas que me chamou a atenção é que, segundo os pesquisadores, por incrível que pareça, as pessoas que consumiam uma quantidade razoável de manteiga de amendoim conseguiram manter seu peso.

Segundo eles, o amendoim demora mais a ser digerido, fazendo com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo e assim, comendo menos. Legal né?

Além disso a maior parte das gorduras presentes nele são as gorduras boas (insaturadas), já que ele é de origem vegetal. Outra coisa muito boa é que ele tem uma boa quantidade de proteínas. Ou seja, o amendoim não é tão inimigo como eu pensava!

Mas calma, não vai sair comendo amendoim daqueles que vendem em pacotinhos no mercado, que são torrados e salgados, que aí não é tao saudável não! Fique de olho na quantidade de sódio, se não os pontos positivos vão ser anulados.

Vamos a receita!!!

Manteiga de amendoim – sem lactose, sem glúten, vegana

Foto do blog da Averie, o Love Veggies and Yoga

Ingredientes:

500g de amendoim sem sal

1 colher de chá de óleo de coco

Modo de fazer:

Coloque os amendoins e o óleo em um processador e ligue o aparelho. Abra a tampa de vez em quando (com o processador desligado, por favor!!) e raspe os amendoins dos lados. Vá triturando eles até eles formarem uma pasta, isso pode levar uns 5 minutos ou mais, depende da potência do seu processador. Você não precisa necessariamente deixá-lo bem liso, a manteiga de amendoim também fica gostosa se tiver uns pedacinhos

Coloque a mistura em um pote bem fechado e mantenha na geladeira. Consuma em no máximo um mês, para garantir a qualidade :)

*É opcional adicionar uma pitada de sal ou algum tipo de adoçante (mel ou açúcar mascavo). Prove antes e veja o que você acha que ficaria melhor na sua opinião. Eu gosto dela pura, fica mais “coringa” para receitas.

Bem fácil né?

Vou passar uma outra receita com manteiga de amendoim logo mais! Uma alternativa bem saudável para aquela vontade de doce que temos às vezes!! ahahah

um beijo!!

Flavia Machioni

Oi, eu sou a Flavia e criei o Lactose Não para dividir o que estou aprendendo depois de descobrir minha intolerância à lactose e minha recente sensibilidade ao glúten. Eu sempre adorei cozinhar e comer, e hoje em dia procuro receitas que além de não terem leite e glúten ainda sejam gostosas e mais saudáveis!!

Comentários via Facebook:


14 Comentários

  1. Fabiana
    21 de novembro de 2012

    Oie Flávia! Passei para elogiar o site e dizer que já aprendi muito com você! Visito diariamente, adoro suas dicas! Meu namo tem intolerância e ando fazendo umas coisinhas para que possamos comer juntos. Fiz a manteiga e no início achei que iria viriar uma paçoca! haha Mas com alguns minutinhos no processador, virou um creminho bem consistente! Hummm bom demais! Fica divino e consegui adoçar do que jeito que eu queria. Um beijão linda!

    Responder
    • 22 de novembro de 2012

      Oi Fabiana!! Oba, obrigada!!! Que bom que está gostando do blog :)
      Aii essa manteiga de amendoim é o máximo né? Eu estou MEGA viciada!! hehehe
      Volte sempre, um beijo!!

      Responder
  2. Sheila Magalhães
    31 de dezembro de 2012

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer sem o processador? Obrigada.

    Responder
    • 3 de janeiro de 2013

      Oi Sheila.
      Se você tiver algum outro utensílio que consiga triturar bem os amendoins você pode deixar o processador de lado :)

      Responder
  3. Monique
    8 de abril de 2013

    OI!
    Adorei a receita!! Só vou ter que emprestar um processador de alguém >.<
    Eu queria saber: qual o rendimento da pasta?
    Obrigadão por sua existência :D

    Responder
    • 9 de abril de 2013

      Oii Monique. Ela rende mais ou menos 1 1/2 xícara!!!
      Um beijo, obrigada pelo carinho!

      Responder
  4. Laize Vasconcelos
    26 de novembro de 2013

    Oie, gostaria de fazer um sugestão colocar a quantidade que a receita faz, isso da uma noção da quantidade que queremos, por exemplo na receita de sorvete queria saber se rende um pote de sorvete convencional, pra assim se necessário aumentar a receita, acho ajudaria bastante. Bjos adoro seu blog vou fazer todas as receitas :)

    Responder
    • 27 de novembro de 2013

      Oi Laize!
      Obrigada pela sugestão, realmente em algumas receitas esqueço de dizer a quantidade que rende!!!
      A do sorvete de creme dá menos que um pote de sorvete convencional, diria que dá metade!
      bjs

      Responder
  5. Carolina T.
    21 de março de 2014

    Oi Flávia!
    Tudo bem?
    Eu já fiz essa manteiga e pasta de amêndoa, mas infelizmente não consigo essa textura linda da sua.
    A minha fica meio dura, você usa um processador muito potente?
    Bjus

    Responder
    • 21 de março de 2014

      Oi Carolina!
      Meu processador não é muito potente não, é daqueles pequenos sabe?
      Ela demora pra ficar nessa consistência, vai pelo menos uns 15 minutos batendo ela e parando para raspar as beiradinhas. Já tentou processar por mais tempo??
      Um beijo!

      Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *