Torta de morango sem lactose
Oi gente!! A receita de hoje é MUITO gostosa, torta de morango sem lactose!!!
Eu tava com vontade de fazer essa torta há um bom tempo. Eu sempre amei essas tortinhas que é a massinha, aquele creme de baunilha delicioso e frutas em cima, sabem? Desde que eu fiz o curso da A Grande Escola (lembram?), e aprendi a fazer esse creme confeiteiro sem lactose eu fiquei imaginando como seria lindo, mágico e delicioso colocá-lo em uma torta!!! (L)
Falando no curso, abriram inscrições para a turma de outubro, eu recomendo super, quem se interessar, o site deles está aqui.
Me acompanhe também nas redes sociais, sempre posto coisas novas! Youtube, Facebook, Instagram
Voltando a torta. Ontem achei que era o dia perfeito para testar a receita, e lá fui eu para a cozinha. Esse foi o resultado:
Vamos a receita
Torta de Morango Sem Lactose
Ingredientes
Massa
250g de farinha
125g de creme vegetal
125g de açúcar de confeiteiro
1 ovo
Essência de baunilha (eu não coloquei na minha)
Modo de fazer:
Em uma tigela coloque o açúcar e o creme vegetal em pedaços, para facilitar. Em seguida coloque a farinha e mexa a massa com as mãos. Nessa parte a massa ainda tem consistência de farinha. Adicione a baunilha e o ovo e mexa delicadamente. Essa massa não deve ser sovada, como as de pão. O ovo que dará o ponto da massa, então se você achar que precisa de mais um, coloque. A minha não precisou, com um já ficou no ponto.
Para esticar a massa, abra um pedaço de papel filme em uma superfície lisa e coloque a massa no centro. Corte mais um pedaço de papel filme e coloque por cima. Com a ajuda de um rolo de macarrão ou uma garrafa, vá abrindo a massa. Tire o papel filme de cima e posicione a massa na forma. Faça furinhos na massa e leve ao forno médio, por 10-15 minutos. Cuidado para não passar! O ideal é usar uma forma de alumínio com fundo removível. Eu usei uma de silicone, mas não indico.

Enquanto isso, faça o creme:
Creme confeiteiro sem lactose
Ingredientes:
500 ml de leite zero lactose ou leite de aveia (leite de soja não é indicado)
4 gemas
100g de açúcar
50g de amido de milho
Baunilha (eu usei essência de baunilha, não tinha fava em casa)
Modo de fazer:
Peneire as gemas. Acrescente o açúcar e bata rapidamente até virar uma gemada clara. Reserve. Aqueça o leite com a baunilha, despeje aos poucos em cima da gemada e vá batendo rapidamente, até incorporar. Pegue um pequena parte desta mistura e adicione o amido de milho misturando bem. Incorpore no restante da mistura e leve ao fogo até engrossar.
Coloque em um recipiente e cubra com papel filme, para que não forme aquela capinha dura em cima. Deixe esfriar.

Montagem:
Desenforme a massa e cubra com o creme confeiteiro. Fatie morangos (ou qualquer outra fruta que você quiser) e vá colocando por cima do creme. Prontinho!
O que acharam?
Quem provou minha torta adorou, até recebi encomendas já 🙂
Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90
Um beijo!





6 comentários em “Torta de morango sem lactose”
Oi Flávia,
acabei de fazer essa receita, mas seu passo-a-passo deixa algumas informações essenciais de fora. Por exemplo, qual o diâmetro da fôrma que você usou? Fui “enganada” pela foto achando que era pequena e minha torta ficou muito grossa, pois a fôrma que eu tenho é pequena. Qual a tempetarura do forno? Médio é 180 C, 200 C??? Outra coisa é o ovo pra dar a liga, isso é relativo, pois existem ovos de todo tamanho (mesmo aquele ovo padrão do mercado as vezes vem maior ou menor). O ponto da massa é dado pela farinha, ela que tem que variar, meu ovo era grande e achei que minha massa ficou muito “liguenta”, me arrependi de não ter colocado mais farinha.
Enfim, adorei seu blog pois acabei de descobrir que tenho intolerância à lactose também, mas sou iniciante na cozinha e achei que essa receita faltou alguns “pulos do gato”.
Bjs,
Raiza.
OI FLÁVIA, QUE FARINHA SERIA ESSA?
Maída essa receita é apenas sem lactose, portanto foi feita com farinha de trigo.
bjs
Oi Flávia!
Adoro suas receitas, parabéns. Você por acaso coloca que açúcar no creme? Açúcar demerara? Posso usar açúcar de confeiteiro para dar um gostinho?
Abraços!
Ameiiiii o blog. So não consigo curtir no Facebook, não ta aceitando
A.D.O.R.E.I…VOU TESTAR AGORA