Torta de morango sem lactose

Oi gente!! A receita de hoje é MUITO gostosa, torta de morango sem lactose!!!

Eu tava com vontade de fazer essa torta há um bom tempo. Eu sempre amei essas tortinhas que é a massinha, aquele creme de baunilha delicioso e frutas em cima, sabem? Desde que eu fiz o curso da A Grande Escola (lembram?), e aprendi a fazer esse creme confeiteiro sem lactose eu fiquei imaginando como seria lindo, mágico e delicioso colocá-lo em uma torta!!! (L)

Falando no curso, abriram inscrições para a turma de outubro, eu recomendo super, quem se interessar, o site deles está aqui.

Me acompanhe também nas redes sociais, sempre posto coisas novas! Youtube, Facebook, Instagram

Voltando a torta. Ontem achei que era o dia perfeito para testar a receita, e lá fui eu para a cozinha. Esse foi o resultado:

Vamos a receita

Torta de Morango Sem Lactose

Ingredientes

Massa

250g de farinha

125g de creme vegetal

125g de açúcar de confeiteiro

1 ovo

Essência de baunilha (eu não coloquei na minha)

Modo de fazer:

Em uma tigela coloque o açúcar e o creme vegetal em pedaços, para facilitar. Em seguida coloque a farinha e mexa a massa com as mãos. Nessa parte a massa ainda tem consistência de farinha. Adicione a baunilha e o ovo e mexa delicadamente. Essa massa não deve ser sovada, como as de pão. O ovo que dará o ponto da massa, então se você achar que precisa de mais um, coloque. A minha não precisou, com um já ficou no ponto.

Para esticar a massa, abra um pedaço de papel filme em uma superfície lisa e coloque a massa no centro. Corte mais um pedaço de papel filme e coloque por cima. Com a ajuda de um rolo de macarrão ou uma garrafa, vá abrindo a massa. Tire o papel filme de cima e posicione a massa na forma. Faça furinhos na massa e leve ao forno médio, por 10-15 minutos. Cuidado para não passar! O ideal é usar uma forma de alumínio com fundo removível. Eu usei uma de silicone, mas não indico.

Enquanto isso, faça o creme:

Creme confeiteiro sem lactose

Ingredientes:

500 ml de leite zero lactose ou leite de aveia (leite de soja não é indicado)

4 gemas

100g de açúcar

50g de amido de milho

Baunilha (eu usei essência de baunilha, não tinha fava em casa)

Modo de fazer:

Peneire as gemas. Acrescente o açúcar e bata rapidamente até virar uma gemada clara. Reserve. Aqueça o leite com a baunilha, despeje aos poucos em cima da gemada e vá batendo rapidamente, até incorporar. Pegue um pequena parte desta mistura e adicione o amido de milho misturando bem. Incorpore no restante da mistura e leve ao fogo até engrossar.

Coloque em um recipiente e cubra com papel filme, para que não forme aquela capinha dura em cima. Deixe esfriar.

Montagem:

Desenforme a massa e cubra com o creme confeiteiro. Fatie morangos (ou qualquer outra fruta que você quiser) e vá colocando por cima do creme. Prontinho!

O que acharam?

Quem provou minha torta adorou, até recebi encomendas já 🙂

Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90

Um beijo!

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

8 comentários em “Torta de morango sem lactose

  • 10 de julho de 2016 at 14:39
    Raiza

    Oi Flávia,

    acabei de fazer essa receita, mas seu passo-a-passo deixa algumas informações essenciais de fora. Por exemplo, qual o diâmetro da fôrma que você usou? Fui “enganada” pela foto achando que era pequena e minha torta ficou muito grossa, pois a fôrma que eu tenho é pequena. Qual a tempetarura do forno? Médio é 180 C, 200 C??? Outra coisa é o ovo pra dar a liga, isso é relativo, pois existem ovos de todo tamanho (mesmo aquele ovo padrão do mercado as vezes vem maior ou menor). O ponto da massa é dado pela farinha, ela que tem que variar, meu ovo era grande e achei que minha massa ficou muito “liguenta”, me arrependi de não ter colocado mais farinha.
    Enfim, adorei seu blog pois acabei de descobrir que tenho intolerância à lactose também, mas sou iniciante na cozinha e achei que essa receita faltou alguns “pulos do gato”.

    Bjs,

    Raiza.

    Reply
  • 28 de maio de 2015 at 11:31
    MAÍDA

    OI FLÁVIA, QUE FARINHA SERIA ESSA?

    Reply
    • 30 de maio de 2015 at 19:51

      Maída essa receita é apenas sem lactose, portanto foi feita com farinha de trigo.
      bjs

  • 18 de maio de 2015 at 13:19
    Rafaela

    Oi Flávia!

    Adoro suas receitas, parabéns. Você por acaso coloca que açúcar no creme? Açúcar demerara? Posso usar açúcar de confeiteiro para dar um gostinho?

    Abraços!

    Reply
  • 8 de fevereiro de 2015 at 23:22
    Gleicy

    Ameiiiii o blog. So não consigo curtir no Facebook, não ta aceitando

    Reply
  • 11 de abril de 2014 at 13:38
    DILCE GODOY

    A.D.O.R.E.I…VOU TESTAR AGORA

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *